Os melhores jogos do Homem-Aranha representam alguns dos melhores jogos de super-heróis, sem falar nos melhores jogos da Marvel. O estudante do ensino médio que virou um herói mascarado apareceu em muitos games cheios de ação nas últimas décadas, dominando como um dos membros mais amados do MCU. Naturalmente, algumas dessas aventuras são melhores que outras. Muitos de nós temos boas lembranças de inicializar nosso PS2 para Spider-Man 2, enquanto o Marvel Snap é uma maneira mais rápida e fácil de interagir com Peter Parker e companhia fora de um jogo principal.
Reunimos uma classificação dos 20 melhores jogos do Homem-Aranha aos quais você deve voltar e, com os próximos jogos da Marvel, como Marvel’s Spider-Man 2, com lançamento previsto para 2023, nunca houve um momento melhor para refrescar sua memória de onde nosso as aventuras do lançador de teias favorito nos levaram.
[lwptoc numeration=”none”]
21. Ultimate Spider-Man: Total Mayhem
Data de lançamento: 2010
Plataforma(s): Mobile
A maioria dos lançamentos anteriores de Spidey acabou sendo portada para dispositivos portáteis em algum momento, então não foi muito surpreendente quando a Gameloft lançou um jogo do Homem-Aranha apenas para celular em 2010. Compreensivelmente, talvez, Ultimate Spider-Man: Total Mayhem não estava em lugar nenhum quase tão ambicioso quanto alguns dos jogos de console que o precederam, mas sua simplicidade sem dúvida funcionou a seu favor.
Em vez de tentar criar uma enorme aventura de mundo aberto, o desenvolvedor optou por seguir o caminho do beat-em-up. Como muitos dos grandes beat-em-ups do Homem-Aranha dos anos 90, ele apresenta visuais sólidos, combate agradável e um extenso elenco de vilões icônicos para os jogadores testarem suas habilidades contra.
20. The Amazing Spider-Man 2
Data de lançamento: 2014
Plataforma(s): PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, 3DS, PC e Celular
Muito parecido com o filme no qual foi baseado, The Amazing Spider-Man 2 falhou até mesmo em cumprir os baixos padrões estabelecidos por seu antecessor, com as versões PS4 e Xbox One do jogo atingindo pontuações abaixo de 50 no Metacritic. Isso não quer dizer que não haja qualidades redentoras, no entanto, com o enorme mundo aberto do jogo, sem dúvida, oferecendo uma caixa de areia um pouco melhor na qual os entusiastas do spidey podem jogar.
Infelizmente, problemas técnicos afetaram as portas de console do jogo, com as versões PS3 e Xbox 360, em particular, lutando com problemas de taxa de quadros e problemas ocasionais de pop-in. Alguns especularam que o jogo pode ter sido lançado às pressas para coincidir com o lançamento do filme, o que certamente explicaria a falta geral de polimento. Ainda assim, para quem joga no PC ou em consoles mais novos, o jogo ainda pode ser muito divertido em rajadas curtas.
19. Spider-Man 3
Data de lançamento: 2007
Plataforma(s): PS2, PS3, PSP, Xbox 360, GBA, NDS e Windows
Spider-Man 3 está longe de ser o melhor jogo do Homem-Aranha das últimas décadas, mas ainda acerta em muitas coisas. Por um lado, a ampla caixa de areia na qual os jogadores são colocados é lindamente renderizada e fornece um nível de detalhe não encontrado nos títulos anteriores do Homem-Aranha . O combate também é decente e a dublagem geralmente está no ponto.
Onde o jogo falha um pouco é em sua campanha de história, que é sustentada por uma narrativa fraca e ridiculamente curta. Ainda há muita diversão com o jogo, particularmente a versão Wii, que faz um excelente trabalho ao integrar os controles de movimento na clássica experiência do Homem-Aranha.
18. The Amazing Spider-Man
Data de lançamento: 2012
Plataforma(s): PS3, PS Vita, Xbox 360, Wii, Wii U, NDS, 3DS, Celular e Windows
Aqueles que procuram um jogo desafiador podem ser mais bem servidos em outro lugar, porém, para quem procura um jogo do Homem-Aranha com excelentes controles e visuais fantásticos, The Amazing Spider-Man oferece uma opção robusta. Seja explorando as ruas de Nova York ou espancando alguns dos muitos bandidos da cidade, o jogo torna surpreendentemente fácil se perder no mundo de Peter Parker.
Como em alguns dos outros jogos do Homem-Aranha da época, a narrativa do jogo decepciona um pouco, tanto pela falta de profundidade quanto, às vezes, pela natureza repetitiva. Algumas das missões secundárias também podem parecer incrivelmente iguais, mas, pelo menos nas primeiras horas, há mais do que o suficiente para distrair disso.
17. Spider-Man: Friend or Foe
Data de lançamento: 2007
Plataforma(s): PS2, PSP, Xbox 360, Wii, NDS e Windows
Em termos de criar uma história convincente ou mostrar as incríveis habilidades do Homem-Aranha, Spider-Man: Friend or Foe é um fracasso. No entanto, para aqueles interessados em um simples beat-em-up com um enorme elenco de personagens, eles definitivamente poderiam fazer muito pior do que este título esquecido de 2007.
Notável por ser o último jogo do Homem-Aranha a usar os designs dos filmes de Sam Raimi, Friend or Foe é um jogo de luta cooperativo que vê Spidey se unindo a amigos e inimigos para impedir uma invasão de simbiontes. Ele foi projetado pensando nos jogadores mais jovens, mas oferece o suficiente para entreter os adultos por algumas horas, no mínimo.
16. Spider-Man: Mysterio’s Menace
Data de lançamento: 2001
Plataforma(s): GBA
Agora que os jogos portáteis são totalmente dominados por títulos móveis, os jogadores mais jovens podem não se lembrar ou apreciar as alegrias de ter um bom jogo de super-herói portátil. Spider-Man: Mysterio’s Menace definitivamente conta como um deles.
Um side-scroller simples com ótimos gráficos, controles sólidos e música cativante, este jogo pode não parecer muito para os padrões de hoje, mas foi uma bênção absoluta na época de seu lançamento. Ainda mais impressionante é que chegou apenas alguns meses após o lançamento do GBA , mas continuou sendo o melhor jogo do Homem-Aranha no sistema.
15. Spider-Man: Edge Of Time
Data de lançamento: 2011
Plataforma(s): PS3, Xbox 360, Wii, NDS e 3DS
O acompanhamento frequentemente esquecido de Spider-Man: Shattered Dimensions, Spider-Man: Edge Of Time não era tão sólido quanto o original, nem oferecia tanta variação em termos de jogabilidade. No entanto, mais do que compensou isso com seu enredo fantástico, escrito pelo aclamado escritor de quadrinhos do Homem-Aranha, Peter David.
Ao contrário de seu antecessor, Edge Of Time se concentra apenas no Homem-Aranha original de Peter Parker e em sua contraparte de 2099, Miguel O’Hara. A dupla deve coordenar suas ações no tempo e no espaço para salvar o futuro da destruição. Embora a jogabilidade seja repetitiva e apresente algumas lutas contra chefes frustrantes, ainda é capaz de oferecer um bom momento quando tudo está dito e feito.
14. Spider-Man Unlimited
Data de lançamento: 2014
Plataforma(s): Mobile
Uma das coisas mais legais sobre o Homem-Aranha é a grande quantidade de versões disponíveis para os fãs, que é uma das coisas que tornou o Homem-Aranha: Into the Spider-Verse tão bom. Lançado para dispositivos Android, iOS e Windows Phone, o Spider-Man Unlimited jogou com esse conceito central, o que sem dúvida o ajudou a ter sucesso.
