Os Melhores Jogos Soulslike de Todos os Tempos (2025)


jogos soulslike

Investir seu tempo em um dos melhores jogos soulslike é uma ideia desafiante, porque – afinal – esses títulos são projetados para oferecer grandes dificuldades, inimigos difíceis, chefes impossíveis e tarefas que oferecem muito esforço.

De Demon’s a Dark e Bloodborne a Sekiro, a FromSoftware fez seu nome com seus jogos “Soulsborne”, levando à atual era Elden Ring. Sinônimo de jogabilidade difícil, mas recompensada, o folclore contado principalmente através da exploração e algumas das batalhas contra chefes mais intensas e frustrantes, esses títulos criaram seu próprio nicho no cenário dos jogos, o Soulslike.

Naturalmente, quando uma fórmula se mostra popular, haverá imitadores depois para aproveitar o hype. A maioria erra o alvo, igualando a fórmula ‘Soulslike’ para significar apenas aumentar a dificuldade e esperar que os jogadores aproveitem o sofrimento. Os fãs sabem que não é tão simples encontrar o equilíbrio perfeito entre desafio e recompensa.

Isso não quer dizer que toda tentativa de replicar essa fórmula seja ruim. Seja uma imitação 3D completa ou um Metroidvania 2D com sensibilidades semelhantes a Souls, há toda uma gama de jogos por aí tentando ser tão renomados quanto um título da FromSoftware. Aqui estão alguns dos melhores jogos soulslike que valem a pena jogar.

29. Thymesia

thymesia data lançamento ps4 ps5

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

No mundo medieval de Thymesia, você enfrentará uma ameaça muito maior do que a escuridão ao seu redor. Pois na terra de Hermes, as pessoas ficaram obcecadas com a arte da Alquimia. Eles pensaram que seria a resposta para todos os seus problemas. Mas, em vez disso, era apenas combustível para a desgraça que viria. Porque quando o rei tentou banir a Alquimia, ele causou uma catástrofe que mergulhou o reino na verdadeira ruína.

Agora, a única esperança que você tem está nas memórias de uma pessoa. Mas essas memórias estão espalhadas por este reino caído. Você será capaz de encontrá-los todos para aprender a verdade e salvar o reino? Você está prestes a descobrir!

28. The Surge

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

O primeiro imitador nesta lista é apenas semelhante ao Souls na jogabilidade, não na apresentação. (Não há cavaleiros de armadura preta aqui, com certeza.) Os cutelos foram substituídos por circuitos e castelos para ferros-velhos.

The Surge ousou ser diferente e conseguiu se sair bem em muitos aspectos. Em um sentido mais negativo, não melhorou a fórmula “simplesmente dificulte” que Lords of the Fallen do Deck13 foi vítima anos antes. Há bons momentos aqui, no entanto, e Dark Souls de ficção científica era uma lacuna que precisava ser preenchida. É também uma fórmula que podemos revisitar mais tarde.

27. Ender Lilies: Quietus of the Knights

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Um dos componentes básicos de um Soulslike é, sem dúvida, o combate. A alegria de encontrar uma arma que combina com você e, em seguida, dar um tapa no chefe é uma sensação como nenhuma outra. Ender Lilies acaba com isso, então você pode se perguntar por que está nesta lista.

Em vez de entrar em combate, Lily pode convocar lacaios para bater nela. Mas na verdadeira maneira Soulslike, os jogadores ainda terão que gerenciar e manter suas convocações, adicionando um pouco de jogabilidade tática padrão à mistura.

Confira o nosso review de Ender Lilies.

26. Death’s Gambit: Afterlife

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Não é muito comum você associar o Adult Swim com algo sombrio sem adicionar “-comédia” no final. Eles tendem a se interessar por outros reinos de tempos em tempos, introduzindo um ótimo Soulslike 2D que merecia um lugar nesta lista facilmente.

Death’s Gambit conta sua história através de uma linda pixel art, embora não tenha atingido seu ritmo até a expansão Afterlife no ano passado. Um DLC gratuito, Afterlife oferece mais desafios, mais armas e uma revisão que torna o jogo principal mais agradável.

25. Hyper Light Drifter

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

O único curinga nesta lista, Hyper Light Drifter não é 3D, nem é um side scroller 2D. Em vez disso, é uma aventura de exploração de masmorras de cima para baixo que ecoa os sentimentos de Zelda: Link to the Past . Muito parecido com esse jogo, o Hyper Light Drifter oferece uma combinação viciante de quebra-cabeça / aventura. Também é insanamente difícil às vezes.

Armado com uma espada, reflexos rápidos e uma pequena quantidade de saúde, a ênfase aqui é ser ágil e atacar rápido antes de ser atacado. Favorecendo uma narrativa mínima, Hyper Light Drifter é de natureza soulslike com um toque de cima para baixo.

24. Code Vein

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Houve muitas variantes na fórmula de Souls , de sombria a ficção científica, então fazia sentido que houvesse uma tentativa em todos os ângulos. Era inevitável que tivéssemos “Soulslike, mas anime”, com a Bandai Namco liderando a pequena carga de cavalaria.

O enredo é um pouco maluco para quebrar aqui, mas Code Vein oferece alguns dos melhores e mais brilhantes combates deste lado de um sistema Dark Souls . Há muitos itens estranhos para percorrer, mas quando os jogadores descobrem como refinar sua construção, Code Vein parece tão exagerado quanto um episódio de Dragon Ball Z em termos de combate.

23. Sundered

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Outro 2D Souls-like, Sundered adiciona alguma bondade do inferno à mistura. Para aqueles que não estão familiarizados, um título bullet hell geralmente se aplica a atiradores de rolagem lateral que envolvem grandes quantidades de projéteis chegando aos jogadores a qualquer momento.

Sundered incorpora isso perfeitamente com sua plataforma 2D Soulslike e parece absolutamente linda enquanto faz isso. Os chefes, em particular, são uma festa para os olhos e um exercício para os dedos. Pode ser esmagador, mas incrivelmente gratificante, quando esses chefes caem.

22. Dead Cells

dead cells dlcrise of giant 2 milhões unidades

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Se você quiser falar sobre -likes, roguelikes dominam uma boa parte do mercado de jogos. O elemento aleatório oferece um novo desafio a cada execução, evitando que esses jogos fiquem obsoletos e repetitivos. Agora imagine misturar os dois: desafios aleatórios e combate difícil.

Isso é Dead Cells em poucas palavras. A rota de progresso pode parecer semelhante em cada corrida, assim como os chefes, mas é a parte de “chegar lá” que evoca um desafio de Soulslike. Com uma enorme variedade de armas e habilidades, cada corrida oferece um desafio consistente e variado a cada vez.

21. Mortal Shell

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

O mais próximo de um título de Dark Souls nesta lista, Mortal Shell pode ser facilmente descartado como um clone sem brilho. Sob essa casca, no entanto, há uma reviravolta agradavelmente surpreendente na fórmula. Por um lado, os jogadores não ganham rédea solta para construir um personagem. Os jogadores devem selecionar um personagem pré-construído e fazer o melhor para utilizar seus pontos fortes e fracos.

A dificuldade vem de qual é usado (assim como o chute normal de Souls), o que significa que os jogadores decidem quanta pressão eles querem colocar em si mesmos. Não bata até que você tenha tentado.

20. Wo Long: Fallen Dynasty

Wo Long Fallen Dynasty Complete Edition

Se você se deliciou com Sekiro: Shadows Die Twice e ainda não se cansou do cenário inspirado no Japão, a Dinastia Han da China em Wo Long certamente irá satisfazer essa fome por um ambiente rico e intrigante. Desenvolvido pela Team Ninja, famosa por suas séries soulslike como Nioh e Ninja Gaiden, Wo Long se destaca em termos de combate acirrado e intenso, oferecendo uma experiência que poucos jogos conseguem igualar.

Diferentemente do mundo interconectado típico do gênero, Wo Long adota uma abordagem única com missões separadas e narrativas robustas, permitindo que os jogadores retornem a esses locais para aprimorar suas habilidades e obter saques melhores. Isso torna o jogo uma escolha ideal para aqueles que apreciam o grind de moer espadas em busca de números mais altos. A sensação de progressão é gratificante, pois voltar a níveis anteriores para enfrentar inimigos difíceis ou descobrir itens ocultos evidencia o quão poderoso seu avatar se tornou ao longo da jornada.

