O novo jogo do Sonic da Sega está sendo desenvolvido pela Arzest, o estúdio japonês dirigido pelo criador original do mascote, Naoto Ohshima.
Ohshima, que é creditado por projetar Sonic e fornecer arte para os primeiros jogos da franquia, retornará para o seu primeiro jogo na série em mais de 20 anos com Sonic Superstars.
O chefe do Sonic Team, Takashi Iizuka, disse em uma entrevista no Summer Game Fest no sábado que a empresa originalmente pretendia colaborar novamente com o desenvolvedor Christian Whitehead, que dirigiu Sonic Mania de 2017, mas os planos fracassaram.
Iizuka então abordou Ohshima, que trabalhou no Sonic the Hedgehog original e em outros jogos nos anos 90, para liderar o próximo jogo 2D com sua equipe de desenvolvimento, que é mais conhecida por desenvolver títulos como Hey! Pikmin e Yoshi.
Os desenvolvedores de Sonic Mania, Headcannon e Christian Whitehead, não estão envolvidos, confirmou Iizuka.
“Quando estávamos fazendo Sonic Mania e o jogo estava finalizado e Chris pronto, conversamos com Chris e a equipe sobre qual deveria ser o próximo jogo 2D que faríamos”, explicou ele.
“Tínhamos alguns conceitos e ideias entre as equipes, mas não conseguimos dar o pontapé inicial no projeto. E assim desapareceu por um tempo com Chris e a equipe.
“Sou amigo de muitos dos meus antigos colegas de trabalho e estava conversando com Ohshima-san sobre como deveríamos fazer um jogo do Sonic juntos e se ele estaria interessado. Ele é o criador original de Sonic the Hedgehog, então conversamos sobre se sua empresa Arzest estaria interessada em trabalhar em um jogo do Sonic.
“Então, houve ideias com Chris e a equipe que não deram certo. Sonic Superstars é realmente todo desenvolvido pela Arzest, mas a Sonic Team no Japão está trabalhando com eles no design e em alguns outros elementos. Arzest e Ohshima-san são 100% desenvolvedores do jogo.”
Iizuka explicou que sente que pode confiar na equipe de Ohshima por causa de sua valiosa experiência trabalhando nos jogos Sonic originais. Ohshima é mais conhecido como o criador do design de personagens de Sonic, mas Iizuma disse que poucas pessoas sabem que ele também projetou muitos níveis.
“O que Ohshima-san realmente traz é sua experiência Sonic clássica, tendo trabalhado em Sonic 1 e Sonic CD. Ele sabe como fazer um verdadeiro jogo clássico do Sonic.
“Muita gente acha que Ohshima-san simplesmente entrou e pensou como Sonic seria, desenhou o personagem e pronto. Mas ele também estava fazendo level design no Sonic 1 além de desenhar e criar o personagem. Então ele tem essa experiência de fazer um jogo do Sonic porque fez o design de níveis para o jogo original.”
Além disso, Iizuka revelou que o compositor de Sonic 3, Jun Senoue , liderará o áudio de Superstars.
“Quando falamos sobre as pessoas que ainda trabalham nos jogos clássicos do Sonic, não há muitas pessoas que estão criando ativamente jogos que sobraram desse grupo realmente pequeno.
“Mas há três pessoas; eu, Ohshima-san e o terceiro é Jun Senoue da Sega, que fez música para o Sonic 3 naquela época. Ele também está participando do desenvolvimento de Sonic Superstars. Jun é o diretor musical do jogo e está realmente focado em fazer com que pareça um jogo clássico.
“Mas, obviamente, ele não está sentado criando todas essas músicas sozinho: ele está trabalhando com equipes internas da Sega para criar músicas naquela vibração clássica do Sonic e também está trabalhando em algumas equipes externas, como Tee Lopes, que ajudou no Sonic Mania.”
Sonic Superstars permite que os jogadores controlem Sonic, Tails, Knuckles ou Amy Rose e, pela primeira vez em um jogo do Sonic, também haverá suporte cooperativo para até quatro jogadores.
O jogo será lançado no outono de 2023 tanto digital quanto fisicamente, no PS5 , PS4 , Xbox Series X/S , Xbox One , Switch e PC .