Spider-Man Unlimited era literalmente ilimitado. O gênero free-runner é grande em dispositivos móveis e este jogo se saiu melhor do que a maioria dos concorrentes. Os jogadores podem correr sem parar, mas também têm o benefício de balançar na web, batalhas contra chefes e toneladas de personagens e histórias. É incrivelmente rico em conhecimento de uma forma que poucos outros jogos do Homem-Aranha podem igualar.
13. Spider-Man: Web of Shadows
Data de lançamento: 2008
Plataforma(s): PS2, PS3, PSP, Xbox 360, Wii, NDS e Windows
Spider-Man: Web of Shadows chegou em 2008 e foi um sucesso instantâneo para PlayStation 3, Nintendo Wii, Xbox 360 e várias outras plataformas. Este foi um jogo que se mostrou muito divertido e com um enredo emocional. De fato, muitos ainda o consideram seu jogo favorito do Homem-Aranha .
A história dramática do jogo envolve Venom infectando a cidade de Nova York com Symbiotes. Mas ainda mais do que um conto fantástico de Spidey vs. Venom, este jogo se destaca pelas incríveis participações especiais, que incluem participações especiais de Moon Knight, Luke Cage e Wolverine.
12. Spider-Man and Venom: Maximum Carnage
Data de lançamento: 1994
Plataforma(s): SNES & Genesis
Aqueles que conhecem o folclore do Homem- Aranha provavelmente se lembrarão da icônica história em quadrinhos na qual Spider-Man e Venom: Maximum Carnage se baseiam. O jogo foi lançado em 1994, na mesma época em que a popular série animada de TV do Homem-Aranha foi um sucesso.
Os jogadores controlam Spidey e Venom enquanto tentam parar Carnage e seus capangas. Maximum Carnage foi um dos melhores jogos de ação de rolagem lateral de sua época e foi capaz de obter críticas respeitáveis de jogadores e críticos.
11 Spider-Man: The Movie
Data de lançamento: 2002
Plataforma(s): GameCube, PS2, Xbox
Se os videogames licenciados tinham uma má reputação nos anos 2000, nem vamos começar com os filmes vinculados! E, no entanto, apesar de tudo isso, Spider-Man: The Movie foi surpreendentemente bom. Você tem Tobey Maguire e Willem Dafoe reprisando seus papéis como Homem-Aranha e Duende Verde, você tem um pequeno Bruce Campbell – que narra o tutorial de maneira fenomenal – e você tem um combate sólido e batalhas contra chefes. É revelador que o sucesso deste jogo levaria a Treyarch a se tornar a principal desenvolvedora dos jogos do Homem-Aranha da Activision por seis anos, antes de finalmente ter uma chance na franquia Call of Duty com o World at War de 2008.
10. The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin
Data de lançamento: 1990
Plataforma(s): Mega CD
Uma das grandes vergonhas da era de 8 e 16 bits é que os desenvolvedores realmente não sabiam o que fazer com o Homem-Aranha. Atari, Paragon e Rare fizeram um esforço sólido, mas foi a Sega quem provou que tinha o melhor controle sobre o personagem. Lançado para o Sega CD, The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin não era um jogo de luta sem cérebro, mas um jogo de aventura muito à frente de seu tempo. Spidey foi capaz de rastejar pela parede, atirar na web e até passar um pouco de tempo em um nível mais aberto – tudo bastante revolucionário para a época. Também parecia fantástico, tinha uma ótima paisagem sonora e algumas mecânicas de combate bastante agradáveis. É um retrocesso divertido, ainda hoje.
9. Spider-Man: The Video Game
Data de lançamento: 1991
Plataforma(s): Arcade
Este é um daqueles jogos de arcade por excelência. O tipo que se enterrou no cérebro, deixando uma geração de crianças acreditando que este era o auge não apenas dos jogos do Homem-Aranha – mas dos jogos de super-heróis em geral. 16 estágios diferentes, uma história em que você lutou contra todos, desde o Sinister Six até o Doctor Doom do Quarteto Fantástico, e co-op para quatro jogadores que apresentava Black Cat, Hawkeye e Sub-Mariner. Os jogos do Homem-Aranha percorreram um longo caminho desde 1991, mas Spider-Man: The Video Game é uma expressão tão pura e alegre do personagem e do universo Marvel mais amplo que ele habita. Ah, e parece absolutamente lindo também, tal é o poder da placa Sega System 32.
8. Spider-Man 2: Enter Electro
Data de lançamento: 2001
Plataforma(s): PS1
Spider-Man 2: Enter Electro talvez seja mais lembrado hoje em dia pelo atraso que sofreu, já que o desenvolvedor Vicarious Visions adiou o lançamento para modificar o nível final do jogo – o World Trade Center substituído por um arranha-céu genérico após os ataques de 11 de setembro. Mas o Enter Electro merece ser lembrado por muito mais do que isso, principalmente pela maneira como introduziu os níveis do solo; em seu antecessor, o Homem-Aranha seria consumido por uma estranha névoa amarela se ele balançasse muito baixo abaixo do horizonte de Nova York – tais eram as limitações da época. Ainda assim, Enter Electro foi um bom exclusivo do PlayStation que teve um combate sólido e uma ótima seleção de vilões para lutar.
7. Spider-Man
Data de lançamento: 2000
Plataforma(s): PS1
Entre o desenvolvimento de Tony Hawk’s Pro Skater 1 e 2, a desenvolvedora Neversoft lançou um jogo do Homem-Aranha realmente à frente de seu tempo. Ok, parece primitivo para os padrões de hoje, mas o Homem-Aranha foi a gênese da forma como o personagem é visto nos videogames hoje. Ele foi capaz de trazer Spidey para um espaço 3D de forma convincente, e o espaço extra oferecido pelos CDs do PlayStation significou que obtivemos um Peter Parker devidamente sagaz. É cheio de personalidade, combate sólido e realmente mostrou o potencial do personagem fora dos simplistas lutadores de rolagem lateral que ele havia sido relegado à atração principal nos anos anteriores.
6. Ultimate Spider-Man
Data de lançamento: 2005
Plataforma(s): PC, GameCube, PS2, Xbox
Os trajes cel-shaded que apareceram em Marvel’s Spider-Man da Insomniac são extremamente legais, mas você sabia que poderia jogar um jogo inteiro assim? Muitas vezes esquecido, devido à sua data de lançamento cair no ano em que o Xbox 360 foi lançado e menos de 12 meses depois que o Homem-Aranha 2 surpreendeu a todos, mas é realmente um dos melhores jogos do Homem-Aranha de todos os tempos. A Treyarch fez um trabalho fantástico ao dar vida a um Peter Parker mais jovem, e um trabalho ainda melhor ao criar um mundo cel-shaded de aparência fenomenal. As batalhas contra chefes impediram a verdadeira grandeza, mas Ultimate Spider-Man fez um trabalho fantástico ao capturar a vibração e o estilo dos quadrinhos de onde foi extraído.
5. Spider-Man: Shattered Dimensions
Data de lançamento: 2010
Plataforma(s): PC, PS2, Xbox 360
Se você é fã de Into the Spiderverse, talvez queira conferir Spider-Man: Shattered Dimensions. Lançado em 2010, o desenvolvedor Beenox tomou a controversa decisão de fazer uma aventura mais linear – abandonando o mundo aberto e, posteriormente, o swing na web. Isso significa que Shattered Dimensions foi capaz de sair da longa sombra lançada pelo Homem-Aranha 2 e adotar uma abordagem mais focada, dando a você controle sobre quatro diferentes Homens-Aranha dublados por quatro atores incríveis: Amazing Spider-Man (Neil Patrick Harris) , Spider-Man Noir (Christopher Daniel Barnes), Spider-Man 2099 (Dan Gilvezan) e Ultimate Spider-Man (Josh Keaton). O ritmo e o estilo de jogo mudaram para enfatizar melhor as forças particulares de cada herói; foi apenas um momento muito bom.
