Confira a nossa lista dos melhores jogos do Sonic de todos os tempos. Por mais de três décadas, Sonic the Hedgehog tem cativado os jogadores com sua velocidade ultrarrápida, mundos vibrantes e personagens inesquecíveis. Neste artigo, embarcamos em uma emocionante jornada pela franquia Sonic, explorando os jogos que definiram a série e deixaram uma marca indelével na história dos games.
Dos clássicos icônicos do Sega Genesis às iterações modernas em várias plataformas, vamos mergulhar na jogabilidade emocionante, nos níveis memoráveis e nos recursos inovadores que fizeram do Sonic um símbolo duradouro da indústria de jogos. Se você é um fã dedicado procurando reviver seus momentos favoritos ou um novato ansioso para descobrir os melhores jogos do Sonic para começar, este guia o cobre.
À medida que classificamos e discutimos esses amados títulos, consideraremos fatores como mecânica de jogo, design de níveis, enredos e o impacto que eles tiveram na franquia Sonic como um todo. Esta não será uma lista de todos os jogos do Sonic classificados, porque há muitos spin-offs e títulos colaborativos por aí. Em vez disso, esses são os títulos principais da série, além de algumas ramificações principais que causaram impacto na história de Sonic.
Então, confira abaixo os melhores jogos do Sonic já criados.
[lwptoc numeration=”none”]
26. Sonic Blast
- Plataforma(s): Game Gear, Nintendo 3DS
- Desenvolvedor: Aspect Co
- Data de lançamento: 1996
Sonic Blast atuou como a semi-sequência de Sonic 3D Blast de 1995 . Embora ambos usem o título Blast, esta versão portátil abandona todos os elementos isométricos de resolução de quebra-cabeças em favor de um título Sonic de rolagem lateral mais tradicional. Aí reside o problema para este jogo, já que o estilo e a jogabilidade reais provam ser demais para o Game Gear, que infelizmente não foi corrigido na porta 3DS.
25. Sonic Spinball
- Plataforma(s): PC, Game Gear, Sega Genesis, iOS, GameCube, Game Boy Advance, Wii
- Desenvolvedor: Sonic Team, Sega of America
- Data de lançamento: 14 de novembro de 1993
Pinball mais Sonic, combinação óbvia, certo? Bem, mais ou menos, já que o Spinball sai da era em que os títulos derivados do Sonic estavam na moda. A estética Sonic envolve as placas, os sprites são divertidos e charmosos e a mecânica de rolamento realmente parece Sonic. Infelizmente, os controles e o layout dos mapas são um pouco frustrantes, o que impede um título de pinball impressionante.
24. Sonic: The Hedgehog (2006)
- Plataforma(s): Xbox 360, PS3
- Desenvolvedor: Sonic Team
- Data de lançamento: 14 de novembro de 2006
Lembra daquela demo incrível de Sonic the Hedgehog ’06? Lembre-se de como este jogo não era nada disso, tinha uma estranha história romântica entre Sonic e uma princesa humana e estava cheio de bugs? Sim, este jogo foi apressado e não correspondeu ao hype, mas ser capaz de jogá-lo ironicamente é uma espécie de vitória, certo?
23. Shadow: The Hedgehog
- Plataforma(s): PS2, GameCube, Xbox
- Desenvolvedor: Sega Studio USA
- Data de lançamento: 15 de novembro de 2005
O tom para este jogo era provável, queríamos Sonic, mas com armas, angústia e escolha seu próprio enredo de aventura. Portanto, a escolha óbvia é fazer de Shadow o protagonista principal nesta sequência solta de Sonic Heroes, que lança um demônio literal tentando Shadow a tomar más decisões. Ele retém toda a instabilidade dos títulos do início dos anos 2000, com pouco para se destacar além da escolha aleatória de dar a um ouriço uma SMG.
22. Sonic Boom: Rise of Lyric
- Plataforma(s): Wii U
- Desenvolvedor: Big Red Button
- Data de lançamento: 11 de novembro de 2014
Uma tentativa holística de reiniciar a franquia Sonic, Sonic Boom tem os ingredientes do que poderia ter sido um interessante jogo de plataforma 3-D. Mundo semi-aberto, diversas habilidades de personagens, enredo totalmente novo – mas foi vítima da janela de lançamento do Natal da Sega. O que foi lançado foi um título quebrado, sem originalidade e potencialmente inacabado que matou a reinicialização antes de decolar. Mas ei, pelo menos temos a série de TV incrivelmente meta Sonic Boom.
