O PlayStation original foi lançado em 1995 e rapidamente se tornou um dos favoritos das famílias. Com o lançamento de seu console de quinta geração (o PlayStation 5) que será lançado no final deste ano, é fácil esquecer alguns dos jogos incríveis e divertidos lançados para o primeiro console PlayStation.
Os jogos estão frequentemente sendo remasterizados ou refeitos, como o recente Final Fantasy 7 Remake, permitindo que os fãs façam uma viagem pela estrada da memória enquanto aproveitam os benefícios de gráficos e jogabilidade atualizados. No entanto, ainda existem muitos jogos de PlayStation 1 que merecem algum amor de remasterização, talvez eles façam uma aparição no PlayStation 5.
10. Point Black
Point Blank era originalmente um jogo de arcade leve que foi portado para o PlayStation em 1998, com o port adicionando vários novos modos e opções de jogo. Era compatível com o controlador GunCon para uma sensação de arcade ainda mais realista, mesmo quando em casa. O jogo teve muito sucesso e teve mais de uma sequência, bem como uma versão para Nintendo DS.
Esta porta de arcade retro tem o potencial de ser uma grande remasterização se bem feita, especialmente se for considerada como um título de PlayStation VR que utiliza o periférico controlador de mira.
9. Gex Enter The Gecko
Um jogo de plataforma que sempre parece ser ofuscado por nomes como Spyro the Dragon ou Crash Bandicoot é Gex. Embora o primeiro título desta pequena lagartixa tenha sido lançado no PlayStation em 1995, na verdade é a sequência, Gex: Enter the Gecko, que é amplamente considerado o melhor da franquia. Esses jogos estavam cheios de referências à cultura pop (especialmente referências à TV) e, como tal, atraíam todas as idades, pois havia algumas piadas adultas mais sutis.
Os criadores de plataformas certamente estão vendo um ressurgimento em popularidade, com Spyro e Crash já fazendo um retorno remasterizado para a geração atual. Com sorte, Gex será o próximo personagem a dar o salto.
8. Discworld
Os jogos de apontar e clicar eram massivos nos anos 90 e têm retornado constantemente com títulos como Thimbleweed Park, bem como as narrativas mais interativas dos projetos da Telltale Games. Um jogo clássico de apontar e clicar lançado para o PlayStation foi o Discworld em 1995, que foi seguido por uma sequência com Discworld 2: Mortality Bytes! em 1997.
Esses dois jogos são considerados alguns dos jogos de apontar e clicar mais difíceis que existem. Ambos os títulos são baseados nos romances de fantasia de Terry Pratchett e utilizam seu protagonista, o mago Rincewind.
7. The Legend Of Dragoon
Embora tenha surgido mais tarde durante a vida do PlayStation (lançado no mesmo ano que o sucessor do console, o PlayStation 2), The Legend of Dragoon ainda conseguiu um lugar como um dos melhores jogos de PlayStation lá fora. O jogo vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo e recebeu críticas positivas.
Como outros jogos de RPG da época, The Legend of Dragoon utilizava um sistema de combate baseado em turnos, mas também acrescentou algo semelhante a eventos em tempo rápido, chamados de “adições”, permitindo aos jogadores causar mais danos. Uma sequência foi planejada para o jogo, mas acabou sendo cancelada.
6. Pandemonium!
Os anos 90 pareciam cheios de jogos de plataforma e, embora alguns fossem um tanto imprevisíveis, os jogadores receberam alguns dos melhores jogos de plataforma de todos os tempos. Um grande jogo de plataforma que é frequentemente esquecido é o Pandemonium! , lançado para o PlayStation em 1996, com uma sequência sendo lançada logo depois, em 1997.