4. Spider-Man 2
Data de lançamento: 2004
Plataforma(s): PS2, GameCube, Xbox
Pode parecer um pouco desatualizado para os padrões de hoje, mas o Homem-Aranha 2 já foi o auge dos jogos licenciados. Este clássico de 2004 acertou em cheio no que era, na época, um mundo aberto bastante revolucionário. Se você voltar a ele agora, ainda há muito o que amar – há um charme em sua apresentação e estrutura, suas batalhas contra chefes são excelentes e uma verdadeira alegria na sensação de movimento e impulso que ele transmite. Spider-Man 2 foi tão bom que levaria mais de uma década até que outro desenvolvedor de videogame conseguisse superar o alto padrão de referência estabelecido pela Treyarch aqui.
3. Marvel’s Spider-Man
Data de lançamento: 2018
Plataforma(s): PS5, PS4
Quando a Insomniac decidiu fazer um jogo moderno do Homem-Aranha, tinha o peso do Homem-Aranha 2 em seus ombros. O lançamento de 2004 foi o melhor de uma velha era de jogos licenciados, e poucos acreditaram que o estúdio Ratchet & Clank seria capaz de derrubá-lo… e então jogamos e percebemos que ainda não tínhamos visto nada. Balançar por esta recriação digital da cidade de Nova York é emocionante, cativante e totalmente encantador. É a versão do Homem-Aranha que você cresceu lendo nas páginas dos quadrinhos, que os filmes meio que trouxeram à vida, só que agora você está no controle total das desventuras de Peter Parker. O Marvel’s Spider-Man é pura alegria . Na verdade, há muito tempo está entre nossa escolha dos melhores jogos de PS4, e por um bom motivo.
2. Spider-Man: Miles Morales
Data de lançamento: 2020
Plataforma(s): PS5, PS4
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales é um dos mais próximos de um jogo perfeito do Homem-Aranha que existe agora. A Insomniac Games pegou tudo o que funcionou com seu esforço de 2019 e o refinou, melhorando o conjunto principal de sistemas de combate, furtividade e lançamento na web, tudo isso enquanto cortava o joio. O resultado é uma excelente aventura que se destaca na construção de impulso – refletido na maneira como você é capaz de voar pelas ruas nevadas de Nova York ou na maneira como é empurrado por uma história sincera da perspectiva do protegido de Spidey, Miles Morales. Homem-Aranha: Miles Morales não é apenas o melhor jogo do Homem-Aranha, é também um dos melhores jogos do PS5.
1. Marvel’s Spider-Man 2
Data de lançamento: 2023
Plataforma(s): PS5
Pode não ser tão inovador quanto seu antecessor de 2018, mas seria difícil argumentar que o Homem-Aranha 2 da Marvel não é o melhor jogo. Ele oferece melhorias em quase todas as áreas e consegue parecer ainda mais impressionante graças ao poder adicional do PlayStation 5 e à decisão da Insomniac de se concentrar em uma única plataforma em vez de buscar um lançamento de geração dupla como Santa Monica Studios e Guerilla Games fizeram com God of War Ragnarok e Horizon Forbidden West respectivamente.
Alguns talvez critiquem a duração relativamente curta do jogo, mas para aqueles com estilos de vida agitados, ser capaz de desbloquear o troféu de platina em menos de 30 horas provavelmente será visto como um grande ponto positivo e não como uma falha menor. Em termos de história, às vezes pode parecer que Miles não está tendo seu tempo sob os holofotes e as seções de Mary Jane não serão do gosto de todos. Quase todo o resto é de primeira linha, tornando este o primeiro jogo exclusivo do PS5 imperdível e o melhor jogo do Homem-Aranha até hoje.