A evolução dos controles da PlayStation


A Sony revelou o controle do PlayStation 5, oficialmente chamado DualSense, e os fãs de todo o mundo agora sabem como será o próximo controle da nova geração de consoles.

Embora ainda não saibamos quando o DualSense estará em nossas mãos, sabemos muito sobre a história do hardware do PlayStation. Desde o controle original do PlayStation sem analógicos até o nunca lançado “Boomerang”, a Sony repetiu seus designs de maneiras bem-sucedidas – e não tão bem-sucedidas.

Confira no artigo abaixo (cortesia da IGN) a história e evolução dos controles da plataforma PlayStation, incluindo o novíssimo DualSense.

Controle PlayStation 1

controle ps1 O controle do PlayStation foi lançado ao lado do PlayStation original em 1994 e foi inspirado no controle do Super Nintendo. Teiyu Goto, criador do controle original do PlayStation, respeitava o sucesso do mais recente console da Nintendo e não queria que esse novo controle fosse uma “partida radical”.

“O Super NES foi um grande sucesso na época e, naturalmente, queríamos que os jogadores do SNES atualizassem para o nosso sistema. É por isso que o departamento de gerenciamento não quer que o controlade seja uma partida radical – eles disseram que tinha que ser um tipo padrão de design, ou que os jogadores não aceitariam”.

Embora a Sony quisesse copiar o controle do SNES, ela inovou em algumas áreas, como o segundo par de botões de ombro que ajudariam a navegar nos mundos 3D. Como os jogadores tiveram que mudar suas mãos dos botões L1 + R1 para os botões L2 + R2, a Sony também decidiu adicionar as alças ao controle para facilitar a transição.

Os botões do controle do PlayStation deveriam representar quais ações eles representavam. De acordo com Goto, a cruz azul (ou X?) E o círculo vermelho representavam “sim” e “não”, o triângulo era o ponto de vista e o quadrado era semelhante a um pedaço de papel que informava aos jogadores que esse botão era feito para menus.

Este controle PlayStation original retornaria no console PlayStation Classic.

Controle PlayStation Dual Analog

dual analog ps1

O controle analógico duplo da PlayStation foi um antecessor do DualShock e introduziu os dois manípulos analógicos pela primeira vez.

Foi lançado no Japão em 1997, ao lado de Tobal 2 e Bushido Blade e incluía um recurso de vibração que seria inicialmente retirado das versões norte-americana e européia.

“Avaliamos todos os recursos e decidimos, por razões de fabricação, que o mais importante para os jogadores era o recurso analógico”, disse um porta-voz da Sony em relação à sua remoção, o que não importaria muito, pois o DualShock o adicionaria de volta e substituiria este controlade no ano seguinte.

Os analógicos duplos do controle Dual Analog também possuíam ranhuras embutidas, enquanto o DualShock adotava garras de borracha texturizadas com um manípulo mais voltado para o exterior.

Por fim, o controle Dual Analog tinha um “Flightstick Mode” que funcionaria com jogos como MechWarrior 2, Ace Combat 2 e Colony Wars e era uma alternativa ao Joystick analógico do FlightStick.

DualShock

dualshock ps1

O DualShock substituiu o controle Dual Analog da PlayStation em 1997 no Japão e na América do Norte e em outros lugares em 1998 e além.

O DualShock exibia um recurso de vibração e seu nome foi derivado dos dois motores de vibração que estavam alojados dentro das alças do controlador. Em 1999, o Ape Escape foi o primeiro jogo que exigiu o uso do DualShock.

O PlayStation 2 seria lançado em 2000, e o DualShock original seria compatível com a maioria dos jogos, exceto aqueles que precisavam dos botões analógicos do DualShock 2.

DualShock 2

dualshock 2 ps2

O DualShock 2 foi lançado juntamente com o PlayStation 2 em 2000 e foi semelhante à barra DualShock original: algumas mudanças cosméticas, um conector mais quadrado e botões analógicos sensíveis à pressão.

Aqueles que não amam a cor preta padrão do DualShock 2 também podiam comprar várias outras cores, como prata acetinado, branco cerâmico, cinza ardósia, azul oceano e muito mais.

O DualShock 2 poderia ser usado no PlayStation original e funcionaria no PlayStation 3 com acessórios de terceiros, embora certos jogos que usassem a funcionalidade Sixaxis nem sempre funcionassem corretamente.

Menção Honrosa: O Controle Bumerangue do PS3

ps3 bumerangue

Embora o controle “Bumerangue” do PlayStation 3 nunca tenha sido lançado, surpreendeu o mundo com seu design radical que parece … bem … um bumerangue.

Foi mostrado na E3 2005 durante a revelação do PlayStation 3, mas, curiosamente, não foi destacado ou focado durante a apresentação principal. Estava simplesmente exposto em vitrines no salão do evento.

O Sixaxis iria substituir esse design selvagem, mas a Lendário do Bumerangue continuaria vivo por muitos anos.

A Sony finalmente comentou sobre o controle, dizendo que era um modelo que queria ter pronto para a revelação do PS3. Após sua primeira exibição, a equipe de design levou a sério o feedback e decidiu seguir com o controle DualShock, muito mais familiar.

Sixaxis

sixaxis ps3

O Sixaxis foi incluído no PlayStation 3 quando foi lançado em 2006. Foi o primeiro controle sem fio oficial da Sony e foi capaz de detectar movimento com “seis graus de liberdade”, mas não tinha um recurso de vibração.

Jogos como Warhawk e Lair foram projetados em torno do Sixaxis, que era um controle muito mais leve devido à falta de ruído.

O DualShock 3 foi lançado com o PlayStation 3, mas um processo em 2004 pela Immersion fez com que a Sony removesse os recursos de vibração enquanto estava no processo de apelação.

A Immersion processou a Sony e a Microsoft por violação de patente referente à funcionalidade de vibração. A Microsoft acabou se estabelecendo, mas a Sony decidiu continuar a luta no tribunal. A Sony acabou perdendo e o veredicto dado obrigou a Sony a pagar US $ 90,7 milhões à Immersion e ela cabou interrompendo as vendas dos controles em questão. A Sony recorreu imediatamente, o que significava que poderia continuar vendendo os controles durante o processo, mas perdeu. Em 2007, a Sony e a Immersion concordaram em encerrar o litígio e trabalhariam juntas para “explorar a inclusão da tecnologia de Immersion nos produtos no formato PlayStation”.

Finalmente, isso permitiria à Sony lançar o DualShock 3, como foi originalmente planejado em 2007.

DualShock 3

dualshock 3 ps3

Em 2007, um ano após o lançamento do PlayStation 3 e do controle Sixaxis, a Sony anunciou o DualShock 3 na Tokyo Game Show. Acabaria substituindo o Sixaxis e finalmente traria de volta o muito solicitado feedback háptico.

Além disso, o DualShock 3 não era muito diferente do Sixaxis, apesar de pesar cerca de 40% a mais por causa dos novos motores de vibração.

O Sixaxis seria descontinuado em 2008, tornando o DualShock 3 o controle padrão do PlayStation 3.

PlayStation Move

playstation move

Os controles do PlayStation Move foram originalmente lançados em 2009 para uso com o PlayStation 3 e estavam disponíveis durante o renascimento do movimento, que também contou com o Nintendo Wii Remote e o Microsoft Kinect.

O controle PlayStation Move tinha sensores inerciais que podiam detectar movimento e uma grande esfera no topo que podia mudar de cor e era usado para rastreamento pelo PlayStation Eye ou PlayStation Camera.

Após o lançamento, o suporte ao Move foi incluído em grandes títulos como Killzone 3, Dead Space: Extraction, Gran Turismo 5 e muito mais. Muitos deles utilizaram vários outros acessórios, como o controle de navegação que adicionaria outro controle analógico, o PlayStation Move Sharp Shooter, que era um controle de armas com um slot para o Move e o PlayStation Move Racing Wheel.

O PlayStation Move Wand continuaria a trabalhar com o PlayStation 4 e voltou como uma opção de controle para o PlayStation VR.

DualShock 4

dualshock 4 ps4

O DualShock 4 foi lançado ao lado do PlayStation 4 em 2013 e apresentava não apenas um touchpad frontal capacitivo e detecção de movimento, mas também uma barra de luz na parte superior do controle que podia iluminar em muitas cores diferentes.

A barra de luz, piscava em vermelho e azul quando os policiais estavam perseguindo você no GTA V ou imitava o rastreador de movimento da Alien Isolation, também foi projetada com o PlayStation VR em mente. Isso causou problemas antes do lançamento do PlayStation BR, porque ninguém realmente entendeu por que essa barra de luz era necessária e a Sony ainda não estava disposta a revelar todos os seus segredos.

“A luz de rastreamento … foi nosso departamento que disse que precisamos disso”, disse o designer sênior da SCEE, Jed Ashforth. “Era para rastrear o VR, e quando todas essas coisas foram lançadas há seis meses e todo mundo estava ‘refletindo na minha TV’, estávamos indo ‘oh não’ porque não podíamos contar a ninguém para que era.”

Os botões START e SELECT vistos em todos os controles da PlayStation anteriores foram substituídos pelos botões OPTIONS e SHARE, respectivamente. O botão SHARE permite que os jogadores enviem capturas de tela, vídeos e muito mais rapidamente.

Os joysticks duplos foram ajustados e, como o controle Dual Analog, possuem ranhuras embutidas. Os botões L2 e R2 eram mais curvos e virados para fora do que o estilo do Dualshock 3.

Na época em que o PlayStation 4 Pro foi lançado em 2016, a Sony lançou uma versão atualizada do DualShock 4 que permitia a jogar com ele enquanto conectado a um cabo USB. E a capacidade de ver a lighbar na parte superior do touchpad .

DualSense

Visual do controle do PS5, DualSense, é revelado com detalhes

O controle do PlayStation 5 foi revelado e é chamado de DualSense. Foi dito que ele “traz uma sensação de toque à jogabilidade do PS5” e manterá muitos dos recursos do DualShock 4, além de adicionar novas funcionalidades e um design refinado.

O DualSense terá feedback háptico muito mais avançado e gatilhos adaptáveis ​​para os botões L2 e R2.

O feedback tátil adicionará “uma variedade de sensações poderosas que você sentirá quando tocar, como a lenta dureza de dirigir um carro na lama”. Os gatilhos adaptativos, enquanto isso, ajudarão você a “sentir a tensão de suas ações, como quando desenha um arco para disparar uma flecha”.

Além disso, o botão SHARE do DualShock 4 será substituído pelo botão CREATE, embora a Sony não esteja pronta para detalhar completamente o significado dessa alteração.

O DualSense também possui um design em dois tons, diferente dos controles anteriores. A barra de luz também será encontrada em ambos os lados do touchpad.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
66
Gostei
HAHAHA HAHAHA
26
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
53
Não Gostei
Bravo Bravo
20
Bravo
Legal Legal
33
Legal
Chorando Chorando
40
Chorando
Surpreso Surpreso
46
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *