Detalhes sobre Dragon Age 4 – ou mais propriamente, Dragon Age: Dreadwolf – foram poucos e distantes entre si, mas felizmente uma nova postagem no blog ofereceu algumas dicas sobre como as árvores de habilidades do jogo e a personalização de classes estão sendo projetadas.
O designer de sistemas Luke Barrett diz que permitir que você alcance sua “fantasia de jogador” é fundamental para como o sistema de habilidades será projetado. Barrett diz que “porque oferecemos suporte a tantas opções, projetamos algo que pode ser amplamente personalizado, em oposição a um sistema de progressão mais linear“.
Uma versão inicial do design da árvore de habilidades mostra uma espécie de floco de neve, com nós de habilidade compráveis em cada ponto de interseção. A árvore mostra seis diferentes conjuntos de habilidades com códigos de cores, aparentemente representando diferentes tipos de especializações de classe. Parece que você poderá cruzar livremente os limites entre diferentes especializações, comprando upgrades de habilidades que efetivamente permitem que você faça construções multiclasse.
Vale a pena ter em mente, é claro, que estamos vendo versões muito iniciais do design, e cada detalhe está sujeito a mudanças antes de sua implementação no jogo final. Os desenvolvedores sugerem que esse design já recebeu várias revisões pelo que estamos vendo, mas parece que esses pontos sobre personalização e liberdade permanecem essenciais para toda a ideia.
O designer de UX Bruno Porrio explica que “após várias rodadas de iteração e validação, chegamos ao design finalizado da árvore de habilidades (que mal podemos esperar para mostrar a vocês). Foi muito importante para nós que a fantasia de jogar um certo classe e as opções de personalização apareceriam de forma clara e rápida sem sobrecarregar o jogador.“
Não está claro como isso se encaixa nos vazamentos de jogabilidade anteriores do Dragon Age 4 . Um desses jogadores enviou especulando sobre um sistema de classes baseado na facção do jogo que você escolheu para se juntar.