O lançamento do Cyberpunk 2077 foi surpreendente, mas não da maneira que muitos esperavam. Embora tenha superado as expectativas de vendas da empresa, existem algumas áreas onde o Cyberpunk 2077 não atendeu às expectativas dos fãs. Embora a CDPR, como empresa, certamente tenha percorrido um longo caminho desde o lançamento de The Witcher 3, há muitos problemas a serem reconhecidos a partir do lançamento de Cyberpunk 2077 .
The Witcher 3 é considerado um dos títulos mais aclamados pela crítica da geração PS4 e Xbox One. Na verdade, Cyberpunk 2077 deve muito ao The Witcher 3 por seu sucesso comercial, pois é por causa deste último que o CDPR atraiu tanta atenção e, finalmente, se tornou uma das empresas de jogos mais valiosas da Europa . No entanto, com essa popularidade sem precedentes veio uma abundância de exagero e expectativa e, embora o CDPR tenha apresentado alguns aspectos, vacilou em outros. Uma comparação mais direta entre o lançamento de Cyberpunk 2077 e The Witcher 3 revela onde o CDPR fez bem e onde fez mal com esses gigantes do jogo.
Vendas E Pré-vendas
Uma semana antes do lançamento de The Witcher 3 , o CDPR revelou que o jogo havia recebido mais de 1 milhão de encomendas. Os números foram enormes para um jogo com um orçamento de desenvolvimento de US $ 81 milhões e uma equipe interna de 15o funcionários, que aumentaram para 250 nos próximos três anos e meio. O número de encomendas do Cyberpunk 2077 , por outro lado, não tinha rival, com impressionantes 8 milhões de encomendas. Embora as encomendas do CDPR mais recente tenham sido 8 vezes maiores do que o lançamento principal anterior, também é importante observar que a empresa cresceu significativamente nesse período. Cerca de 500 pessoas trabalharam internamente no Cyberpunk 2077 , o que é o dobro do número de pessoas que trabalharam no The Witcher 3 .
Embora as pré-encomendas sejam indicativas do entusiasmo em torno de um título, também é importante analisar o quão consistentes as vendas permanecem após o lançamento de um jogo. Duas semanas após seu lançamento, The Witcher 3 vendeu mais de quatro milhões de cópias, enquanto Cyberpunk 2077 vendeu mais de 13 milhões de cópias no mesmo período. Embora GOG seja a plataforma líder de escolha quando se trata de comprar jogos CDPR, os títulos da empresa também quebraram recordes de vendas no Steam. A lista de mais vendidos do Steam em 2015 revelou que The Witcher 3 foi o terceiro jogo mais vendido do ano na plataforma, superado apenas por Rainbow Six Siege e Fallout 4 de Tom Clancy . Cyberpunk 2077, coincidentemente, também sobe na 3ª posição, superado apenas por Counter Strike Global Offensive e Between Us , porém, é importante destacar que Cyberpunk 2077 foi lançado em dezembro e tinha apenas vinte dias para chegar ao topo.
Análises
The Witcher 3 serviu como um RPG de última geração que definiu o gênero e conquistou a comunidade de jogadores. Enquanto gigantes do RPG como BioWare e Bethesda foram além do gênero RPG para tornar os jogos mais acessíveis, o CDPR permaneceu fiel à sua raiz e produziu um mundo aberto maciço cheio de personagens maduros e histórias ramificadas. As análises do The Witcher 3 sugeriram que é “um dos melhores, senão o melhor RPG de todos os tempos”. O jogo superou as expectativas e se tornou o videogame mais premiado de todos os tempos, um recorde que foi recentemente quebrado por The Last Of Us 2, de 2020 . A versão para PC de The Witcher 3 tem uma pontuação Metacritic de 93/100, tornando-o um dos jogos mais bem avaliados da última geração.
O sucesso de The Witcher 3 fez do CDPR um estúdio de sucesso de nicho. Devido a isso, as expectativas do Cyberpunk 2077 eram insanamente altas, algo que se reflete claramente nos números de pré-venda do jogo. As análises do Cyberpunk 2077 sugeriram que é um ótimo RPG, ofuscado apenas por uma infinidade de questões relacionadas ao desempenho. No geral, o jogo recebeu críticas positivas para sua versão para PC. A pontuação do Metacritic do mesmo é 85/100. No entanto, a versão do jogo para console sofreu incomensuravelmente e teve uma pontuação do Metacritic de 56/100 no PS4. Também é importante observar que a versão digital do Cyberpunk 2077foi retirado da PlayStation Store dias após seu lançamento. Além disso, a Sony ofereceu reembolsos para jogadores que compraram a versão digital do jogo. Embora a versão Xbox do jogo não tenha sido lançada, os jogadores podem obter um reembolso, se desejarem.
Performance
Carregando o peso de mundos abertos massivos e designs de níveis complexos, o desempenho de The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 em consoles e PC não estava à altura. Enquanto a versão para PC desses títulos teve um desempenho relativamente melhor, as versões de console pareciam uma oportunidade perdida, pelo menos no lançamento. O Witcher 3 teve problemas gritantes no PS4 e no Xbox One. Nas ruas densamente movimentadas de Novigrad e nos pântanos de Velen, o FPS caiu para os 20, se não menos às vezes. No Xbox One, o FPS ilimitado também não ajudou, tornando-o uma experiência desigual. Além disso, a resolução dinâmica do jogo oscilou entre a resolução de 900p a 1080p. Se isso não bastasse, explore as falhas, juntamente com uma infinidade de bugs relacionados a missões e pops de textura também chegaram ao lançamento do jogo. O Witcher 3 , no entanto, obteve um patch de 400 MB no primeiro dia que corrigiu alguns de seus problemas, incluindo o comportamento do barco.
O desempenho do Cyberpunk 2077 , por outro lado, era muito mais preocupante. No PS4 e no Xbox One, o jogo raramente mantinha 30 FPS e muitas vezes caía para os anos 20 em tiroteios em becos estreitos. No Xbox One base, o Cyberpunk 2077 funcionava a 810p, que caiu para 720p durante o combate e a direção. O Cyberpunk 2077 também tinha uma grande variedade de bugs de quebra de jogo que tornavam impossível progredir e, como resultado, desbloquear certas conquistas e troféus. Enquanto a maioria deles era em relação aos shows paralelos, alguns até persistiram nas missões principais. Cyberpunk 2077 lançado com um patch de dia zero que foi incluído no lançamento digital. Desde então, o CDPR lançou três hotfixes e patch 1.1.
É claramente evidente que os lançamentos de The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 eram semelhantes em um aspecto principal, o desempenho do jogo, embora se diferenciasse amplamente em outras áreas, como análises e vendas. Embora seja muito cedo para prever se o próximo grande lançamento AAA do CDPR terá problemas semelhantes, é seguro presumir que a empresa seria mais cautelosa ao otimizar seu jogo em todas as plataformas antes do lançamento.
Cyberpunk 2077 agora está disponível para PC, PS4, Stadia e Xbox One, com uma atualização gratuita para PS5 e Xbox Series X/S chegando em 2021.
0 Comentários