A série Resident Evil é reconhecida por ter iniciado o gênero de survival horror conforme o conhecemos atualmente, mantendo uma influência significativa e uma base massiva de seguidores. Ao longo dos anos, essa franquia consolidou sua longevidade, lançando inúmeros jogos que exploram seu universo.
Como é comum em franquias com várias jogos, a qualidade dos títulos individuais pode variar consideravelmente. Alguns games da série receberam críticas tanto da mídia quanto do público, enquanto outros foram aclamados de forma quase universal (dentro do possível nessa indústria altamente diversificada). No entanto, determinados títulos conseguiram conquistar os afetos e a devoção dos fãs, mantendo um lugar especial em seus corações, apesar de apresentarem alguns problemas.
Anteriormente , classificamos todos os títulos derivados de Resident Evil, este artigo focou puramente nos jogos principais e numeradas. Estaremos mapeando a série desde sua estréia em 1996 até Resident Evil 4 Remake deste ano. Vamos começar.
[lwptoc numeration=”none” title=”Conteúdo”]
16 – Resident Evil 6 | 2012
Este é um monstro estranho, Resident Evil 6 se dividiu em quatro campanhas, cada uma seguindo um veterano da série e seus companheiros recém-chegados. Algumas dessas campanhas são … boas. Vamos ser justos, a primeira metade do Leon’s é excelente, e o último terço do Chris também é bom, mas o pacote geral é sem brilho e o foco na ação sobre o terror era insuportavelmente gritante o tempo todo. Talvez sua maior contribuição tenha sido forçar a Capcom a dar uma guinada maciça, levando a franquia de volta aos trilhos com Resident Evil 7.
15 – Resident Evil | 1996
Aqui está, o início de um ícone do horror de sobrevivência! Não é que o Resident Evil original seja ruim – na verdade, eu ainda pulo para jogá-lo de vez em quando – mas ele simplesmente não pode se comparar ao que veio depois. A primeira experiência que tivemos com o STARS Alpha Team ainda se mantém forte hoje, apesar de suas animações e diálogos instáveis. Resident Evil forjou um legado que não pode ser derrubado facilmente (a menos que você vá para a cabeça).
14 – Resident Evil Zero | 2002
A premissa aqui era ótima, jogar como um dos STARS Bravo Team em sua malfadada missão antes do incidente da mansão acontecer no primeiro jogo. Mas por que isso tinha que ser Rebecca? Eu amo o personagem, não me entenda mal, mas não faz nenhum sentido que ela tenha perdido tanta competência entre 0 e 1. Além disso, embora a mecânica de troca de personagem fosse outra boa ideia, isso levou principalmente à frustração na prática. Billy merece um retorno, no entanto.
13 – Resident Evil 5 | 2009
Depois do jogo mais focado na ação trazido para a série por RE4, a quinta parcela principal abandonou a pretensão de terror inteiramente por algo mais parecido com um blockbuster. Juntando-se ao intensamente musculoso Chris com a nova parceira Sheva na África para uma divertida diversão cooperativa, Resident Evil 5 não atingiu o alvo, apesar de alguns momentos fantásticos de jogabilidade e história. Sejamos honestos, porém, se reordenássemos essa lista com base na perfuração de pedra, isso venceria. Punhos abaixados.
12 – Resident Evil: Revelations | 2012
Realmente me doeu ter que colocar este aqui tão baixo na lista, porque eu amo muito sobre ele, desde o cenário, aos personagens, até a história de RE ainda mais idiota do que a média. Além disso, na época deste lançamento, há algum tempo estávamos famintos por uma verdadeira experiência de survival horror. No entanto, a tentativa de juntar os últimos jogos mais baseados em ação com o horror claustrofóbico dos clássicos não funcionou muito bem … desta vez.
11 – Resident Evil 3 Remake | 2020
Embora este possa não ser o melhor dos remakes desta lista, Resident Evil 3 ainda conseguiu ser uma travessura tensa e divertida por Raccoon City. Continuando com o jogo original com Jill Valentine, podemos jogar sua fuga da cidade mais uma vez com muito mais detalhes e sustos. Nemesis é uma ameaça legítima e perseguidora aqui, e se tanto conteúdo não tivesse sido cortado do original, este remake teria classificação muito mais alta.
10 – Resident Evil Village | 2021
Resident Evil Village segue o mesmo protagonista de Resident Evil 7: Biohazard , mantendo a jogabilidade em primeira pessoa. Ele também altera muitos recursos para ficarem mais parecidos com os de Resident Evil 4, como o gerenciamento de inventário. Também é semelhante a Resident Evil 4 no sentido de que sua história às vezes pode ser bastante fantástica. O elenco de vilões exemplifica isso, sendo cada um deles uma homenagem a estrelas clássicas do terror, como Drácula e o monstro de Frankenstein.
O jogo às vezes é criticado por se concentrar demais em elementos de ação (especialmente porque o jogo anterior foi uma reinicialização suave da série), mas muitas pessoas apreciaram sua apresentação de qualquer maneira.