Entretanto, Wo Long mantém muitos dos elementos fundamentais do gênero soulslike: a noção de que o fracasso é um componente essencial para a progressão e a introdução do Genuine Qi, que atua como a moeda equivalente às “almas”. Além disso, a Team Ninja lançou uma série de expansões significativas, solidificando Wo Long como uma excelente escolha para jogadores que buscam uma experiência longa e envolvente.

19. Hollow Knight

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Hollow Knight é um jogo muito enganador. Parece fofo com seus personagens no estilo de arte do Flash, mas abaixo disso, oferece uma história surpreendentemente sombria que precisa ser vivida para ser acreditada.

Você, o Cavaleiro Oco, é enviado para explorar um reino outrora florescente que foi infectado por algo estranho. O combate do jogo é envolvente o suficiente para garantir a permanência em várias jogadas. Pode parecer enganosamente adorável, mas há tanto desafio aqui quanto os Unkindled têm que sofrer em Dark Souls.

18. Lords of the Fallen

Todas as Classes em Lords of the Fallen

Com os jogos da FromSoftware fora do caminho, o mais recente lançamento soulslike de alto nível é Lords of the Fallen. Este título é uma releitura do jogo homônimo de 2014, e, ao mergulhar na experiência, é difícil não notar a forte influência do original Dark Souls. A sensação de movimento e os visuais evocam memórias de suas aventuras em Lordran, mesmo que Lords of the Fallen se passe em um mundo chamado Mournstead.

Uma das adições mais intrigantes à fórmula clássica é a mecânica Umbral. Quando seu personagem, que é totalmente personalizável, encontra a morte, você é transportado para um reino Umbral alternativo que espelha o mundo real. Esse novo espaço não só oferece uma nova perspectiva, mas também revela novos inimigos, segredos e itens para descobrir, ampliando a exploração e a profundidade do jogo.

Graças à mecânica Umbral, Lords of the Fallen leva a exploração a um nível completamente novo. Com várias atualizações pós-lançamento, o jogo se solidificou como uma das melhores homenagens ao universo Dark Souls que existem, oferecendo uma experiência rica e envolvente. No entanto, vale a pena mencionar que a densidade de inimigos pode ser um pouco excessiva, o que pode desafiar até mesmo os mais experientes.

17. Blasphemous

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Religião e jogos nunca parecem uma boa combinação, a menos que o enredo geralmente termine com “destruir algum tipo de Deus”, muitas vezes visto em JRPGs. Blasphemous é diferente, oferecendo uma visão livre do cristianismo em uma área fictícia semelhante à Espanha. Bem, até que os jogadores estejam enfrentando bestas aladas e chefes monstruosos, pelo menos.

Blasphemous também é difícil, vendo The Penitent One (o personagem do jogador) enfrentar muitos desafios de plataforma e batalha. Você vai morrer muitas vezes, seja de armadilha ou punição. É um Metroidvania Soulslike em sua essência, oferecendo os aspectos mais difíceis de ambos. No entanto, também oferece alguns visuais lindos da velha escola e combate extremamente visceral para incitar os jogadores a vê-lo.

16. Blasphemous 2

Blasphemous 2 anunciado ps5 trailer detalhes

Assim como Hollow Knight, Blasphemous 2 (e seu prólogo) transforma a perspectiva típica de um RPG de ação em terceira pessoa em uma aventura de plataforma 2D deslumbrante, rica em animações pixeladas. Apesar de sua estética vibrante, o jogo mantém a atmosfera de fantasia sombria característica dos títulos da FromSoftware, embora adicione uma dose extra de iconografia religiosa grotesca que a torna ainda mais intrigante.

Enquanto o primeiro Blasphemous se concentrava predominantemente no combate, a sequência traz uma nova abordagem, colocando uma ênfase significativa em quebra-cabeças, facilitada por uma variedade de novas armas que tornam a aventura menos repetitiva e mais envolvente. Os jogadores encontrarão um equilíbrio mais dinâmico entre ação e resolução de desafios, enriquecendo a experiência geral.

