Encontrar os melhores emuladores de PC se tornou uma tarefa importante para reviver a nostalgia de jogar games e jogos antigos de diversas plataformas do passado. Felizmente, os emuladores de jogos surgiram como uma porta de entrada para desvendar o tesouro dos jogos retrô, permitindo que os entusiastas revisitem seus títulos favoritos em dispositivos contemporâneos.
Embora os consoles e jogos modernos tenham inegavelmente ultrapassado os limites da jogabilidade imersiva, ainda há um charme duradouro nos visuais pixelados e nos personagens inesquecíveis do passado. Os emuladores permitem que você jogue ROMs de jogos em plataformas modernas. Existem emuladores para todos os consoles de jogos de gerações passadas.
Confira a nossa lista de tudo sobre emuladores. Separamos aqui 13 opções que vão lhe ajudar a garantir uma jogatina divertida ao reviver momentos épicos.
Agora, vamos dar uma olhada nos melhores emuladores de jogos para PC.
[lwptoc]
RetroArch (Multiplataforma)
Para jogadores de PC, RetroArch é como o Santo Graal da emulação. Este front-end tudo-em-um usa a API libretro para dar suporte a núcleos para vários sistemas, com uma imensa seleção de configurações para personalizar totalmente os elementos de jogo e as configurações de vídeo/áudio. No entanto, o RetroArch carece de um esquema de configuração amigável, exigindo que você baixe núcleos individuais e selecione qual deseja usar antes de iniciar um jogo.
Como emulador, o RetroArch oferece suporte a um número impressionante de sistemas, incluindo Atari, DS, Game Boy, GameCube, MAME, NES, PSP, Nintendo 64, PlayStation 1, SNES, Wii e muito mais. O front-end oferece suporte a recursos básicos como salvar estados, filtros de tela, capturas de tela e gravação de vídeo e personalização de controlador e tecla de atalho. Recursos mais avançados incluem netplay, conquistas personalizadas, retrocesso, avanço rápido e câmera lenta, personalização da interface do usuário e streaming integrado.
As configurações gráficas permitem ajustar a taxa de atualização, a resolução da tela, a proporção, VSync, anti-latência, anti-aliasing e recursos anti-ghosting. O RetroArch também oferece controle total sobre os controles de áudio e a mixagem de som. Para configuração básica ou configurações avançadas, consulte a documentação do libretro.
Snes9X (Super Nintendo)
O Snes9x é o melhor emulador para jogos de Super Nintendo e Super Famicom. Baixe o programa de um dos sites aos quais os desenvolvedores se vinculam na página de downloads para começar. Uma porta de código aberto chamada Snes9x EV+ está disponível para dispositivos Android.
Você descobrirá que o Snes9x oferece suporte a vários slots de save, emulação de vários carrinhos, códigos de trapaça e hacks de ROM. O emulador também permite que você ajuste a taxa de quadros e o som, faça capturas de tela e vídeos e jogue online por meio do netplay integrado.
Quando se trata de controles de jogo, você pode personalizar suas teclas de atalho ou conectar um controle. O Snes9x pode emular o controlador original do Super Nintendo, bem como o Super NES Mouse, Super Scope e outros periféricos.
Alguns dos melhores jogos SNES incluem Super Metroid, Chrono Trigger, Donkey Kong Country e dezenas de outros, e você pode jogá-los todos no SNES9X.
ePSXe (PlayStation 1)
O ePSXe se destaca como um dos emuladores mais renomados e confiáveis para o console PlayStation 1 (PS1). Desenvolvido com foco em precisão e desempenho, o ePSXe conquistou uma forte reputação entre os entusiastas de jogos, proporcionando uma experiência autêntica que reproduz fielmente o ambiente de hardware e software do console original.
Ele tem a capacidade de executar todos os melhores jogos de PS1 daquela época e é compatível com teclado e mouse ou com uma configuração baseada em controlador. Não há dúvida de que este é um dos melhores emuladores de jogos para PC, e continua sendo um dos mais populares até hoje.
