A Sony revelou o controle do PlayStation 5, oficialmente chamado DualSense, e os fãs de todo o mundo agora sabem como será o próximo controle da nova geração de consoles.
Embora ainda não saibamos quando o DualSense estará em nossas mãos, sabemos muito sobre a história do hardware do PlayStation. Desde o controle original do PlayStation sem analógicos até o nunca lançado “Boomerang”, a Sony repetiu seus designs de maneiras bem-sucedidas – e não tão bem-sucedidas.
Confira no artigo abaixo (cortesia da IGN) a história e evolução dos controles da plataforma PlayStation, incluindo o novíssimo DualSense.
Controle PlayStation 1
O controle do PlayStation foi lançado ao lado do PlayStation original em 1994 e foi inspirado no controle do Super Nintendo. Teiyu Goto, criador do controle original do PlayStation, respeitava o sucesso do mais recente console da Nintendo e não queria que esse novo controle fosse uma “partida radical”.
“O Super NES foi um grande sucesso na época e, naturalmente, queríamos que os jogadores do SNES atualizassem para o nosso sistema. É por isso que o departamento de gerenciamento não quer que o controlade seja uma partida radical – eles disseram que tinha que ser um tipo padrão de design, ou que os jogadores não aceitariam”.
Embora a Sony quisesse copiar o controle do SNES, ela inovou em algumas áreas, como o segundo par de botões de ombro que ajudariam a navegar nos mundos 3D. Como os jogadores tiveram que mudar suas mãos dos botões L1 + R1 para os botões L2 + R2, a Sony também decidiu adicionar as alças ao controle para facilitar a transição.
Os botões do controle do PlayStation deveriam representar quais ações eles representavam. De acordo com Goto, a cruz azul (ou X?) E o círculo vermelho representavam “sim” e “não”, o triângulo era o ponto de vista e o quadrado era semelhante a um pedaço de papel que informava aos jogadores que esse botão era feito para menus.
Este controle PlayStation original retornaria no console PlayStation Classic.
Controle PlayStation Dual Analog
O controle analógico duplo da PlayStation foi um antecessor do DualShock e introduziu os dois manípulos analógicos pela primeira vez.
Foi lançado no Japão em 1997, ao lado de Tobal 2 e Bushido Blade e incluía um recurso de vibração que seria inicialmente retirado das versões norte-americana e européia.
“Avaliamos todos os recursos e decidimos, por razões de fabricação, que o mais importante para os jogadores era o recurso analógico”, disse um porta-voz da Sony em relação à sua remoção, o que não importaria muito, pois o DualShock o adicionaria de volta e substituiria este controlade no ano seguinte.
Os analógicos duplos do controle Dual Analog também possuíam ranhuras embutidas, enquanto o DualShock adotava garras de borracha texturizadas com um manípulo mais voltado para o exterior.
Por fim, o controle Dual Analog tinha um “Flightstick Mode” que funcionaria com jogos como MechWarrior 2, Ace Combat 2 e Colony Wars e era uma alternativa ao Joystick analógico do FlightStick.
DualShock
O DualShock substituiu o controle Dual Analog da PlayStation em 1997 no Japão e na América do Norte e em outros lugares em 1998 e além.
O DualShock exibia um recurso de vibração e seu nome foi derivado dos dois motores de vibração que estavam alojados dentro das alças do controlador. Em 1999, o Ape Escape foi o primeiro jogo que exigiu o uso do DualShock.
O PlayStation 2 seria lançado em 2000, e o DualShock original seria compatível com a maioria dos jogos, exceto aqueles que precisavam dos botões analógicos do DualShock 2.
DualShock 2
O DualShock 2 foi lançado juntamente com o PlayStation 2 em 2000 e foi semelhante à barra DualShock original: algumas mudanças cosméticas, um conector mais quadrado e botões analógicos sensíveis à pressão.
Aqueles que não amam a cor preta padrão do DualShock 2 também podiam comprar várias outras cores, como prata acetinado, branco cerâmico, cinza ardósia, azul oceano e muito mais.
O DualShock 2 poderia ser usado no PlayStation original e funcionaria no PlayStation 3 com acessórios de terceiros, embora certos jogos que usassem a funcionalidade Sixaxis nem sempre funcionassem corretamente.
Menção Honrosa: O Controle Bumerangue do PS3
Embora o controle “Bumerangue” do PlayStation 3 nunca tenha sido lançado, surpreendeu o mundo com seu design radical que parece … bem … um bumerangue.
Foi mostrado na E3 2005 durante a revelação do PlayStation 3, mas, curiosamente, não foi destacado ou focado durante a apresentação principal. Estava simplesmente exposto em vitrines no salão do evento.
O Sixaxis iria substituir esse design selvagem, mas a Lendário do Bumerangue continuaria vivo por muitos anos.
A Sony finalmente comentou sobre o controle, dizendo que era um modelo que queria ter pronto para a revelação do PS3. Após sua primeira exibição, a equipe de design levou a sério o feedback e decidiu seguir com o controle DualShock, muito mais familiar.
Sixaxis
O Sixaxis foi incluído no PlayStation 3 quando foi lançado em 2006. Foi o primeiro controle sem fio oficial da Sony e foi capaz de detectar movimento com “seis graus de liberdade”, mas não tinha um recurso de vibração.
Jogos como Warhawk e Lair foram projetados em torno do Sixaxis, que era um controle muito mais leve devido à falta de ruído.
O DualShock 3 foi lançado com o PlayStation 3, mas um processo em 2004 pela Immersion fez com que a Sony removesse os recursos de vibração enquanto estava no processo de apelação.
A Immersion processou a Sony e a Microsoft por violação de patente referente à funcionalidade de vibração. A Microsoft acabou se estabelecendo, mas a Sony decidiu continuar a luta no tribunal. A Sony acabou perdendo e o veredicto dado obrigou a Sony a pagar US $ 90,7 milhões à Immersion e ela cabou interrompendo as vendas dos controles em questão. A Sony recorreu imediatamente, o que significava que poderia continuar vendendo os controles durante o processo, mas perdeu. Em 2007, a Sony e a Immersion concordaram em encerrar o litígio e trabalhariam juntas para “explorar a inclusão da tecnologia de Immersion nos produtos no formato PlayStation”.
Finalmente, isso permitiria à Sony lançar o DualShock 3, como foi originalmente planejado em 2007.
DualShock 3
Em 2007, um ano após o lançamento do PlayStation 3 e do controle Sixaxis, a Sony anunciou o DualShock 3 na Tokyo Game Show. Acabaria substituindo o Sixaxis e finalmente traria de volta o muito solicitado feedback háptico.
Além disso, o DualShock 3 não era muito diferente do Sixaxis, apesar de pesar cerca de 40% a mais por causa dos novos motores de vibração.
O Sixaxis seria descontinuado em 2008, tornando o DualShock 3 o controle padrão do PlayStation 3.
PlayStation Move
Os controles do PlayStation Move foram originalmente lançados em 2009 para uso com o PlayStation 3 e estavam disponíveis durante o renascimento do movimento, que também contou com o Nintendo Wii Remote e o Microsoft Kinect.
O controle PlayStation Move tinha sensores inerciais que podiam detectar movimento e uma grande esfera no topo que podia mudar de cor e era usado para rastreamento pelo PlayStation Eye ou PlayStation Camera.
Após o lançamento, o suporte ao Move foi incluído em grandes títulos como Killzone 3, Dead Space: Extraction, Gran Turismo 5 e muito mais. Muitos deles utilizaram vários outros acessórios, como o controle de navegação que adicionaria outro controle analógico, o PlayStation Move Sharp Shooter, que era um controle de armas com um slot para o Move e o PlayStation Move Racing Wheel.
O PlayStation Move Wand continuaria a trabalhar com o PlayStation 4 e voltou como uma opção de controle para o PlayStation VR.
DualShock 4
O DualShock 4 foi lançado ao lado do PlayStation 4 em 2013 e apresentava não apenas um touchpad frontal capacitivo e detecção de movimento, mas também uma barra de luz na parte superior do controle que podia iluminar em muitas cores diferentes.
A barra de luz, piscava em vermelho e azul quando os policiais estavam perseguindo você no GTA V ou imitava o rastreador de movimento da Alien Isolation, também foi projetada com o PlayStation VR em mente. Isso causou problemas antes do lançamento do PlayStation BR, porque ninguém realmente entendeu por que essa barra de luz era necessária e a Sony ainda não estava disposta a revelar todos os seus segredos.
“A luz de rastreamento … foi nosso departamento que disse que precisamos disso”, disse o designer sênior da SCEE, Jed Ashforth. “Era para rastrear o VR, e quando todas essas coisas foram lançadas há seis meses e todo mundo estava ‘refletindo na minha TV’, estávamos indo ‘oh não’ porque não podíamos contar a ninguém para que era.”
Os botões START e SELECT vistos em todos os controles da PlayStation anteriores foram substituídos pelos botões OPTIONS e SHARE, respectivamente. O botão SHARE permite que os jogadores enviem capturas de tela, vídeos e muito mais rapidamente.
Os joysticks duplos foram ajustados e, como o controle Dual Analog, possuem ranhuras embutidas. Os botões L2 e R2 eram mais curvos e virados para fora do que o estilo do Dualshock 3.
Na época em que o PlayStation 4 Pro foi lançado em 2016, a Sony lançou uma versão atualizada do DualShock 4 que permitia a jogar com ele enquanto conectado a um cabo USB. E a capacidade de ver a lighbar na parte superior do touchpad .
DualSense
O controle do PlayStation 5 foi revelado e é chamado de DualSense. Foi dito que ele “traz uma sensação de toque à jogabilidade do PS5” e manterá muitos dos recursos do DualShock 4, além de adicionar novas funcionalidades e um design refinado.
O DualSense terá feedback háptico muito mais avançado e gatilhos adaptáveis para os botões L2 e R2.
O feedback tátil adicionará “uma variedade de sensações poderosas que você sentirá quando tocar, como a lenta dureza de dirigir um carro na lama”. Os gatilhos adaptativos, enquanto isso, ajudarão você a “sentir a tensão de suas ações, como quando desenha um arco para disparar uma flecha”.
Além disso, o botão SHARE do DualShock 4 será substituído pelo botão CREATE, embora a Sony não esteja pronta para detalhar completamente o significado dessa alteração.
O DualSense também possui um design em dois tons, diferente dos controles anteriores. A barra de luz também será encontrada em ambos os lados do touchpad.
0 Comentários