Embora Blasphemous 2 possa ser considerado o jogo menos soulslike desta lista, ele ainda incorpora várias mecânicas do gênero. Entre elas estão um item de cura de uso limitado, que é recarregado ao custo do reaparecimento de todos os inimigos, e chefes desafiadores que moldam o progresso da aventura. Além disso, a narrativa esparsa exige um pouco mais de esforço do jogador para ser compreendida, incentivando uma imersão profunda no mundo místico e perturbador que o jogo oferece.

15. Star Wars Jedi: Fallen Order

15 coisas sobre Star Wars Jedi Fallen Order que você precisa saber

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Pode parecer estranho chamar um título de Star Wars como número um e encerrar o dia, mas ouça-nos. Este título foi feito pela Respawn, que fez o excelente e criminalmente subestimado Titanfall 2. Também é um estouro. Vamos lá, é Star Wars e você pode ser um Jedi. O que mais você precisa?

Enquanto Jedi: Fallen Order oferece uma variedade de modos de fácil acessibilidade para aqueles que querem apenas a história, o desafio também existe para aqueles que a procuram. Com um combate de sabre de luz satisfatório, a ênfase está na utilização de todas as habilidades, técnicas e habilidades de defesa de Cal para obter vantagem sobre o Império. Emparelhado com um sistema planetário que recompensa o retrocesso e a exploração, Jedi: Fallen Order merece uma jogada.

14. Star Wars Jedi Survivor

star wars jedi survivor anuncio data lançamento the game awards

Após o brilhante lançamento de Star Wars Jedi: Fallen Order, a chegada de uma continuação era apenas uma questão de tempo. Star Wars Jedi: Survivor expande e aprimora todos os aspectos que tornaram seu antecessor memorável, elevando a experiência a um novo patamar, apesar de alguns desafios técnicos que surgiram ao longo do caminho.

O jogo introduz uma variedade de posturas de combate que podem ser trocadas a qualquer momento, permitindo aos jogadores explorar uma gama diversificada de armas inspiradas nos tradicionais jogos Souls-like. O sistema de combate é excepcional, aproveitando ao máximo as mecânicas de esquiva e defesa, enquanto a campanha principal apresenta picos de dificuldade que desafiam a perícia do jogador em combate Jedi. No entanto, é nas lutas opcionais contra Force Echoes que a verdadeira maestria do combate é testada; confrontos épicos contra múltiplos Oggdos ou Rancors oferecem aos aficionados por jogos Souls a intensidade e a dificuldade que tanto desejam.

A exploração, por sua vez, foi aprimorada com um sistema de viagem rápida mais eficiente, além da adição de montarias e atalhos que tornam a navegação pelos diversos planetas muito mais agradável. Isso não apenas facilita a busca por saques valiosos e conhecimentos ocultos, mas também torna a experiência menos punitiva após a morte. Star Wars Jedi: Survivor se destaca como uma excelente escolha para aqueles que desejam adentrar no universo dos jogos souls-like, sem se deparar com a complexidade excessiva dos sistemas de estatísticas dos jogos tradicionais, ao mesmo tempo em que mantém o loop central de jogabilidade repleto de combate desafiador, saques recompensadores e a possibilidade de renascimento regular quando os desafios se tornam complicados.

13. The Surge 2

The Surge 2 lançado no dia 24 de Setembro
Plataformas: Xbox One, PlayStation 4, PC

Enquanto o primeiro Surge é bastante divisivo, o segundo lançamento foi muito melhor recebido. Com uma infinidade de armas para explorar e aspectos para atualizar e melhorar, sua busca por sucatas, metal e peças nunca termina. As pessoas estão sempre pedindo opções na veia Souls que estão fora da fantasia tradicional ou sombria, e The Surge 2 pode ser exatamente o que você está procurando. Mirar vários membros e zonas nos inimigos adiciona uma nova ruga ao combate, e os níveis sinuosos o manterão explorando. Se você quiser um pouco mais de serra e nanomáquina em suas almas, o Surge 2 o cobre.