Alternatives: PCSX-R, Mednafen
PCSX2 (PlayStation 2)
O PCSX2 é basicamente sua única opção quando se trata de emular jogos clássicos de PS2 em seu computador. O software é compatível com a maioria dos títulos de PS2 e ainda está sendo desenvolvido ativamente pelo pessoal que construiu o PCSX original.
Você precisará obter um arquivo BIOS e alguns plug-ins antes de poder jogar (o que é tão legalmente suspeito quanto baixar ROMs/ISOs), mas o jogo faz um trabalho decente em capturar a velocidade adequada, visto que o software está tentando replicar processador de vários núcleos do PS2.
Com o PCSX2, que está em constante desenvolvimento há mais de uma década, os jogadores têm acesso a “98% da biblioteca original do PS2” com isso você poderá jogar os melhores jogos do PS2. Isso é um feito impressionante de qualquer maneira, e é melhorado pelo fato de que o emulador PCSX2 é um dos softwares mais fáceis de se entender.
Alternativas: Play!
Yuzu (Switch)
Yuzu vem dos mesmos fabricantes de Citra (3DS) e, sem surpresa, o desenvolvimento da plataforma está avançando em um ritmo acelerado. A grande maioria da biblioteca do Switch é impossível de jogar ou quase impossível de jogar, mas existem alguns jogos que você pode tentar. Super Mario Odyssey e Super Smash Bros. Ultimate funcionam, mas não bem, enquanto alguns títulos independentes como Super Meat Boy e Shovel Knight rodam com pouco ou nenhum problema. O maior problema é encontrar ROMs para Switch.
O console tem apenas alguns anos e a Nintendo não mostra sinais de desacelerar o desenvolvimento dele. Se você quiser ROMs agora, precisará recorrer à pirataria, o que não recomendamos, mesmo que você possua o jogo físico.
CEMU (Wii U)
Como o 3DS, a emulação do Wii U está nos estágios iniciais, com cerca de 50% da biblioteca do Wii U jogável e exigindo um hardware de PC extremamente poderoso devido à alta necessidade de recursos. No entanto, a emulação Wii U existe, e na verdade está chegando em um ritmo surpreendentemente rápido, ainda mais rápido que a emulação 3DS em alguns aspectos, apesar do hardware mais complexo. O único emulador do Wii U é o CEMU.
Alguns meses atrás, os programadores mal conseguiam carregar os jogos; agora, com a versão mais recente do CEMU em sistemas particularmente robustos com uma boa quantidade de configuração, alguns usuários conseguiram jogos como Mario Kart 8 e Twilight Princess HD para rodar de forma relativamente suave. Outros jogos, como Mario 3D World ou Splatoon, podem pelo menos ser iniciados e podem até ser carregados no jogo, mas não podem ser reproduzidos no momento.
Também não esperaríamos encontrar muitos desses jogos com tanta facilidade, já que eles ainda estão sendo fabricados e vendidos pela Nintendo, o que significa que é mais provável que a empresa interrompa ativamente qualquer tentativa de piratear seu software. Dito isto, dada a velocidade com que o desenvolvimento parece estar se movendo, dentro de um ou dois anos, um PC decentemente equipado pode ser uma máquina de emulação Wii U viável.
Dolphin (Gamecube ou Wii)
Se você deseja emular jogos de GameCube ou Wii, sua melhor aposta é o Dolphin. Ele encontrou uma maneira de emular os controles de movimento do Wii, portanto, mesmo que você não tenha um Wiimote por perto, ainda poderá jogar jogos que o exijam, como Skyward Sword e Mario Galaxy. Dolphin também emula Nintendo Wi-Fi Connection, permitindo que você adicione jogo online para jogos suportados.
Por melhor que pareça, existem algumas desvantagens. Como os jogos de GameCube e Wii são um pouco mais complicados do que os sistemas anteriores, as limitações técnicas de alguns computadores podem atrapalhar aqui. Os desenvolvedores recomendam usando uma poderosa CPU e GPU para evitar falhas.
Obtenha o programa na página de download do site, mas tenha cuidado aqui. Role para baixo até a seção Versões estáveis e clique em download no botão Windows ou macOS ao lado da atualização mais recente. O Dolphin permite ativar truques, definir um caminho de cartão de memória para salvar arquivos e alterar a resolução padrão e as proporções. Você também pode ativar o overclock para melhorar o desempenho do jogo e adicionar anti-aliasing ou outros aprimoramentos gráficos.
Por padrão, o Dolphin está configurado para usar o teclado para todos os comandos de entrada, mas você deve alterar isso. Dolphin suporta controles sem fio, dispositivos periféricos do GameCube (como o DK Bongos), controladores reais do GameCube com um adaptador e o Wiimote via Bluetooth. Você também pode conectar vários gamepads ao mesmo tempo para multijogador local.
O emulador Dolphin também roda no Android dispositivos. Alguns jogos podem ser instáveis e os controles de movimento do Wii não se traduzem bem em telas sensíveis ao toque, mas é uma ótima opção para jogos móveis.
BlueStacks (Android)
O Bluestacks se estabeleceu como um emulador Android confiável e versátil, proporcionando aos usuários uma maneira conveniente de desfrutar dos aplicativos e jogos do Android em seus computadores pessoais. Com uma interface intuitiva, desempenho aprimorado e recursos avançados, o Bluestacks oferece uma experiência de emulação completa e agradável.
Seja para aproveitar aplicativos de produtividade, jogar jogos populares ou testar novos aplicativos antes de instalá-los no dispositivo móvel, o Bluestacks é uma excelente opção para aqueles que desejam explorar o mundo do Android em uma tela maior.
Kega Fusion (Mega Drive e Sistemas Sega Genesis)
Kega Fusion tem sido o emulador favorito para jogos Sega Genesis, mas também suporta títulos de outros sistemas Sega, como SG-1000, SC-3000, SF-7000, Master System, Game Gear, Sega CD e 32X.
Como um emulador, o Fusion oferece suporte a vários slots de salvamento, códigos de trapaça, capturas de tela e netplay. Você também pode personalizar totalmente o vídeo com filtros de tela, bem como o som do sistema. Os controladores podem ser configurados para consoles específicos.
Alternativas: Genesis Plus
Project 64 (Nintendo 64)
O Project 64 é um dos emuladores de Nintendo 64 mais compatíveis e não requer nenhum tipo de imagem de BIOS como sua contraparte do PlayStation. Os plug-ins padrão, embora de natureza bastante baixa, funcionam surpreendentemente bem, imitando de perto os componentes originais de áudio e vídeo do 64.
O emulador não é muito pesado em recursos, embora haja suporte para vários jogadores, funcionalidade de truque e uma ferramenta intuitiva para alterar a proporção sem qualquer corte ou alongamento desnecessário que comprometa a experiência de visualização original. O emulador faz um bom trabalho ao recriar a experiência se você tiver uma placa de vídeo e RAM decentes. É um emulador direto que permite que você jogue alguns dos melhores jogos do N64.
Alternativas: Muppen64Plus
PPSSPP (PSP)
PPSSPP é o emulador que você usa para jogar jogos do PlayStation Portable em um computador ou dispositivo móvel. É um programa gratuito, mas você também pode adquirir o PPSSPP Gold para apoiar os desenvolvedores. Seja em um PC ou telefone, o emulador inclui uma biblioteca de jogos personalizável que listará todos os títulos que você carregou anteriormente para facilitar o acesso. Você também pode baixar jogos homebrew diretamente pelo emulador.
Várias opções de entrada permitem que você use um mouse no PC e controles de tela sensível ao toque para dispositivos móveis. O PPSSPP inclui recursos básicos como salvar estados, capturas de tela e códigos de trapaça. Você pode gravar áudio e vídeo e jogar online com uma ferramenta de bate-papo integrada. Otimize sua experiência de jogo usando filtros de tela, VSync, upscaling, frameskip e outras configurações para fazer com que esses jogos tenham a melhor aparência possível.
DeSmuME (Nintendo DS)
Existem muitas maneiras de jogar jogos do Nintendo DS, mas DeSmuME é considerado o melhor emulador para desempenho geral. Ele pode ser usado através da linha de comando ou como um programa gráfico, mas a desvantagem é a falta de uma versão móvel.
Como um emulador, o DeSmuMe oferece recursos como salvar estados, suporte a captura de tela, truques e gravação de vídeo e áudio. O programa faz bem em imitar a experiência do dispositivo portátil real, fornecendo filtros de tela, suporte a microfone e personalização de intervalo de tela.
Você também pode vincular um controlador ou personalizar a entrada do teclado e as teclas de atalho. E caso você esteja se perguntando como um programa de desktop emula os recursos da tela de toque do DS, o DeSmuMe permite que você clique com o cursor para movimentos e interações no jogo.
Alternativas: melonDS, DraStic (Android, pago), iNDS (iOS)
FCEUX (NES ou Nintendinho)
Para a grande maioria da turma de emulação, o FCEUX é um dos emuladores mais fáceis e acessíveis do mercado. Ele é construído em torno do sistema operacional NES e, como tal, os jogadores podem ter acesso a muitos dos jogos mais icônicos que surgiram na década de 1980. É uma ferramenta tão fácil de usar e é em parte por isso que se tornou tão popular, apesar de ser um dos emuladores mais básicos e discretos do mercado.
Não há interfaces de usuário sofisticadas ou mecânicas complexas com o FCEUX, por ser tão fácil de ser usado, acabou se tornando o preferido entre os jogadores retrô.
Alternativas: Nestopia UE, puNES, Mesen
VisualBoyAdvance (GBA, Game Boy e Game Boy Color)
O VisualBoyAdvance é o seu destino único para os dispositivos portáteis retrô da Nintendo, pois suporta jogos Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. O emulador possui um conjunto de recursos surpreendentemente robusto, incluindo suporte a código de trapaça, mapeamento de controlador, importação e exportação para salvar estados, bem como captura de tela e recursos de gravação de vídeo.
Recursos mais avançados, incluindo ferramentas de hacking e depuração de ROM, bem como filtros de tela e capas de GUI para fornecer uma experiência de Game Boy mais autêntica. O VBA fez um trabalho tão bom emulando os recursos desses dispositivos portáteis que você pode até emular o complemento Game Boy Printer. A compatibilidade com o emulador Dolphin permite conectar jogos Game Boy Advance com jogos GameCube, assim como os consoles reais.
RPCS3 (PlayStation 3)
O emulador RPCS3 é uma prova da dedicação e proeza técnica de sua equipe de desenvolvimento e da comunidade de jogos. Ao emular o hardware e o software do PlayStation 3, o RPCS3 dá uma nova vida aos amados títulos do PS3, tornando-os acessíveis a um público mais amplo em hardware moderno.
Com sua compatibilidade em expansão, opções de personalização e desenvolvimento contínuo, o RPCS3 garante que o legado dos jogos do PlayStation 3 continue a prosperar e a ser experimentado nos próximos anos.
Citra (Nintendo 3DS)
O Citra é um trabalho em andamento, mas surgiu surpreendentemente rápido. Você não conseguirá executar nenhum jogo em velocidade máxima e, mesmo que o fizesse, é provável que eles estejam cheios de erros ou falhas, ou até mesmo sem nenhuma reprodução de som. No entanto, não é razoável pensar que você jogará jogos 3DS em seu PC em velocidade total e compatibilidade em um futuro relativamente próximo.
Agora, é claro que isso é muito emocionante, mas traz uma grande ressalva: o 3DS ainda é um console ativo. A Nintendo está desenvolvendo e lançando jogos para o sistema. Isso torna a obtenção de ROMs para rodar no emulador ainda mais precária.
Vita3K (PlayStation Vita)
O emulador Vita3K oferece um vislumbre de esperança para os entusiastas do PlayStation Vita que desejam reviver a biblioteca de jogos do console portátil. Embora ainda seja um trabalho em andamento, o Vita3K continua a evoluir e melhorar, levando a magia dos jogos do PlayStation Vita a um público mais amplo.
Com seu compromisso com a precisão e a compatibilidade, o Vita3K abre caminho para um futuro em que os queridos títulos e memórias do PlayStation Vita podem ser experimentados e apreciados mais uma vez.
Stella (Atari)
Para aqueles que procuram reviver (ou descobrir) a experiência Atari, Stella é o emulador de escolha para todos os jogos Atari 2600. O programa inclui uma seleção robusta de recursos que o torna fácil de usar e personalizar. Embora tudo possa ser feito a partir da interface de usuário do Stella, o suporte de linha de comando está disponível para os interessados.
Tudo o que você precisa fazer é baixar o emulador, selecione suas ROMs no inicializador do jogo e comece a jogar. Stella oferece suporte a uma grande variedade de teclas de atalho que podem controlar salvar estados, ajuste de dificuldade, capturas de tela e muito mais. Os desenvolvedores encontraram uma maneira de emular com sucesso joysticks, pás e outros controladores do sistema original, então tudo que você precisa é o teclado do seu computador para jogar.
Nos bastidores, Stella permite que você personalize totalmente sua experiência de jogo com filtros de tela, remapeamento de botões e criação de combinação e personalização de interface. O programa também contém um depurador para jogos homebrew, suporte para códigos de trapaça e um modo de máquina do tempo para automatizar e melhorar o processo de salvamento.
Alternativas: Pantheon
Redream (Dreamcast)
Para jogos do Dreamcast, Redream é a sua melhor opção. Os desenvolvedores anunciam a compatibilidade do emulador com uma lista de jogos e quão bem eles trabalham com o programa. Redream também não requer arquivos de BIOS ou configurações de controlador. O emulador permite que você carregue jogos na biblioteca do programa para facilitar o acesso. Você pode alternar os títulos no meio do jogo, aplicar códigos de trapaça, conectar um controlador e até mesmo remapear botões.
O emulador básico é gratuito, mas este é um programa comercial, então os desenvolvedores querem que você atualize para a edição Premium de US$ 5. Se você decidir pagar, terá acesso a vários slots de salvamento para o mesmo jogo e adicionará jogos de alta definição com suporte a 1080p e 4K. Há também um Android oficial versão.
MAME (Arcade)
MAME é a melhor maneira de jogar jogos de arcade no seu PC, mas não é particularmente amigável. O emulador oferece uma interface gráfica básica, mas é desajeitada e confusa. Sua melhor aposta é ativar o MAME por meio da linha de comando, não importa o quão adverso à codificação você possa ser, ou baixar um front-end de terceiros compatível.
Consulte a documentação do MAME de desenvolvedores para entender melhor o processo de configuração e como usar o programa. Basicamente, o que você precisa fazer é extrair o arquivo MAME para uma pasta, baixar as ROMs e extraí-las dentro da pasta “roms” fornecida pelo emulador. O MAME deve ser capaz de ver sua ROM e jogar o jogo por meio da linha de comando ou da interface do usuário.
Como um emulador, o MAME permite que você jogue jogos de vários sistemas de fliperama da Capcom, Namco, Neo Geo e Sega, além de alguns consoles domésticos e computadores pessoais mais antigos. O MAME ainda oferece uma página com ROMs que são seguras para download, se você preferir evitar quaisquer áreas cinzentas legais. Lembre-se de que nem todas as ROMs funcionarão perfeitamente, portanto, os desenvolvedores também oferecem uma página de perguntas frequentes para problemas específicos do jogo que você pode encontrar.
Se isso parecer muito complicado, você pode recorrer a um front-end de vários sistemas, como RetroArch (PC) ou OpenEmu (Mac), que usa o núcleo MAME para jogos de arcade e faz grande parte do trabalho para você.
OpenEmu (Sistemas para Mac)
Em vez de se preocupar com qual emulador é para qual ROM, vá para o OpenEmu, um front-end completo com vários núcleos de emulador integrados em uma interface amigável. Isso permite que você jogue facilmente qualquer jogo compatível com a plataforma sem precisar interagir com emuladores complicados ou se preocupar com problemas de compatibilidade.
OpenEmu é um exclusivo para Mac que funciona com uma longa lista de sistemas, incluindo: Atari, DS, Game Boy, Game Boy Advance, GameCube, NES, N64, PS1, PSP, Sega Genesis, Super NES e muito mais. O programa contém uma biblioteca de jogos e vem com uma coleção de jogos caseiros. Você também pode adicionar filtros, configurar controladores, fazer capturas de tela e manter vários estados de salvamento diferentes ao mesmo tempo.
Alternativas: RetroArch (para Windows)
RetroPie (Multiplataforma para Microconsoles)
Se você preferir não ficar preso em um computador, pode construir um sistema de jogo clássico barato com uma placa Raspberry Pi e um sistema operacional para executá-lo. É aqui que o RetroPie entra; é uma distribuição Linux gratuita baseada em Raspbian e combina a API RetroArch da LibRetro com o front-end EmulationStation. Outros itens necessários incluem um cartão SD para jogos, estojo, fonte de alimentação e controlador.
Semelhante a outros emuladores de vários sistemas, o RetroPie oferece suporte a uma longa lista de consoles, e assim que seu novo microconsole for criado, tudo estará pronto para funcionar.
FAQ – Perguntas frequentes sobre os melhores emuadores
Como funciona um Emulador?
Em primeiro lugar, antes de darmos uma olhada nos melhores emuladores que 2023 trouxe, vamos destacar rapidamente o que é um emulador e como eles funcionam.
No nível mais fundamental, um emulador é um software que basicamente imita um sistema operacional de um console antigo. Ele permite que um computador moderno execute um software que imita totalmente o dispositivo de jogos clássico e retrô, permitindo que os jogadores joguem jogos mais antigos como faziam antes, décadas antes.
Existem muitos emuladores no mercado, alguns mais complexos que outros, mas para o usuário menos experiente, muitos deles oferecem uma solução ‘fora da caixa’. Há muito conhecimento técnico complicado envolvido na construção de um emulador, mas, felizmente, há tantos disponíveis que quase não exigem nenhum conhecimento técnico.
Claro, nada é perfeito, e mesmo os melhores emuladores de jogos para PC têm suas falhas. Mas, se você está se perguntando como fazer um console de jogos retrô, pelo menos estará disposto a tolerar alguns problemas iniciais.
O jogo retrô vale a pena, quando se trata da quantidade de trabalho possivelmente necessária para fazê-lo funcionar? Bem, depende de quanto você valoriza esse golpe de nostalgia.
Quais jogos posso jogar em um emulador?
Os emuladores percorreram um longo caminho nos últimos anos. Isso significa que o catálogo de jogos que você pode jogar neles cresceu exponencialmente. Quais jogos você pode jogar dependerão de qual emulador você usa. Confira nossas listas de jogos recomendados para as melhores sugestões.
Os emuladores são legais?
Contanto que você não compartilhe cópias de jogos completos com outros jogadores, usar um emulador é totalmente legal. Vale a pena verificar as leis se você não tiver certeza de onde está nesta área cinzenta.
Para quais sistemas de jogo você pode encontrar emuladores?
Você pode encontrar emuladores para a maioria dos consoles retrô e todos os consoles da Nintendo. Isso inclui o NES, SNES, Nintendo 64, GameCube, Wii, Wii U, Game Boy, Nintendo DS e 3DS e o Nintendo Switch. Existem também emuladores para PS1, PS2 e PS3, bem como Sega Genesis e máquinas de fliperama.
Quais os melhores emuladores que existem?
Se você deseja jogar jogos retrô de console, arcade ou PC, pode encontrar os melhores emuladores através do RetroArch. Inclui dezenas de “núcleos” que permitem jogar uma grande variedade de jogos retrô. Se você quiser jogar em um hardware mais recente, precisará procurar uma lista dos melhores emuladores de console independentes.
Por que as pessoas usam emuladores?
Os emuladores ajudam na preservação do videogame. À medida que o hardware e os jogos envelhecem e são mais difíceis de encontrar, eles se tornam mais caros. A emulação oferece uma maneira de jogar esses jogos sem um grande investimento, bem como a opção de jogar com visuais atualizados em hardware moderno.