Jogos de Construção: Os melhores jogos para construir


Quais são os melhores jogos de construção para PC, consoles e celulares? Os jogos de construção são uma ótima maneira de dar asas à criatividade arquitetônica, mas há tantos jogos de construção excelentes no PC para escolher. Felizmente, temos o tijolo e a argamassa necessários para montar uma lista dos melhores jogos de construção para PC com os fundamentos mais fortes.

De jogos gratuitos compulsivos a títulos triple-A completos, os melhores jogos de PC que incorporam a construção ao ar livre nos permitem reivindicar outro mundo e dobrá-lo à nossa vontade. Se você precisa de uma base para se defender contra os dinossauros que se aproximam em Ark: Survival Evolved ou está juntando sucata enferrujada em jogos pós-apocalipse como Fallout 4, há quase tantos motivos para construir quanto jogos de construção. Seja qual for o tipo de jogo de construção que você procura, temos o conjunto certo de plantas para você aqui.

Os melhores jogos de construção são:

[lwptoc]

Minecraft

Minecraft é o jogo de construção que capturou a imaginação de milhões de jogadores em todo o mundo e se estabeleceu como o primeiro jogo que vem à mente quando pensamos nos melhores jogos de construção. Você pode até fazer o jogo construir mundos incríveis para você com as melhores sementes do Minecraft.

Mas, se você vive sob um deslizamento de terra de blocos, o Minecraft é um jogo sandbox com gráficos em blocos e ênfase na criatividade. Em um mundo quase infinito, você pode construir fortalezas impenetráveis ​​e casas legais do Minecraft  para afastar mobs hostis do Minecraft no modo de sobrevivência ou aumentar o perigo no modo hardcore. As possibilidades são ilimitadas, e isso é antes de você expandir o jogo com mods e mapas do Minecraft, apenas no caso de sua criatividade não estar fluindo.

O modo criativo é onde o Minecraft brilha como um dos melhores jogos de construção para PC. Livre das restrições enfrentadas pelos construtores do mundo real, no modo criativo você tem acesso a um número ilimitado de blocos e itens. Com todos os limites da sua criatividade levantados, você pode se divertir fazendo criações mais elaboradas do que jamais poderia com Lego, sem qualquer esclarecimento – e se você tiver o Game Pass, também é grátis.

Trove

Trove é um jogo de construção gratuito e MMORPG sandbox com inúmeros reinos e biomas. É uma aventura aberta de Trion Worlds que permite que você construa o conteúdo do seu coração.

Primeiro, você precisa ter sua pedra angular – sua base que você leva de mundo a mundo – até o zero. Você pode criar novas armas, criaturas e ambientes quando não estiver decorando sua casa com a ajuda de muitos mods Trove e comandos de console Trove.

Se você pretende tornar sua pedra angular a inveja de todos os outros jogadores do Trove, você precisa de recursos e pilhagem. Felizmente, as masmorras geradas processualmente mantêm a coleta de pilhagem uma experiência divertida enquanto você corre por mundos únicos e completa missões com seus amigos. Trove é um dos melhores jogos de construção para PC para jogar com os amigos.

Roblox

Roblox ainda é um dos jogos mais jogados do mundo, e isso se deve em grande parte à sua mistura de potencial e acessibilidade. Em vez de construir objetos em um mundo de jogo pré-fabricado, o Roblox permite que você construa os objetos, o mundo do jogo e até mesmo o jogo. Confira nossa lista dos melhores jogos Roblox para alguma inspiração para você começar.

No Man’s Sky

Assim que o No Man’s Sky: Beyond Update pousou, o jogo se transformou em um jogo de construção de casas completo, no espaço. No Man’s Sky nos permite liberar nosso arquiteto do espaço interior – com a ajuda de alguns mods de No Man’s Sky, é claro.

Oferecido em todos os quatro modos de jogo, você pode ter bases ilimitadas nas estrelas, que você pode usar para cultivar, armazenar, curar, recarregar escudos e como um lar para os NPCs que você recrutar em toda a galáxia. No Man’s Sky também recebeu uma atualização gráfica gratuita no PC para acompanhar as atualizações do console de última geração.