12. Salt and Sanctuary

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, PlayStation 4, Switch, Vita, PC

Salt and Sanctuary é um Soulslike por completo, com um dos principais diferenciais sendo que é 2D. Isso se traduz em um foco mais significativo nos elementos de plataforma que as ofertas de terceira pessoa evitaram, onde você pode pular pelo cenário para obter vantagens em batalhas contra chefes, pular nas copas das árvores e escalar as paredes do castelo. Alguns elementos de exploração também estão presentes, incentivando os jogadores a revisitar áreas anteriores com novas habilidades, como poder andar de cabeça para baixo em estruturas em uma espécie de choque antigravitacional. Grandes chefes são abundantes, e a estética sombria torna o mundo um tanto caricatural bastante sombrio. Se você quer algo que pegue toda a mecânica central que torna o Souls ótimo e o transforme em uma espécie de festa 2D de rolagem lateral, não procure mais, Salt and Sanctuary.

11. Remnant: From The Ashes

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Vários jogos tentaram misturar Souls com tiro, e a maioria deles falhou. Remnant: From the Ashes é bem-sucedido, combinando tiros e saques em terceira pessoa em ritmo acelerado com recursos e mecânicas de Souls. Os estágios Gristly podem conter mais de uma opção de chefe, tornando interessante atravessar os mesmos lugares ou jogar mais de uma vez, e o jogo cooperativo é incentivado e divertido. Traga um amigo junto, esmague alguns níveis, obtenha algumas vantagens intrigantes e até faça uma construção enquanto amplifica suas armas. Um modo roguelike também está disponível se você deseja manter as coisas fluindo muito depois de concluir o que o jogo tem a oferecer. É escuro, rápido e muito divertido.

10. Remnant 2

Remnant 2 lançamentos

Quer adicionar um pouco mais de intensidade de tiro ao seu universo soulslike? Remnant 2 se destaca como um jogo de tiro em terceira pessoa que mergulha de cabeça na inspiração dos soulslikes. Esta sequência não só oferece uma experiência aprimorada em comparação ao seu antecessor, mas também se destaca em quase todos os aspectos: o combate é mais fluido, os chefes são mais desafiadores, e o sistema de desenvolvimento de personagens é mais profundo, permitindo aos jogadores criar construções variadas e personalizadas.

Um dos principais atrativos de Remnant 2 são seus níveis gerados proceduralmente, que proporcionam uma experiência única a cada jogada e garantem uma quantidade surpreendente de rejogabilidade. Os jogadores nunca saberão exatamente o que esperar, o que aumenta a emoção da exploração.

Embora o jogo possa não apresentar a mesma dificuldade brutal que muitos soulslikes tradicionais — e a percepção disso ser positiva ou negativa depende do seu gosto pessoal — Remnant 2 se estabelece como uma entrada única e valiosa no gênero. Com um equilíbrio entre ação intensa e mecânicas inspiradas nos soulslikes, ele promete manter os jogadores engajados enquanto exploram mundos distintos e enfrentam inimigos desafiadores.

9. Nioh 2

Nioh 2 é um Prequel do primeiro e ganha vários detalhes

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, PC

O Nioh original também é altamente recomendado, mas sinta-se à vontade para ir imediatamente para o Nioh 2. Nioh 2 tem todos os sinos e assobios do primeiro jogo e mais opções. Embora a mecânica adicionada ao Nioh 2 não adicione muito à equação, há mais armas, mais estilos de jogo, mais desafios e basicamente muito mais coisas boas ao redor – você terá um inferno de um tempo esgotando o conteúdo desta fera. Não só há muita carne nos ossos aqui, mas o gosto é muito bom. Nioh 2 deve muito à série Souls, mas também se define como uma entidade totalmente separada com uma série de recursos envolventes. Se você estiver se sentindo particularmente picante, experimente a arma do punho e realmente entre lá. Se você quiser, a Coleção Nioh eloquentemente oferece toda a ação que você poderia desejar e muito mais.

8. Lies of P

lies of p arte

Lies of P se apresenta como uma alternativa surpreendente. O “P” em Lies of P refere-se, de maneira inusitada, a Pinóquio. Isso mesmo! Os desenvolvedores da Neowitz Games e Round8 Studio se aventuraram a criar um soulslike protagonizado pelo icônico boneco de Geppetto. O jogo possui uma estética gótica vitoriana que lembra Bloodborne, incorporando também diversas escolhas estéticas e mecânicas de jogabilidade inspiradas em Sekiro e Dark Souls. No entanto, ele se destaca por sua ênfase em inimigos animatrônicos, em vez de elementos puramente fantásticos ou de pesadelo.

Onde Lies of P realmente brilha é em sua narrativa. Ninguém poderia imaginar que uma história de Pinóquio poderia ser apresentada sob a perspectiva de Bloodborne, mas o jogo entrega um conto envolvente e cativante, repleto de vários finais. Para um gênero frequentemente caracterizado por sua tradição obscura, em vez de um enredo coeso, Lies of P se destaca como um dos melhores soulslikes dos últimos anos, provando que até mesmo as histórias mais inusitadas podem se tornar experiências memoráveis.

7. Demon’s Souls (PS5)

demons souls notas

Plataformas: PlayStation 5

From Software e Hidetaka Mizazaka inauguraria todo o subgênero com este título, e o recente remake de Bluepoint é uma visão estelar do título original do PS3. Se você nunca teve a oportunidade de jogar o original, pode jogá-lo hoje – com gráficos incríveis. Encontros que simplesmente não conseguiram transmitir sua majestade pretendida no original devido a limitações de hardware como The Storm King são alegrias absolutas de se experimentar aqui, e o jogo corre suavemente. Demon’s Souls é um jogo de Souls mais fácil e simples do que o que viria depois. Ele apresenta vários chefes de quebra-cabeças / truques que são bastante fáceis de derrotar, mas níveis que podem ultrapassar suas boas-vindas significativamente sem pontos de verificação convenientes. Dito isto, o remake de Bluepoint é algo especial de se ver e uma parte importante da jornada de qualquer pessoa.

6. Dark Souls (Remasterizado)

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, PlayStation 4, Switch, PC

Dark Souls solidificou e popularizou o gênero com sua atmosfera poderosa, chefes mortais e mundo cheio de segredos. Dark Souls estava disposto a deixar os jogadores se atrapalharem e encontrarem seu caminho, com o aprendizado vindo de percalços e erros, seja sendo atropelado por uma armadilha de pedras ou simplesmente caindo da beira de um penhasco com um golpe errôneo de espada. A primeira vez que joguei Dark Souls, foi realmente uma viagem curta, pois presumi incorretamente que as únicas rotas da fogueira eram para o cemitério ou para New Londo. Como qualquer um que já jogou pode lhe dizer, essas rotas provavelmente não são ideais para um jogador de primeira viagem. Claro, quando eu voltei para o jogo um pouco mais tarde e encontrei meu caminho para Undead Burg, meu amor por Souls estava trancado. Encontrar seu próprio caminho através dos muitos desafios de Dark Souls é uma experiência e uma aventura, ninguém aborda da mesma maneira. Triunfe sobre a adversidade em um mundo estranho e maravilhoso.

5. Dark Souls 3

jogos soulslike

Plataformas: Xbox One, PlayStation 4, PC

Dark Souls 3 é a minha escolha recomendada para jogadores iniciantes de Souls. É o mais simplificado e polido dos títulos, mesmo que não evoque a mesma mística de alguns outros jogos da série. Embora contenha alguns dos encontros mais difíceis e desafiadores da série no DLC, o jogo padrão tem mais uma rampa de dificuldade tradicional em vez de um pouco da brutalidade antecipada encontrada nos outros. O que isto significa? Isso significa que você ainda estará nadando no fundo do poço, mas terá tempo para molhar os dedos dos pés primeiro. Dark Souls 3 tem uma tonelada de conteúdo excelente, e o DLC contém algumas das batalhas mais emocionantes e intensas disponíveis nos jogos hoje, incluindo a inimitável Sister Friede e Darkeater Midir.