21. Sonic and the Secret Rings
- Plataforma(s): Nintendo Wii
- Desenvolvedor: Sonic Team, Now Production
- Data de lançamento: 20 de fevereiro de 2007
Se você já jogou este título do Wii, provavelmente pode ouvir a música tema em expansão tocando em sua cabeça agora. O primeiro da série Sonic Storybook, Secret Rings quebrou o molde dos jogos Sonic, fornecendo uma história única, mas peculiar, sobre Sonic no mundo das Mil e Uma Noites. O que se segue é um monte de movimentos do Wii-mote, alguns minijogos exclusivos de controle de movimento e níveis frustrantes baseados em coleções. Vale a pena assistir às cenas, mas é melhor deixá-lo sozinho juntando poeira em seu armário junto com seu Wii-Fit Balance Board e títulos de fitness correspondentes.
20. Sonic and the Black Knight
- Plataforma(s): Nintendo Wii
- Desenvolvedor: Sonic Team
- Data de lançamento: 3 de março de 2009
O segundo e último título da série Sonic Storybook mostra nosso ouriço favorito visitando o mundo do Rei Arthur para derrubar o prolífico Cavaleiro Negro. Injetar o elenco de personagens de Sonic na lenda arturiana, misturar os objetivos de nível e introduzir personagens jogáveis adicionais deu a este jogo uma vantagem sobre Secret Rings. Fora isso, este ainda é um título de Wii muito antigo que é melhor experimentado por meio de uma compilação de cenas.
19. Sonic Heroes
- Plataforma(s): PC, GameCube, PS2, Xbox
- Desenvolvedor: Sonic Team
- Data de lançamento: 30 de dezembro de 2003
Eu tenho uma queda por Sonic Heroes , mesmo que não seja tão bom assim. O conceito de controlar várias equipes de personagens Sonic por meio de versões iterativas de níveis é interessante em teoria. Na prática, é repetitivo, frustrante e amplificado apenas pelos controles instáveis e pelo design de nível com bugs. É um jogo um tanto icônico da série e era bom para a época, mas realmente não se sustenta, principalmente no PlayStation.
18. Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood
- Plataforma(s): Nintendo DS
- Desenvolvedor: Bioware
- Data de lançamento: 25 de setembro de 2008
Um RPG do Sonic feito pela Bioware. Deixe isso afundar por um segundo. Sim, é estranho e definitivamente um jogo infantil, mas na verdade é estranhamente bom. Pensando em Super Mario RPG , mas com um toque específico do Sonic e muitos controles baseados em toque. É definitivamente um produto de seu tempo, mas mostra um pouco da magia original da Bioware, mesmo que não seja o melhor.
17. Sonic Forces
- Plataforma(s): PS4, Nintendo Switch, Xbox One, PC
- Desenvolvedor: Sonic Team, Hardlight
- Data de lançamento: 7 de novembro de 2017
A continuação de Sonic Generations provou ser um grande passo em falso. Embora a jogabilidade principal ainda seja sólida, a decisão de fornecer a você um personagem edificável com diferentes habilidades torna o jogo muito desfocado e sem o Sonic. Além disso, transformar aleatoriamente os personagens em lutadores da liberdade (comic-lore à parte) parecia uma curva selvagem à esquerda que só é agravada pela estranha estrutura de “missão de campo” dos níveis.
16. Sonic Riders / Sonic Riders: Zero Gravity
- Plataforma(s): PC, GameCube, PS2, Xbox/PS2, Wii
- Desenvolvedor: Sonic Team, Now Production
- Data de lançamento: 2006 / 2008
Sonic Riders e sua sequência pareciam ser uma tentativa de preencher o vazio deixado pelo SSX. Embora não esteja no mesmo nível, a jogabilidade principal da corrida é incrivelmente divertida. É bastante simples de aprender, mas inclui um punhado de habilidades diferenciadas que realmente o tornam um especialista. Jogue na rotina para coletar tabuleiros e desbloquear novos desafios, e você terá um excelente jogo de corrida.
15. Sonic Rush / Sonic Rush Adventure
- Plataforma(s): Nintendo DS
- Desenvolvedor: Sonic Team, Dimps
- Data de lançamento: 15 de novembro de 2005
Sonic Rush é construído em torno do truque de misturar 2-D e 3-D no DS. Isso significa que inclui elementos específicos dos tipos de dois jogos para criar um título focado na velocidade emocionante. Adicione uma trilha sonora excelente e encontros memoráveis com chefes e você terá um jogo Sonic bem equilibrado, que só é retido pela plataforma em que está preso.