9 – Resident Evil: Revelations 2 | 2015
O segundo na série de Apocalipse é, para ser honesto, uma revelação. Pegar as idéias do primeiro, mas adicionar um modo cooperativo excelentemente realizado foi uma decisão inspirada, permitindo que as duplas de personagens se complementassem com pontos fortes e fracos, em vez de serem funcionalmente iguais a RE5. Além disso, os personagens neste jogo foram fenomenais, trazendo de volta Claire e Barry e combinando-os com grandes recém-chegados. Na verdade, este jogo merece este lugar baseado apenas em Moira Burton.
8 – Resident Evil – CODE: Veronica | 2000
Finalmente na metade superior e começando com esta joia. O salto para o PS2 trouxe Claire de volta para um passeio por uma prisão de propriedade da reclusa família Ashford. Muitas melhorias foram feitas para este jogo com iluminação fantástica e uma faca de combate realmente útil para variar, mas ele tinha uma grande desvantagem – Steve Burnside. Este cretino chorão arruinou quase todas as cenas e momentos em que foi incluído e Claire merecia uma companhia muito melhor.
7 – Resident Evil 3: Nemesis | 1999
O último da trilogia PlayStation original e que maneira de sair, atuando como uma prequela e sequência dos eventos de Resident Evil 2. De volta aos sapatos (e saia confortável e combinação de suéter) de Jill Valentine quando ela faz seu último escapar de Raccoon City, o tempo todo sendo perseguido pelo implacável Nemesis. Este jogo era muito parecido com os títulos anteriores, mas com uma pequena manobra de evasão e criação de munições incluídas. Assustadores poligonais excepcionais.
6 – Resident Evil 4 | 2005
É aqui que tudo mudou. Eu pessoalmente não acho que este jogo seja a obra-prima de Miyazaki da série (que virá depois), mas RE4 mudou a trajetória de Resident Evil para sempre. Trazendo Leon de volta, com uma nova atitude inteligente e um trabalho muito melhor, para essencialmente massacrar uma aldeia espanhola inteira e as áreas circundantes. Resident Evil 4 foi engraçado, tenso, sangrento e quase perfeito em sua execução. Na verdade, suas únicas falhas eram ter tantos QTEs e a necessidade de cuidar constantemente de Ashley.
5 – Resident Evil 7: Biohazard | 2017
O amado retorna à forma para a série, trazendo de volta o horror de sobrevivência e mudando para uma perspectiva de primeira pessoa para fantasmas adicionais. RE7 segue o homem mais azarado do mundo, Ethan, enquanto ele tenta encontrar sua esposa perdida no dilapidado Baker Estate na Louisiana rural. Pesado nos sustos, com uma atmosfera tremendamente tensa e sangue o suficiente para agradar o Jigsaw, Resident Evil 7 se formou com sustos de primeira classe.
4 – Resident Evil 2 Remake | 2019
Sendo um fã do original, minha empolgação igualou a de outros fãs quando isso foi confirmado para acontecer em uma transmissão ao vivo em 2015. Usando o incrível RE Engine desenvolvido para RE7, sabíamos que teríamos um mimo e um mimo. Um deleite visceral, brutal e nojento. Mudando apenas o suficiente para manter os veteranos em seus pés e transformando o Sr. X em uma presença constante e marcante, este remake foi um triunfo absoluto. No entanto, ainda não é o melhor remake da Capcom.
3 – Remake de Resident Evil | 2002
Um remake completo do título original que melhorou em todas as suas facetas, do diálogo aos visuais e à jogabilidade. O alegre através da mansão desnecessariamente complexa nunca foi tão divertido ou assustador. Como o remake de 2, este jogo mudou apenas o suficiente para arruinar a memória muscular de um veterano. Resident Evil Remake é uma masterclass absoluta em horror de sobrevivência, a magnum opus de Mikami, e possivelmente um dos remakes mais bem executados de todos os tempos.
2 – Resident Evil 4 Remake | 2023
Às vezes considerado um dos melhores videogames de todos os tempos, Resident Evil 4 foi um sucesso quando foi lançado há quase duas décadas e continua a ser extremamente popular e querido até hoje. Embora tenha tido um processo de desenvolvimento difícil que durou vários anos, o jogo foi fantástico em seu lançamento.
Avançando para 2023, um remake brilhante deu nova vida a este clássico, mostrando o poder do console PS5 com visuais impressionantes e mecânica de jogo inovadora. Embora alguns tenham argumentado contra um remake, dada a disponibilidade do jogo em plataformas modernas, o sucesso esmagador da versão renovada justificou o seu desenvolvimento.
Notavelmente, o remake aborda uma grande desvantagem do original, melhorando significativamente o personagem de Ashley , transformando-a em uma aliada independente e valiosa para Leon. Além da bobagem de filme B, a excelência duradoura de Resident Evil 4 ressalta a mistura harmoniosa de terror de sobrevivência e ação.
1 – Resident Evil 2 | 1998
A sequência do imensamente popular Resident Evil teve que bater para fora do parque para continuar a franquia e oh cara conseguiu. Mudando a ação de uma mansão claustrofóbica para a cidade mais ampla e a Delegacia de Polícia RCPD, RE2 aumentou a aposta em todos os sentidos. Além disso, nos apresentou a Leon e Claire, dois dos melhores personagens de toda a franquia. Este pode ser o meu preconceito aparecendo, mas eu honestamente não poderia me importar menos, este jogo é a sequência perfeita e um dos meus jogos favoritos de todos os tempos.
0 Comentários