O jogo apresenta dois personagens, Fargus, o curinga, e Nikki, a feiticeira, que acidentalmente destruíram a cidade local com um feitiço rebelde. O jogo os segue enquanto buscam alcançar a Máquina dos Desejos para restaurar a cidade novamente. Em cada nível o jogador pode escolher com qual personagem jogar, com cada um tendo seu próprio movimento especial; um salto duplo para Nikki e um ataque giratório para Fargus.
5. Heart of the Darkness
Embora tenha sofrido atrasos no desenvolvimento, quando Heart of Darkness foi lançado para o PlayStation em 1998, ainda conseguiu cativar os jogadores com sua jogabilidade de plataforma cinematográfica. O jogo seguiu Andy enquanto ele sai em busca de seu cachorro Whiskey, que foi sequestrado por monstros semelhantes a sombras.
Além de navegar pelos níveis, os jogadores tiveram que resolver quebra-cabeças enquanto mantinham Andy vivo. Além disso, Andy tinha movimentos especiais, como o canhão de plasma, que não só podia ser usado para destruir os monstros das sombras, mas também para crescer e destruir árvores. Heart of Darkness utilizou sequências cinematográficas, fundos pré-renderizados, quadros animados 2D e até apresentou uma trilha sonora original de Bruce Broughton.
4. Monster Rancher 2
Monster Rancher 2 lançado em 1999 para o PlayStation e embora não tenha sido o primeiro jogo da franquia a chegar ao console, é amplamente considerado o melhor dos dois títulos principais para o PlayStation 1. Esta série de jogos gira em torno do aumento do jogador , treinando e lutando contra seus monstros e se tornou tão popular que deu origem a uma série de anime.
Os jogos Monster Rancher foram criativos com seu recurso de jogabilidade particularmente único que permitia aos jogadores obter novos monstros trocando o disco do jogo por um CD de sua escolha. O jogo leria os dados no disco e geraria um monstro a partir dele, com CDs definidos sendo a única maneira de obter certos monstros raros, como o monstro Swimmer do álbum Nevermind do Nirvana .
3. Siphon Filter
Siphon Filter é um jogo de tiro em terceira pessoa lançado em 1999 e que segue Gabriel “Gabe” Logan e Lian Xing, dois agentes especiais que foram solicitados pelo governo a impedir um ataque terrorista. A ideia era criar um jogo “superespião” e, como tal, o Filtro de Sifão utiliza ação furtiva e também quebra-cabeças para o jogador resolver.
O jogo ficou tão popular que teve cinco sequências, embora nenhuma delas tenha recebido a mesma positividade do primeiro título. Apesar de seu grande número de sequências, a série nunca passou da geração do PlayStation 2.
2. Parasite Eve
Parasite Eve foi um jogo de terror de ação e sobrevivência lançado para o PlayStation em 1998. O enredo segue Aya Brea, uma policial de Nova York, enquanto ela tenta parar uma mulher chamada Eve, que está tentando acabar com o jogo inteiro. raça humana utilizando combustão espontânea.
Foi o primeiro jogo da SquareSoft a ser classificado como tendo conteúdo adulto e foi bem recebido, sendo elogiado por seu conteúdo mais adulto, enredo interessante e sequências cinematográficas. Seguiram-se duas sequências, com lançamento de Parasite Eve II para PlayStation em 2000 e The 3rd Birthday for PlayStation Portable em 2011.
1. Vagrant Story
Outro jogo lançado para PlayStation em 2000 foi Vagrant Story , que foi aclamado pela crítica e se tornou um dos favoritos dos fãs devido ao seu enredo rico e jogabilidade única. Ao contrário de outros RPGs da época, o jogo não apresenta lojas e não há interação entre os personagens. Em vez disso, a jogabilidade enfatiza as funções de criação e modificação da arma, bem como a solução de quebra-cabeças e elementos de estratégia.
Vagrant Story consolidou-se como um dos melhores RPGs até hoje, com outros RPGs como Final Fantasy 12 e Final Fantasy 14 prestando homenagem a ele com várias referências no jogo.
0 Comentários