Os melhores metroidvanias na nossa opinião


melhores metroidvanias

O gênero de “Exploration Platformer” ou “Platformer Adventure”, ou você sabe, vamos chamá-lo como é, o Metroidvania – ou apenas “semelhante a Metroid” se você for um purista – é aquele que realmente tem florescido ao longo da última década e gerou alguns jogos 2D verdadeiramente incríveis, vários dos quais dão aos ancestrais do gênero uma corrida pelo seu dinheiro. Mas, para esta lista, queríamos deixar Samus e Alucard de fora e deixar que os não Metroids e Castlevanias tivessem algum tempo sob os holofotes. Então, com isso em mente, vamos dar uma olhada em nossas escolhas para os 10 principais Metroidvanias, que não são realmente um Metroid ou Castlevania.

10. Shadow Complex

melhores metroidvanias

Chegando ao Xbox Live Arcade em 2009, Shadow Complex foi o jogo certo na hora certa para revigorar o gênero Metroidvania. Uma excelente mistura de ação de ficção científica com uma história envolvente, progressão satisfatória e sua perspectiva 2,5-D ofereceu alguns dos melhores gráficos que vimos no gênero até agora. Foi uma atualização refrescante para um estilo de jogo amado que, pelo menos em 2009, parecia ter caído em desgraça entre os desenvolvedores e o público em geral. Ele viria a ser um dos jogos Xbox Live Arcade mais vendidos de todos os tempos, e uma versão remasterizada chegará ao PC em 2015 e aos consoles no ano seguinte.

9. Blasphemous

Blasphemous é anunciado para o PS4 trailer

Blasphemous apresenta a você o extenso e assustadoramente belo Cvstodia, um mundo de 16 bits repleto de segredos em cada esquina. Apesar de sua beleza, é também um mundo dominado por chefes verdadeiramente horríveis e difíceis que bloqueiam seu caminho. E para tornar as coisas mais difíceis – e, em última análise, mais recompensadoras – Blasphemous atormenta os jogadores com itens e atualizações, muitas vezes pendurados fora do alcance. Quase sempre acompanhados por um fragmento inativo do ambiente que se torna instantaneamente reconhecível, levando você a uma busca por uma maneira de transformar feixes de raízes em pontes ou trilhas de sangue em plataformas. A busca para descobrir essas relíquias que transformam o ambiente é quase tão cativante quanto avançar pela história principal de Blasphemous.

8. Yoku’s Island Express

melhores metroidvanias

Assim como azeite de oliva e sorvete são de alguma forma uma dupla bizarramente complementar, Yoku’s Island Express combina dois sabores de jogo totalmente diferentes para criar algo totalmente único que me deixa ansioso por mais depois de sua aventura deliciosa. Yoku pega a complexidade de um Metroidvania e a aplica à estrutura rígida do pinball. Ele força os jogadores a repensarem tudo o que sabem sobre “plataformas”, com o movimento sendo uma combinação de navegação 2D familiar e floreios de pinball, como remos que o fazem voar em sua busca colecionável. Isso faz com que essa mistura surpreendente funcione como um encanto ao mesmo tempo que alimenta pinga-pinga de atualizações que chegam por áreas inacessíveis que passam zunindo enquanto você está disparando de um pára-choque.

A cereja no topo desta estranha mistura de gêneros incomuns é a configuração: você é o novo bug de correio de uma pequena ilha tropical e, principalmente, está lá para entregar correspondências. O estilo de arte pintado à mão, escrita espirituosa e melodias alegres mantêm você sorrindo enquanto tira fotos cuidadosas de suas habilidades para progredir no mundo inesperado, mas memorável de Yoku.

7. Cave Story

melhores metroidvanias

Cave Story foi criado por um único desenvolvedor, Daisuke “Pixel” Amaya. Isso por si só vale a pena mencionar apenas porque Cave Story é uma grande conquista, com um mundo extenso, conhecimento detalhado e personagens adorados. De armas únicas a um mundo superior que está cheio de criatividade até a borda, cada parte de Cave Story parece feita à mão com amor. Mas não se deixe enganar pelo elenco fofinho, Cave Story vai partir seu coração e consertá-lo novamente quando a jornada terminar. Décadas depois, Cave Story ainda parece um tesouro. E como um dos jogos freeware mais famosos, é fácil baixar e jogar hoje, e a um preço imbatível para jogar um pedaço da história dos jogos.

6. Axiom Verge

melhores metroidvanias

Não é de se admirar que os fãs estivessem esperando com tanto entusiasmo pelo Axiom Verge 2, dado o quão habilmente Axiom Verge serve como uma carta de amor para Metroidvanias do passado. A aventura projetada por um homem só do desenvolvedor Thomas Happ oferece aos jogadores um arsenal inventivo de armas e habilidades. Mas esse retrocesso nunca parece datado enquanto você perfura, teletransporta e detona pixels em sua aventura no mundo alienígena de Sudra. Combine isso com uma fantástica sensação de progressão que torna o retrocesso e a descoberta de novas áreas uma alegria consistente, e um enredo intrigante e misterioso que o manterá adivinhando, e Axiom Verge é facilmente um dos melhores Metroidvanias ao redor. Pode ser inspirado em jogos lançados anos antes, mas pode estar entre os melhores daquela época ou de qualquer outra.

5. Steamworld Dig 2

melhores metroidvanias

Steamworld Dig 2 não é o único Metroidvania nesta lista que o envia para explorar o subsolo, mas é aquele que exige que você cavar seu caminho através de seu vasto mundo. Esse loop de jogo de escavação não é de forma alguma uma tarefa árdua. É uma explosão total: abaixe o máximo que puder, volte para a cidade para colher recursos, atualize seu equipamento e você estará pronto para (felizmente) fazer tudo de novo. É tão gratificante que é fácil cair na mentalidade de “Só mais uma corrida” passando para quatro ou cinco. E com um tempo de execução de cerca de 10 horas, ele nunca supera as suas boas-vindas. As atualizações são abundantes o suficiente para ser um sistema de recompensa quase constante, e os vários caminhos de atualização permitem alguma personalização bem-vinda em como você constrói sua heroína robótica. Também ajuda o fato de os controles bem ajustados tornarem as manobras em suas cavernas tão suaves e agradáveis ​​quanto o ato de minerar no jogo. Adicione algumas salas de quebra-cabeça opcionais que o recompensam com itens de atualização de bônus e Steamworld Dig 2 é um Metroidvania “escavação” que você não vai querer largar.

4. Bloodstained: Ritual of the Night

Bloodstained Ritual of the Night ganha trailer de lançamento com Shovel Night

Bloodstained: Ritual of the Night é o mais perto que chegamos de burlar a regra de “não Castlevania”, mas é uma experiência muito boa para ser ignorada. Koji Igarashi, um pai do gênero, decidiu fazer um novo jogo na linha do o mais amado Castlevania, e foi ele quem fez isso por Drácula. Esta história de sucesso do kickstarter reúne elementos de todos os grandes jogos de Castlevania e os combina em um pacote compacto. Ele usa o sistema de equipamentos de Symphony of the Night com mudanças de qualidade de vida – o que significa que o menu não é totalmente feio – o sistema de fragmentos que permite que você assuma as habilidades mágicas dos inimigos a la Aria / Dawn of Sorrow e muito mais. Adicione além disso a opção de jogar como um personagem completamente diferente após completá-lo , toneladas de conteúdo oculto e uma série de outras inclusões intrigantes – Bloodstained:Ritual of the Night explora aquela era especial do final dos anos 90 / início dos anos 2000 de Castlevania que é amada por tantos para criar algo emocionante por si só.

3. Guacamelee 2

melhores metroidvanias

Guacamelee 2 amplia quase todos os aspectos do original, expandindo o que funcionou com novas habilidades, uma nova, ridícula e meta-história, e uma maldita e charmosa Metroidvania do começo ao fim.

No coração do que torna o Guacamelee 2 tão inteligente está sua combinação de design de níveis e seus fundamentos de plataforma. Essencialmente, todas as suas ações – de uppercuts que impulsionam você para cima até investidas laterais – funcionam em duas partes: a combinação dos ataques certos contra certos inimigos é essencial para acumular combos e sobreviver a seções de combate. Mas todos esses movimentos também são necessários para retirar as seções de plataforma cada vez mais complexas. E enquanto você explora o mundo do Guacamelee 2, descobrindo mais de seu mapa como Juan o luchador ou Juan o frango, não ignore os desafios opcionais que você encontrará – eles são alguns dos mais difíceis, mas mais puros do Guacamelee 2 seções de plataforma, e eles são alguns dos mais gratificantes de realizar.

Jogue uma nova habilidade de hookshot, árvores de habilidade desbloqueáveis ​​que o incentivam a explorar mais de seu mundo maravilhoso e vibrante e algumas histórias genuinamente hilárias, e Guacamelee 2 pode fazer você chorar de tanto rir níveis desafiadores.

2. Ori and the Will of the Wisps

melhores metroidvanias

Qualquer um dos jogos Ori poderia ter caído confortavelmente na lista, mas a sequência, Will of the Wisps, pega um jogo já impressionante e o torna ainda mais robusto. Nenhuma outra série se parece ou soa como Ori, com um mundo maravilhoso cheio de paisagens vibrantes e criaturas estranhas complementadas por algumas das melhores músicas de jogo que existem. Fluir por essas áreas com seu conjunto diversificado de habilidades de movimento pode quase se tornar uma prática zen, saltando entre pontos de agarramento e chicoteando perigosamente perto da morte como você faz.

Will of the Wisps eleva todos os aspectos que tornaram o primeiro jogo excelente também, em parte por pegar emprestadas algumas idéias do jogo número um desta lista. A introdução de itens equipáveis ​​para aprimorar seu estilo de jogo preferido e uma pequena cidade adorável para você ficar cheia de rostos amigáveis ​​adiciona mais camadas e nuances ao mundo e ao seu personagem. Seu combate também é mais desenvolvido, aliado a uma história ainda mais grandiosa e ambiciosa que a do original. Ori se destaca do que a maioria das pessoas normalmente imagina quando pensa em um Metroidvania, graças ao seu visual caloroso e convidativo, mas é aquela visão única de um gênero bem explorado que o torna tão alto acima do resto. Bem, exceto por um.

1. Hollow Knight

melhores metroidvanias

Mesmo quando comparado com os jogos Castlevania e Metroid reais, Hollow Knight provavelmente ainda estaria perto do topo de uma lista como esta. É um Metroidvania que obtém influência e inspiração de muitos lugares claros, mas combina esses conceitos com inúmeras idéias novas próprias para fazer algo verdadeiramente incrível. E é a combinação de todas essas partes individuais que torna o todo muito mais impressionante: seu estilo de arte encantador desenhado à mão, sua trilha sonora assustadora, seus sistemas de combate flexíveis, sua mecânica de movimento satisfatória e as catacumbas misteriosas … a lista continua e ativados, já que todos esses aspectos e muito mais são incluídos para funcionar em conjunto.

Hollow Knight está cheio até a borda com decisões interessantes para fazer todo o caminho, também – desde escolher ir para a esquerda ou direita primeiro, para decidir se desafia ou não um imponente chefe opcional, ou para descobrir qual de seu dilúvio de Feitiços você deve usar para modificar seu estilo de jogo. Como resultado, sua exploração e desbloqueio parecem pessoais, proporcionando uma sensação natural de progressão em seus corredores meticulosamente dispostos. E não se deixe enganar pela aparência de seus pequenos insetos – o mundo de Hollow Knight é um labirinto subterrâneo que oferece caminhos suficientes para perseguir e inimigos criativos para lutar para mantê-lo explorando por dezenas de horas. Hollow Knight é sem dúvida um clássico moderno.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
13
Gostei
HAHAHA HAHAHA
40
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
66
Não Gostei
Bravo Bravo
33
Bravo
Legal Legal
46
Legal
Chorando Chorando
53
Chorando
Surpreso Surpreso
60
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *