História do PlayStation: PS1, PS2, PS3, PS4, PS5 – Preços, Especificações e Jogos


história do playstation

A marca PlayStation existe desde 1994 e com o lançamento do mais recente console da Sony, o PlayStation 5, pensamos que seria divertido fazer uma viagem ao passado e discutir a história do PlayStation. Este artigo discutirá onde tudo começou e contará a história de cada plataforma da Sony, desde o PS1 ao PS5. Discutiremos quais foram alguns dos melhores jogos do console, como o console vendeu bem, como ele afetou a indústria do entretenimento e faremos uma comparação das especificações de cada sistema, preço de lançamento e muito mais. Então vamos começar!

Nintendo PlayStation

O único Nintendo PlayStation do mundo está sendo vendido em um leilão

O dispositivo original conhecido como Super NES CD-ROM System, ou Nintendo PlayStation , foi uma parceria entre a Nintendo e a Sony em 1988 para desenvolver um add-on de sistema baseado em CD-ROM para o SNES. Originalmente, a Sony não tinha interesse na indústria de videogames, mas graças a um certo Ken Kutaragi, ela assumiu o desenvolvimento do console como um projeto apaixonado e foi capaz de convencer a diretoria da Sony a ir junto. Aproximadamente 200 protótipos foram desenvolvidos e o sistema foi construído para reproduzir cartuchos SNES e também no formato Super Disc.

Nintendo PlayStation – Super NES CD-ROM

Felizmente, o sistema nunca foi lançado, já que a Nintendo não apenas desistiu do acordo com a Sony, mas negociou um acordo paralelo com a principal concorrente da Sony, a Philips. Essa traição motivou a Sony a pegar a tecnologia que desenvolveram para um console de videogame baseado em CD e anunciar o PlayStation no Consumer Electronics Show de 1991. O resto é história.

História do PlayStation (PSOne)

O primeiro console PlayStation lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. O console foi um sucesso comercial, vendendo mais de 102 milhões de unidades em todo o mundo durante sua vida útil. Um dos principais fatores para o sucesso da Sony foi graças aos desenvolvedores thirdies, que deixaram a Nintendo por causa de rixas sobre licenciamento caro e armazenamento limitado de memória nos cartuchos.

O disco do PS1 pode conter 660 MB, em comparação com um cartucho SNES que atinge no máximo 6 MB em jogos como Tales of Phantasia e Star Ocean. Até mesmo o N64 tinha limites de memória em seu cartucho de 64 MB, junto com altos custos de fabricação. Essas limitações foram algumas das principais razões para a Square mover o desenvolvimento de Final Fantasy VII do N64 para o PS1, tornando-se o segundo jogo PS1 mais vendido de todos os tempos, atrás do Gran Turismo.

história do playstation

Em julho de 2000, a Sony lançou o PSOne, uma versão menor e mais compacta do PlayStation. Ele removeu as portas paralelas e seriais na parte de trás do console e uniu o botão de reinicialização ao botão liga / desliga. A Sony também lançou um combo pack do PSOne que incluía uma tela LCD de 5 poleafas embutida no console, usando um adaptador de energia. O PSOne vendeu extremamente bem, vendendo um total de 28,15 milhões de unidades durante sua vida útil.

história do playstation

No final de 2018, a Sony lançou o PlayStation Classic, que foi comercializado como um concorrente na tendência de “mini” consoles recém-formados. O console era basicamente um emulador de baixa qualidade que vinha com apenas um punhado de bons jogos. Você não pode reproduzir discos PS1 originais no console, pois ele é construído para ter uma aparência em vez de funcionalidade. O PS Classic também usa um controlador estilo PlayStation original, sem os recursos DualShock que muitos de nós agora tomamos como certos. No geral, foi uma grande oportunidade perdida.

Outros jogos populares lançados durante a geração PS1 incluem Metal Gear Solid, Tekken 3, Crash Bandicoot, Tomb Raider, Resident Evil 2, Spyro The Dragon, Twisted Metal 2, Parasite Eve e Siphon Filter.

História do PlayStation 2

PS2 supera o PS4 com 1,56 bilhão de consoles vendidos globalmente

O PlayStation 2 foi anunciado em 1999 e lançado no Japão em 4 de março de 2000, na América do Norte em 26 de outubro de 2000. O PS2 vendeu mais de 155 milhões de unidades ao longo de sua vida útil, tornando a Sony uma força dominante na indústria de jogos, superando não apenas o Nintendo N64 e o Gamecube, mas também os consoles Saturn e Dreamcast da SEGA. Apesar de a Microsoft entrar na competição com o lançamento do Xbox mais poderoso, a Sony manteve o domínio do mercado.

O PS2 levou o novo formato de DVD para as massas e revolucionou os jogos para uma nova geração. Era de longe o reprodutor de DVD mais barato do mercado quando o PS2 foi lançado. Não era apenas o console de jogos de última geração, mas você também podia assistir a filmes em 480p nítidos em sua CRTV com som Dolby de 3 a 5 canais.

Embora o PS2 tivesse suporte online, era muito limitado quando comparado ao serviço do Xbox Online. Você tinha que comprar um adaptador de rede PlayStation 2 e usar a Internet dial-up ou de banda larga para se conectar ao seu jogo, que funcionava em servidores de thirdies. Eventualmente, a Sony lançou o PS2 Slim em 2004, que incluía portas de rede no console. Jogos como Burnout 3: Takedown, Call of Duty 3, Resident Evil Outbreak, Socom 2 US Navy Seals e Twisted Metal: Black Online eram populares usando os recursos online da época.

história do playstation

Foi também nessa época que a ascensão dos jogos de ritmo começou a explodir, com nomes como Guitar Hero, Rock Band, Dance Dance Revolution e SingStar se tornando populares na plataforma. As pessoas não apenas compravam os jogos, mas também gastavam centenas de dólares em acessórios como microfones, tapetes de dança, guitarras e kits de bateria eletrônica.

Os jogos populares lançados no PS2 incluem Grand Theft Auto: San Andreas, Gran Turismo 4, Final Fantasy X, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Kingdom Hearts, God of War e Ratchet & Clank.

História do PlayStation 3

historias desenvolvimento ps3

O PlayStation 3 foi lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão e 17 de novembro de 2006 na América do Norte. Foi de longe o console mais caro da Sony, lançado com um preço de US $ 499 para o modelo de 20 GB e US $ 599 para o modelo de 60 GB devido ao novo formato Blu-ray. O sistema foi muito criticado no início por seu alto preço, controle Sixaxis e jogos multiplataforma mal desenvolvidos.

A arquitetura única do Cell foi um grande obstáculo para os desenvolvedores no início, mas com o tempo eles foram capazes de desbloquear todo o potencial do console. Apesar de suas dificuldades no início, o PS3 eventualmente se tornaria um dos consoles mais vendidos da sétima geração, vendendo 87,4 milhões de unidades.

O PS3 também foi a primeira tentativa real da Sony em ter recursos online. Embora o PS2 tecnicamente tivesse suporte online por meio de um adaptador de rede, o lançamento do PS3 deu um passo à frente com coisas como PlayStation Store, PlayStation Home e eventual serviço de assinatura do PlayStation Plus.

A PlayStation Network foi lançada em 2006, para os jogadores se conectarem com amigos e entrarem em jogos multiplayer online gratuitamente. O sistema de troféus foi introduzido em julho de 2008, adicionando um recurso importante que faltava que seus concorrentes no Xbox tinham com Conquistas anos antes. Originalmente, a Sony tornou os troféus um recurso opcional para desenvolvedores de jogos, no entanto, em janeiro de 2009, eles os tornaram obrigatórios. Super Stardust HD foi o primeiro título a apresentar troféus graças a uma atualização. O primeiro jogo físico a ser lançado com troféus foi PixelJunk Eden, e Uncharted: Drake’s Fortune se tornou o primeiro a apresentar um troféu de platina.

história do playstation

O PlayStation Home foi divertido enquanto durou, permitindo que os jogadores se encontrassem em espaços virtuais usando seu próprio avatar personalizado. Foi lançado como uma versão beta aberta em dezembro de 2008 e, eventualmente, encerrado em março de 2013. Cada usuário recebeu um estúdio pessoal que os usuários podiam fornecer com itens gratuitos, pagos ou ganhos. Os usuários podem explorar os espaços virtuais de Home, do The Hub a vários distritos como Action District, Sportswalk, Pier Park e Shopping Center.

Cada distrito era atualizado com frequência pela Sony e seus parceiros com conteúdo, eventos de streaming, minijogos e muito mais. Havia também um recurso de lançamento de jogo que permitia aos jogadores encontrarem-se com amigos em casa e iniciarem um jogo juntos. Embora o PlayStation Home não tenha encontrado longevidade no PS3, seria legal se a Sony o revivesse como um aplicativo PSVR.

