Melhores Jogos do PS2 (Ação, Aventura, RPG, Luta, FPS e Esporte)


Confira nossa lista dos melhores jogos do PS2 com diversos gêneros como RPG, ação, aventura, FPS, luta, esporte e mais. O PlayStation 2 da Sony é um dos maiores consoles de videogame de todos os tempos. Não apenas construiu uma enorme biblioteca de software ao longo dos anos, mas também vendeu mais de 145 milhões de unidades em todo o mundo – mais do que qualquer outro console até hoje.

2010 marca o aniversário de 10 anos do lançamento do PS2, então, que melhor maneira de celebrar o amado console do que olhar para todos os grandes jogos que desfrutamos no sistema? O PlayStation 2 tinha de tudo: atiradores, lutadores, pilotos e jogos de RPG – nenhum gênero deixava de ser amado durante a vida brilhante do PS2. Reservamos um tempo para classificar os 100 melhores jogos no PlayStation 2, um feito nada fácil, considerando a quantidade de títulos fantásticos que existem por aí. Apenas alguns editores ficaram feridos no processo, mas o sacrifício valeu a pena.

Continue lendo para descobrir as melhores joias da biblioteca do PS2 e assine os comentários com suas próprias escolhas e a indignação inevitável que vem de uma provação tão delicada.

Conteúdo mostrar

100. God Hand

Hideki Kamiya está interessado em fazer um novo jogo de God Hand

É fácil confundir God Hand com um jogo terrível. Mas olhe além do exterior áspero, a apresentação abrasiva, os ambientes comicamente ruins e irônico dos personagens, e – nós prometemos – há um diamante de jogabilidade a ser encontrado.

É difícil adivinhar olhando para ele, mas God Hand vem das mentes por trás de favoritos polidos como Resident Evil e Okami. Com God Hand, os produtores de elite da desenvolvedora Clover Studio queriam recapturar a essência dos clássicos brigões 2D como Final Fight e Streets of Rage. A influência se manifesta na inundação absurda de inimigos, armas pick-up e caixas quebráveis ​​que reduzem a saúde.

Mas ao contrário da jogabilidade normalmente superficial dos beat-‘em-ups da velha escola, God Hand dá aos jogadores acesso a um sistema de combate profundo e amante da liberdade que permite todos os tipos de combos criativos. O jogo é genuinamente difícil – arrasador de bola, dizem os criadores do jogo – e exige um conhecimento saudável do sistema de combate. Alguns inimigos precisam ser derrubados antes de serem lançados no ar com um machado para um combo de malabarismo devastador, enquanto outros requerem técnicas mais especializadas para quebrar as defesas. God Hand é um jogo realmente bom … uma vez que você supere o exterior seriamente horrível.

99. Karaoke Revolution

melhores jogos ps2

O atual ressurgimento dos jogos musicais pode ser atribuído a um único desenvolvedor, o Harmonix Studios. Embora agora seja mais conhecido pela franquia Rock Band, Harmonix também foi o estúdio por trás do Karaoke Revolution original. Pode ser difícil lembrar, mas a primeira Revolução do Karaokê foi realmente uma revolução, a progenitora de todo o jogo musical + movimento periférico.

Perfeitamente cronometrado para capitalizar sobre o fenômeno que foi American Idol, o Karaoke Revolution permitiu que os jogadores transformassem seu PS2 em uma máquina de karaokê, e mesmo que fosse fácil “” trapacear “” nos jogos cantarolando se você não queria ser incomodado com as palavras, Karaoke Revolution foi um dos primeiros jogos que você pode jogar em uma sala cheia de não jogadores e fazer com que todos joguem, cantando músicas de “” Bizarre Love Triangle “” do New Order a Black Crowes “” Ela fala com anjos. “” Finalmente, os jogadores podem ser as estrelas de suas próprias salas de estar.

98. Madden NFL 2005

melhores jogos ps2

Em 2005, Madden não era o único nome no futebol de videogame, mas estava a caminho de se tornar o mesmo. Madden NFL 2005 surpreendeu os críticos, com uma IA fantástica, ótimos gráficos e uma tonelada de outros pequenos ajustes que o tornaram sem dúvida o melhor jogo de futebol que tinha visto em muito, muito tempo.

Enquanto o jogo o Madden de 2005 é classificou como melhor do que seu concorrente, ESPN NFL 2K5, ambos os jogos foram anunciados naquele ano como sendo melhores do que os anteriores. No final, Madden venceu porque a EA comprou os direitos exclusivos para fazer jogos licenciados para a NFL, mas os fãs dedicados de Madden provavelmente concordaram com isso depois de colocar as mãos em todas as adições incríveis que 2005 introduziu

97. SOCOM II: US Navy SEALs

melhores jogos ps2

SOCOM II era apenas mais SOCOM – o que não é uma coisa ruim. Na verdade, foi uma coisa incrível. Apresentando 22 mapas multijogador, incluindo 12 níveis totalmente novos e 10 do jogo original, SOCOM II é o segredinho sujo dos jogos online da última geração; pode-se argumentar que forneceu um jogo de tiro online maior e pior para os fãs do PS2 do que qualquer coisa no Xbox Live, o que é absolutamente impressionante. Embora o single-player tenha sido um pouco brutal demais, a comunidade que Zipper construiu em torno do SOCOM II deu um exemplo que os desenvolvedores ainda lutam para conhecer, mesmo sete anos depois. SOCOM II foi tão bom que alguns fãs vocais exigiram que ele fosse relançado em HD no PSN. Além disso, mencionamos que os Navy SEALS são fantásticos? Porque Navy SEALS são totalmente incríveis, mesmo que não haja Michael Biehn ou Charlie Sheen para ser encontrado.

96. Max Payne

melhores jogos ps2

Enquanto muitas pessoas pensam em “” bullet time “” como uma espécie de Matrix, para os jogadores isso evoca memórias de jogar Max Payne da Remedy Entertainment. Este atirador de estilo noir colocou os jogadores na pele do titular Max Payne, um detetive que perdeu tudo e está abrindo um caminho de vingança com uma série de corpos.

A ação não era diferente de outros jogos de tiro em terceira pessoa da época, mas era única em como dava aos jogadores a capacidade de desacelerar temporariamente o tempo. Colocar Max no “bullet time” “permitiu que ele enfrentasse situações impossíveis de outra forma, capacitando o jogador de maneiras que poucos jogos desde então conseguiram igualar.

Max Payne era um atirador incrível, com certeza, mas os jogadores ficaram para ver a história. A narrativa foi contada por meio de uma série de histórias em quadrinhos, completa com um incrível trabalho de voz que realmente ajudou a vendê-la como a história noir cafona que estava tentando emular.

95. SSX Tricky

melhores jogos ps2

SSX Tricky expandiu o que tornou o primeiro tão divertido, adicionando movimentos Uber mais chamativos que deram aos jogadores mais versatilidade enquanto buscam estilo. Correr nas encostas ainda era uma opção, mas neste jogo juntar combos selvagens combinados com multiplicadores e pular para atalhos era um entretenimento viciante, especialmente em conjunto com a perseguição de desbloqueios para cada um dos personagens do jogo para aumentar as estatísticas e tornar mais dinâmico Reproduzir. Não havia muitas novas faixas incluídas no jogo, mas as corridas de retorno receberam uma grande reformulação para que pelo menos parecessem novas, mesmo que os nomes fossem os mesmos. SSX 1.5 pode ter sido, mas também foi inegavelmente divertido e maravilhosamente reproduzível.

94. Killer 7

melhores jogos ps2

Os jogadores estavam definitivamente divididos no jogo de aventura imprevisível, estilizado e às vezes totalmente psicótico da Capcom, Killer 7. É uma jornada bizarra em um mundo surreal onde nada é exatamente o que parece e palavrões, sexo e derramamento de sangue são comuns. Teve uma visão ousada com uma história de terrorismo, o tráfico ilegal de crianças, a venda de órgãos humanos extraídos e esquizofrenia que nos manteve adivinhando até o fim. Durante as cenas, os personagens atiram à queima-roupa em vítimas inocentes diretamente em seus rostos chocados, espalhando sangue em todas as direções. Cabeças são explodidas e decapitadas. Partes do corpo voam em todas as direções. Quase todo personagem tem algo profano de arregalar os olhos para dizer – às vezes com implicações raciais. E há cinemáticas que apresentam sequências de sexo completas. O visual cel-shaded – uma novidade na época – combinou com sucesso imagens de desenhos animados com temas muito adultos. Killer 7 era tão brutalmente fora do comum que praticamente exigia sua atenção.

93. Fight Night 2004

melhores jogos ps2

Fight Night é uma franquia sinônimo de boxe de videogame hoje em dia, mas foi a versão de 2004 que deu início a tudo. Jogos anteriores mapeavam socos para os botões frontais dos controladores, mas Fight Night revolucionou o gênero mapeando todos os controles para as alavancas analógicas. Os jogadores podiam usar os botões para modificar a forma como usavam o manche, mas por meio de movimentos simples e intuitivos, os jogadores davam socos precisos e se moviam como borboletas.

Fight Night também nos surpreendeu com sua apresentação. Os modelos de personagens pareciam muito bons para a época, e a maneira realista como os lutadores mostravam os danos dos socos realmente ajudava na imersão do jogador. Pode não ser o melhor jogo de esportes já feito, mas Fight Night se destaca por ser um dos mais ambiciosos da desenvolvedora EA.

92. Kingdom Hearts RE: Chain of Memories

melhor ordem kingdom hearts

Em 2007, o Japão ganhou uma edição especial super legal de Kingdom Hearts que apresentava uma versão refeita da entrada do GBA, Chain of Memories. Passaria mais um ano antes que a América tivesse esse jogo como um título independente. Embora seja basicamente uma versão refeita, RE: Chain of Memories leva todo o charme e história de Kingdom Hearts e usa um sistema de batalha de cartas único e legal para criar um tipo de jogo muito diferente. Em uma época em que RPGs de batalha de cartas estavam por toda parte, Chain of Memories se destaca como um que era realmente rápido e muito divertido. A adição de dublagem, cenas e algumas novas mecânicas de jogo tornam o jogo melhor do que sua versão GBA, e vale a pena jogar mesmo se você tiver o original. Os fãs de Kingdom Hearts devem jogar o jogo de bridge, não apenas por partes da história um tanto complicada, mas também porque é indiscutivelmente mais divertido do que Kingdom Hearts 2.

91. Colin McRae Rally 3

melhores jogos ps2

A biblioteca de lançamento do PS2 foi um pouco difícil , mas para os fãs de corridas, o Natal de 2000 trouxe um presente fantástico na forma de Colin McRae Rally 2, o que é bom – os fãs de rally teriam que esperar quase dois anos e meio pelo seguimento. Sorte para eles que era tão bom. Enquanto o apego pesado de Colin McRae Rally 3 ao Ford Focus foi um movimento um tanto intrigante da parte da Codemaster, ainda assim melhorou o jogo consideravelmente com relação ao manuseio do carro e física e manteve a sutileza de controle pela qual a série era conhecida. Eles também faziam tudo a 60 quadros por segundo, o que não era nada fácil, e apresentavam deformação do carro anos antes de ser considerado obrigatório incluí-lo. A Codemaster também conseguiu trazer a versão PS2 do jogo notavelmente perto do título Xbox original, o que diz algo, já que ambas as versões parecem fantásticas.

90. Dead to Rights

melhores jogos ps2

Você é um policial com um cachorro que arranca gargantas sob comando – e quando a última geração do console tinha acabado de decolar, isso era algo mais importante do que pode parecer agora. Dead to Rights ultrapassou os limites dos tipos de conteúdo que as pessoas esperavam ver em jogos de console, desde o combate de cães mencionado até sequências de clubes de strip que envolviam eventos de tempo rápido que o forçavam a sacudir seu ganhador de dinheiro para manter a atenção fora do personagem principal. Ele também trouxe algumas influências pesadas de John Woo que não tinham sido feitas em muitos outros jogos antes, e ofereceu uma abordagem japonesa peculiar sobre o tipo de jogabilidade que os desenvolvedores estavam apenas começando após o Max Payne original. Além disso, a versão PS2 adicionou teclas de atalho para armas e drasticamente ajustou a dificuldade para resultar em um jogo muito mais acessível do que o título original do Xbox.

89. Viewtiful Joe 2

melhores jogos ps2

Viewtiful Joe 2 continuou o desafio incrível, mas satisfatório do primeiro jogo. Foi divertido. Foi rápido. Foi lindo. E sim, foi muito difícil. Os fãs do original encontraram exatamente o que procuravam na sequência. É muito parecido com os lutadores clássicos das eras de 8 e 16 bits, mas o que tornou Viewtiful Joe 2 tão notável foi a convergência de elementos retro com um novo estilo de arte ousado. Parecia descolado e controlado como um sonho, permitindo aos jogadores executar ataques combinados habilidosos com facilidade. Depois de dominar os controles, tudo acabou. Nada poderia ficar no seu caminho. Tirar o ranho vivo de tudo à vista foi tão visceral quanto da primeira vez. Em Viewtiful Joe 2, Joe tinha alguma companhia: sua namorada do primeiro jogo, Sylvia, é uma fodão jogável. Todas as sequências devem ser divertidas.

