Em 12 de novembro, a Sony lançará o PlayStation 5, que está sendo lançado junto com uma série de novos jogos que são altamente esperados por muitos. Mesmo que o PS5 esteja chegando, a Sony disse que irá suportar o PS4 até pelo menos 2022, e está colocando seu dinheiro onde está, já que há inúmeros jogos em desenvolvimento que estão sendo lançados como títulos cross-gen no ambos os sistemas. No entanto, é seguro dizer que depois que o PS5 for lançado, a maioria estará prestando atenção nele em vez do PS4.
O PS4 teve um ótimo desempenho, tornando-se um dos consoles de games mais vendidos de todos os tempos e facilmente se posicionando como o console mais vendido de sua geração. A Sony conseguiu atingir esses números elevados de vendas por uma série de razões, como fazer escolhas amigáveis ao consumidor e lançar alguns dos jogos exclusivos mais populares.
Aqui estão todos os maiores jogos, desenvolvimentos e revisões de hardware que ocorreram durante o ciclo de vida do PS4.
2013: Lançamento do PS4
Quando a Sony lançou o PlayStation 3, o console teve um início lento em termos de vendas, em grande parte graças ao alto preço pedido. As vendas do PS3 alcançaram a concorrência mais tarde na geração, mas mesmo assim, muitos diriam que a Microsoft teve mais ímpeto em 2013 do que a Sony. Mas, graças a algumas escolhas difíceis e anti-consumidor por parte da Microsoft, a Sony foi facilmente capaz de posicionar seu console PlayStation 4 como o novo sistema “obrigatório” desde o início. O PS4 foi lançado com um preço inferior ao de seu concorrente e não tinha um requisito online ou qualquer outra coisa restritiva que a Microsoft havia planejado.
O PS4 foi um grande sucesso logo de cara, mas os jogos de lançamento do PS4 não eram realmente nada para escrever. No que diz respeito aos exclusivos, o PS4 tinha Killzone: Shadow Fall e Knack, nenhum dos quais eram exatamente queridinhos da crítica. Mas, com o passar dos anos, a Sony construiria uma das mais impressionantes linhas de jogos exclusivos de todos os tempos.
2014: Exclusivos
2014 foi um ano relativamente lento para o PlayStation 4, com a Sony ainda não avançando em termos de lançamentos exclusivos de alta qualidade. Infamous: Second Son e LittleBigPlanet 3 tinham seus fãs, com certeza, mas nenhum dos jogos alcançou a altura de seus antecessores. Mas enquanto a Sony lutava para entregar itens exclusivos essenciais em 2014, ela compensou isso ao assinar um contrato de exclusividade com um dos novos lançamentos mais quentes do ano, o Destiny.
Destiny ganhou vários prêmios na época de seu lançamento e, embora tenha sido relativamente simples no lançamento, ele e sua sequência se tornariam um dos jogos mais marcantes da geração. O acordo de exclusividade de Destiny estabeleceu um precedente de que o PS4 era o lugar para jogos de terceiros, com negócios futuros incluindo franquias de grande sucesso como Call of Duty.
Enquanto isso, a Sony também apresentou seu serviço inovador PlayStation Now. Um pouco à frente de seu tempo, o PlayStation Now é um serviço de streaming em nuvem que dá aos jogadores de PS4 acesso a muitos jogos em troca de uma taxa mensal. Problemas técnicos e limitações de internet do usuário impediram o PlayStation Now de explodir como se poderia ter previsto, mas o serviço ainda está disponível hoje, e até mesmo permite que jogadores de PS4 acessem títulos PS3.
Além dos games, 2014 é quando a Sony lança seu serviço PlayStation Vue, que permite uma alternativa à tradicional TV a cabo. O PlayStation Vue teve suporte por alguns anos, mas foi fechado no início de 2020.
2015: Bloodborne
As dores de crescimento do PS4 continuaram em 2015 em termos de exclusividades, mas foi nesse ano que o console recebeu alguns de seus títulos mais populares. Além da grande quantidade de jogos de thirdies de alta qualidade lançados em 2015, os jogadores de PS4 tiveram acesso exclusivo ao popular jogo de terror Until Dawn, assim como ao aclamado Bloodborne da FromSoftware. A linha exclusiva de PS4 foi preenchida em 2015 por remasterizações de jogos como God of War 3, Gravity Rush, Journey e Tearaway Unfolded. Além disso, os fãs também puderam experimentar Uncharted: The Nathan Drake Collection, uma coleção de jogos Uncharted do PS3 com visuais aprimorados e outras melhorias. O desenvolvimento de Uncharted: The Nathan Drake Collection foi gerenciado pela Bluepoint Games, um estúdio que viria a se tornar parte integrante do lançamento do PS5 da Sony.
2016: PS4 Slim, PS4 Pro e PlayStation VR
Uncharted: The Nathan Drake Collection em 2015 preparou os fãs do PS4 para Uncharted 4: A Thief’s End de 2016. Um dos jogos mais aclamados pela crítica do ano, Uncharted 4 é de longe um dos títulos mais marcantes do PS4. Uncharted 4 foi um grande sucesso, com muitos concordando que foi uma maneira adequada de encerrar a série Uncharted. Com a adição de Uncharted 4 à linha de jogos exclusivos do PS4, o console realmente começou a se estabelecer como tendo uma das mais impressionantes linhas de jogos exclusivos de primeira parte da indústria.
Enquanto Uncharted 4 atraiu muita atenção dos fãs do PlayStation, a Sony também decidiu lançar alguns novos hardwares importantes naquele ano. Isso incluía o PlayStation 4 Slim, uma versão mais barata e mais fina do console básico, bem como o PlayStation 4 Pro. Como o próprio nome indica, o PlayStation 4 pro é uma versão atualizada do PS4 padrão, oferecendo desempenho superior. A atualização de meia geração foi geralmente bem recebida e ajudou a estender a vida útil do PS4.
O principal novo hardware que veio em 2016 foi o PlayStation VR, no entanto. O PlayStation VR provou ser um dos headsets de realidade virtual de maior sucesso, com a Sony garantindo que ele seja compatível com seus exclusivos exclusivos. Na verdade, Astro Bot: Rescue Mission, exclusivo para PlayStation VR, é um dos jogos de realidade virtual mais conceituados feitos até hoje em qualquer hardware de RV.
2017: Horizon Zero Dawn
A Sony expandiu sua linha de jogos exclusivos originais em 2017 com Horizon Zero Dawn. Um novo IP do estúdio Killzone Guerrilla Games, Horizon Zero Dawn foi lançado com fortes vendas e aclamação da crítica, estabelecendo uma nova franquia para a Sony no processo. A Sony também lançou mais jogos PlayStation VR em 2017 e experimentou jogos PlayLink. Jogos PlayLink, para os não iniciados, são jogos de festa em que os jogadores usam seus celulares como controle. Embora não seja o blockbuster, os lançamentos de grande orçamento que muitos associam à marca PlayStation, PlayLink Games provaram ser populares entre aqueles que gostam de jogos de festa.
2018: God of War e Marvel’s Spider-Man
Em 2018, os fãs do PlayStation tiveram as mãos no remake de Shadow of the Colossus da Bluepoint Games, bem como em Astro Bot: Rescue Mission para PlayStation VR. No entanto, a manchete exclusiva do PS4 para 2018 foi, sem dúvida, God of War. Uma continuação e uma reinicialização da franquia God of War da Sony, God of War para PS4 foi um sucesso monumental, ganhando vendas enormes e críticas entusiasmadas dos críticos. Ele viria a ser aclamado como um dos melhores jogos do ano em todas as plataformas, ganhando vários prêmios de fim de ano no processo.
Outro grande exclusivo do PS4 de 2018 foi o Spider-Man da Insomniac, que agora se tornou uma importante franquia da Sony. O Homem-Aranha foi considerado um dos melhores jogos de super-heróis de todos os tempos e foi definitivamente um vendedor de sistemas para o PS4 quando foi lançado em 2018.
2018 foi um grande ano para os proprietários do PS4 graças aos exclusivos de alta qualidade que foram lançados, mas também foi notável para a Sony finalmente mudar sua posição no jogo multiplataforma. A recusa da Sony em apoiar o jogo cruzado foi o assunto de muita controvérsia, mas após alguma pressão pública, a empresa finalmente permitiu que os jogadores do PS4 jogassem no Xbox, Switch, PC e outras plataformas, começando com o mega-popular battle royale da Epic Games, o Fortnite.
2019: Domínio de Vendas
Tendo construído uma forte biblioteca de jogos exclusivos, a Sony navegou até 2019 e expandiu sua liderança de vendas dominante sobre a concorrência. Houve algumas sacudidas para a Sony no nível executivo, mas fora isso, 2019 foi um ano bastante monótono para a empresa enquanto se preparava para a transição do PS4 para seu console de próxima geração, o PS5. Um dos exclusivos PS4 mais notáveis lançado em 2019 foi Death Stranding de Hideo Kojima, o lendário primeiro jogo dos desenvolvedores desde que ele se separou da Konami, embora tenha provado ser um divisor de águas na comunidade de jogadores.
2020: The Last of Us 2 e Ghost of Tsushima
Embora 2019 não tenha muitos exclusivos do PS4, 2020 foi uma história diferente. No início deste ano, a Sony lançou The Last of Us 2 com aclamação quase universal, com muitos aclamando-o como um candidato a Game of the Year. Ela também lançou Ghost of Tsushima, da Sucker Punch, que também recebeu críticas fortes e estabeleceu outra nova franquia forte para a Sony expandir com títulos futuros.
Agora que os últimos grandes jogos exclusivos do PS4 chegaram ao mercado, todos os olhos estão voltados para o console da próxima geração da Sony, o PS5. O PlayStation 5 será lançado em 19 de novembro, e será interessante ver como sua evolução ao longo dos anos se compara ao que a Sony fez com o PS4.
0 Comentários