Jogos populares lançados no PS3 incluem The Last of Us, Uncharted 3: Drake’s Deception, Warhawk, MotorStorm, LittleBigPlanet, Resistance: Fall of Man, Killzone 2 , Demon’s Souls e Heavenly Sword .

História do PlayStation 4

ps4 melhores jogos história

O PlayStation 4 foi a próxima evolução nos consoles de videogame da Sony, aprimorando tudo o que aprenderam com o PS3. O PS4 foi o primeiro dos consoles da Sony a lançar na América do Norte antes do Japão, com lançamento em 15 de novembro de 2013. O PlayStation 4 apresentava melhor suporte online e melhor arquitetura de sistema que tornou o desenvolvimento do console muito mais fácil do que seu predecessor.

O PS4 foi o primeiro console da Sony a apresentar realidade virtual com o headset PSVR, usando a câmera do PS4 e os controles PS Move (introduzidos com o PS3). O fone de ouvido PSVR tem um display OLED de 5,7 ″, permitindo aos jogadores jogar em resolução de até 1080p com taxas de atualização de 120Hz / 90Hz. O headset também inclui uma unidade de processador que permite saída de vídeo em Social Screen, áudio 3D e modo Cinematográfico em 4K ou HDR para conteúdo não PSVR em um PS4 Pro. São mais de 500 jogos e experiências para PSVR e a biblioteca não para de crescer.

promessas ps4 psvr

Embora a unidade óptica do PS4 não reproduza discos 4K UHD, ainda é uma melhoria em relação ao PS3. O drive Blu-ray do PS4 possui uma velocidade máxima de leitura de 27 MB/s, que é cerca de três vezes a velocidade do drive Blu-ray do PS3, que foi limitado a 9 MB/s. Isso permite instalações de jogos mais rápidas, já que durante a era PS4, tornou-se comum você precisar instalar seus jogos no disco rígido do console para jogar.

Em 2014, a Sony lançou o PlayStation Now, um serviço de assinatura de streaming baseado em nuvem que permitia a você jogar novos jogos, bem como clássicos de gerações anteriores de console. Em 2017, a Sony descontinuou o serviço para PS3, PS Vita e PlayStation TV, tornando o serviço disponível apenas para proprietários de PS4. Em 2020, havia mais de 800 jogos disponíveis, com mais de 300 deles disponíveis para download.

Ter a capacidade de baixar os jogos para o seu disco rígido é bom, para aqueles que podem não ter uma Internet rápida e confiável para fazer streaming. Espera-se que o PlayStation Now continue na geração PS5, embora os detalhes sobre como funcionará dentro do ambiente PS5 tenham sido escassos.

promessas ps4 pro ps4

O PS4 Pro, também conhecido como codinome “Neo”, lançado em novembro de 2016. Foi uma melhoria de meia geração, aumentando a velocidade do clock da CPU para 2,1 GHz e GPU para 911 MHz, para aumentar a resolução de 4K ou aumentar o desempenho em certos jogos. O PS4 Pro também possui conexões aprimoradas, como uma porta USB extra, HDMI 2.0a em vez de HDMI 1.4, e uma porta de áudio óptica. Além da CPU e GPU otimizadas, o console Pro tem 1 GB de RAM DDR3 para aplicativos que não sejam de jogos para liberar a RAM GDDR5 mais rápida para desempenho de jogos.

Jogos populares que foram lançados para PS4 incluem Marvel’s Spider-Man, God of War, Horizon Zero Dawn, Final Fantasy VII Remake, Persona 5, Ghost of Tsushima, Bloodborne, Driveclub, Killzone Shadow Fall e Infamous Second Son. E ainda não acabou para o PS4. Muitos jogos ainda estão por vir, como Cyberpunk 2077, Elden Ring, Dying Light 2, Immortals: Fenyx Rising, Assassin’s Creed Valhalla e Call of Duty: Black Ops Cold War.

PlayStation 5 e além

O PlayStation 5 foi lançado em 12 de novembro de 2020 na América do Norte e Japão e no resto do mundo em 19 de novembro. O hype para o PS5 é incomparável, com todos os revendedores e lojas online esgotando em minutos. No Japão, o PS5 vendeu 118.000 unidades em apenas quatro dias. A única coisa que impede o PS5 de fazer vendas recordes é a oferta, que devido à COVID deste ano, limitou a produção.