4. Dark Souls 2

jogos soulslike

Plataformas: Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, PC

Dark Souls 2 é um dos títulos mais divisivos da franquia, mas suas adições e experimentos ousados ​​são uma explosão. O uso de bonfire ascetics para permitir que os jogadores joguem áreas no NG + sem terminar completamente uma corrida, power-stancing e uma gama absolutamente vasta de chefes e locais o destacam. Não há como argumentar que o efeito de adaptabilidade e agilidade nos quadros de rolamento e invencibilidade não foi uma grande mudança, então se você planeja jogar, sugiro colocar pontos nessas estatísticas cedo para obter uma rolagem “tradicional” que pareça normal. Eu também não me importo particularmente que ter um castelo derretido acima de um moinho de vento do pântano quebre algum tipo de imersão – este é um mundo de fantasia e, embora eu admire a interconectividade que muitas vezes é anunciada na série, não é um problema de qualquer tipo. Dark Souls 2 também tem alguns dos melhores chefes em seu DLC, incluindo o duelo notável com Sir Alonne, Fume Knight e muito mais. Se você está adiando Dark Souls 2 porque é visto como a ovelha negra da família Souls, não o faça. É muito, muito bom.

3. Sekiro: Shadow Die Twice

Plataformas: Xbox Series X/S, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Sekiro: Shadows Die Twice é outra obra-prima do tipo Souls da FromSoft. Você joga como o shinobi chamado Sekiro AKA Wolf, um servo do Herdeiro Divino, Kuro. No início do jogo, Sekiro perde a mão e o Kuro ao lutar contra Genichiro Ashina.

Sekiro mais tarde recebe um braço protético de um escultor no Templo Dillapitated. Ele agora está encarregado de recuperar o Herdeiro Divino e protegê-lo a todo custo.

A mecânica de postura única separa o jogo Sekiro de outros jogos da lista. O medidor de postura é um medidor especial que se enche quando você desvia os ataques recebidos ou os tira dos inimigos. Tanto o jogador quanto o inimigo possuem medidores de postura.

Quando você quebra o medidor de postura de um inimigo, você pode executar um golpe mortal, que irá raspar sua vida ou matá-lo imediatamente. Essa mecânica está longe das usuais que vemos em Bloodborne, Dark Souls ou até Elden Ring, fazendo com que este jogo se destaque.

2. Bloodborne

jogos soulslike

Plataformas: Playstation 4

É raro que todos os aspectos de um jogo sejam sincronizados como uma obra de arte singular. Bloodborne é um desses jogos. Atmosfera, jogabilidade, música, arte e som se unem como uma entidade singular de terror vitoriano clássico dando lugar a terrores cósmicos. Os pequenos desvios de Bloodborne da fórmula de Souls incentivam a agressão desenfreada, aumentando a tensão por suas incríveis batalhas e passeios por paisagens infernais. Enquanto todos esperamos poder jogar Bloodborne em outras plataformas e em 60 FPS algum dia, o jogo principal e o DLC associado são um dos melhores jogos que você pode jogar hoje. De florestas cheias de cobras, onde seus olhos o enganam com todas as sombras, até pesadelos e paisagens de sonhos, Bloodborne serve um bufê de horror e capricho em um só golpe.

1. Elden Ring

elden ring gameplay semi god boc

Plataformas: Xbox Series X/S, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

Elden Ring é um jogo que instila admiração e curiosidade em quantidades aparentemente infinitas e é muito mais do que um jogo de “Souls” – tentar jogá-lo como alguns dos outros títulos desta lista pode ser recebido com frustração e confusão. Em vez disso, retire as camadas de seu enorme mundo aberto, optando por uma experiência de descoberta e exploração incomparáveis. Elden Ring oferece um nível de escala e escopo sem precedentes, dando aos jogadores um universo denso e intensamente curado para se perder.

Confira o que achamos do jogo no nosso review de Elden Ring.

Abra-se para essa experiência e você se verá voltando para mais e mais. Da menor caverna a extensas masmorras e castelos, de um baú com armadilha a um portal mágico, Elden Ring tece uma tapeçaria vibrante e perigosa cheia de aventura. Elden Ring é facilmente o melhor título que a From Software já criou e um dos melhores jogos já construídos.

Confira também outras listas:


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.