14. Sonic: Lost World
- Plataforma(s): PC, Wii U, Nintendo 3DS
- Desenvolvedor: Sonic Team, Dimps
- Data de lançamento: 18 de outubro de 2013
Sonic Lost World parece ter sido concebido como uma resposta ao Mario Galaxy . O design do nível é feito de esferas, cubos e outras formas, e os controles e a física são muito mais soltos do que outros títulos do Sonic. É um jogo que mostrou algum potencial para onde o Sonic poderia ir, mas faltou o firme, bem tudo, que torna os títulos do Galaxy de primeira linha.
13. Sonic The Hedgehog
- Plataforma(s): Sega Genesis, Sega Master System, Sega Saturn, GameCube, PS2, Xbox, PC, Xbox 360, PS3, Nintendo DS, Wii, iOS, Android
- Desenvolvedor: Sonic Team, M2, Backbone Entertainment, Ancient
- Data de lançamento: junho de 1991
O Sonic the Hedgehog original foi criado como a resposta da SEGA ao cenário crescente de plataformas 2-D coloridas . O gancho com o Sonic era que ele deveria ser tocado mais rápido, mesmo que o Sonic não fosse tão rápido assim. É icônico e influenciou o resto da série, mas não inclui muitos dos elementos centrais da série e não é o verdadeiro título de destaque para o Blue Blur.
12. Sonic Adventure
- Plataforma(s): Dreamcast, GameCube, PS3, Xbox 360, PC
- Desenvolvedor: Sonic Team, Now Production
- Data de lançamento: 23 de dezembro de 1998
O primeiro grande jogo Sonic 3-D talvez seja mais lembrado do que jogado. Embora tenha feito muito pela fórmula do Sonic, introduzindo novos personagens, bem como o spin dash central e a mecânica de bloqueio, também definiu o padrão para títulos 3-D do Sonic sendo quebrados. Há tanta bagunça neste jogo, além de alguns minijogos de puxar os cabelos (maldito seja, Froggy) que, infelizmente, apenas atrasam o jogo.
11. Sonic Adventure 2
- Plataforma(s): Dreamcast, GameCube, PS3, Xbox 360, PC
- Desenvolvedor: Sonic Team, Sega Studio USA
- Data de lançamento: 19 de junho de 2001
Embora seja uma espécie de disputa dependendo de quem você pergunta, Sonic Adventure 2 , na minha opinião, supera o original. O estranho mas relaxante simulador de criação de Chao, os níveis muito mais icônicos como a Radical Highway e a jogabilidade muito menos frustrante para personagens secundários são todos passos na direção certa. Ainda é instável e quebrado, mas oferece uma experiência muito mais suave e icônica.
10. Sonic Unleashed
- Plataforma(s): Wii, PS3, PS2, Xbox 360
- Desenvolvedor: Sonic Team, Dimps
- Data de lançamento: 18 de novembro de 2008
Sonic Unleashed é uma jóia esquecida na série. Ele apresenta alguns dos melhores e mais desafiadores níveis modernos baseados em velocidade do Sonic 3-D, bem como uma reviravolta única no que é um jogo de plataforma do Sonic, graças à mecânica do Warehog. Sim, ele supera as boas-vindas e os elementos da história são um pouco insossos, mas este jogo honestamente merece algum amor por ser um pacote tão coeso que apresenta alguns riscos.
9. Sonic & All-Stars Racing Transformed
- Plataforma(s): Xbox 360, PS3, PC, iOS, Wii U, PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Android
- Desenvolvedor: Sumo Digital
- Data de lançamento: 16 de novembro de 2012
O segundo jogo da série Sonic Racing é o epítome do que faz um bom piloto de kart. A lista expandida de personagens da Sega inclui alguns cortes profundos, o design do nível faz você querer descobrir todos os cantos e recantos e os controles gritam para você se tornar um especialista. É um piloto muito mais desafiador que fica em algum lugar entre Mario Kart e Forza , o que contribui para um tempo incrivelmente bom.
8. Sonic Colors
- Plataforma(s): Nintendo DS, Wii, Nintendo Switch, PS 4, Xbox One, PC
- Desenvolvedor: Sonic Team, Dimps, Blind Squirrel Games
- Data de lançamento: 11 de novembro de 2010
Sonic Colors foi uma espécie de reset para a série. Ele se concentrou puramente em plataformas 2-D/3-D, aproveitando a velocidade do Sonic, mas com um punhado de powerups exclusivos conhecidos como Wisps. É colorido, alegre e joga como Sonic clássico com algumas reviravoltas e define o padrão para o que o Sonic moderno poderia e deveria ser. Também está programado para um relançamento no final de 2021.
