A Square Enix revelou que Final Fantasy XVI será exclusivo do PS5, já que a Sony simplesmente ofereceu a editora um acordo de aquisição mais atraente do que o fabricante de console concorrente, a Microsoft.
Falando com a Game Informer, o produtor do jogo, Naoki ‘Yoshi-P’ Yoshida, explicou que a Square Enix explorou várias ofertas da empresa em relação a Final Fantasy XVI, e foi a Sony que finalmente voltou com a melhor.
Final Fantasy [é uma] das franquias [mais] importantes da Square Enix, junto com Dragon Quest e a série Kingdom Hearts. Quando começamos o desenvolvimento, abordamos várias plataformas, várias empresas, sobre o lançamento do jogo. E quando você os aborda, eles voltam para nós com suas ofertas.
Dito isso, do ponto de vista do desenvolvedor e do programador, limitar o desenvolvimento a um sistema torna não apenas mais fácil para nós, mas também nos permite a capacidade de otimizá-lo. E isso nos permite maximizar o desempenho desse sistema porque estamos nos concentrando apenas nesse sistema.”
Final Fantasy XVI está agendado para lançamento em 22 de junho de 2023 para PS5. A Square Enix disse esta semana que atualmente não tem planos para nenhum DLC e não está se preparando para um patch do primeiro dia, embora tenha notado que as coisas podem mudar.