Quando Mark Cerny revelou a arquitetura do sistema no início deste ano no GDC, ele falou sobre a criação de um console que seja mais fácil para os desenvolvedores criarem seus mundos sem atingir gargalos. A adição de um SSD personalizado e suporte para compressão Oodle Kraken permite que os desenvolvedores implementem carregamento mais rápido e streaming de dados de jogos nunca antes visto em jogos. Jim Ryan, da Sony, também apoiou a ideia de que o PS5 é a melhor experiência que os desenvolvedores já tiveram em qualquer console PlayStation.

“Uma coisa que me deixa particularmente otimista é, o que estamos ouvindo de desenvolvedores e editores, é a facilidade com que eles conseguem fazer o código rodar no PlayStation 5 está muito além de qualquer experiência que eles tiveram em qualquer outra plataforma PlayStation,” Ryan disse.

O hardware do PS5 apresenta uma CPU AMD Zen 2 de oito núcleos com freqüência de 3,5 GHz, juntamente com uma GPU personalizada baseada na arquitetura RDNA 2 da AMD com 36 unidades de computação com freqüência de 2,23 GHz, atingindo impressionantes 10,28 teraflops. O PS5 inclui 16 GB de RAM GDDR6 / 256 bits e um SSD de 825 GB personalizado que pode fornecer velocidade de 5,5 GB / seg (descompactado) e 9 GB/seg (comprimido).

“Estamos falando duas ordens de magnitude mais rápido, o que significa quase 100 vezes mais rápido. O que significa que a 5 GB / s no SSD o jogo inicializa em um segundo. Não há telas de carregamento. O jogo simplesmente diminui e carrega meia dúzia de gigabytes e aumenta novamente. O mesmo vale para uma recarga. Você imediatamente volta ao jogo depois de fazer isso. E a viagem rápida torna-se tão rápida que em um piscar de olhos você está presente ”, disse Cerny.

Além disso, o PS5 possui um chip de áudio 3D personalizado chamado Tempest Engine. Este chip personalizado processa áudio 3D exclusivo para você, conforme é calculado com base no formato da orelha e da cabeça. No momento, sua principal função é fornecer áudio sem precedentes por meio de seu fone de ouvido, mas a Sony tem planos futuros para otimizar a tecnologia para alto-falantes de televisão, barras de som e sistemas de som surround.

Talvez nenhuma parte do hardware do PlayStation 5 se destaque mais como verdadeiramente da próxima geração do que o controle sem fio DualSense. Construído com feedback háptico de ponta e tecnologias de gatilho adaptáveis, ao usar o controle DualSense, os jogadores serão capazes de sentir o aperto de uma corda de arco, o impacto de um gancho de direita na lateral da cabeça e a tensão de puxar um cabo de um parede. O PlayStation 5, portanto, trata tanto de sentir os jogos quanto você os joga quanto de vê-los e ouvi-los.

Além do hardware, a Sony também lançou várias melhorias para o PlayStation Plus, anunciando a PS Plus Collection, que engloba uma nata da safra de exclusivos do PS4 sem nenhum custo extra para os assinantes do PS Plus. Isso significa que se você veio de um ecossistema de plataforma diferente, como o Xbox da Microsoft, por exemplo, você poderia se atualizar com versões aprimoradas de exclusivos do PS4, como Days Gone, God of War e muito mais.

E finalmente há PSVR. Embora o PS5 possa utilizar fones de ouvido e acessórios PSVR existentes fora da caixa com um conector especial gratuito, é realmente a próxima iteração da tecnologia PlayStation VR da Sony que nos deixa babando. Com um fone de ouvido totalmente novo e novos controladores de estilo Valve Index, aparentemente à vista, além de uma série de outras inovações de ponta, a Sony parece pronta para expandir seu domínio de mercado do espaço de jogos VR com PS5 e PSVR 2.

Independentemente da tecnologia oculta no console, é claramente a qualidade dos jogos que conta mais e do que qualquer coisa e o PlayStation 5 tem isso de sobra.

E isso sem falar de 2021 também. No próximo ano, os proprietários de PS5 receberão Returnal, o próximo título das pessoas que nos trouxeram Resogun, Gran Turismo 7, Horizon Forbidden West e muito, muito mais.

Além disso, não se surpreenda ao ver mais jogos PS4 sendo aprimorados para PS5 também, como The Last of Us Parte 2, Bloodborne, Final Fantasy VII: Remake e muito mais.

Especificações do console/Jogos de lançamento/Comparação de preços

Aqui está um resumo rápido do preço de lançamento de cada console, especificações do sistema e jogos de lançamento.

PS1 PS2 PS3 PS4 PS5
Price $299 $299 $499 (20GB) & $599 (60GB) $399 $499 & $399 (Digital Only Version)
CPU R3000 @ 33.8688 MHz MIPS R5900 Emotion Engine @ 294.912 MHz 3.2 GHz Cell Broadband Engine with 1 PPE and 8 SPEs 8-core AMD x86-64 Jaguar 1.6 GHz CPU 8x Cores @ 3.5GHz Custom Zen 2
GPU Geometry Transfer Engine 150 MHz Graphics Synthesizer 550 MHz Nvidia/SCEI RSX Reality Synthesizer Custom AMD GCN Radeon integrated into APU; clocked at 800MHz Custom AMD RDNA 2, 36 CUs @ variable frequency up to 2.23 GHz
Memory 2 MB RAM, 1 MB VRAM 32 MB of RDRAM (system RAM) & 4 MB of eDRAM (video RAM) 256 MB XDR DRAM system and 256 MB GDDR3 video 8 GB GDDR5 RAM & 256 MB DDR3 RAM 16GB GDDR6 RAM
Launch Games (US)
  • Air Combat
  • Battle Arena Toshinden
  • ESPN Extreme Games
  • Kileak: The DNA Imperative
  • NBA JAM Tournament Edition
  • Power Serve 3D Tennis
  • The Raiden Project
  • Rayman
  • Ridge Racer
  • Street Fighter: The Movie
  • Total Eclipse Turbo
  • Armored Core 2
  • Dead or Alive 2: Hardcore
  • Dynasty Warriors 2
  • ESPN International Track & Field
  • ESPN Winter X Games Snowboarding
  • Eternal Ring
  • Evergrace
  • FantaVision
  • Gungriffon Blaze
  • Kessen
  • Madden NFL 2001
  • Midnight Club: Street Racing
  • NHL 2001
  • Orphen: Scion of Sorcery
  • Q-Ball: Billiards Master
  • Ready 2 Rumble Boxing: Round 2
  • Ridge Racer V
  • Silent Scope
  • Smuggler’s Run
  • Street Fighter EX3
  • Summoner
  • Surfing H30
  • Swing Away Golf
  • Tekken Tag Tournament
  • TimeSplitters
  • Unreal Tournament
  • Wild Wild Racing
  • X-Squad
  • Blazing Angels: Squadrons of WWII
  • Call of Duty 3
  • Genji: Days of the Blade
  • Madden NFL 07
  • Marvel: Ultimate Alliance
  • Mobile Suit Gundam: Crossfire
  • NBA 2K7
  • NHL 2K7
  • Resistance: Fall of Man
  • Ridge Racer 7
  • Tiger Woods PGA Tour 07
  • Tony Hawk’s Project 8
  • Untold Legends: Dark Kingdom
  • Angry Birds Star Wars
  • Assassin’s Creed IV: Black Flag
  • Battlefield 4
  • Call of Duty: Ghosts
  • FIFA 14
  • Injustice: Gods Among Us – Ultimate Edition
  • Just Dance 2014
  • Killzone: Shadow Fall
  • Knack
  • LEGO Marvel Super Heroes
  • Madden NFL 25
  • NBA 2K14
  • Need for Speed: Rivals
  • Skylanders Swap Force
  • Warframe
  • Zoo Tycoon
  • Zumba Fitness World Party
  • Assassin’s Creed: Valhalla
  • Astro’s Playroom
  • Bugsnax
  • Call of Duty: Black Ops Cold War
  • Call of Duty: Warzone
  • Demon’s Souls (Bluepoint
  • DIRT 5
  • Fortnite
  • Godfall
  • Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
  • NBA 2K21
  • Observer: System Redux
  • The Pathless
  • Planet Coaster
  • Poker Club
  • Rainbow Six Siege
  • Sackboy A Big Adventure
  • Watch Dogs Legion
  • WRC 9

Quais são alguns dos seus jogos e memórias favoritos do PlayStation ao longo dos anos? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
20
Gostei
HAHAHA HAHAHA
46
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
6
Não Gostei
Bravo Bravo
40
Bravo
Legal Legal
53
Legal
Chorando Chorando
60
Chorando
Surpreso Surpreso
66
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *