Embora muitos possam ter publicações específicas às quais recorrem para análises de videogames, outros preferem ter a média das pontuações e opiniões das análises para que possam ter uma ideia geral da qualidade de um jogo em um ritmo mais rápido. É aí que entram os sites de resenhas agregadas, e agora que GameRankings está extinto , os principais sites de resenhas de videogames agregados são OpenCritic e Metacritic. O Metacritic foi fundado em 2001, então ele tem alguns anos no OpenCritic, com um catálogo de análises que se estende muito mais longe no passado.
Metacritic tem algumas análises que foram publicadas antes de sua fundação em 2001, mas como 2001 foi o primeiro ano de operação do site, é interessante usar isso como um ponto de partida ao dar uma olhada em todos os videogames de maior audiência. Você pode conferir também a nossa lista dos jogos mais jogados do mundo.
Aqui estão os videogames com melhor classificação no Metacritic em cada ano desde 2001.
2001 – Tony Hawk’s Pro Skater 3
Os dois primeiros jogos de Tony Hawk’s Pro Skater são frequentemente aclamados como dois dos melhores videogames de esportes já feitos e, portanto, o Pro Skater 3 de Tony Hawk tinha muito o que viver. No entanto, é seguro dizer que Tony Hawk’s Pro Skater 3 correspondeu às expectativas e, em seguida, alguns, destacando-se como o videogame de maior audiência durante o primeiro ano de operação do Metacritic, 2001. Tony Hawk’s Pro Skater 3fez algumas mudanças importantes na jogabilidade principal que permitiram aos usuários fazer combos ainda mais impressionantes, e também foi o primeiro jogo da série a suportar multiplayer online. Não só isso, mas ajudou a introduzir a franquia no que eram, na época, consoles de próxima geração. Esperançosamente, o jogo pode ganhar nova vida em consoles modernos através de uma remasterização semelhante à coleção Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2.
2002 – Metroid Prime
O jogo Metroid Prime original colocou Retro Studios no mapa como um lugar para assistir. O desenvolvedor norte-americano recebeu as rédeas da série de aventura de ficção científica da Nintendo, levando-a em novas direções ousadas, tornando-o um jogo de tiro / aventura em primeira pessoa. Combinando elementos de outras franquias de tiro em primeira pessoa com a jogabilidade tradicional do Metroidvania, Metroid Prime era um jogo muito popular na época de seu lançamento e permanece um clássico amado até hoje. Há rumores de que uma porta Metroid Prime Trilogy Switch pode estar em desenvolvimento, então talvez os fãs de Switch possam reviver o jogo enquanto esperam por mais notícias sobre Metroid Prime 4 .
2003 – The Legend Of Zelda: The Wind Waker
A Nintendo teve o jogo mais cotado em 2002, e seu ímpeto continuou em 2003. Embora o Nintendo GameCube fosse amplamente superado pelo PlayStation 2, não há como negar que ele tinha uma biblioteca de jogos incrivelmente impressionante. The Legend of Zelda: The Wind Waker foi mais um jogo importante que poderia ser adicionado à linha impressionante do GameCube, com ele também assumindo alguns riscos importantes para a franquia Zelda . Adotando um estilo de arte cel-shaded que era extremamente controverso para a época, The Legend of Zelda: The Wind Waker ainda apresentava um jogo clássico de Zelda em 3D e certamente conquistou seu lugar como o jogo mais bem avaliado de 2003.
2004 – Half-Life 2
O Half-Life original foi um grande sucesso, mas o Half-Life 2 elevou a franquia a um status lendário. O inovador mecanismo de física do Half-Life 2 permitiu alguns cenários de combate e quebra-cabeças verdadeiramente únicos, com toda a experiência ancorada por um enredo de ficção científica cativante. A Valve continuou a história de Half-Life 2 com episódios DLC, mas ainda não deu à série uma conclusão adequada. O Half-Life 2 sendo um jogo tão bom e inovador é um grande motivo pelo qual os fãs clamam pelo Half-Life 3 há anos, e neste ponto, parece que será impossível para a Valve entregar algo que possa cumprir o legado de seu antecessor.
2005 – Resident Evil 4
O criador de Resident Evil , Shinji Mikami, reinventou completamente a franquia de terror de sobrevivência com o clássico Resident Evil 4 de 2005 . Muitas vezes aclamado como um dos melhores videogames já feitos, Resident Evil 4 levou a franquia por um caminho mais voltado para a ação, mas o fez enquanto escrevia o projeto de como os jogos de tiro em terceira pessoa seriam jogados nas décadas seguintes. Resident Evil 4 deu nova vida à franquia de longa data da Capcom e, desde então, foi relançado em praticamente todas as plataformas imagináveis.
2006 – The Legend Of Zelda: Twilight Princess
Há uma razão pela qual a franquia The Legend of Zelda da Nintendo é frequentemente considerada uma das melhores franquias de videogame que existe. Quase todas as entradas são aclamadas pela crítica, e o mesmo pode ser dito para The Legend of Zelda: Twilight Princess de 2006 . Abraçando um tom e cenário muito mais sombrios do que Wind Waker , Twilight Princess foi uma tentativa de levar Zelda de volta ao estilo popularizado por Ocarina of Time e Majora’s Mask com grande sucesso. Lançado junto com o Wii , The Legend of Zelda: Twilight Princess também ajudou a inaugurar uma nova geração para a Nintendo, e uma das mais bem-sucedidas financeiramente de todos os tempos.
2007 – Super Mario Galaxy
A Nintendo manteve seu suporte ao Wii forte em 2007, lançando um jogo que foi, a certa altura, o videogame com maior audiência de todos os tempos. Não contente em descansar sobre os louros, Super Mario Galaxy corajosamente levou Mario onde a franquia nunca tinha ido antes, atingindo os jogadores com uma série de fases de plataforma 3D altamente inovadoras. O maravilhoso estilo de arte e a pontuação orquestral de Super Mario Galaxy ajudam a consolidá-lo como um clássico dos jogos, e aqueles interessados em jogá-lo no Switch podem fazê-lo graças à coleção Super Mario 3D All-Stars .
2008 – Grand Theft Auto 4
A Rockstar Games há muito é considerada uma das maiores desenvolvedoras de videogames do mundo, em grande parte graças ao seu trabalho na franquia Grand Theft Auto . Com Grand Theft Auto 4 , a Rockstar trouxe a franquia para a geração PS3 e Xbox 360, melhorando os gráficos consideravelmente e oferecendo um mundo aberto e realista de Liberty City para os jogadores explorarem. Grand Theft Auto 4 também entregou uma história emocionante, multiplayer online, e manteve o senso de humor amplamente aclamado da série. A Rockstar lançaria mais tarde um par de expansões DLC single-player para Grand Theft Auto 4 que adicionaram ainda mais valor à experiência, e por isso não é nenhuma surpresa que o jogo seja tão bem visto até hoje.
2009 – Uncharted 2: Between Thieves
Anteriormente conhecida por seus jogos de plataforma de desenho animado, a Naughty Dog queria tentar algo novo com sua série Uncharted . O primeiro jogo Uncharted recebeu ótimas críticas na época de seu lançamento e foi aclamado como um dos melhores jogos disponíveis para o PS3, mas Uncharted 2 levou a franquia a novas alturas . Uncharted 2: Among Thieves aumentou consideravelmente o valor da produção, oferecendo cenários e gráficos maiores que eram de cair o queixo na época. Combine essas melhorias com um modo multiplayer online relativamente divertido e não é surpresa que os críticos tenham ficado tão entusiasmados com Uncharted 2 em 2009.
2010 – Super Mario Galaxy 2
Com Super Mario Galaxy sendo um dos videogames mais bem avaliados de todos os tempos, a Nintendo tinha uma tarefa incrivelmente desafiadora pela frente com Super Mario Galaxy 2 . Super Mario Galaxy 2 correspondeu ao hype, refinando a fórmula estabelecida no jogo original e aumentando o desafio. Super Mario Galaxy 2 também trouxe Yoshi de volta à mistura, dando ao dinossauro favorito dos fãs um retorno merecido aos holofotes.
2011 – Batman: Arkham City
Falando em sequências que conseguiram corresponder ao hype, Batman: Arkham City certamente fez exatamente isso. Rocksteady seguiu em Batman: Arkham Asylum com uma aventura mais aberta cheia de reviravoltas chocantes, combate enérgico e ainda mais dispositivos para os jogadores utilizarem contra as forças criminosas de Gotham City. Pegando tudo que os fãs amavam no jogo original e subindo para 11, Batman: Arkham City está definitivamente na conversa sobre o melhor jogo licenciado já feito .
2012 – Persona 4 Golden
Embora tenha demorado um pouco, a franquia Persona da Atlus está finalmente começando a pegar no mundo todo. Persona 5 tem sido um grande sucesso, mas as sementes para ele foram plantadas com Persona 4 e sua edição aprimorada, Persona 4 Golden . Persona 4 Golden adiciona novo conteúdo à já aclamada experiência Persona 4 , dando aos entusiastas de JRPG ainda mais para cravar seus dentes. Com uma jogabilidade viciante associada a uma história cativante, Persona 4 Golden preparou o cenário para o sucesso da franquia por vir, e ainda é um jogo imperdível. Uma porta Persona 4 Golden PC torna isso um pouco mais fácil de fazer, mas os fãs também podem conferir a versão do jogo para PlayStation Vita se tiverem o handheld por perto.
2013/2014/2015 – Grand Theft Auto 5
Até Grand Theft Auto 5, nenhum jogo havia conseguido vencer o Jogo do Ano por vários anos consecutivos. O GTA 5 da Rockstar foi o jogo mais bem avaliado do ano por três anos consecutivos, com elogios massivos ao lançamento original de 2013 para PS3 e Xbox 360 que continuou quando o jogo foi portado para PS4 e Xbox One em 2014 com uma variedade de melhorias . Em seguida, a Rockstar Games lançou a tão esperada versão para PC Grand Theft Auto 5 em 2015, abrindo a porta para a comunidade de modding manter vivo o interesse no jogo por muitos anos.
A própria Rockstar Games também manteve os fãs envolvidos com Grand Theft Auto 5 , principalmente por meio de sua experiência multijogador GTA Online. E agora que, assim como o single player, Grand Theft Auto 5 está sendo relançado novamente, chegando ao PlayStation 5 e ao Xbox Series X no final de 2021.
Se alguém considerar Grand Theft Auto 5 inelegível para 2014 e 2015, os jogos com maior classificação teriam sido The Last of Us Remastered (ou Super Smash Bros. para Wii U se um lançamento totalmente original for necessário) e Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain , respectivamente.
2016 – Uncharted 4: A Thief’s End
A Naughty Dog concluiu sua franquia Uncharted com Uncharted 4: A Thief’s End em 2016. Enviando Nathan Drake com uma nota positiva, Uncharted 4 apresentou a jogabilidade clássica de Uncharted de plataforma, exploração e tiro em terceira pessoa que os fãs passaram a adorar, como bem como gráficos amplamente melhorados que tiraram proveito do hardware mais robusto do PlayStation 4 quando comparado ao PS3. Uncharted 4 também manteve os modos multijogador online apresentados em Uncharted 2 e Uncharted 3 , oferecendo algo para jogadores de todos os gostos no jogo.
2017 – The Legend Of Zelda: Breath Of The Wild
A franquia Legend of Zelda da Nintendo voltou ao topo da pilha Metacritic em 2017 com The Legend of Zelda: Breath of the Wild . Como Twilight Princess antes dele, Breath of the Wild inaugurou uma nova geração para a Nintendo, lançando junto com o Switch e também lançando para o Wii U também. Ainda considerado por muitos o melhor jogo do Nintendo Switch, The Legend of Zelda: Breath of the Wild traduziu a fórmula Zelda para um mundo aberto com resultados espetaculares, inspirando uma linha infinita de clones de Breath of the Wild no processo.
2018 – Red Dead Redemption 2
Parece que sempre que a Rockstar Games lança um novo título, é provável que se encontre como o jogo mais votado do ano. Esse foi o caso de Red Dead Redemption 2 , um western mundo aberto que serviu como uma prequela de Red Dead Redemption da Rockstar de 2010. Red Dead Redemption 2 é conhecido por seu hiper-realismo, que ajuda os jogadores a se tornarem mais imersos em seu mundo aberto fronteira. A Rockstar continuou a lançar novos conteúdos para o modo Red Dead Online de Red Dead Redemption 2 , que permite aos jogadores explorar o enorme mundo aberto do jogo com amigos.
2019 – Divinity Original Sin 2 – Edição Definitiva
Há uma razão pela qual muitos fãs ficaram entusiasmados quando foi anunciado que o Larian Studios estava trabalhando no Baldur’s Gate 3 . O trabalho de Larian na franquia Divinity estabeleceu-o como um dos estúdios de estreia para RPGs ocidentais, com seu trabalho em Divinity: Original Sin 2 ganhando aclamação da crítica. A Edição Definitiva do jogo adiciona mais conteúdo e o traz para os consoles, dando mais do que apenas aos jogadores de PC a chance de ver do que se trata.
2020 – Persona 5 Royal
Persona 5 Royal é um dos JRPGs mais bem avaliados já produzidos, pegando o que já era um jogo enorme e amado e adicionando ainda mais conteúdo a ele. Praticamente todos os aspectos de Persona 5 Royale foram elogiados pela crítica, com o impressionante sucesso de crítica do jogo levando a vender milhões de cópias e ganhando um número impressionante de prêmios. O impacto de Persona 5 Royal no JRPG não pode ser subestimado, nem o que ele fez pela franquia Persona como um todo, trazendo-o mais para o mainstream.
0 Comentários