88. Monster Rancher 4

melhores jogos ps2

Monster Rancher 4 fez algumas mudanças enormes em relação a seus antecessores. Um novo estilo de arte, a adição de uma história e modos de batalha e treinamento muito aprimorados levaram a franquia ao nível de diversão que esperávamos. A monotonia do treinamento foi diminuída com a adição de equipamentos especializados e a capacidade de definir seu cronograma de treinamento com semanas de antecedência. Mas a maior melhoria foi a adição de uma história abrangente e uma série de masmorras onde você pode levar seus monstros para explorar, batalhar e encontrar itens e habilidades especiais. Mas mesmo com todas as mudanças, o jogo conseguiu manter suas raízes o suficiente para manter os fãs felizes. O vício de experimentar todos os CDs e DVDs de sua coleção para gerar diferentes tipos de monstros ainda estava lá e era tão divertido quanto antes.

87. Project Eden

melhores jogos ps2

É frequentemente referido como um jogo de tiro, mas Project Eden é na verdade mais um jogo de quebra-cabeça. Claro, os jogadores tiveram que disparar seu quinhão de armas durante o curso da história do jogo, mas o ponto crucial do jogo era usar as habilidades únicas de cada uma das quatro personagens jogáveis ​​para resolver uma série de quebra-cabeças ambientais. Na verdade, os jogadores tinham que alternar entre os personagens (assumindo o controle direto a qualquer momento ou permitindo que outro jogador o fizesse), usando combinações de cada um para prosseguir.

Não era o jogo mais bonito para o PS2 de forma alguma, mas se destaca pelo simples fato de que seus designers correram grandes riscos. Pense nisso: quando foi a última vez que você jogou algo que o surpreendeu por pegar tantas ideias familiares de videogame e misturá-las em algo refrescante? Infelizmente, poucas coisas vêm à mente, mas o Projeto Éden é definitivamente uma delas.

86. Battle Engine Aquila

melhores jogos ps2

Qualquer jogo que descreve como “” Waterworld com mechs e sem Kevin Costner “” definitivamente faz parte desta lista. O jogo gira em torno de você, o piloto do único mech do mundo, e sua parte em uma guerra pelos pedaços restantes de terra em um mundo inundado.

A história não foi a verdadeira razão pela qual Battle Engine Aquila foi memorável, entretanto, e os fãs fanáticos do jogo provavelmente contarão a você, antes de mais nada, como os campos de batalha do jogo eram incríveis. Você pode estar pilotando o único mecanismo do jogo, mas cada nível o leva a um campo de batalha virtual, onde você pode ver inimigos e aliados lutando. Deu ao jogador uma sensação de escala que poucos outros jogos no PS2 ofereciam, fazendo o jogador sentir que era apenas uma pequena parte de uma batalha maior, ao invés do herói do dia.

85. Manhunt

melhores jogos ps2

Embora a Rockstar seja uma das desenvolvedoras de jogos mais respeitadas hoje, ela estava ganhando força nos primeiros dias do PlayStation 2. Ela tinha a franquia Grand Theft Auto, mas as pessoas queriam mais. No final de 2003, o sucesso do Manhunt, e estava claro que a Rockstar estava atingindo seu ritmo. Afinal, assim como Grand Theft Auto III, o Manhunt tentou revolucionar a indústria com um jogo como ninguém nunca tinha visto antes.

84. Gungrave

melhores jogos ps2

Existem alguns jogos por aí que provam que menos é mais. Normalmente, um jogo que dura apenas algumas poucas horas é considerado um fracasso, mas se essas horas forem repletas de visuais deslumbrantes, ação exagerada e pura e estúpida diversão, então isso pode mais do que compensar o rápido tempo de jogo. Gungrave é um desses jogos. O jogo de tiro em terceira pessoa quase parecia um beat-em-up às vezes. Foi divertido, embora também tenha sido muito fácil e muito curto. No final das contas, foi seu estilo anime e visuais incríveis que o levaram. Os personagens foram desenhados pelo criador do Trigun, Yasuhiro Nightow, um dos melhores do ramo. Era estilo acima de substância, mas o estilo era mais do que suficiente para compensar todo o resto. Além disso, o cara tinha essas enormes pistolas gêmeas que ele chamava de Cerberus. Totalmente durão.

83. Transformers

Os videogames com licença detêm uma má reputação. Infelizmente, geralmente é merecido. Mas os Transformers felizmente resistiram à tendência em 2004, colocando uma jogabilidade sólida em primeiro lugar com apenas um toque do sabor dos Transformers. Na verdade, o licenciamento dos Transformers é tão não crucial para o jogo que poderia ser totalmente ausente sem arruinar a experiência.

A jogabilidade central é um jogo de tiro em terceira pessoa bastante básico com controles analógicos duplos no estilo de primeira pessoa. O tiroteio começa de forma simples, talvez repetitiva, mas aumenta o valor do entretenimento à medida que os jogadores coletam e equipam todos os tipos de power-ups de mini-con. Há uma miríade de mini-cons escondidos ao longo do jogo e, conforme eles são coletados, o jogador pode misturar e combinar combos de mini-con para equipar um dos três principais personagens jogáveis. O malabarismo entre tiro múltiplo, escudo e habilidades de deslizamento torna-se uma habilidade crucial conforme a dificuldade do jogo aumenta, e o que antes era um blaster sem cérebro emergiu como um (quase) atirador inteligente.

As batalhas contra chefes do jogo brilham e são alguns dos poucos momentos em que Transformers se sente fiel à sua licença. Lutar contra o Tidal Wave, da altura de um arranha-céu, é um tratamento especial no meio do jogo e desafiado apenas pela batalha final contra o Unicron do tamanho de um planeta. Transformers foi um verdadeiro sucesso adormecido.

82. Burnout 2: Point of Impact

Burnout 2: Point of Impact

Burnout 2 representa um ponto de transição interessante na série Burnout. Onde o primeiro jogo era sobre corridas com alguns acidentes legais lançados e Burnout 3 era tudo sobre acidentes legais com alguma direção lançada, Burnout 2 fica firmemente no meio, e pode ser mais satisfatório como um jogo de corrida do que seus irmãos. Burnout 2 pegou tudo que as pessoas provavelmente gostariam, mas realmente não sabiam no primeiro jogo e deu corpo, levando a um dos títulos de corrida mais envolventes e jogáveis ​​que o PS2 veria na primeira metade de sua vida. Além disso, as falhas foram INCRÍVEIS. Temos que valorizar as pequenas coisas, e é ainda mais fácil fazer isso quando as grandes funcionam muito bem. Burnout 2 não deixou muitas bibliotecas PS2 até, é claro, Burnout 3 ser lançado. Foi também outro exemplo do domínio técnico da Criterion do hardware PS2.

81. SSX3

Enquanto os jogos SSX anteriores oem uma corrida única, o terceiro jogo abriu a montanha inteira. Embora alguns tenham debatido se Tricky era realmente uma sequência do primeiro SSX, não havia como negar que o terceiro jogo era um grande avanço. Ser capaz de descer uma montanha inteira, escolhendo seus galhos ao longo do caminho, abriu um grau de liberdade bem-vindo. As corridas, truques e áreas escondidas para as quais você compra um jogo SSX ainda estavam intactos, mas SSX 3 se expandiu a um nível onde seria possível, teoricamente, puxar um truque descendo a encosta. Na época do lançamento, era um dos melhores, mais completos e mais divertidos jogos de snowboard já feitos, e isso é algo que se mantém até hoje. Embora a franquia SSX tenha continuado após o lançamento de 3, ela, junto com o resto do gênero, nunca mais foi capaz de alcançar as mesmas alturas.

80. Spider-Man 2

melhores jogos ps2

Por que o Spider-Man 2 está na lista? Fácil: foi o primeiro jogo do Spider-Man a oferecer Nova York do jeito que você queria. Você poderia seguir o enredo do filme, então ir resolver crimes aleatórios e depois passar uma tarde apenas balançando por horas a fio. Claro, a história do Homem-Aranha 2 não era incrível (era uma ligação com o filme), mas a liberdade de ser o Homem-Aranha em Nova York foi algo que deixou uma impressão em muitos dos editores. Você ficaria feliz circulando pelo Empire State Building e procurando por tokens secretos quando um blip aparecesse em seu radar – um evento aleatório de Nova York. Era um motorista maltrapilho? Uma criança que perdeu seu balão? A única maneira de saber era passar por cima, webhead. Ou, se quiser, pode ignorar e tentar entregar pizzas. Você era o Homem-Aranha. Com grande poder vem tudo o que você quiser.

79. Final Fantasy XII

melhores jogos ps2

A Square-Enix assumiu um grande risco com Final Fantasy XII. Ele reinventou completamente o sistema de combate, mudando do tradicional combate por turnos para um estilo de jogo mais voltado para a ação, que permitia aos jogadores fazer o roteiro dos movimentos dos membros de sua equipe. A inteligência artificial inimiga inteligente só aumentou a experiência, tornando as batalhas ainda mais desafiadoras. A série Final Fantasy sempre teve ótimas histórias e XII não foi exceção. O jogo teve uma narrativa arrebatadora, cheia de reviravoltas que nos mantiveram sentados até o final. E tudo isso em cima de alguns dos gráficos mais lindos que já apareceram no sistema. No final, o risco valeu a pena, pois a Square-Enix conseguiu revigorar sua amada franquia sem arruinar o que a tornava tão especial.

78. MVP Baseball 2005

melhores jogos ps2

MVP pode ter sido o maior renascimento de todos os tempos para uma franquia de videogame. O beisebol Triple Play da EA era um lixo, facilmente entre os piores jogos esportivos disponíveis na época de seu desaparecimento em 2002. Mas com MVP Baseball 2003, a EA reinventou a série, que rapidamente se tornou conhecida como uma das melhores franquias de esportes ao redor.

O último jogo MVP, MVP 2005, foi o ápice dos jogos de beisebol de console. Tinha tudo – um modo de franquia em profundidade, um modo de propriedade, IA inteligente, uma interface de rebatidas intuitiva e um sistema de arremesso verdadeiramente incrível. Tantas horas foram investidas no escritório jogando MVP 2005. E embora a Sony tenha feito um trabalho admirável com MLB The Show no PS3, nada ainda foi capaz de corresponder ao nível de excelência encontrado no MVP Baseball 2005.

77. Mark of Kri

melhores jogos ps2

Lembra desse jogo? É uma pena que The Mark of Kri seja uma das joias esquecidas no catálogo PS2. Mas isso faz sentido, porque meio que nos pegou de surpresa também. No início, Kri parece que vai estar em algum lugar nas linhas de Jak e Daxter e Tak, mas depois abre alguns crânios graças à violência mais gráfica que o PS2 já viu. O estúdio da Sony em San Diego criou um jogo de aventura divertido e incrível que canalizou nosso amor por beat-‘em-ups. Os controles eram mais profundos do que um jogo como este normalmente é, e no geral era simplesmente divertido. E não podemos ignorar o estilo único e o personagem principal polinésio, que tornaram o jogo único. Ele teve uma sequência alguns anos depois, mas até então jogos ainda mais violentos como God of War tinham ganhado os holofotes. A Marca de Kri nunca teve o reconhecimento que merecia.

76. Ar Tonelico 2: Melody of MetaFalica

melhores jogos ps2

O PS2 viu incontáveis ​​RPGs japoneses, mas Ar Tonelico 2 estava facilmente entre os melhores. À primeira vista, este jogo pode parecer nada mais do que um sonho molhado de adolescente, mas a profundidade da história e a jogabilidade o colocam acima de todas as insinuações e seios saltitantes. Foi necessário um jogo de RPG tradicional e ajustado aqui e ali, dando-nos um dos jogos mais satisfatórios e envolventes do sistema. As batalhas por turnos ganharam um nível de sofisticação com fases separadas de ataque e defesa, e encontros aleatórios deram a você algum aviso prévio, tornando-os fáceis de evitar ou explodir. A adição de uma difícil escolha moral no meio do caminho levou este jogo para o próximo nível, tornando-o um jogo obrigatório para os fãs de RPG.

75. Ratchet & Clank: Going Commando

melhores jogos ps2

Como a dupla Jak e Daxter, Ratchet & Clank ajudou a definir o PS2 – quatro títulos da série foram lançados para a plataforma. Going Commando foi o segundo da série, e encontrou nosso peludo Lombax e seu amigo robô procurando trabalho depois de se tornarem heróis de boa fé no final da primeira aventura. A história, embora fofa e divertida, nunca foi a verdadeira força da série, e Going Commando não foi exceção. É tudo sobre as armas malucas (que existem muitas) e jogabilidade de plataforma puramente divertida. Com belos ambientes cheios de cores ricas e criaturas criativas, Going Commando foi construído no primeiro jogo, oferecendo muitas missões secundárias e desafios de arena como uma forma de coletar mais parafusos. Poucas séries de jogos foram capazes de nos manter engajados e divertidos tão bem quanto Ratchet & Clank.

