Microsoft tinha planos de comprar a Sega, Bungie e IO Interactive


microsoft planos comprar sega bungie io interactive

A Microsoft explorou a possibilidade de adquirir a SegaBungie IO Interactive nos últimos anos.

Em novembro de 2020, o chefe do Xbox, Phil Spencer, enviou um e-mail ao CEO da Microsoft, Satya Nadella, e à CFO da empresa, Amy Hood, solicitando aprovação para abordar a Sega Sammy com o objetivo de adquirir seus estúdios de jogos.

“Acreditamos que a Sega construiu um portfólio bem equilibrado de jogos em segmentos com apelo geográfico global e nos ajudará a acelerar o Xbox Game Pass dentro e fora do console”, escreveu ele sobre a empresa japonesa em um e-mail visto pelo The Verge.

Spencer acrescentou:

“A Sega é o próximo alvo de aquisição mais atraente devido ao seu catálogo global de PCs , presença em dispositivos móveis na Ásia e afinidade global com a marca no console por meio de seu IP clássico”.

A mensagem foi incluída em documentos internos do processo judicial em andamento da Microsoft contra a Comissão Federal de Comércio dos EUA , que busca bloquear a proposta de aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões .

Embora não esteja claro como Nadella respondeu ao pedido de Spencer, a Sega também foi listada em um documento de “lista final de M&A” de abril de 2021.

A Bungie, que mais tarde foi adquirida pela fabricante do PlayStation, Sony, e a Zynga, que se fundiria com a Take-Two, dona da Rockstar, no maior negócio já concluído da indústria de jogos, também apareceram na lista de observação.

O mesmo aconteceu com o fabricante de Hitman, IO Interactive, o desenvolvedor de Hades, Supergiant Games, e o estúdio Pokémon Go, Niantic. Também foram considerados Thunderful, Playrix e Scopely.

Se a Microsoft fechar a aquisição da Activision Blizzard, o negócio superaria os US$ 12,7 bilhões que a Take-Two pagou para adquirir a Zynga, fabricante do FarmVille.

Spencer disse na semana passada que a Microsoft passou muito tempo em discussões com a Zynga antes de passar para outros alvos.

“No final de nossa oportunidade, pensamos que precisávamos ter algo que fosse ainda maior do que a Zynga, dado nosso pequeno espaço inicial no negócio móvel”, disse ele.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.