Cyberpunk 2077: Phantom Liberty usou IA para substituir voz de ator falecido; confira


viktor vektor Cyberpunk 2077 Phantom Liberty usou IA para substituir voz de ator falecido

A CD Projekt Red usou inteligência artificial para recriar a voz de Milogost Reczek em Cyberpunk 2077: Phantom Liberty. Reczek dublou Viktor Vektor do Cyberpunk 2077 na versão polonesa do jogo.

Reczek foi um ator dublador polonês bastante prolífico, conhecido por uma variedade de papéis, desde Homer Simpson em O Filme dos Simpsons até Galion de O Hobbit: A Desolação de Smaug. Ele também conhecia colaborações com desenvolvedores de videogames, sendo CR Projekt Red um de seus clientes mais frequentes. Antes de aparecer como Viktor Vektor em Cyberpunk 2077, o ator emprestou sua voz a vários personagens da trilogia The Witcher do CDPR , incluindo Thaler e Vesemir.

Após uma prolongada batalha contra o câncer, Reczek morreu no final de 2021, aos 60 anos. O CDPR foi então confrontado com a escolha de reformular Viktor para a versão polonesa de Phantom Liberty, que já iniciava um desenvolvimento ativo na época. Fazer isso também exigiria a substituição das linhas de Viktor do jogo base. O estúdio finalmente decidiu contra tal movimento depois de receber permissão da família do falecido ator para recriar sua voz usando IA. Para fazer isso, a empresa contratou outro dublador para interpretar as novas falas de Viktor em Phantom Liberty e, em seguida, processou as gravações com um sintetizador de voz alimentado por IA para fazê-las soar como Reczek, disse o diretor de localização do CDPR, Mikolaj Szwed, à Bloomberg.

Relacionados:

Muitos dubladores famosos já assumiram uma postura linha-dura contra a IA , argumentando que tal tecnologia não substitui realmente os artistas que realizam seu trabalho. A maneira como o CDPR abordou essa implementação específica de IA na dublagem não vai contra essa afirmação, já que o estúdio ainda pagou por uma performance humana das falas Phantom Liberty de Viktor antes de alterá-las com o software de clonagem de voz Respeecher.

O mesmo programa foi usado recentemente pela Disney para recriar a voz de Luke Skywalker do jovem Mark Hamill para The Mandalorian e The Book of Boba Fett . Essa aplicação específica do Respeecher sofreu alguma resistência por parte dos fãs de Star Wars , com muitos fãs descrevendo a voz sintetizada pela IA como monótona e que quebra a imersão. Esse ponto de crítica foi direcionado principalmente ao Livro de Boba Fett , que deu muitas falas ao jovem Luke Skywalker, colocando assim as capacidades do Respeecher em primeiro plano.

Em contraste, o fandom de Cyberpunk 2077 não teve problemas com a voz assistida por IA de Viktor na versão polonesa de Phantom Liberty. O CDPR também descreveu os filhos de Reczek como “muito favoráveis” à ideia de recriar a voz do falecido ator usando inteligência artificial. Não está claro se o espólio de Reczek foi compensado pela permissão que deu ao incorporador.

Cyberpunk 2077 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S, enquanto o DLC Phantom Liberty é exclusivo para PC e consoles da geração atual.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
66
Gostei
HAHAHA HAHAHA
26
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
53
Não Gostei
Bravo Bravo
20
Bravo
Legal Legal
33
Legal
Chorando Chorando
40
Chorando
Surpreso Surpreso
46
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.