7. Sonic Advance / Sonic Advance 2 / Sonic Advance 3
- Plataforma(s): Game Boy Advance, Wii U
- Desenvolvedor: Sonic Team, Dimps
- Data de lançamento: 2001/ 2002 / 2004
Em seguida, em nossa classificação de jogos do Sonic , está a série Sonic Advance . Esta série trouxe uma versão reimaginada dos jogos originais para dispositivos portáteis. Com um novo estilo de arte que lembra a série de aventuras, vários personagens jogáveis e segredos e desafios em abundância, ele realmente representou a progressão natural da série. Vale a pena encontrar jogos divertidos que realmente ajustam a mecânica original.
6. Sonic CD
- Plataforma(s): Sega CD, Android, PC, iOS, PS3, Xbox 360, GameCube, PS2
- Desenvolvedor: Sonic Team, Blitzworks
- Data de lançamento: 23 de setembro de 1993
Sonic CD teve a infelicidade de ser relegado a uma plataforma que ninguém adotou. No entanto, graças a uma série de portas, muitos achariam que esta é uma versão ajustada dos sidecrollers originais do Sonic com uma mecânica de viagem no tempo para inicializar. Ele serve como uma das melhores vitrines da era de 16 bits, com novas ideias suficientes para diferenciá-lo dos primeiros títulos entre os jogos do Sonic classificados.
- Plataforma(s): PS4, PS5, Switch, PC, Xbox Series S e X
- Desenvolvedor: Sonic Team
- Data de lançamento: 08 de novembro de 2022
4. Sonic The Hedgehog 2
- Plataforma(s): Sega Genesis, Sega Master System, Sega Saturn, GameCube, PS2, Xbox, PC, Xbox 360, PS3, Nintendo DS, Wii, iOS, Android
- Desenvolvedor: Sonic Team, M2, Backbone Entertainment
- Data de lançamento: 21 de novembro de 1992
Sonic the Hedgehog 2 , solidificou o que é a série Sonic . Ele introduziu Tails como um personagem auxiliar. Knuckles como um antagonista adicional. Reformulado o minijogo Chaos Emeralds, os segredos e o bônus final do Super Sonic. Além disso, possui alguns locais verdadeiramente icônicos, como Chemical Plant Zone e Casino Night Zone. É melhor que o original e influenciaria o futuro da série.
3. Sonic Generations
- Plataforma(s): PC, PS3, Xbox 360, Nintendo 3DS
- Desenvolvedor: Sonic Team, Dimps
- Data de lançamento: 1º de novembro de 2011
Sonic Generations abraçou a nostalgia do Sonic 3-D, criando uma lista de reprodução de níveis icônicos do Sonic que é melhor do que o material de origem. Ele combina perfeitamente a rolagem lateral e a plataforma 3D para criar um jogo acelerado e desafiador que você pode jogar ao mesmo tempo. De muitas maneiras, parecia o ponto de virada entre os jogos sônicos 3-D classificados, que infelizmente ainda não recuperaram a magia deste jogo.
2. Sonic 3 & Knuckles
- Plataforma(s): Sega Genesis, Sega Master System, Sega Saturn, GameCube, PS2, Xbox, PC, Xbox 360, PS3, Nintendo DS, Wii, iOS, Android
- Desenvolvedor: Sonic Team
- Data de lançamento: 7 de outubro de 1994
Sonic & Knuckles foi originalmente um add-on para Sonic 3, mas o jogo inteiro serve como o melhor da série 2-D original. A arte, a música, o design de níveis e a introdução de Knuckles como um personagem flexível realmente diferenciam este jogo. De muitas maneiras, serve como a epítome do que há de bom nos primeiros jogos do Sonic, ao mesmo tempo em que fornece um vislumbre do que viria com os títulos 3-D. Resumindo, se você planeja jogar um título Sonic 2-D original, jogue este.
1. Sonic Mania
- Plataforma(s): PS4, Nintendo Switch, PC, Xbox One, Amazon Luna
- Desenvolvedor: Christian Whitehead, Headcannon, PadogaWest Games, SEGA of America
- Data de lançamento: 15 de agosto de 2017
Numa época em que os jogos do Sonic estavam em seu nível mais baixo, Sonic Mania emergiu como um farol de esperança. Uma carta de amor ao clássico Sonic, este sidecroller 2-D joga melhor do que qualquer coisa que veio antes. Simultaneamente nostálgico, inovador e único, ele ajusta a mecânica da plataforma Sonic para criar uma ação cativante de rolagem lateral e encontros com chefes muito mais desafiadores. Este é simplesmente o melhor entre os jogos do Sonic classificados e vale a pena jogar, seja você um jogador experiente do Sonic ou novo na franquia.