74. Maximo: Ghosts to Glory

melhores jogos ps2

O sucessor espiritual do clássico Ghosts ‘n Goblins da Capcom, Maximo foi um clássico moderno que essencialmente trouxe a fórmula familiar de matar demônios e correr de cueca para a terceira dimensão. Ele evocava nostalgia, mas incluía novos recursos empolgantes que o permitiam ficar ao lado dos outros jogos de ação de sua época. Muito trabalho foi colocado no design do personagem e nos efeitos ambientais, e isso mostra – o jogo nos deslumbrou. Máximo foi uma obra-prima que nos deixou extasiados do início ao fim. Definitivamente apresentou um desafio: PSVerso classificou-o em sexto lugar em nosso Top 10 Hardest PlayStation 2 Games. Assim como os jogos retrô que o inspiraram, grandes desafios trazem grandes recompensas. Maximo acabou fazendo parte da linha de Greatest Hits do PS2, então a dificuldade não incomodou muitas pessoas, aparentemente. Na verdade, toda essa conversa do Maximo nos fez pensar: não é hora de revisitar a série no PlayStation 3?

73. Kingdom Hearts II

melhor ordem kingdom hearts

O segundo título de Kingdom Hearts apropriado, que continuou a história do spin-off de Kingdom Hearts: Chain of Memories, foi um título um tanto controverso. Enquanto muitos não gostaram do prólogo lento e incomum do jogo com o novo personagem Roxas, outros apreciaram a estranha melancolia envolvida nos eventos em Twilight Town. Independentemente disso, Kingdom Hearts II foi um importante “” próximo passo “” para os desenvolvedores da Square Enix, já que o jogo continuou a história de Sora, mas também introduziu um novo grupo de vilões.

Embora o sistema de batalha tivesse vários novos recursos, a adição mais emocionante a Kingdom Hearts II foi a intriga em torno da Organização XIII. Kingdom Hearts II também ostentava muita ação e até mesmo um novo sistema Drive que permitia que Sora se fundisse com outros membros do grupo. Críticas à parte, Kingdom Hearts II foi uma adição emocionante à coleção de RPG do PS2.

72. Tom Clancy’s Splinter Cell Chaos Theory

melhores jogos ps2

Enquanto o primeiro Splinter Cell tinha alguns ótimos conceitos para um título stealth single-player não denominado “” Metal Gear Solid “” e Pandora Tomorrow introduziu o popular modo multijogador Spies vs. Mercenaries, Splinter Cell Chaos Theory levou muito mais longe. Entre uma campanha cooperativa completa, gráficos fantasticamente reformulados e a adição de novas opções de jogo (incluindo uma grande adição de combate na faca), Chaos Theory lançou um desafio para outros títulos de ação furtiva que muitos argumentam nunca foi superado. Embora a versão PS2 tenha feito alguns compromissos para que a Ubisoft Montreal pudesse trazê-lo para a plataforma, ainda reteve a maior parte do que tornava o jogo excelente.

71. X-Men Legends II: Rise of Apocalypse

melhores jogos ps2

Às vezes, uma sequência é realmente muito melhor do que o original. Foi o que aconteceu com X-Men Legends. X-Men Legends II: Rise of Apocalypse pegou tudo o que tornou o jogo original grande e adicionou a ele. Quatro jogadores, co-op online? Verificar. Nivelamento baseado em equipe? Verificar. Um bando de super-heróis e vilões para jogar? Verificar. Na verdade, essa era a comédia de RPG de ação que os idiotas como nós esperávamos. Você escolheu uma equipe de quatro, partiu em sua missão e esmagou tudo que podia para colocar suas mãos naquelas doces, doces orbes. X-Men Legends II pavimentou o caminho para os jogos Marvel: Ultimate Alliance mais conhecidos nas plataformas HD de hoje. A premissa era simples (mate tudo como os personagens que você ama), a história era interessante e a jogabilidade era divertida. Isso é tudo que você precisa para um grande jogo.

70. Tourist Trophy: The Real Riding Simulator

melhores jogos ps2

De vez em quando, os senhores da Sony permitem que a desenvolvedora Polyphony faça algo diferente do Gran Turismo. E é sempre bom. Na criação do Tourist Trophy, o produtor Kazunori Yamauchi entregou seu amor por motocicletas com a mesma atenção amorosa aos detalhes de sua equipe nos jogos do Gran Turismo. Os fãs casuais de motocicletas têm muito do que se preocupar com o esporte moderno, mas, no verdadeiro estilo da Polifonia, é a atenção às bicicletas clássicas que mostra a pureza da motivação da equipe.

Sem o orçamento de um jogo Gran Turismo, o Tourist Trophy não se aproxima da coleção de veículos pelos quais a Polyphony é conhecida, mas a equipe ainda encontrou espaço para clássicos de culto como Honda VFR400, Kawasaki GPZ900 e outros favoritos japoneses. Normalmente, a linha de veículos é centrada no Japão.

A grande maioria dos percursos de corrida são repetições do Gran Turismo 4 e, como o Tourist Trophy funciona com o mesmo motor, tudo parece quase idêntico. A física de pilotagem é estelar, naturalmente, e fornece uma nova maneira de desfrutar de pistas familiares, uma vez que as linhas de corrida de motocicleta são muito diferentes daquelas dos veículos de quatro rodas. O Tourist Trophy não é tão realizado quanto os outros pilotos da Polyphony, e é uma pena que adoraríamos ver corrigido.

69. Star Wars: Battlefront

melhores jogos ps2

No fundo, todo fã de Star Wars sonha em ser capaz de abrir caminho através de algumas das batalhas épicas da franquia, e Star Wars Battlefront foi o jogo que finalmente trouxe essas fantasias para a vida virtual. Sim, havia uma campanha para um jogador, o que todos se importavam aqui era o multijogador, onde você e até 15 amigos podiam lutar nas planícies nevadas de Hoth, derrotar uns aos outros na cantina Mos Eisley e mergulhar em torno de Cloud City. E sim, você poderia lutar pela Aliança, mas se sua aliança sempre esteve secretamente com Vader, você também poderia lutar como parte da guarda imperial. Tão legal quanto as configurações icônicas foi poder ficar atrás dos controles de alguns dos veículos característicos do universo de Star Wars. X-wing? Verificar. Starfighter? Verificar. E se houver algo mais incrível do que comandar um AT-AT altíssimo enquanto ele se move pesadamente em direção aos seus inimigos, não queremos saber disso.

68. Sakura Wars: So Long, My Love

melhores jogos ps2

Se você quiser falar sobre o último e excelente suspiro do PlayStation 2, você tem que falar sobre Sakura Wars: So Long, My Love. Lançado em março de 2010, o jogo conquistou os corações dos jogadores quando o PS2 se aproximou de uma década neste planeta. O que é? Bem, Sakura Wars: Até logo, My Love é um simulador de namoro … um simulador de namoro cheio de robôs. Robôs gigantes que lutam em um mundo de RPG de estratégia. Aqui, você pegará o controlador e será o único homem em um time de mulheres. Você precisará fazer amizade e namorar essas mulheres para melhorar seus relacionamentos e seus atributos no campo de batalha. Uma vez que tudo esteja em ordem, você começa a trabalhar em equipe e a dominar os bandidos nas ruas dos Estados Unidos. Robôs gigantes, mulheres bonitas e um jogo tão profundo que você poderia jogá-lo indefinidamente. Nada mal para o PS2, se você nos perguntar.

67. Psychonauts

melhores jogos ps2

Antes da Lenda Brutal (mas depois do Grim Fandango) Tim Schafer nos concedeu a grandeza que são os Psiconautas. Basicamente um jogo de plataforma, foi uma aventura de roaming livre que removeu quase todas as restrições que estávamos acostumados na época. Os colecionadores (como nós) tinham mais itens para encontrar do que até mesmo os clássicos jogos de plataforma do Nintendo 64 como Donkey Kong 64. O verdadeiro gênio dos psiconautas era mostrado quando o herói Raz entrava na mente de alguém. De longe, o melhor nível é quando Raz entra na mente do peixe pulmonado mutante. Acontece que o peixe pulmonado tem mais medo de Raz do que de qualquer outra coisa. Por causa disso, Raz é na verdade um gigante na mente do peixe pulmonado e o nível continua com Raz rasgando Lungfishopolis como o Godzilla-like Goggalor. Mas, como qualquer espelunca de Tim Schafer, é o humor dos psiconautas que realmente vale a pena. É incrivelmente engraçado.

Psychonauts foi um dos jogos mais refrescantes e originais para o PlayStation 2.

66. Baldur’s Gate: Dark Alliance

melhores jogos ps2

Dark Alliance ainda é um dos melhores RPGs de ação já feitos. Ao contrário dos jogos do PC Baldur’s Gate – onde os jogadores costumavam pausar e dar ordens ao seu esquadrão – Dark Alliance era só ação. Os jogadores assumiram o controle de um único personagem, hackeando e abrindo caminho por horas e horas de masmorras em um esforço para obter o próximo grande saque.

A história não era tão importante para a versão PS2 quanto era para os jogos de PC, mas simplesmente não importava. O combate relativamente estúpido era cativante quando combinado com as opções de personalização de personagem bastante profundas do jogo. Adicione a isso o fluxo constante de saques e a habilidade de jogar cooperativo local, e você terá um dos jogos PS2 mais memoráveis ​​de todos os tempos. Mesmo agora, quando estamos profundamente em uma geração inteiramente nova de consoles, nenhum jogo conseguiu capturar o mesmo fascínio que a combinação perfeita de combate, saque e atributos de RPG de Dark Alliance.

65. WWE SmackDown! Here Comes the Pain

melhores jogos ps2

Quando a franquia de luta livre SmackDown começou no PlayStation original, ela estava logo atrás dos títulos da Nintendo 64 THQ – WWF WrestleMania 2000 e WWF No Mercy – e um conjunto limitado de recursos impediu que fosse um evento principal. Mas, ano após ano, a marca SmackDown foi ficando cada vez melhor. Então, em 2003, o WWE SmackDown! Aí vem a dor chegou e envergonhou quase todos os outros grappler que já existiram antes dele. Este título mudou o sistema de grapple, explodiu o modo de carreira, colocou um monte de lendas da WWE e basicamente deu aos fãs de wrestling exatamente o que eles queriam. Houve primeiras partidas de sangue, partidas de sutiã e calcinha e ambientes interativos de bastidores. Foi o suficiente para fazer o fã mais cansado da ECW ver a luz e pegar este título. Desde então, os jogos de luta livre foram comparados a Here Comes the Pain, e poucos o fizeram.

64. Aggressive Inline

melhores jogos ps2

Tony Hawk era o nome sinônimo de patinação e videogames, mas isso foi abalado quando Aggressive Inline foi lançado em 2002. É verdade que não se tratava de skate, mas este jogo de patinação inline ressoou entre os jogadores graças aos seus grandes ambientes, ótima música contemporânea e fantástico repertório de movimentos. O jogo era um dos melhores jogos para a época, rodando a 60 quadros por segundo muito antes disso ser algo que os jogadores estavam perseguindo.

Um dos maiores recursos que todos amavam no Aggressive Inline era sua abordagem exclusiva do sistema de nivelamento. Muito parecido com uma pessoa que está realmente aprendendo a andar de skate, executar vários tipos de truques faz você ficar melhor em fazê-los. Portanto, embora você possa se esforçar para passar por vários truques no início, a prática acabaria fazendo com que você pudesse patinar com toda a sutileza que esperaria de um profissional.

Inline agressivo pode não ter sido original no que oferecia, mas provou que a fórmula de Tony Hawk poderia se estender muito além do skate. E embora seja uma pena que isso nunca se tornou uma franquia, este ainda é um jogo que qualquer proprietário de PS2 deveria escolher.

63. Primal

melhores jogos ps2

Female Leads no PS2 eram muito difíceis de encontrar, e mesmo quando apareciam, eram ou ridiculamente proporcionados ou o epítome do estereótipo de uma mulher fraca. Essa é apenas uma das razões pelas quais Primal era tão refrescante. Jen, embora tivesse o poder especial de assumir a forma de demônios, era uma garota comum. Ela era atraente, mas com seios de tamanho normal, e ela era inteligente e engraçada. Ela também era aquela que estava em uma missão para salvar o namorado, e não o contrário. Acompanhada por uma pequena gárgula sábia (que também era jogável), Jen viajou por vários reinos demoníacos em sua aventura. Primal era um jogo cinematográfico deslumbrante com uma história profunda que realmente se concentrava no desenvolvimento do personagem. Embora a jogabilidade tivesse alguns problemas, ainda era uma experiência maravilhosamente satisfatória com uma das melhores histórias que tínhamos visto em um jogo até aquele ponto.

62. Mercenaries

melhores jogos ps2

Mercenaries tinha um enredo muito intrigante sobre uma Coreia do Norte fictícia tentando dominar o mundo, mas sua verdadeira atração era a construção de caixa de areia combinada com potencial de destruição absoluto. Basicamente, se você o visse, poderia destruí-lo; então, para qualquer um que nutrisse um pouco de raiva reprimida, essa era uma maneira de queimar parte da frustração sem fazer nada ilegal.

O enredo de Mercenaries é estruturado em torno de você (jogando como um dos três mercenários, cada um com suas próprias habilidades especializadas), um soldado de aluguel, trabalhando em uma lista de contratos dos 52 mais procurados na Coreia do Norte. Você pode aceitar contratos de várias facções, incluindo a chinesa, a máfia russa, a Coréia do Sul e as Nações Aliadas fictícias, mas você precisará equilibrar cuidadosamente com quem está tentando obter favores. A intriga diplomática raramente foi tão divertida.

61. The Warriors

the warriors jogos ps2 remasterizacao

Embora um filme de gangue cult dos anos 1970 possa não parecer a fonte mais óbvia de material para um videogame, a Rockstar transformou The Warriors em ouro digital com este jogo de ação que fez todo mundo querer sair e jogar. A história principal começa antes dos eventos do filme, traçando a ascensão dos Guerreiros enquanto eles lutam para dominar gangues rivais como os Destroyers e as Fúrias de Beisebol; ao longo da busca para ser o rei da colina, os jogadores tiveram que jogar como cada um dos nove membros da gangue, incluindo Cochise e Ajax.

Além de um sistema de combate surpreendentemente profundo, The Warriors carrega muitos dos elementos de marca registrada da Rockstar, como um mundo aberto e um senso de lugar cuidadosamente elaborado, com uma trilha sonora de época e ótima direção de arte. E como sempre, um elenco de dublagem estelar (que incluía muitos dos atores do filme original) ajudou a mergulhar os jogadores em um mundo estranho e bonito.

60. Sly 3: Honor Between Thieves

melhores jogos ps2

A terceira aventura da gangue Cooper provou ser tão irresistível quanto as duas primeiras – é como se Ocean’s 11 tivesse se encontrado com um lindo filme de animação da velha escola e eles tivessem um bebê totalmente incrível. O capítulo final da trilogia Sly Cooper abre com uma gangue Cooper desintegrada, e Sly e o Bentley ferido devem recrutar seus antigos companheiros e então se unir para parar o malvado Dr. M, que mantém o cofre da família Cooper e seu conteúdo como reféns.

Como nos dois primeiros jogos, os jogadores puderam escolher as missões para progredir na história, embora Sly 3 permita que você jogue com uma variedade maior de personagens, incluindo a Inspetor Carmelita Fox. Também marcou a primeira vez que a série ofereceu multiplayer local em tela dividida, e até antecipou a tendência 3D ao juntar um par de óculos azuis e vermelhos da velha escola com o jogo e oferecer algumas missões em três dimensões.

59. Fatal Frame II: Crimson Butterfly

melhores jogos ps2

O gênero survival horror teve alguns jogos excelentes no PS2, e um dos melhores foi Fatal Frame II. A partir do momento em que as irmãs gêmeas do jogo seguiram uma borboleta estranha para a floresta, isso ofereceu tantos sustos que ficamos sentados na beirada de nossos assentos. Ao melhorar a jogabilidade de tirar fotos do primeiro jogo, Fatal Frame II foi capaz de mergulhar mais o jogador em seu mundo e história de pesadelo. Quebra-cabeças bem desenhados e desafiadores pareciam realmente pertencer ao cenário e à história. Técnicas de iluminação inovadoras também fizeram o jogo se destacar graficamente. Os desenvolvedores fizeram uso da sombra com maestria para aumentar o suspense, e uma trilha sonora apropriadamente assustadora completou o filme. Fatal Frame II acabou sendo uma sequência quase perfeita, corrigindo problemas que afetavam o jogo anterior e aumentando os sustos para um nível que poucos jogos foram capazes de alcançar.

58. Star Ocean: Till the End of Time

melhores jogos ps2

O PlayStation 2 estava repleto de ótimos jogos de RPG. Mas poucos eram melhores do que Star Ocean: Till the End of Time. O terceiro da série, Till the End of Time foi um RPG progressivo que fez algumas coisas que eram raras em 2004, mas agora consideramos certas.

Entre os destaques estava o sistema de combate, que não era apenas em tempo real, mas apresentava níveis de complexidade que ultrapassavam até mesmo alguns títulos de ação não RPG. E muito antes do códice muito alardeado de Mass Effect, Star Ocean catalogou e definiu cada criatura e lugar que você encontrou ao longo do caminho. A galáxia de Star Ocean era algo para se ver.

Misturando ficção científica com magia, Star Ocean é uma experiência incomum, cativante e totalmente incrível. Ser eleito um dos melhores RPGs no PS2 não é pouca coisa. A competição é acirrada, mas Star Ocean merece seu lugar em nossa lista.

57. Tomb Raider Anniversary

melhores jogos ps2

Lara Croft teve uma história de acertos e erros no PS2. Depois de sua péssima estréia na plataforma em Angel of Darkness, ela felizmente mudou de desenvolvedor e fez um retorno admirável em Legend. Crystal Dynamics seguiu Legend com Anniversary, um remake completo do Tomb Raider original, completo com ursos e dinossauros. Além de ser obviamente mais bonito do que o original, Anniversary fez uma série de outras melhorias, trazendo muitas mecânicas de jogo de Legend. Foram-se os frustrantes controles de tanque que tornavam a morte uma ocorrência normal, tendo sido substituídos por controles normais de terceira pessoa e pequenos extras como o gancho de luta e habilidades de shimmy. Mas a jogabilidade subjacente de exploração e resolução de quebra-cabeças que define Tomb Raider ainda estava intacta, com quebra-cabeças de vários cômodos cheios de obstáculos e armadilhas que faziam você se sentir realmente inteligente assim que os descobrisse. Resumindo, foi como jogar o Tomb Raider original, só que melhor porque realmente funcionou.

56. Need for Speed: Hot Pursuit 2

melhores jogos ps2

A série Need For Speed ​​é mais antiga que o PlayStation original (com o primeiro título da série sendo lançado em 3D0 em 1994). Mas foi a primeira aparição da série no PlayStation 2 que realmente a consolidou como uma das melhores séries de corrida a ver a luz do dia em qualquer console. Quando Need For Speed: Hot Pursuit 2 foi lançado para o PlayStation 2 no final do verão de 2002, surpreendeu os jogadores com sua atenção aos detalhes e jogabilidade de arcade absolutamente estelar.

A ideia de Hot Pursuit 2 era geralmente idêntica ao Hot Pursuit original, em que os jogadores competiam contra o computador ou uns contra os outros enquanto tentavam se esquivar de policiais carregados que não parariam por nada para impedir seu avanço. Os jogadores podiam assumir o controle dos carros da polícia para inverter o roteiro também nos outros pilotos. Mas o que talvez seja uma das características mais memoráveis ​​de Hot Pursuit 2 é sua trilha sonora incrível, que foi um dos primeiros jogos da EA a receber o chamado tratamento EA Trax.

55. Jak and Daxter: The Precursor Legacy

melhores jogos ps2

Além de ter um dos títulos mais autoconfiantes da história dos jogos, Jak and Daxter nos apresentou a um mundo brilhante e colorido cheio de personagens engraçados. Todos esperavam que Jak e Daxter fossem ótimos; Afinal, o jogo foi desenvolvido pela Naughty Dog, de Crash Bandicoot (e mais recentemente Uncharted), e apesar de poucos detalhes serem divulgados antes do lançamento, os jogadores estavam salivando de ansiedade. Felizmente, o jogo proporcionou uma grande experiência: em vez de tentar reinventar completamente a jogabilidade de um jogo de plataforma de ação, Jak e Daxter simplesmente construíram uma base sólida, fazendo com que mecânicas como a coleção de itens fizessem sentido com a história. O jogo também foi um dos primeiros no gênero a ter um mundo verdadeiramente interconectado, e não um hub com níveis que reiniciam. Além de tudo isso, os belos gráficos e personagens divertidos tornaram este um dos jogos mais divertidos da época.

54. Silent Hill 2

melhores jogos ps2

Survival horror estava em alta no início de 2000, e Silent Hill 2 estava entre um dos títulos que impulsionaram o movimento. Em vez de ser uma sequência do jogo original para PlayStation, Silent Hill 2 escolheu você como James Sunderland e o deixou na vila nebulosa conhecida como Silent Hill com um propósito – encontrar sua esposa … que está morta, mas de alguma forma escreveu uma carta para você . Os jogadores navegariam com James pela cidade sem nunca saber o que estava prestes a estourar sobre eles. Embora houvesse combate no jogo, Silent Hill 2 era mais sobre desvendar esse mistério e apenas sobreviver ao inferno em que você se meteu ao superar os quebra-cabeças. Enfermeiras malucas, Pyramid Head e mais momentos assustadores do que você poderia imaginar definiram este título.

53. Rogue Galaxy

melhores jogos ps2

O desenvolvedor de jogos de RPG amados como Dark Cloud e Dragon Quest VIII deu ao PS2 uma grande despedida com esta extravagância com tema de pirata. Embora a trama não abra novos caminhos – o herói órfão intrépido e seu bando de piratas tramados para impedir uma corporação do mal de dominar o mundo – a mistura de diversão e gravidade atinge um bom equilíbrio.

Os jogadores precisam exercitar algum pensamento estratégico ao lutar contra os inimigos, mas o sistema de combate de ação em tempo real tem um grande equilíbrio e as lutas resultantes são tão divertidas que torna difícil largar o controle e ir embora. Adicione um sistema de criação de armas e itens saudáveis, muitos minijogos e criaturas colecionáveis ​​que você pode atualizar, criar e lutar, e há muitos extras no topo da história principal para manter os fãs de RPG ocupados por dezenas de dezenas de horas. O fato de que veio no final do ciclo de vida do PS2 também significa que é um dos jogos mais bonitos do sistema. Rogue Galaxy ajudou os jogos de RPG para PS2 a se destacarem.

52. NBA Street Vol. 2

melhores jogos ps2

Muitos jogadores têm boas lembranças de NBA Jam e Double Dribble. Poucos desenvolvedores tentaram recapturar isso, muito menos conseguiram. Mas então a EA se lançou em 2001 com NBA Streets, um jogo divertido e exagerado de aros de rua. NBA Street Vol. 2 veio dois anos depois, melhorando cada área única e entregando o auge da perfeição do basquete arcade (desculpe, Jam!).

NBA Street Vol. 2 tinham estilo. Foi bem produzido, divertido um pouco ousado e tinha os elementos de fantasia para agradar a qualquer fã de basquete. O foco principal era o modo Be a Legend, onde você leva seu personagem criado pelo circuito de rua, lutando contra trios de times reais da NBA, enquanto realiza movimentos como “” Off the Heezay “” ou Darryl Dawkins “” Chocolate Thunder “” enterrar.

A melhor coisa sobre NBA Street Vol. 2, porém, e algo raramente replicado, é sua capacidade de criar apelidos personalizados. Com base no estilo de jogo, Street 2 dá ao personagem criado um apelido na metade de sua jornada na escada da NBA. O vistoso manipulador de bola de Hilary Goldstein do IGN EIC foi apelidado de Shakes e o dunker voador do ex-Editor de Esportes do IGN Jon Robinson era conhecido como Runway. Quão legal é isso?

51. Twisted Metal: Black

melhores jogos ps2

Twisted Metal sempre foi sombrio, ligeiramente sinistro, mas esmagadoramente idiota. Mas Black aumentou a escuridão, abandonou a leveza e se concentrou diretamente nos perturbados. Personagens outrora distorcidos assumiam personalidades mais psicóticas e histórias de fundo fantasiosas se transformaram em cenários grotescamente realistas.

Depois de um hiato de dois jogos em sua própria franquia, o pessoal por trás do Twisted Metal original assumiu o controle da direção da série com Twisted Metal: Black e trouxe de volta às suas raízes, abandonando alguns elementos não amados de Twisted Metals 3 e 4 (como carros que podem virar de cabeça para baixo). O jogo de combate de carros apresentou alguns ambientes extremamente expansivos com elementos destrutíveis que tornam as partidas multijogador uma explosão. O aspecto multiplayer do jogo recebeu mais tarde um tiro no braço quando o desenvolvedor Incognito adicionou o jogo online ao jogo, primeiro como um disco gratuito e depois integrou totalmente o online no lançamento do jogo Greatest Hits.

50. Gitaroo-Man

melhores jogos ps2

Este jogo tem um demônio em uma fralda em cima de um trem de brinquedo – como você poderia não querer jogar? A melhor maneira de descrever Gitaroo-Man é provavelmente loucamente esquisita, mas também foi maravilhosamente criativa e bastante inovadora. Seguindo a história de um super-herói adolescente que luta contra vilões com seu machado (uma guitarra, não um machado de verdade), o jogo nos deu um tipo diferente de jogo de ritmo, fazendo uso do analógico além dos botões. Em vez de apenas tocar nos botões de acordo com a batida, você tinha que apontar o botão analógico na direção certa para seguir uma linha sempre mutante. A premissa maluca e os personagens malucos eram bem únicos para a época, assim como o desafio da mecânica de jogo. Enquanto os outros jogos de ritmo entravam e ficavam entediantes depois de um tempo, o Gitaroo-Man nos mantinha balançando.

49. Gran Turismo 3 A-Spec

melhores jogos ps2

No final da vida do PlayStation, a desenvolvedora Polyphony tinha tido tanto sucesso com Gran Turismo que o jogo se tornou parte do que define a marca de console da Sony. Ao anunciar o PlayStation 2, a Sony não suportou não ter o Gran Turismo fazendo parte dele. Uma das primeiras demonstrações em vídeo de um Gran Turismo 2000 com o título provisório estava entre os primeiros destaques do sistema.

Típico da Polyphony, o desenvolvedor deixou os jogadores esperando. Não foi até meados de 2001 que o jogo totalmente realizado, Gran Turismo 3: A-Spec, foi lançado no PlayStation 2. Também típico: o jogo foi entregue.

Gran Turismo 3 não tem a mesma vasta biblioteca automotiva do jogo anterior, em grande parte devido ao tempo que levou para trazer o Gran Turismo para o novo hardware – mas o produto final era nada menos do que impressionante. O jogo foi uma demonstração marcante da capacidade de hardware do PlayStation 2 pelo tempo que a Polyphony levou para se superar com outro jogo.

48. Disgaea: Hour of Darkness

melhores jogos ps2

Para as pessoas que gostam de jogos de estratégia por turnos e anime maluco, Disgaea é o Santo Graal. É o jogo de estratégia mais profundo e pesado que você pode jogar em consoles, oferecendo literalmente centenas de horas de jogo se você quiser. Você tem sua campanha de história repleta de desafios táticos interessantes e personagens peculiares que são verdadeiramente cativantes. Mas há o Item World, que é totalmente separado da história e nem exige que você coloque os pés lá dentro. É aqui que os verdadeiramente insanos podem se perder, elevando o nível do grupo que eles cultivaram cuidadosamente a alturas ridículas e caçando itens lendários poderosos que tornarão as missões da história uma moleza. Não estamos brincando: temos Disgaea para salvar arquivos com tempos de jogo na casa das centenas de horas. Esse tipo de coisa não é para todos, mas Disgaea é o melhor jogo de estratégia baseado em turnos que já jogamos em um console.

47. Suikoden III

melhores jogos ps2

O PS2 não está faltando no departamento de RPG. Mas, quando solicitadas a citar os melhores RPGs, a maioria das pessoas vai pesquisar o catálogo da Square Enix. O freqüentemente esquecido Suikoden III não é apenas um RPG fantástico, mas é um dos melhores jogos que a Konami já publicou. O enredo é contado através de três pontos de vista diferentes, dependendo de quem o jogador escolhe – um recurso que aumentou seriamente o valor de repetição do jogo. Foi envolvente e surpreendente para um RPG da época. O sistema de batalha melhorou nos jogos Suikoden do passado, tornando o jogo mais acessível e diferenciando-o de suas contrapartes. Inferno, até mesmo os minijogos e missões paralelas eram divertidos e viciantes. Se você perdeu esta joia na primeira vez que ela foi lançada, vale a pena tentar rastreá-la para adicioná-la à sua coleção.

46. ​​ESPN NFL 2K5

melhores jogos ps2

Apesar de ser amplamente considerada a melhor da série Madden NFL, a franquia 2K da SEGA sempre esteve muito atrás em vendas. Em um último esforço para tirar um pedaço da multidão de futebol da EA, a SEGA lançou seu jogo de futebol final por $ 20 (contra o preço de $ 50 de Madden). Funcionou. NFL 2K5 fez uma diferença significativa. O sucesso foi bem merecido.

NFL 2K5 é talvez o melhor jogo de futebol americano até hoje. Junto com ótimos visuais e IA realista, NFL 2K5 ofereceu aos jogadores um modo de franquia em profundidade. Você pode escolher como os jogadores se preparam e treinam para cada jogo (uma ideia que Madden emprestou mais tarde). O jogo também apresentava uma quantidade ridícula de integração com a ESPN a ponto de você poder pensar que a ESPN fez o jogo. As personalidades da ESPN Chris Berman, Suzy Kolber, Trey Wingo e Mel Kiper ganham um tempo significativo na tela.

Então, realmente, quão bom foi o NFL 2K5? Bom o suficiente para forçar a EA a gastar várias centenas de milhões de dólares pelos direitos exclusivos da licença da NFL, interrompendo esforços adicionais para suplantar Madden como rei do campo de jogos de videogame.

45. Onimusha 2: Samurai’s Destiny

melhores games ps2

Quando o Onimusha original foi lançado no início de 2001 no PlayStation 2, havia poucos jogos que eram tão bons no novo e jovem sistema da Sony. Era tão bom, na verdade, que levou apenas um ano e meio para sua tão esperada sequência chegar ao PlayStation 2. Onimusha 2: Samurai’s Destiny continuou a tradição do primeiro título ao combinar uma poderosa jogabilidade de ação com um estética do horror de sobrevivência. Quando você combina o talento gráfico nítido do título com sua incrível capacidade de criar um clima e ambiente sombrios, você acaba com um dos grandes títulos do PlayStation 2.

Embora não haja dúvidas de que Onimusha mais tarde foi arrastado pela lama no elo mais fraco da série, Onimusha 3, é aqui no segundo jogo que a série atinge seu auge. Não só há uma missão principal longa, difícil e atraente para resolver, mas também há missões secundárias para manter os jogadores entretidos. Se há um único jogo que prova que a Capcom pode girar com a série de survival horror de Resident Evil para outra coisa, você não precisa procurar além de Onimusha 2.

44. Odin Sphere

melhores games ps2

Este RPG de ação 2D do desenvolvedor Vanillaware apareceu muito, muito tarde na vida do PlayStation 2. O jogo apresentava algumas das artes mais fascinantes que já vimos em um jogo antes e a história eloquente e interconectada era tão cativante quanto. Odin Sphere foi realmente um dos últimos grandes sucessos do PS2, e os esforços incríveis de seus desenvolvedores foram dignos de nota.

Odin Sphere contou a história de cinco heróis diferentes que estavam de alguma forma conectados às cinco nações em guerra na terra de Erion. O jogo não tinha apenas uma narrativa envolvente, mas também combinava vários estilos de jogabilidade em uma experiência. Isso incluía ação tradicional de rolagem lateral, construção de níveis de RPG e alquimia complexa e criação de itens. Odin Sphere certamente não era para todos, mas aqueles que puderam aprender a amar sua mistura eclética de estilos encontraram uma experiência ricamente recompensadora e que merece reconhecimento em nossa lista dos 100 melhores.

43. Bully

Rumor Bully 2 está em desenvolvimento e se passará na faculdade

Carros não são roubados, ninguém leva um tiro, a máfia não está envolvida e, no final do dia, você está apenas querendo ficar com a garota mais fofa da classe – que tal mudar um fórmula comprovada da Rockstar?

Bully tem muitos elementos que os fãs da série Grand Theft Auto estão procurando, incluindo um mundo aberto para explorar, a liberdade de ser mau e muito humor. Mas Bully o coloca na pele de um menino militante enviado a uma escola preparatória para ser reformado. Não se trata de capturar os tolos ou chegar ao topo de um império do crime. Em vez disso, você quer sobreviver a mais um dia de aula e talvez jogar uma chave no sistema como um adolescente rebelde.

Essa mudança revigorante é um grande motivo pelo qual amamos tanto o Bully. Apesar de ser classificado para adolescentes (e não ser considerado maduro), Bully ainda consegue abordar uma série de questões sociais delicadas. Se você quiser, o anti-herói Jimmy Hopkins pode arranjar um namorado. Escandaloso.

42. Devil May Cry

melhores games ps2

A obra-prima de ação da mente de Hideki Kamiya, Devil May Cry foi uma bênção para os proprietários de PS2 em busca de ação. Devil May Cry deu ao mundo dos jogos o famoso herói arrogante Dante, e desafiou os jogadores com um nível de dificuldade impressionante e muita coreografia elaborada, não tipicamente vista em jogos de ação na época.

Devil May Cry é centrado nas façanhas de Dante e da enigmática Trish, que persuadiu o herói a enfrentar o imperador demônio Mundus (a entidade responsável pela morte da mãe de Dante). Esta história selvagem foi o pano de fundo para a ação, no entanto, que se tornou a característica distintiva de Devil May Cry e também – indiscutivelmente – influenciou uma série de jogos de ação japoneses que se seguiram. Apesar de preferirmos a terceira entrada da série Devil May Cry, o título original ainda era um jogo de ação especial que merece ser lembrado.

41. Ratchet & Clank

melhores games ps2

O Ratchet & Clank original foi o início de algo muito especial. O desenvolvedor Insomniac combinou uma série de elementos de jogabilidade divertidos, incluindo plataformas e tiros, para criar uma mistura viciante de entretenimento que foi complementada por ótimo humor. Embora o primeiro Ratchet & Clank não fosse tão polido quanto seus predecessores, ainda assim foi uma excelente introdução à franquia e um importante trampolim para o desenvolvedor, que continuou a trabalhar na série por anos depois.

Ratchet & Clank não apenas apresentou aos jogadores os heróis titulares do jogo, mas também estreou o icônico Capitão Qwark, junto com o antagonista Drek que ameaçou a galáxia em sua busca raivosa para salvar sua raça da destruição.

Em Ratchet & Clank, os jogadores tinham acesso a uma série de diferentes armas e dispositivos, que se tornaram um grampo da série. Mesmo que os esforços futuros da Insomniac fossem jogos melhores no geral, o Ratchet & Clank original ainda tem um lugar especial em nossos corações.

40. Jak 3

melhores games ps2

Vamos apenas seguir em frente e esquecer que Jak X e The Lost Frontier aconteceram. Jak 3 é o ápice da série de jogos de plataforma de ação para PS2 da Naughty Dog. Durante o ressurgimento das plataformas no início dos anos 2000, a Naughty Dog lançou três jogos Jak. Ao contrário de seus colegas da Insomniac e Sucker Punch, os desenvolvedores desenvolveram significativamente o jogo com cada nova entrada, fazendo com que cada título pareça distinto. A história ficou muito mais louca com viagens no tempo, perdas trágicas e algumas revelações bizarras (alerta de spoiler: aqueles caras do Precursor são na verdade ottsels!), Mas conseguiu manter seu charme e humor pelos quais a Naughty Dog é conhecida. Com enormes ambientes extensos, armas malucas, plataforma sólida e personagens incríveis trazidos à vida por dubladores de primeira linha, Jak 3 é um daqueles jogos para os quais os fãs estão implorando para que a Naughty Dog volte.

39. Dragon Quest VIII

Embora Dragon Quest VIII não fosse realmente um jogo revolucionário, era um amálgama de tudo o que tornava os RPGs japoneses excelentes. É uma aventura insanamente longa, com mais de cem horas de conteúdo para percorrer e muitas missões secundárias e atividades para participar quando não estiver envolvido na missão principal. Enquanto franquias como Final Fantasy mudaram para um território diferente e até Dragon Quest foi alterado com IX no DS, VIII representa as melhores partes de tudo que os fãs do estilo clássico deste gênero amavam e se destaca como um dos maiores JRPGs até agora.

O estilo tradicional da série, humor e som voltaram para VIII, mas um ambiente totalmente 3D deu aos jogadores a liberdade de explorar à vontade, envolvendo-se com monstros para subir de nível e desbloquear novas habilidades em seu próprio ritmo. Dragon Quest VIII é um dos últimos RPGs para um jogador e um dos melhores jogos do PlayStation 2.

38. TimeSplitters 2

melhores games ps2

Developer Free Radical Design foi construído por ex-membros da equipe GoldenEye 64 – caras que sabem de alguma coisa ou dois sobre jogos de tiro em primeira pessoa para vários jogadores em consoles. Seu primeiro jogo Free Radical, TimeSplitters, foi um jogo de lançamento de destaque no PlayStation 2, mas a sequência é aquela que nos fez jogar deathmatches em tela dividida por meses e meses com nossos amigos. Foi possivelmente o melhor FPS de tela dividida já feito na época. TimeSplitters 2 parecia uma versão atualizada do GoldenEye para o PS2, o que era definitivamente uma coisa boa. Seus modos multijogador tinham um componente chave que muitas vezes sentimos que falta nos atiradores atuais: os bots. Embora só pudéssemos jogar com quatro pessoas na tela dividida, poderíamos ajudar a preencher os mapas com macacos armados e robôs assassinos. TimeSplitters 2 não se levou muito a sério, e essa irreverência criou um jogo de tiro único do qual não nos cansávamos. Também é impossível trazer um amigo para jogar a campanha cooperativamente – uma característica incomum na época.

37. Viewtiful Joe

melhores games ps2

Nós realmente não sabíamos o que esperar quando a Capcom anunciou que estava trabalhando em um jogo chamado Viewtiful Joe. O título deve ter sido um erro de tradução, pensamos, e as capturas de tela iniciais lançadas faziam com que parecesse algum tipo de simulação acrobática de dança de super-herói. Mal sabíamos que seria um dos melhores beat ‘em ups já criados. Viewtiful Joe pegou a jogabilidade clássica de favoritos como Bad Dudes e Double Dragon, mudou a ação para “” Ridiculously Over the Top “” e empacotou tudo com gráficos habilidosos em cel-shaded. Em uma época em que os videogames estavam se tornando menos desafiadores para ter um apelo mais amplo e de massa, Viewtiful Joe deu um tapa na cara da indústria e se atreveu a tornar os jogos difíceis novamente, ao mesmo tempo em que devolvia a cor rosa ao seu trono de cool dos anos 80. Tudo, desde os fundos diversos e ricos em detalhes até os designs de personagens totalmente exclusivos, definitivamente fazem jus ao nome Viewtiful.

36. Amplitude

melhores games ps2

Amplitude, uma sequência do Harmonix original Frequency, era essencialmente uma versão atualizada de seu predecessor. O jogo mais uma vez apresentou uma fantástica lista de faixas e jogabilidade viciante, com vários modos para manter os jogadores ligados por incontáveis ​​horas. Uma grande diferença entre os dois títulos, entretanto, está na maneira como as faixas musicais foram arranjadas. Enquanto Frequency estruturava os caminhos jogáveis ​​em um cilindro (o que permitia aos jogadores se moverem pelo nível sem problemas), os caminhos em Amplitude eram como uma estrada plana, o que aumentava o desafio de passar de um instrumento para o próximo.