O espaço é um lugar perigoso, então você precisa garantir que sua casa possa suportar a vida. Faça isso voando sobre a superfície do planeta, usando o scanner de sua nave do espaço ou construindo um amplificador de sinal. Depois de encontrar um planeta que possa apoiar sua força-tarefa, você pode começar a usar seus recursos para construir um lar em uma galáxia muito, muito distante. Porém, você não precisa ficar sozinho em seu bloco espacial – obtenha ajuda de um amigo para criar castelos espaciais no modo multijogador. Apenas certifique-se de colocar o aspirador primeiro.

Ark: Survival Evolved

Enquanto a construção de bases é um pouco de diversão frívola em outros jogos de construção, em Ark: Survival Evolved tudo se resume a uma coisa: sobrevivência fria e difícil. Se você tiver sorte o suficiente para suportar os primeiros momentos em meio a alguns dinossauros perigosos.

Sim, quando você sai do Ark, seu corpo permanece exatamente onde você o deixou em um perigoso estado de purgatório. Se você ainda não usou seu know-how em jogos de construção de sobrevivência para montar uma base inteligentemente projetada e se proteger dos elementos, prepare-se para ver seu progresso rapidamente consumido. Isso conta para sua comida, suprimentos agrícolas e equipamentos de artesanato também.

Todas as bases requerem alguns elementos básicos, mas, fora isso, você pode torná-las tão ridículas quanto quiser. Você também pode ser ainda mais criativo com os melhores mods Ark: Survival Evolved. Portanto, é útil se você optar por um local próximo aos materiais de que precisa. Em ordem crescente de durabilidade, esses materiais são palha, madeira, pedra e metal. O metal, obviamente, será o melhor para afastar qualquer possível saqueador.

Rust

Assim como o Ark, ele está no mesmo nível de alguns dos jogos de construção de sobrevivência mais punitivos, então anote esses comandos do console Rust para não ser pego de surpresa. E, semelhante ao esforço do Studio Wildcard, você começa sua aventura com nada, se afastando de outros jogadores potencialmente hostis antes de encontrar dois gravetos para esfregar.

Mas uma vez que você habilmente recuperou alguns suprimentos, você deve defendê-los. Primeiro, você precisa de um plano de construção para criar uma fundação de ‘nível de galho’ – lá vão seus dois gravetos. Este primeiro nível é um dos cinco, com madeira, pedra, chapa metálica e níveis blindados aumentando sua proteção contra ataques. Existem muitas outras maneiras de polir sua base, como bloqueios e posicionamento estratégico da parede, mas tenha cuidado para que ela se deteriore. Assim como tudo acontece nesse tipo de jogo de construção de sobrevivência.

Satisfactory

Poucos esperavam que a continuação do estúdio por trás do Goat Simulator fosse um jogo de construção de acesso antecipado sobre a colonização de um planeta construindo elaboradas fábricas automatizadas. Satisfactory é essencialmente pornografia de correia transportadora, encorajando você a criar linhas de montagem cada vez mais bonitas que abraçam a paisagem abstrata do mundo alienígena que você agora chama de lar.

Enquanto Satisfactory é um jogo de construção em sua essência, você também pode entrar em combate leve, explorar o terreno com uma variedade de veículos e – graças ao modo multijogador para quatro jogadores – visitar as criações geniais de seus melhores amigos. Mas a melhor coisa sobre Satisfactory é que você pode visitar suas criações em primeira pessoa, maravilhando-se com cada veículo automatizado, linha de produção e instalação de processamento monolítico com mais detalhes do que a visão tradicional de cima para baixo.

The Sims 4

The Sims 4 é um jogo sobre pegar um bando de humanos e realizar experimentos horríveis com eles – ou, pelo menos, é para nós quando terminarmos de experimentar todos os mods sexuais do Sims 4. Mas, depois que você terminar de matar seus Sims de fome ou trancá-los maliciosamente até que eles façam xixi nas calças, The Sims 4 pode ser um dos jogos de construção de casas mais satisfatórios no PC.

Talvez o seu comportamento em relação aos seus tão difamados animais de estimação humanos – e, se você for um verdadeiro sádico, seus  Sims 4 Gatos e Cães também – esteja fazendo você se sentir culpado, então por que não presenteá-los com um bloco de design de bom gosto com The Sims 4’s inúmeras ferramentas de construção? Entre no modo de construção para criar qualquer coisa, desde um moderno bairro urbano até uma mansão resplandecente.

Construir no The Sims 4 leva algum tempo para se acostumar, então pode valer a pena ter uma caneta e papel à mão para realizar adequadamente a morada/câmara de tortura dos seus sonhos. Comece simples, mantendo seu exterior em uma forma quadrada antes de tentar algo mais complexo. Depois de escolher um telhado, você pode experimentar os layouts, a decoração e o mobiliário da sala. Então, depois de adicionar uma piscina e um sistema de som sofisticado, até mesmo as crianças legais podem aparecer.

Planet Coaster

Os parques temáticos são, obviamente, muito divertidos. Precisamos apenas imaginar o Nemesis Inferno de Thorpe Park por um momento para umedecer nossas calças de excitação nervosa. Mas Planet Coaster é um jogo de construção feito com a fé de que nós, arquitetos virtuais, podemos fazer melhor, e um dos nossos jogos de gerenciamento favoritos também.

Olhando para as requintadas e intrincadas criações do Planet Coaster que já existem, essa fé parece ter sido bem colocada. Usando todas as habilidades à sua disposição, vimos os jogadores criarem reimaginações maravilhosas da Millennium Falcon e da Enterprise – cercadas por travessuras ostentando a força-g.

O Planet Coaster, junto com a série original Rollercoaster Tycoon, faz dos desenvolvedores Frontier Developments a construção de jogos robustos. Com as infinitas ferramentas que jogos como este têm a oferecer, você estará no caminho certo para produzir montanhas-russas que deixarão os participantes do seu parque virtual abrindo caminho para a frente da fila.

Cities: Skylines

Certamente um dos melhores jogos de construção de cidades, Cities: Skylines vai consumir a vida de qualquer prefeito iniciante. Quer você crie uma cidade repleta de desastres naturais ou pilhas de cadáveres nas ruas, ou crie uma utopia vegana com a expansão Green Cities, você certamente se divertirá neste jogo de construção de cidades.

Cities: Skylines tem todas as ferramentas para dar aos especialistas em jogos de construção tudo o que eles precisam para criar paisagens urbanas maravilhosamente intrincadas – e ainda mais se você contar os muitos mods de Cities: Skylines. E eles fizeram isso sem o absurdo DRM sempre online do SimCity de 2013.

Poly Bridge

Tanto um quebra-cabeças de física quanto um jogo de construção de pontes, o Poly Bridge torna acessíveis as profundezas de sua mecânica baseada em matemática, para que você possa pelo menos ter uma tentativa decente de levar as pessoas aonde elas precisam ir sem mergulhá-las no rio abaixo. .

Mesmo que você não tenha sucesso no começo, a relaxante trilha sonora acústica e o estilo de arte brilhante neste jogo de construção de ponte farão você se sentir um pouco melhor sobre as sepulturas aquáticas que acabou de fazer para seus pobres passageiros – como descobrimos em nossa análise do Poly Bridge. Com 24 desafios na versão base e mais centenas no Steam Workshop, o Poly Bridge irá mantê-lo entretido por horas.

Planet Zoo

Se você gosta das ferramentas de construção intrincadamente detalhadas do Planet Coaster, mas sente que suas criações são desperdiçadas em convidados humanos ingratos, no Planet Zoo você pode assistir a criaturas grandes e pequenas escalando seus recintos cuidadosamente construídos, embora para o prazer de convidados ainda ingratos.

Contanto que você satisfaça as necessidades de habitat de seus animais, evite confrontá-los com plantas do bioma errado e garanta que eles tenham um espaço para se abrigar das intempéries e do olhar curioso do público, você é livre para criar todos os tipos de magníficos palácios e estações de visualização imersivas para mostrar suas criaturas. Você poderá até liberar os animais que criou na natureza assim que eles crescerem e ficarem fortes, tornando este um jogo de construção verdadeiramente satisfatório.

Os recintos que você cria têm um impacto real no comportamento de seus habitantes – construir um pagode muito perto de uma cerca atraiu um de nossos pequenos Pandas Vermelhos a dar um salto corajoso pela liberdade, deixando os visitantes do zoológico em frenesi enquanto lutavam para fugir do delinquente ameaçador.

Raft

Você está a quilômetros de distância no mar e tudo o que o separa de um frenesi de tubarões são algumas lajes de madeira. Não é ótimo, não é terrível. Raft é um jogo de construção em que criar um pontão em ruínas é sua melhor chance de sobrevivência. Graças a um prático gancho, você começará puxando restos de barris e outros destroços para criar materiais. Se você conseguir evitar ser engolido por um tubarão, sua jangada miscelânea se transformará lentamente em um paraíso flutuante – e nossos guias para áreas como Varuna Point e Temperance podem ajudá-lo agora que o Raft saiu do acesso antecipado.

Quando estiver pronto e funcionando, você pode mergulhar em busca de mais materiais para construir a morada flutuante dos seus sonhos. Em termos do que você pode criar, pode parecer padrão – prateleiras, tapetes, cadeiras e todas essas coisas. É o cenário, no entanto, e a sensação de perigo iminente que o torna emocionante. Quando sua mansão improvisada estiver flutuando ao longo do mar enquanto o sol se põe, você poderá admirar o troféu de tubarão colado em sua parede.

Teardown

Ao contrário dos outros jogos desta lista, Teardown permite que você gaste tempo criando uma cena especificamente com o objetivo de derrubá-la depois. Apresentando uma campanha que leva os jogadores a uma aventura envolvendo fraude de seguros, vingança e traição, Teardown oferece as ferramentas necessárias para destruir tudo à vista.

É fácil ficar sobrecarregado ao construir coisas, pois as possibilidades são infinitas, mas o mesmo não pode ser dito sobre explodir prédios. Se você gosta de destruir tanto quanto de construir, a jogabilidade de Teardown pode ser exatamente o que você está procurando. Embora possa parecer um exagero, também incluímos Teardown em nossa lista dos melhores jogos relaxantes, pela pura satisfação de derrubar blocos.

Valheim

Embora Valheim seja um jogo de sobrevivência no coração, você ainda precisa de uma base robusta para chamar de lar e mantê-lo a salvo de ataques de trolls e hordas de greylings. A maior parte do seu tempo será ocupada criando, lutando e explorando os muitos biomas de Valheim, mas os jogadores com interesse em construir podem apreciar os materiais e limitações exclusivos que o jogo Viking tem a oferecer. Sobreviver no frio mundo nórdico já é uma dor, e Valheim torna as coisas mais complicadas, forçando você a construir com integridade estrutural e ventilação de ar em mente.

Embora seja bom exercitar sua criatividade, até mesmo o processo de coleta de material pode ser terapêutico. Descanse e relaxe enquanto coleta diferentes tipos de madeira e minério para construir sua casa perfeita, completa com baús para armazenar tesouros e troféus, uma lareira crepitante e uma estação de cozimento, e até mesmo sua própria fazenda de javalis. Embora as restrições de construção possam ser desanimadoras, jogadores experientes não deixaram que esses problemas atrapalhassem a criação de casas adequadas para centenas de vikings, desde uma casa viking até uma agradável residência no prado. Este Redditor conseguiu recriar o High Hrothgar de Skyrim , enquanto este passou seu tempo construindo a torre de Sauron do Senhor dos Anéis.

Little Cities VR

Uma das coisas mais gratificantes sobre os construtores de cidades é que eles permitem que você crie assentamentos extensos nos quais você adoraria viver. Little Cities pega essa jogabilidade atraente e leva você direto para a cidade que você constrói graças às maravilhas da realidade virtual, permitindo que você veja de perto o funcionamento interno de sua metrópole. Ele tem todas as armadilhas usuais de um construtor de cidades – traçar estradas, decidir quais edifícios vão para onde, etc., mas o leva a um nível totalmente novo de imersão.

Com a atualização Little Citizens, essa imersão aumentou dez vezes, pois você realmente poderá interagir com as pessoas que moram em sua cidade. Você pode acenar para eles e observá-los em suas vidas diárias, seja se entregando a um esqui emocionante ou um balão de ar quente, ou simplesmente tomando um fôlego para almoçar. Isso faz com que o mundo pareça muito mais vivo e capitaliza muito bem os pontos fortes da realidade virtual, e a deliciosa trilha sonora acentua a direção aconchegante e calma que o jogo toma. É uma lufada de ar fresco em um gênero que adora lançar cenários desafiadores e atos de equilíbrio de recursos para você.

Observe que Little Cities está disponível apenas para a linha Quest de fones de ouvido de realidade virtual.

Timberborn

A maioria das cidades é construída e habitada por humanos – a maioria. Em Timberborn, os assentamentos são construídos por castores, que estão sob seu controle – é seu trabalho orientar essas criaturas peludas enquanto constroem casas, coletam recursos e fazem o que os castores fazem de melhor – represar.

Como você deve imaginar, a água desempenha um papel muito importante no jogo, e essa é uma das maneiras pelas quais Timberborn se diferencia de seus compatriotas no cenário da construção de cidades. O jogo está atualmente em Acesso Antecipado, mas conta com uma base de fãs dedicada e muitas críticas positivas.

The Architect: Paris

The Architect: Paris é um tipo muito diferente de construtor de cidades, mas atrairá os jogadores detalhistas e obcecados pela estética. Este jogo permite que você personalize e projete edifícios até as minúcias, desde alturas até toldos e folhagens.

Na realidade, The Architect: Paris é mais um jogo de designer de cidade do que um construtor de cidade, mas oferece uma visão única do gênero. Incentiva o pensamento criativo e o perfeccionismo e pode acabar roubando horas do seu tempo.

Cities XL

Cities XL merece um lugar nesta lista apenas pelo quão ambicioso era na época em que foi lançado. Superficialmente, parecia ser um jogo simples de construção de cidades, mas tinha um componente multijogador online que era interessante, para dizer o mínimo. Cities XL também permitiu que os jogadores interagissem uns com os outros em um planeta persistente. Cada cidade pertence a um jogador e cada jogador pode até negociar com outros, basicamente rodando um mundo simulado.

Infelizmente, este serviço online foi fechado vários meses depois e Cities XL tornou-se apenas um jogo para um jogador, em vez de um MMO baseado na construção de cidades. Mesmo assim, foi um grande negócio em seu tempo e foi um dos melhores jogos de construção de cidades antes de SimCity e Cities: Skylines melhorar a fórmula de construção de cidades 3D.

Against The Storm

Roguelikes são muito populares no momento, sendo misturados com todos os outros gêneros que você possa imaginar. Against the Storm combina a progressão roguelike com o gênero de construção de cidades e adiciona uma pitada de fantasia em boa medida.

Este jogo é incrivelmente atraente – transformar um construtor de cidade em uma experiência de ‘apenas mais um jogo’ funciona incrivelmente bem, e a natureza aleatória do jogo significa que você não ficará entediado facilmente.

Kingdoms Reborn

Kingdoms Reborn é um construtor de cidades que gira principalmente em torno do gerenciamento de recursos e da melhoria da vida de seus residentes. Você é responsável por escolher a localização deles, fornecer-lhes comida e luxo e expandir seu território para atrair mais pessoas.

Curiosamente, Kingdoms Reborn pode ser jogado online com outros jogadores em tempo real no mesmo mapa. Você pode jogar cooperativamente com presentes e planejar compartilhar recursos ou competitivamente conquistando os mercados globais ou usando a mecânica militar básica do jogo para flexibilizar sua força. É um jogo muito interessante que brilha quando você joga com um amigo.

Songs of Syx

Se simuladores de colônias incrivelmente complexos são o que você gosta, Songs of Syx pode coçar a coceira eterna. Menos um construtor de cidades e mais um construtor de cidades-estado, Songs of Syx permite que você mergulhe nas minúcias da vida de seus residentes e incentiva o microgerenciamento.

Não se pode subestimar que a escala deste jogo é imensa, e é uma sensação verdadeiramente impressionante ver sua pequena colônia crescer e se tornar um império capaz de se defender.

Ostriv

Se você está procurando uma experiência relaxante, mas atraente, Ostriv pode ser exatamente o que você precisa. Neste jogo, você constrói uma vila no interior da Ucrânia, atendendo às necessidades de seus aldeões e tornando-se próspera.

A atenção aos detalhes em Ostriv é muito impressionante. Digno de nota é a maneira como seus residentes farão uso de suas terras para cultivar ou manter o gado, que eles podem usar para ganhar dinheiro ou simplesmente sobreviver.

Going Medieval

Going Medieval é um jogo de simulação de colônia que segue um pequeno grupo de pessoas que se encontram sem um lar graças à Peste Negra. Você começará com um punhado de matéria-prima e, eventualmente, trabalhará para construir um assentamento inteiro.

Embora o jogo ainda esteja em Acesso Antecipado, Going Medieval possui uma grande quantidade de conteúdo, atualizações consistentes e a capacidade de realizar alguns projetos de construção realmente impressionantes, se você tiver tempo e paciência para perseguir tal coisa.

Townscaper

Embora Townscaper não seja um construtor de cidades no sentido tradicional, não há dúvida de que todo o objetivo deste jogo é construir um assentamento. Você tem muitas opções de cores e estilos, e é uma experiência muito relaxante em geral.

Townscaper tornou-se uma ferramenta para aqueles que desejam usar suas cidades manufaturadas como cenários em seus jogos de mesa. Ele permite que você crie uma cidade exatamente como você precisa, exatamente nas configurações que você precisa.

SimCity

A franquia SimCity existe há muito tempo. A primeira entrada na série remonta a quase 30 anos . É essencialmente o avô de todos os jogos de construção de cidades e abriu o caminho (sem trocadilhos) para muitos jogos que virão. Esses títulos ainda são relevantes na esfera dos jogos, estendendo-se do PC e consoles para encontrar um novo lar em dispositivos móveis.

Pode não ser o título mais inovador desta lista, mas a fórmula que eles criaram ainda é sólida hoje e definitivamente vale o seu tempo. Você pode até conferir a entrada final da série, SimCity: Buildit, gratuitamente em seu dispositivo móvel favorito.

Medieval Dynasty

A Medieval Dynasty é estranha onde, em vez de ser uma figura onisciente ditando onde os edifícios são construídos e o que seus residentes fazem, você é apenas um cara que dita onde os edifícios são construídos e o que seus residentes fazem.

Os recursos de construção de assentamentos deste jogo são incrivelmente divertidos de interagir e transformam o jogo de um simples jogo de sobrevivência com um sistema de gerações em algo muito maior.

Foundation

Um pequeno assentamento com aldeões da Foundation no PC

Embora este título esteja atualmente em Acesso Antecipado, Foundation é um construtor de cidades da era medieval muito promissor da Polymorph Games, que orgulhosamente anuncia a falta de uma grade em seu jogo e se concentra na natureza processual da construção de assentamentos.

O jogo é muito bom em emular o que deve ter sido administrar um assentamento medieval, com muitos eventos fora de suas mãos e a aplicação de um estilo de jogo reativo em vez de proativo. Além disso, o jogo tem uma próspera comunidade de mods que certamente prolongará a vida útil do título por muitos anos.

Valhalla Hills

Se o seu maior objetivo na vida é ganhar o favor de um deus nórdico e conquistar seu lugar em Valhalla, temos um jogo para você! Valhalla Hills é um retrocesso aos populares jogos Settlers, nos quais os jogadores constroem assentamentos na tentativa de ganhar o favor de Odin. Se você está procurando uma experiência de construção de cidade mais descontraída, é altamente recomendável.

O estilo de arte colorido e caricatural é atraente e há menos foco no combate do que alguns de nossos outros títulos. Você precisará lutar por recursos com a população anã local e há alguns monstros para enfrentar, mas na maior parte, você pode se concentrar em expandir seu império nórdico.

Urban Empire

Urban Empire é um simulador de construção de cidades que adota uma abordagem ligeiramente diferente. Em vez de se concentrar no aspecto da construção, o Urban Empire incumbe você de promover sua civilização por meio da diplomacia. Você gasta a maior parte do seu tempo competindo por votos e favores entre seus cidadãos.

Você construirá relacionamentos com a mesma frequência com que os destrói, enquanto pesquisa maneiras de melhorar a vida em seu império. Esta entrada é para jogadores interessados ​​em testemunhar o desenrolar de um “drama familiar histórico” em vez de participar de um verdadeiro jogo de estratégia.

Surviving Mars

Se você gosta mais de colônias espaciais, Surviving Mars é uma ótima opção para alimentar o explorador em você. Você começará sua jornada em Marte, que atualmente é um deserto árido. Felizmente, o jogo fornece todas as ferramentas necessárias para torná-lo habitável. Este título não é para os fracos de coração, no entanto.

Você estará lutando contra a atmosfera mortal, a falta de oxigênio e a terra infértil, tornando seu trabalho ainda mais difícil. Depois de estabelecer um assentamento habitável, você começará a atrair humanos para sua colônia. Agora é seu trabalho garantir a sobrevivência deles e, confie em nós, não é fácil. Prepare-se para microgerenciar!

Aven Colony

Em Aven Colony, os jogadores enfrentarão uma enxurrada de anormalidades alienígenas enquanto tentam estabelecer suas civilizações sobrenaturais. Pragas alienígenas, clima extremo e espécies hostis esperam por você enquanto você tenta esculpir seu próprio cantinho do espaço.

Seu trabalho como superintendente é garantir a sobrevivência de seus cidadãos. Isso envolve minerar minerais para obter recursos, construir hospitais e manter a ordem. Assim que sua cidade estiver estável, o jogo apresenta objetivos maiores para seduzi-lo ainda mais. Isso pode incluir operações militares em larga escala ou missões de exploração.

The Settlers 7: Paths to a Kingdom

The Settlers sempre foi um dos videogames híbridos mais antigos da história moderna e combina estranhamente a construção de cidades com estratégia em tempo real (RTS) e muitos outros elementos de outros gêneros. Isso depende de qual jogo Settler estamos falando, mas The Settlers: Paths to a Kingdom é uma das joias raras da franquia.

Ele se passa em um mundo medieval, tornando-o um título único nesta lista também por sua engenhosidade. Ele pega emprestado a mecânica dos jogos Civilization, onde você escolhe um líder ou facção e constrói seu mero pedaço de terra em seu próprio império por meio de ações militares, desenvolvimento e muitos outros aspectos não presentes em outros construtores de cidades.

Banished

Banished é uma das abordagens mais exclusivas da fórmula de construção de cidades para esta lista, pois mergulha em um cenário praticamente inexplorado em seu gênero: a era medieval. A esse respeito, você controla um grupo de viajantes exilados em Banished, onde é forçado a construir sua vila e, eventualmente, a cidade do zero depois de ser banido por um senhor feudal.

Isso também torna Banished um título de sobrevivência em cima de um construtor de cidades – algo que você normalmente não experimenta em jogos de construção de cidades. O jogo ainda faz com que seu principal recurso sejam os habitantes da cidade que envelhecem, adoecem e até morrem, tornando seu gerenciamento um elemento importante deste jogo. Vale a pena jogar sozinho por sua abordagem única.

Planetbase

Continuando com nosso tema espacial, temos Planetbase da Madruga Works. Todos os suspeitos de sempre estão aqui: construção de base, gerenciamento de recursos e satisfação do cidadão. Onde o Planeta Base se destaca são seus vários tipos de planetas.

O jogo permite que você escolha entre quatro planetas diferentes, cada um com dificuldade crescente e diferentes perigos ambientais para enfrentar. Por exemplo, o planeta congelado o colocará contra temperaturas abaixo de zero, enquanto o Planeta Tempestade o atingirá com um dilúvio de efeitos de tempestade. Cabe a você manter seus pioneiros vivos por tempo suficiente para criar uma colônia estável e habitável.

Frostpunk

Frostpunk, como o título sugere, concentra-se na importância do calor e da sobrevivência ao frio intenso. Em uma versão alternativa da história, a humanidade foi derrotada pelas mudanças climáticas e forçada a enfrentar o frio extremo que dizimou a maior parte do planeta. A história é sombria, com certeza.

Como líder da última esperança da humanidade, você deve usar os poucos recursos que restam para tentar construir um refúgio para manter viva a população cada vez menor. Frostpunk não é para os fracos de vontade e irá desafiá-lo técnica e moralmente. À medida que a história se desenrola, você se deparará com escolhas difíceis que acabarão por mudar o mundo ao seu redor. O nível de profundidade e narrativa em Frostpunk raramente é visto neste gênero.

Ano 2070

Poucos jogos são tão viciantes por natureza quanto o Anno 2070. O jogo intriga os jogadores usando o método cenoura no palito que o recompensa consistentemente quanto mais você joga. Situado em um futuro não tão distante, o Anno 2070 oferece aos jogadores a oportunidade de remodelar a civilização depois que os desastres dizimaram grande parte do planeta (estamos sentindo um tema comum).

Há um pouco de tudo para todos aqui: economias de grande escala para gerenciar, guerra entre outras facções e jogabilidade profunda. Não, sério, você pode construir uma cidade debaixo d’água! Abrace o futuro e construa um novo mundo.

Tropico 6

Tropico é uma visão muito mais leve do gênero de construção de cidades do que nossas últimas entradas. Ou seja, é muito mais cômico por natureza. A jogabilidade aqui ainda é complexa o suficiente para mantê-lo ocupado por horas a fio. Em Tropico 6, você começa como governador na era colonial, com aspirações de se tornar “El Presidente” de sua nação insular em constante evolução.

Você liderará os habitantes de seu paraíso tropical através dos tempos enquanto tenta manter seu cargo no cargo. Você deve fazer o que for preciso para manter seu poder, seja manipulando eleições, subornando funcionários ou flexionando sua força militar emitindo decretos. A política desempenhará um papel importante neste jogo, então prepare-se para se sujar.

Caesar 3

Impressions Games sempre foram veteranos do gênero de construção de cidades, como muitos jogadores antigos devem saber. De volta ao seu auge, um de seus melhores jogos era Caesar 3, onde os jogadores assumem o papel de um governador romano clássico tentando melhorar sua própria cidade romana – ou até mesmo a própria Roma – em meio à turbulência e às ameaças bárbaras.

Embora os gráficos estejam muito desatualizados para os padrões de hoje, a jogabilidade do Caesar 3 é suficiente para atrair muitos jogadores hoje, mesmo os mais jovens. Ele apresenta camada sobre camada de mecânica e designs de jogabilidade de causa e efeito, onde cada melhoria ou construção em sua cidade pode iniciar um efeito dominó. Observe que ele tem uma curva de aprendizado íngreme.

Pharaoh

O Pharaoh é outro jogo feito pela Impressions Games e para melhor resumir, é o Caesar III, mas com uma pele egípcia antiga. Isso soa como uma coisa derivativamente ruim, mas o Faraó é frequentemente considerado um dos melhores jogos de construção de cidades de seu tempo. O faraó também faz algumas alterações significativas em sua fórmula de construção de cidades em comparação com os jogos de César.

Por um lado, os jogadores têm mais controle sobre o gerenciamento dos civis e sua qualidade de vida. O faraó também engloba muitas das peculiaridades da cultura egípcia antiga (como a adoração de deuses) e as combina perfeitamente na jogabilidade, fazendo com que o jogo também pareça uma lição de história. Se você já experimentou e até gostou, há também um pacote de expansão que coloca Cleópatra no jogo.

Cities Skylines

O atrativo de Cities Skylines, em comparação com jogos semelhantes do gênero, é o escopo e a escala do que este jogo oferece. Você não terá que lidar com desastres devastadores ou facções em guerra aqui. Em vez disso, os jogadores se concentrarão em construir uma cidade grandiosa com vida própria. O nível de microgerenciamento aqui é impressionante e há muitos mods excelentes para quem procura ainda mais controle.

Projetar uma cidade em pleno funcionamento significa administrar impostos, estabelecer negócios, explorar recursos e, claro, tudo tem que funcionar. Construir estradas, sistemas de trânsito, criar zonas urbanas, instalar canos de água e muito mais esperam por você neste intrincado simulador de cidade. Quando sua cidade estiver “completa”, você terá uma metrópole extensa com uma população que vive, trabalha e funciona como uma contraparte do mundo real. Quando se trata dos melhores jogos de construção de cidades, nenhum se compara ao Skylines quando se trata de profundidade ou detalhes.

Leitura adicional

Se você é fã de jogos de ninja, há uma chance de amar alguns dos outros gêneros de jogos importantes.

Confira nossas outras listas dos melhores jogos para ter uma chance de provar seu valor e alcançar a vitória:


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.