Nos últimos anos, a Sony conseguiu lançar vários jogos AAA de grande sucesso comercial. Obviamente não é uma questão de sorte, mas de um grande número de fatores que se somam, desde ter muitos times cheios de desenvolvedores qualificados até conseguir desenvolver IPs interessantes. Além disso, o crédito também se deve ao fato de muitos projetos serem cancelados. Quem revelou foi o Shuhei Yoshida.
Falando ao The Guardian , Shuhei Yoshida disse:
“A PlayStation dá as boas-vindas a novas ideias e muitas delas falham. Criamos um protótipo, avaliamos, decidimos se gastamos mais tempo e recursos ou se simplesmente paramos. Realmente cancelamos muitos jogos. Normalmente tento convencer os desenvolvedores de que estou tentando salvá-los de ficarem presos neste projeto.”
“Nós tendemos a trabalhar com pessoas que têm ideias fortes, nós amamos essas pessoas, então tentar mudar ou interromper seus projetos é realmente difícil. Nesta indústria, tudo o que importa é o talento. Tentei ajudá-los o máximo que pude.”
The face of PlayStation: Shuhei Yoshida on the joy and future of video games https://t.co/cMx9hvE3Yf
— Shuhei Yoshida (@yosp) April 24, 2023
Claramente, Yoshida se refere antes de tudo a projetos que nunca viram a luz do dia. Não há menção ao cancelamento de sequências ou mesmo de jogos já anunciados, embora obviamente isso também possa acontecer.
Shuhei Yoshida também disse que um futuro dominado por jogos de serviço seria “chato” .