Para aqueles que amam música, o Amplitude tinha de tudo. Uma campanha completa com ótimas músicas, um modo multiplayer robusto, opções de remix para os tipos criativos e até roupas desbloqueáveis ​​para os avatares do jogo (chamados “” FreQs “”). A Amplitude foi mais uma prova de que a Harmonix conhece e ama música, e é uma das melhores desenvolvedoras no ramo quando se trata de jogos de ritmo. Ainda jogamos Amplitude até hoje, então, se você ainda não experimentou, encontre uma cópia – vale a pena.

35. GrimGrimoire

melhores games ps2

Em junho de 2007, o PS2 já estava caindo na obscuridade. O PlayStation 3 foi lançado e ganhando impulso semanalmente, e lançamentos de qualidade para o PS2 eram poucos e distantes entre si. É por isso que GrimGrimoire nos pegou de surpresa. GrimGrimoire escalou você como um novo aluno em uma academia de magia e encarregou-o de deter a escuridão que tentava derrubar alunos em cada esquina. Pode soar como uma violação do truque de Harry Potter, mas na verdade era um jogo de estratégia em tempo real incrível. Como Lillet Blan, você continuou revivendo os mesmos cinco dias e tentando resolver o mistério da Academia de Magia enquanto usava feitiços de Necromancia, Glamour e Feitiçaria. O inimigo enviaria fantasmas ou gatos pretos, e você chicotearia alguns elfos e dragões. Uma maravilhosa obra de arte em 2D e lindamente colorida, GrimGrimoire fez com que você coletasse mana e construísse cristais por horas a fio – e isso significa horas.

Algumas batalhas neste RTS bonitinho chegaram aos 70 minutos e além. Poderíamos ter usado uma função de salvamento no meio da missão, mas isso não nos impediu de amar esta joia do NIS.

34. Beyond Good & Evil

melhores games ps2

Existem muitos jogos que as pessoas olham para trás e perguntam “” Por que aquela obra-prima não vendeu? “” Para muitas pessoas, Beyond Good & Evil é um desses jogos. Um título em terceira pessoa, Beyond Good & Evil escalou você como uma fotojornalista chamada Jade. Quando Jade descobre uma trama alienígena, ela e suas amigas estão cuidando do caso e você está participando de um passeio furtivo e de aparência elegante. Foi ambientado no futuro, tinha uma senhora inteligente como protagonista e havia até mesmo gente-porco, mas Beyond Good & Evil nunca decolou – matando o que os desenvolvedores esperavam que se tornasse uma trilogia. Ainda assim, a configuração e ação únicas do jogo conquistaram corações o suficiente para que se tornasse um clássico cult e até tem uma versão HD para download chegando à PlayStation Network e Xbox Live em 2011. Câmera pronta, atiradores de elite.

33. Ridge Racer V

melhores jogos playstation 2

Enquanto os jogos que vieram no final do ciclo de vida do PS2 eram muito superiores visualmente, Ridge Racer V definiu a barra de gráficos no lançamento do sistema no Japão. Os jogadores nunca tinham visto ambientes tão realistas antes, e as faíscas que saíram de baixo das rodas dos carros deixaram muitos hesitantes para evitar queimaduras.

E embora não houvesse muitas opções de corrida no lançamento do PS2 – OK, tudo bem, Ridge Racer V era a única opção – este jogo foi uma entrada notável na história da série de corrida arcade. E, graças ao novo hardware, detalhes como sons de veículos atingiram um nível totalmente novo de realismo. E é difícil competir com a sensação que você tem quando desliza em uma curva na tentativa de ultrapassar o último oponente. Você pode até ver a influência da série Ridge Racer nos desenvolvedores que o seguiram, incluindo a Criterion, os mentores que criaram Burnout.

32. Black

melhores jogos playstation 2

Às vezes é a coisa mais satisfatória do mundo jogar um jogo que sabe exatamente o que é e pretende ser o máximo possível. A Nintendo consegue isso com a maioria de seus jogos, e se eles já decidiram fazer um jogo de tiro completamente ridículo, estúpido e super violento, Black muito bem pode ter sido isso. Seu foco singular em preencher a tela com balas e corpos parece especialmente apropriado do estúdio que anteriormente trouxe o mundo Burnout 3 – quão conceitualmente diferentes são os acidentes de carro e as explosões causadas por balas, na verdade? Com um ritmo que mantém o volume em 11 para todo o jogo, Black sabe que é um passeio de parque temático com explosões, e nunca se esquece disso. Ah, e também é um dos jogos de PS2 com melhor aparência de todos os tempos, nas classificações de God of War 2.

31. Dark Cloud 2

melhores jogos playstation 2

Não é nenhum segredo que existiam muitos jogos de RPG construídos para o PlayStation 2, e o Dark Cloud original não era menor por causa de sua inventividade, embora contido por algumas falhas. A jogabilidade era interessante, combinando exploração e combate em masmorras aleatórias ao lado de um sistema de planejamento e gestão da cidade, mas perdeu seu apelo devido à repetição e um sistema de itens implacável. Com a sequência, o desenvolvedor Level-5 construiu e melhorou quase todos os recursos e sistemas do original. As características de construção da cidade eram mais sofisticadas e o combate tornado mais indulgente e, em última análise, divertido. O visual também foi melhorado, tornando Dark Cloud 2 um dos jogos mais bonitos e estilosos do sistema quando foi lançado. Misturando conceitos criativos com jogo divertido, Dark Cloud 2 é o jogo dos sonhos de um explorador de masmorras.

30. Guitar Hero

melhores jogos playstation 2

Agora que a popularidade dos jogos musicais aumentou e diminuiu, é difícil lembrar uma época em que segurar uma pequena guitarra de plástico para tocar junto com a música era uma novidade. Quando o Guitar Hero original chegou ao PlayStation 2 em 2005, as massas não estavam imediatamente a bordo. Porque eles são sãos, na maior parte. Foram necessários loucos como seus amigos para evangelizar a série e convencer a todos de que, sim, você parece um idiota tocando uma minúscula guitarra de plástico – mas é muito divertido! Guitar Hero é o que torna os jogos musicais legais. Antes disso, a única opção que realmente tínhamos era pular para os vídeos bregas de J-pop e Britney Spears em Dance Dance Revolution. A trilha sonora de Guitar Hero era composta de canções reconhecíveis que realmente amávamos. Este jogo foi pura felicidade do rock and roll: sem missões mitológicas, sem armas, sem história … apenas você e a música (e uma guitarra de plástico boba).

29. Soulcalibur II

melhores jogos playstation 2

Os puristas de jogos de luta podem olhar por cima dele, mas Soulcalibur II era o jogo de luta para grande parte da população de jogadores que não queria passar horas praticando combos. E foi incrível – nada como jogar com um grupo de amigos juntos e passar o controle, tentando derrubar o cara que continuava dominando as lutas, todos torcendo quando ele finalmente foi derrotado.

De Raphael empunhando um florete a Kilik brandindo cajado a Ivy whiptastic a Voldo de pélvis assustador ao patético Necrid (alguém sempre defendeu o personagem Todd McFarlane, mesmo que ele fosse horrível), havia um estilo de luta para todos. Até mesmo os mashers de botões podiam dominar sua competição com Nightmare e sua espada enorme. E se você quisesse tornar as coisas realmente divertidas, tudo que você tinha a fazer era definir o tempo infinito, tornar todos invencíveis e escolher o estágio Labirinto do Luar, o que significa que a única maneira de vencer era com um ringout. Amigos que falam lixo nunca foi tão divertido.

28. Guilty Gear X2

melhores jogos playstation 2

A série Guilty Gear sempre foi um dos lutadores mais técnicos, mas nós sempre gostamos dela para os super-tops, sprites legais, o estilo de anime liso e a trilha sonora totalmente maldita. O terceiro jogo da série, Guilty Gear X2 tinha tudo isso em quantidades maiores do que nunca. Guilty Gear X2 detém o recorde de mais revisões de qualquer jogo de luta. Existem quatro versões adicionais, cada uma melhorando o sistema de combinação e tornando o jogo mais equilibrado. Entre outras coisas, essas revisões mantiveram o torneio Guilty Gear X2 pronto e se tornou o favorito entre muitos jogadores de nível de torneio. E embora não seja o mais acessível dos lutadores, ainda é um daqueles jogos divertidos de entrar e fazer alguns movimentos malucos.

27. Frequency

melhores jogos playstation 2

Frequency era um sonho que se tornou realidade para os fãs de música descolada. Como o primeiro projeto da Harmonix, Frequency marcou um ponto importante na história dos jogos musicais e foi um trampolim para sucessos posteriores da Harmonix, como Guitar Hero e Rock Band. A frequência permitiu que os jogadores controlassem faixas individuais em uma música com uma interface visualmente deslumbrante, e tudo aconteceu com estilo suficiente para deixar Daft Punk com inveja.

Frequency não era apenas um jogo divertido, mas também apresentava uma trilha sonora fantástica. Isso teria sido apetitoso por si só, mas o jogo também foi um dos primeiros jogos do PS2 a fazer uso do adaptador de rede do sistema que permitia o multiplayer online.

Era o jogo perfeito para pessoas que queriam criar música tanto quanto jogar um videogame, já que os jogadores construíam as músicas enquanto as jogavam. Para aqueles com bastante energia criativa, Frequency também trazia uma opção de remix para que os jogadores pudessem criar suas próprias versões das faixas incluídas e reproduzi-las no jogo.

Frenquency foi, sem dúvida, um marco nos jogos de música para console.

26. Shin Megami Tensei: Persona 3 FES

Persona 3 FES jogos ps2 remasterizacao

Perdeu Shin Megami Tensei: Persona 3 FES? Bem, é muito simples de explicar: você é um estudante que consegue ficar acordado durante as horas escuras que transformam pessoas normais em caixões e permitem que seres malignos andem em nosso mundo. Durante esse tempo, você pode colocar uma arma na cabeça, puxar o gatilho e lançar uma “” persona “” para lutar contra esses monstros. Quando você não está fazendo isso, você está indo para a escola, construindo relacionamentos, entrando em clubes e basicamente interpretando um sim do ensino médio. Oh, espere, dissemos que era simples? Queríamos dizer distorcida e totalmente incrível. Persona 3 FES é na verdade a versão do diretor para o título original do PS2 Shin Megami Tensei. Aqui, você tem a mesma história do Persona 3 – completa com suas travessuras de caça aos monstros e masmorras – junto com uma nova dificuldade, um novo modo, novos questionários e muito mais (incluindo a capacidade de manter seu salvamento original ) Os JRPGs às vezes têm dificuldade em se firmar na América do Norte, mas o clima de colégio do Persona 3 mudou isso para muitos jogadores.

25. Sly Cooper and the Thievius Raccoonus

melhores jogos playstation 2

Este passeio inicial com o guaxinim sorrateiro Sly Cooper e seus amigos, a tartaruga gênio da tecnologia Bentley e o musculoso hipopótamo Murray, apresentou aos jogadores uma charmosa aventura de plataforma noir light pelas ruas de Paris. Sly e seus amigos estão em uma missão para recuperar o tesouro da família Cooper, um livro chamado Thievius Raccoonus, e também para derrubar os Cinco Fiendish, liderados pelo ameaçador Clockwerk. Mas eles também devem escapar do alcance da aplicação da lei na forma de Carmelita Fox, que está determinada a derrubar a gangue Cooper.

O estilo de arte cel-shaded tem uma classe própria, a música é um complemento perfeito para a jogabilidade alegre e os diálogos e cenários humorísticos atraem adultos e crianças, tornando-o um ótimo título para jogadores de todas as idades . Thievius Raccoonus não apenas estabeleceu a estrutura para os próximos dois jogos Sly, mas também apresentou algumas das técnicas de assinatura de Sucker Punch, que ainda são evidentes no primeiro título do desenvolvedor para PlayStation 3, o muito mais sombrio e mais adulto Infamous.

24. Final Fantasy X

jogos square enix melhor nota decada

A série Final Fantasy conquistou um grande número de fãs ao longo dos anos e Final Fantasy X foi um jogo especial para esses fãs. Não apenas foi o primeiro jogo da franquia no PS2 (após a longa temporada da série no PSone), mas também fez a convocação – um elemento de jogabilidade comum em Final Fantasy – uma parte proeminente do combate e do enredo.

Final Fantasy X era um belo jogo quando foi lançado originalmente e também foi o primeiro da série a apresentar um elenco completo de dubladores. O jogo detalhou a busca de Tidus e Yuna, dois amantes em potencial em busca de uma maneira de parar a força misteriosa e mortal conhecida como Sin.

Um dos maiores pontos fortes de Final Fantasy X era seu sistema de batalha baseado em turnos, que permitia aos jogadores trocar livremente os personagens em seu grupo à vontade, levando a uma camada aprimorada de estratégia. Considerando isso, junto com a história de partir o coração, Final Fantasy X é lembrado com carinho pelos fãs da série … apesar da cena infame da varanda.

23. Tony Hawk’s Pro Skater 3

melhores jogos playstation 2

O primeiro jogo de Tony Hawk a chegar ao PS2, Tony Hawk’s Pro Skater 3 também foi um dos primeiros jogos online para o sistema. Na verdade, ele tinha funcionalidade online antes mesmo de a Sony lançar seu adaptador de rede. E embora os aspectos multijogador de Tony Hawk fossem impressionantes para a época, não é por isso que este apareceu no topo da nossa lista. Pro Skater 3 é o ápice da série, realmente o último grande jogo Tony Hawk. A introdução de reverts (que permitem que você continue uma seqüência de combinação ao acertar uma manobra no aramp) mudou completamente a forma como os jogadores abordaram os desafios.

O Pro Skater 3 também tem o conjunto de itens desbloqueáveis ​​mais legal de qualquer jogo de patinação. Claro, o Homem-Aranha foi um personagem legal de se ter no Pro Skater 2 (no PSone), mas veja quem você consegue em THPS3: Darth Maul, Wolverine, Demoness (ela é hooooot) e a surfista profissional Kelly Slater. Mas, além disso, você pode jogar várias versões refeitas de níveis do Tony Hawk’s Pro Skater original.

22. Katamari Damacy

melhores jogos playstation 2

Muitas vezes, vamos ao Tokyo Game Show e vemos um título tão estranho, tão bizarro que não podemos deixar de balançar a cabeça e nos perguntar por que não temos mais videogames malucos no Estados. Quando se tratava de Katamari Damacy, não precisávamos nos perguntar. Em 2004, essa bola de alegria peculiar e colorida pousou em nossas voltas graças à Namco, e nunca olhamos para trás. A história é simples e insana ao mesmo tempo. Você é o príncipe e seu pai – o Rei de Todo o Cosmos – destruiu alguns planetas e você precisa refazê-los usando lixo e borrachas e outros pedaços de lixo espalhados pelo nosso mundo. Você começa como um garotinho rolando uma bola, e tudo o que a bola toca fica preso. Continue rolando, a bola fica cada vez maior e logo você passará de uma ervilha a um planeta. Levante-o no ar e continue com sua missão, príncipe! O jogo definitivamente tinha alguns problemas de controle, mas sua bela música e gráficos nos mantêm no momento, e a peculiaridade deliciosa garantiu que sempre nos lembrássemos de Katamari Damacy.

21. God of War

história kratos god of war

Este é o jogo que deu início ao que se tornou uma das franquias mais vendidas e amadas da Sony. Embora tenha se transformado em um personagem menos simpático em episódios posteriores, no primeiro God of War, Kratos era simplesmente um soldado raivoso servindo como uma marionete dos deuses para que pudesse alcançar um nível de perdão pelos erros de seu passado. Na época de seu lançamento, nunca tínhamos visto nada parecido antes. Inimigos gigantes, ataques cinematográficos e alguns dos jogos mais sangrentos e satisfatórios para acertar a plataforma foram as marcas de God of War. A primeira batalha de chefe com a Hydra continua sendo uma das memórias mais preciosas de muitos jogadores. Com um nível inteiro definido nas costas de um titã, o jogo tinha um amplo senso de escopo e belos gráficos que ultrapassavam de longe qualquer outra coisa na plataforma. Todos os elementos de God of War simplesmente se transformaram em uma experiência que foi e ainda é incrível de se jogar.

20. Resident Evil 4

Resident Evil 4 Remake está sendo desenvolvido e será lançado em 2022

É preciso coragem para abordar uma série que seguiu seu caminho até a irrelevância com o objetivo de revitalizá-la completamente. Os desenvolvedores também costumam falhar quando tentam, e é por isso que foi tão surpreendente que a Capcom conseguiu mudar completamente quase todas as coisas significativas sobre a série Resident Evil e ainda fez o que é amplamente considerado um dos melhores jogos de todos os tempos com Resident Evil 4. Mudando o cara de atiradores de terceira pessoa para sempre (e provavelmente condenando todos nós a pelo menos mais cinco anos de sequências de quicktime cinematográficas excessivamente complicadas no processo), Resident Evil 4 era assustador, mas cheio de ação. E, a versão PS2 adicionou novos modos e uma verdadeira opção de varredura progressiva para HDTVs, um passo à frente da tela widescreen emaranhada do original Gamecube. E realmente, quem se importa se as cenas foram full motion video em vez de in-engine?

19. Rez

melhores jogos playstation 2

Um atirador ferroviário da mente de Tetsuya Mizuguchi, Rez é um dos jogos mais viajados para o PS2. Você joga como um hacker, infiltrando-se em uma enorme rede de computadores que está sendo desligada por uma IA desanimada. Conforme você sobe pelos níveis de wireframe, você atira em programas agressivos enviados para destruí-lo. Quanto melhor você se sai, mais rápido seu avatar evolui. Seja atingido e você tropeçará no bloco evolutivo.

Quando você resume a jogabilidade de Rez, ela é tão simplista que você pode descrevê-la quase da mesma forma que descreve Space Invaders. Mas há um ritmo em Rez e um estilo para ajudá-lo a se destacar. Você não está apenas explodindo os inimigos sem pensar, mas experimentando uma luta coreografada. Rez é um dos raros jogos de PS2 que permite que você relaxe enquanto joga e aproveite a jornada mais do que a vitória.

Para aqueles que queriam realmente experimentar Rez, uma versão de edição especial foi lançada no Japão. Ele veio com o “” Vibrador Trance “”, que zumbia com a batida do jogo. Coloque-o no bolso ou sente-se nele ou, uh, o que for, e sinta a vibração de Rez.

18. Devil May Cry 3

melhores jogos playstation 2

Devil May Cry 3 foi um dos nossos jogos de ação favoritos no PS2 e é amplamente considerado a melhor entrada da série. O jogo aconteceu antes dos eventos do original e seguiu a história do protagonista Dante quando ele percebeu seu potencial como um matador de demônios. Devil May Cry 3 girava em torno do conflito absolutamente impressionante entre Dante e seu irmão gêmeo Vergil e apresentava algumas das cenas mais exageradas e visualmente cativantes que os jogadores de PS2 já viram.

Mas, claro, a jogabilidade é o aspecto mais importante de qualquer jogo e é aí que Devil May Cry 3 se destacou. O combate em Devil May Cry 3 foi excepcional em todos os sentidos; ofereceu aos jogadores um imenso desafio, mas foi igualmente gratificante e agradável. Desbloquear todas as técnicas de combate de Dante foi um verdadeiro deleite, e o confronto final entre Dante e Vergil será lembrado por muitos anos.

17. Zone of the Enders: The 2nd Runner

melhores jogos playstation 2

É uma pena que mais pessoas tenham jogado a Zone of the Enders original e não sua sequência, The 2nd Runner. Embora o primeiro jogo introduza um sistema de combate solidamente divertido, não foi até The 2nd Runner que a equipe de Hideo Kojima reuniu tudo em um dos melhores títulos de ação no PlayStation 2, e talvez um dos melhores da era 3D.

No núcleo do jogo está um sistema de combate rápido, simples, mas profundo, que combina rajadas de laser à distância e lutas de espada corpo a corpo em um espaço 3D totalmente realizado. A troca contínua entre o combate de longo e curto alcance mantém as coisas interessantes, pois cada alcance apresenta diferentes vantagens estratégicas que o jogador deve explorar. Combinar habilidades de combate torna-se especialmente vital nas batalhas de chefes estelares do jogo. O ritmo de jogo frenético e os visuais incríveis criam cenas de luta com qualidade de anime e, de alguma forma, a câmera e os controles mantiveram o ritmo, tornando The 2nd Runner uma alegria absoluta de jogar.

16. Prince of Persia: The Sands of Time

melhores jogos playstation 2

história nos jogos não foi considerada muito importante por muito tempo – especialmente para jogos que não eram RPGs. Mas Prince of Persia: The Sands of Time fez da história a sua estada. Sim, havia muitas coisas boas sobre o POP – acrobacias engenhosas, um sistema de controle de tempo incrível, belos visuais, combate legal – mas a história é o que transformou isso de um grande jogo em um clássico.

Você joga como o jovem e arrogante Príncipe que comete um erro fatal ao roubar uma adaga mística e desencadear as Areias do Tempo. Ele causa a morte de sua família e de milhares de inocentes. Esse evento o inicia em uma jornada incrível, mas é o desenvolvimento da relação entre o Príncipe e seu aliado relutante, Farah, que faz a história se destacar. A escolha do Príncipe no final do jogo, de sacrificar o amor de Farah por ele para salvar seu reino, é poderosa e faz de The Sands of Times uma das melhores histórias contadas no PS2.

15. Ratchet & Clank: Up Your Arsenal

melhores jogos playstation 2

Insomniac, os desenvolvedores por trás de Ratchet & Clank: Up Your Arsenal, são famosos por incluir três elementos distintos na série: tiro, plataformas e humor familiar. Up Your Arsenal tinha tudo isso e muito mais, e é considerado uma das melhores inscrições de toda a franquia.

Em Up Your Arsenal, os jogadores mais uma vez assumiram o controle de Ratchet, Lombax, que vivia no gatilho, enquanto trabalhava para impedir as maquinações do malvado Dr. Nefarious com uma pequena ajuda de seu amigo robô, Clank. Os jogadores tiveram acesso a uma série de armas e dispositivos diferentes, tornando Up Your Arsenal uma explosão de jogar. O jogo também introduziu o modo multiplayer online na fórmula, que foi curiosamente descontinuada nos últimos títulos do PlayStation 3. Independentemente disso, Up Your Arsenal foi um dos mais divertidos jogos de plataforma de ação no PlayStation 2 e ainda hoje é muito conhecido.

14. Grand Theft Auto: San Andreas

códigos gta san andreas

Há muitos jogos Grand Theft Auto nesta lista, mas Grand Theft Auto: San Andreas serviu como o final da série no PlayStation 2, e não poderia ter saído em alta . San Andreas escalou você como Carl Johnson, um ex-membro de uma gangue que retorna a San Andreas quando sua mãe morre. CJ pega em armas na chegada, se reúne com sua gangue e parte para governar a cidade por meio de várias atividades criminosas. Pode soar como um típico enredo de Grand Theft Auto, mas a profundidade neste título era insana. Você poderia namorar várias mulheres e tentar ir até o fim com elas, comer demais ou se exercitar para modificar a aparência e as estatísticas de CJ, voar em aviões, saltar de pára-quedas, andar de bicicleta e muito mais. Além de tudo isso, você poderia levar membros de gangues em missões com você para que, pela primeira vez em um jogo GTA, você não precisasse ser o anti-herói solo o tempo todo.

13. Virtua Fighter 4: Evolution

melhores jogos playstation 2

Quando se trata de jogos de luta, grandes nomes como Tekken, Street Fighter e Soul Calibur podem vir à mente. Mas, por melhores que essas franquias possam ser, é difícil corresponder ao tipo de sofisticação de combate encontrada em Virtua Fighter 4. Este não é um jogo de luta para todos – é uma experiência hardcore onde apertar botões não leva a lugar nenhum. Exige prática persistente e dedicação para se destacar, aprendendo os conjuntos de movimentos e combos do enorme elenco de lutadores, cada um com estilos muito diferentes. Poucos jogos podem oferecer o tipo de variedade e satisfação, mecânica de combate habilmente projetada que está embutida neste jogo. Ele também apresentou um modo de luta solo surpreendentemente detalhado, onde você pode desbloquear acessórios para personalizar a aparência do seu lutador, tornando alguns competidores de aparência pateta.

12. Guitar Hero II

melhores jogos playstation 2

Ok, então o primeiro Guitar Hero foi obviamente um grande negócio, mas Guitar Hero II é o jogo que realmente impulsionou o gênero musical para a proeminência. Isso se deve a duas grandes adições.

O modo de prática permitiu aos jogadores aperfeiçoar algumas das músicas mais difíceis, quebrando diferentes partes da faixa. Pode não parecer muito, mas se seu objetivo era dominar todas as músicas na dificuldade de especialista, o modo de prática era essencial.

O multijogador foi a maior peça adicionada ao quebra-cabeça. Agora, uma pessoa pode tocar guitarra solo e a outra baixo (ou guitarra base). Os jogos musicais são feitos para serem desfrutados por um grupo, e Guitar Hero II provou isso. Jogar sozinho não é o mesmo que jogar com amigos. Guitar Hero II pavimentou o caminho para o Rock Band e futuras versões de banda completa do Guitar Hero.

11. Burnout 3: Takedown

melhores jogos playstation 2

Enquanto a série Burnout sempre foi sobre diversão em corridas de arcade, Burnout 3 levou as coisas a um nível totalmente novo com a introdução do modo crash e road rage. Pode haver maneiras melhores de queimar a frustração do dia do que correr em uma estrada em velocidades alucinantes enquanto tenta forçar seus oponentes para fora da estrada e em colisões espetaculares, mas duvidamos que sejam legais.

O modo acidente, em que você jogaria seu carro no meio do trânsito para causar o máximo de dano monetário possível, provou ser viciante como o inferno, e somos os primeiros a admitir que ficaríamos acordados até tarde da noite ampliando a mesma interseção repetidamente, tentando obter o bônus multiplicador x4 e aquele crashbreaker extra. O som era ainda mais genial, com vidro estilhaçado e o som de uma caixa registradora registrando milhões de dólares em caos.

Mas o melhor era a raiva na estrada, onde o objetivo era ser o mais idiota possível na estrada, acumulando seus power-ups para o momento certo quando você aceleraria a velocidades alucinantes apenas para acertar o cara ao lado de você (e se você tivesse sorte, você poderia até acertar dois em um golpe). Você não precisava ser um fã de corridas para amar Burnout, e nossa coisa favorita sobre o jogo era a maneira como ele conseguia converter até mesmo jogadores novatos.

10. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

melhores jogos playstation 2

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty é o melhor jogo da franquia ou o pior absoluto. Há pouco meio-termo entre os fãs da série, embora poucos discutam a importância do lançamento do jogo no início da vida do PlayStation 2. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty definiu o PlayStation 2 quando o sistema estava começando a se firmar .

Como seu antecessor, Sons of Liberty exemplifica um design de jogo japonês coeso e firme. A franquia Metal Gear Solid é frequentemente elogiada por suas cenas elaboradas e direção com qualidade de Hollywood, mas tire tudo isso e Metal Gear ainda é muito voltado para a jogabilidade. Indiscutivelmente, Sons of Liberty faz essa jogabilidade melhor. Os designs dos níveis e a IA do inimigo combinam perfeitamente em uma versão moderna do Pac-Man.

Naturalmente, o jogo é conduzido por um elenco de personagens memoráveis ​​e um enredo repleto de intrigas. Embora seja nesses elementos que os fãs tenham problemas com o jogo. Metal Gear Solid 2 coloca os jogadores no controle de um Raiden, um personagem decididamente mais fraco do que o esperado Solid Snake. A conversa incessante e lamuriosa de codecs românticos entre Raiden e Rose desanimou muitos jogadores ansiosos para assistir Solid Snake frustrar tramas terroristas internacionais. E a história de Sons of Liberty dá uma guinada abrupta para o maluco perto do final do jogo. Certamente não é do gosto de todos, mas a jogabilidade sob a apresentação polarizadora é inegavelmente doce.

9. Gran Turismo 4

melhores jogos playstation 2

Quase quatro anos após o lançamento de Gran Turismo 3, a Polyphony finalmente lançou a obra-prima PS2 do desenvolvedor. Em 2005, simulações de corrida semelhantes em hardware mais poderoso, como Forza no Xbox e GTR no PC, ameaçavam o padrão de visual do gênero. Mas Gran Turismo 4 os surpreendeu no modesto hardware do PlayStation 2. A Polyphony não só reformulou os visuais e melhorou a arte, mas também adicionou a capacidade real 1080i HD ao jogo, mantendo uma taxa de exibição impressionante (e necessária) de 60 quadros por segundo.

Claro, Gran Turismo é mais do que gráficos. A física de condução do Gran Turismo 4 viu novas melhorias. O modo de simulação de carreira se expandiu e o número de carros no jogo aumentou para mais de 700. Claro, talvez 699 desses carros sejam variações do Nissan Skyline *, mas há virtualmente algo para todos os fãs de carros, incluindo carros de rali e similares não licenciados à F1 .

Gran Turismo 4 introduziu B-spec à franquia. Além de dar sentido ao subtítulo do jogo anterior (A-spec), o modo B-spec dá aos jogadores uma visão mais gerencial das corridas, tornando possível jogar no modo de simulação do jogo sem nunca ter que realmente correr. Pode soar um pouco contraproducente ao ponto do jogo, mas as especificações B combinam bem com o resto dos recursos do Gran Turismo para fazer um dos jogos de corrida mais atraentes de todos os tempos.

8. Grand Theft Auto III

melhores jogos playstation 2

Seria uma loucura se esta lista não mencionasse Grand Theft Auto III. Um mundo aberto, jogo sandbox em três dimensões é tão comum hoje em dia que a maioria não consegue entender uma indústria de videogame sem ele. Bem, antes de Grand Theft Auto III, ele não existia. Você era um protagonista silencioso em uma jaqueta de couro, e Liberty City estava à sua disposição. Você pode subir na hierarquia do crime e ganhar dinheiro fora do wazoo, ou você pode simplesmente pegar um lançador de foguetes, correr para um dos edifícios secretos que você pode quebrar seu caminho e, em seguida, eliminar as pessoas na rua para vigiar seus procurados aumento de nível. A física dos carros, as missões de táxi e as horas de rádio produzidas para o jogo (Chatterbox para a vida!) – era um pacote tão incrível que envergonhava todo GTA 2D de cima para baixo e literalmente mudou o videogame indústria. Nada mal para um jogo que seria demonizado por permitir que os jogadores façam sexo com uma prostituta, paguem-na e depois matem-na para obter o dinheiro de volta.

7. Kingdom Hearts

melhor ordem kingdom hearts

Esta história de sonho de amizade e lealdade foi um RPG de sucesso chocante. Quando a Square Enix combinou seus personagens icônicos do Final Fantasy com os mundos e rostos da Disney, os jogadores não sabiam o que esperar. Felizmente para todas as partes envolvidas, Kingdom Hearts acabou sendo uma das melhores adições à lendária biblioteca do PS2. Kingdom Hearts tinha de tudo: personagens adoráveis, uma história comovente (embora melancólica), belos visuais e um ótimo sistema de batalha.

Os jogadores assumiram o controle de Sora, um charmoso personagem original da história, que se juntou ao próprio Pato Donald e Pateta da Disney. Os três amigos viajaram entre mundos diferentes em busca dos companheiros perdidos de Sora. No processo, os heróis ajudaram vários personagens da Disney que viviam em seus próprios mundos reconhecíveis. Embora essas sub-histórias fossem moderadamente agradáveis, a verdadeira joia da coroa da experiência foi a relação entre Sora, Riku e Kairi. O vínculo tenso, mas poderoso, que os três amigos compartilhavam é uma das principais razões pelas quais os jogadores de todo o mundo se lembram de Kingdom Hearts com tanto carinho, e por que o jogo tem uma vibração tão especial.

6. Okami

Okami vai voltar e será desenvolvido pela Platinum Games

Lançado em 2006, pouco antes da chegada do PlayStation 3, Okami foi um dos últimos alvoroços do PlayStation 2. Nunca tínhamos visto nada parecido com essa bela aquarela japonesa ganhar vida; realmente parecia uma obra de arte interativa. Embora o visual seja o que nos atraiu no início, logo ficou claro que todos os aspectos do Okami foram criados com o máximo cuidado pelo desenvolvedor Clover. Com uma missão que oferecia dezenas de horas de aventura e muitos negócios auxiliares para cuidar, este também foi um dos maiores jogos com que já tínhamos sido abençoados. Os personagens adoráveis ​​e as reviravoltas emocionantes da história nos mantiveram presos o tempo todo. Embora talvez se parecesse mais com um jogo Zelda com sua aventura épica, chefes gigantes e peças de quebra-cabeça, Okami não era de forma alguma um imitador e definitivamente tinha sua própria identidade. Na verdade, a IGN concedeu Game of the Year a Okami em 2006 sobre The Legend of Zelda: Twilight Princess – uma decisão que apoiamos hoje.

5. ICO

melhores jogos playstation 2

ICO era um daqueles jogos realmente difíceis de descrever para as pessoas em 2001. “” Você é esse menino, com chifres, e tem essa princesa, mas ela fala outra língua, e você tem que segurar a mão dela e manter essas sombras longe dela. “” Era um título que tinha que ser visto, e ficou imediatamente claro que era um título único e lindo. Na maioria das vezes, ICO nem parece um videogame – é mais uma história interativa. É uma grande evidência para o argumento de que os videogames podem ser uma forma de arte. Bonito, minimalista e evocativo, ICO remetia aos jogos de aventura antigos que conseguiam capturar emoções no lugar de cenas e jogabilidade chamativas. Não é à toa que os desenvolvedores agora são conhecidos simplesmente como Team ICO, um nome que adiciona credibilidade instantânea aos seus títulos, apesar do fato de terem feito apenas dois. Eles são tão bons.

4. God of War II

história kratos god of war

Quando God of War II foi lançado, todos se perguntavam se ele poderia ser tão bom quanto o original, especialmente considerando o fato de que permaneceu um jogo PS2 quando o PS3 já havia sido lançado. Acontece que ficar com o PS2 deu aos desenvolvedores a chance de aperfeiçoar sua tecnologia e entregar um dos melhores jogos para a plataforma. As pequenas imperfeições do primeiro jogo foram todas corrigidas aqui, tornando a jogabilidade uma das mais suaves e funcionais que já vimos. God of War II tem tudo – belos gráficos, ótimo design de níveis, uma história envolvente e um personagem principal inesquecível em uma luta de proporções verdadeiramente épicas. A maioria dos humanos ficaria completamente contente em ser feito um deus, mas não Kratos. Em vez disso, ele consegue irritar o resto dos deuses, que imediatamente o destituem de seus poderes. Ainda mais zangado do que antes, ele liberta os titãs para que possa usá-los para derrubar o Olimpo.

Este enredo possibilitou mais ambientes gigantescos e de tirar o fôlego que nos impressionaram no primeiro jogo e nos configurou lindamente para a estreia de Kratos no PS3.

3. Grand Theft Auto: Vice City

melhores jogos playstation 2

Alguém na Rockstar Games deve ser um grande fã de Miami Vice. De que outra forma você explica o conceito para a sequência de GTA III; é um jogo que se passa na cidade de Vice City, inspirada em Miami, nos anos 80, onde as pessoas se vestem como se tivessem acabado de sair do set do outrora popular melodrama policial da TV. Vice City é sobre carros velozes, vida veloz, mulheres velozes e pessoas desesperadas para ganhar dinheiro rápido. Em outras palavras: este é um verdadeiro jogo Grand Theft Auto.

Grand Theft Auto III pode ter tornado os jogos de mundo aberto populares, mas Vice City fez muito mais para aperfeiçoar a fórmula. Cada cutscene era dublada, você podia entrar em edifícios, e tinha um tema elegante dos anos 80. Ainda é muito raro um jogo ser tão conhecido por sua trilha sonora quanto por sua jogabilidade, mas Vice City ofereceu uma caixa de CD enorme. (CDs eram o que as pessoas mais velhas tocavam há muito tempo.) A música importava quase tanto quanto a guerra de gangues em que você se envolveu. De cima a baixo, GTA: Vice City é um dos melhores jogos do PS2.

2. Metal Gear Solid 3: Snake Eater

melhores jogos playstation 2

Embora um quarto jogo Metal Gear Solid tenha sido lançado, o produtor Hideo Kojima queria que Metal Gear Solid 3: Snake Eater fosse o fim de sua trilogia de obra-prima. Mas em vez de explicar a insanidade no final do jogo anterior, Snake Eater explora o passado distante. O jogo apresenta uma série de personagens fantásticos que Snake deve matar, um por um. E porque os personagens são tão memoráveis, as lutas de chefes em Snake Eater são indiscutivelmente as melhores da série e realmente definem a experiência do jogo.

Uma batalha épica com o normalmente preso em uma cadeira de rodas The End é especialmente memorável e destaca os elementos de design que tornam os jogos Metal Gear tão atraentes. Com uma variedade de ferramentas à disposição do jogador, a batalha com The End pode ser uma caça rápida e brutal ou uma batalha lenta e pensativa do homem através de colinas gramadas.

Metal Gear Solid 3 tem, sem dúvida, a melhor história da franquia; é mais profundo do que o enredo do Metal Gear Solid original, mas evita a complexidade / absurdo do segundo jogo. A intriga da Guerra Fria se combina com uma sequência final de montanha-russa que termina o jogo, satisfazendo perfeitamente o jogador enquanto deixa o desejo por mais.

1. Shadow of the Colossus

melhores jogos ps2

Shadow of the Colossus é o orgulho dos defensores dos jogos como arte, e com razão. Se os videogames comerciais podem ser considerados arte, Shadow of the Colossus é, sem dúvida, o melhor exemplo que a indústria ofereceu. Cada elemento do jogo, desde o design criativo do jogo até a execução visual fenomenalmente grandiosa, exala expressão artística e o efeito é totalmente comovente. Jogar Shadow evoca fortes sentimentos de aventura, amor e até mesmo culpa.

O design único do jogo influencia o impacto emocional. O personagem principal, Wander, está virtualmente sozinho em uma extensa terra proibida e deve procurar e matar 16 colossos, criaturas gigantescas de várias formas que parecem ser os únicos habitantes do mundo. Como Wander, o jogador percorre o mundo em um isolamento desolado, sem inimigos para lutar ou moedas para coletar. Cada descoberta de colosso é simultaneamente emocionante e ferozmente intimidante, enquanto o jogador fica boquiaberto com a chegada de uma nova e bela fera enquanto se esforça para imaginar uma maneira de enfrentar o desafio colossal.

Mas o que as pessoas muitas vezes esquecem é que Shadow of the Colossus não é apenas um triunfo artístico, mas também um jogo impressionante. Retire o escopo impressionante, remova a trilha sonora crescente e ignore o puxão de cortar o coração que vem com cada sucesso culposo, e o que resta é uma série de quebra-cabeças brilhantes que são uma alegria para jogar. Cada batalha colossal requer estudo, planejamento e execução. O fato de a ação se desenrolar nas costas peludas de criaturas místicas impossivelmente massivas só adiciona um contexto atraente às plataformas ondulantes e movimentos de pega e cimenta Shadow of the Colossus como o melhor videogame de PlayStation 2 de todos os tempos.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *