Review | Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão


Logo depois do ótimo reboot de Ratchet & Clank em 2016, a Insomniac Games traz de volta agora com uma aventura completamente nova, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão.

Com a responsabilidade de ser um título que apresentaria todo o poder de hardware do PlayStation 5, o jogo promete gráficos espetaculares, bom uso do DualSense e performance fluida.

A pergunta que fica é, é um legítimo jogo de próxima geração?

[lwptoc]

História

historia review ratchet and clank em uma outra dimensão

Logo após os eventos do jogo de 2016, agora a nossa dupla embarca em uma aventura interdimensional. No meio de uma celebração com Ratchet, o vilão Doutor Nefarious aparece estragando a festa e roubo um dispositivo chamado Dimensionador de Clank. O dispositivo é capaz de abrir fendas para outras dimensões alternativas e nas mãos erradas do arqui-inimigo da dupla, acaba causando o caos por todo o multiverso.

Ratchet e Clank decidem confrontar o Doutor Nefarious e suas ações provocaram a destruição do Dimensionador, o que acabou criando diversas fendas em diferentes dimensões, bagunçando a ordem do universo. Com a explosão do dispositivo, Ratchet e Clank são separados em diferentes realidades.

nefarious review ratchet and clank em uma outra dimensão

Enquanto Clank perde o seu braço robótico e conhece uma dimensão uma nova Lombax, Rivet, que é nada menos que uma versão alternativa de seu amigo, Ratchet encontra Kit, uma robozinha amarela que lembra uma versão alternativa de Clank.

Atravessando por planetas, universos e realidades paralelas, nossos quatro personagens se unem e decidem trabalhar junto afim de reconstruir um novo Dimensionador para conseguir fechar as fendas e recuperar a instabilidade dimensional, só que o Doutor Nefarious também guarda surpresas, uma versão alternativa ainda mais perigosa, o Imperador Nefarious.

rivet review ratchet and clank em uma outra dimensão

Campanha

Por ser um jogo para um público mais infantil, a campanha é de fácil entendimento, simples e até meio boba, apesar de melhor que o jogo de 2016. A campanha do jogo se divide em passar por planetas, reconstruir o Dimensionador com cada dupla em favor da campanha principal. Não tendo grande momentos ou redenções de personagem, apenas uma narrativa simples e direta ao ponto.

Gameplay

jogabilidade review ratchet and clank em uma outra dimensão

A base de sua jogabilidade se mantém a mesma do jogo anterior, baseado em tiro, pulo e esquiva, o jogo é um shooter em terceira pessoa divertido e descomplicado. trazendo elementos que vão se renovando durante a jornada para não cansar o jogador, o sistema criativo de armas é a estrela do gameplay.

Tendo acesso a várias armas, – que como no jogo de 2016, possui um robusto sistema de upgrades e de níveis para melhorias de efeito e força – cada uma possui um efeito, forma de disparo e diferentes tipos de ataque onde cada uma pode ser ideal para diferentes tipos de inimigos. Essa versatilidade grande de armas e mecânicas contribui para tornar as batalhas contra hordas de inimigos serem frenéticas e divertidas na medida certa. Com movimentos fluidos e comandos responsivos é gostoso sair disparando pelo cenário enquanto desviamos de ataques enquanto trocamos de arma para se adaptar a cada inimigo.

gameplay review ratchet and clank em uma outra dimensão

Também parecido com o que foi feito no jogo de 2016, também podemos controlar Clank e suas seções são focadas em resoluções de quebra-cabeças. Apesar destas partes serem mais lentas e quebrarem o ritmo frenético, elas possuem uma divertida mecânica de conduzir sombras do Clank para abrir um portal usando esferas com efeitos diversos para conseguir controlá-los.

puzzle review ratchet and clank em uma outra dimensão

Além de Clank, temos uma divertida robôzinha com IA ( a Glitch) parecida com um tanque misturado com aranha, que invade sistemas corrompidos com vírus e os restabelece disparando tiros de plasma e canhões nos invasores.

Sobre a sua exploração de planetas, agora temos algumas seções maiores e funcionam de forma diferente que o seu antecessor. Diferente do jogo de 2016, agora cada planeta possui algumas mudanças no seu funcionamento, onde podemos montar em caramujos velozes, agarrar em portais para se teleportar em plataformas distantes, andar por locais com gravidade zero, trocar de realidades para acessar áreas inacessíveis, fugir de um inimigo imortal em seções de terror leve, libertar fugitivos para acessar locais, fugir de um robô gigantesco e uma variedade grande de objetivos diferentes.

gameplay rivet review ratchet and clank em uma outra dimensão

Um dos problemas do seu gameplay é a baixa variação de inimigos, IA ruim e chefes pouco criativos. Da metade pra frente da campanha, muitos encontros se tornam repetitivos, com ataques inimigos que se repetem adicionando muito pouco para o desafio e diversão durante a experiência. Outro problema é que tanto Ratchet quanto Rivet possuem os mesmos movimentos, o que acaba os tornando a mesma coisa em termos de jogabilidade e perdendo uma boa oportunidade de tornar cada um único, não fazendo muita diferença para o jogador.

Gráficos e Direção de Arte

Para qualquer um que já viu qualquer imagem de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, sabe que a maior qualidade da série é o seu alto nível de qualidade gráfica. Com gráficos deslumbrantes, é até hoje um dos jogos mais bonitos do PlayStation 5 mesmo anos depois de lançamento do console.

graficos review ratchet and clank em uma outra dimensão

Com cenários bonitos e recheado de detalhes impressionantes, o jogo contem um visual colorido e efeitos de iluminação competentes, seja em cenas em CGI ou durante o jogo. Mesmo sem uma direção de arte realista e mais cartunesco, o jogo dá show de competência nas expressões e animações dos personagens.

Com ambientes distintos, vamos viajando por dimensões com paisagens e instalações únicas, mesmo em um único planeta. Caminhando por planetas pantanosos, savanas, laboratórios escuros e abandonados, cidades futuristas e depósitos de sucata, o jogo é muito feliz na retratação visual do seu universo.

kit review ratchet and clank em uma outra dimensão

O jogo oferece três modos gráficos igualmente impressionantes e que cumprem o papel que se destinam, sem maquiagens.

Trilha Sonora e Som

As faixas foram compostas pelo veterano Mark Mothersbaugh, responsável por músicas de DEVO, The Lego Movie, The Life Aquatic with Steve Zissou, Thor: Ragnarok. Com músicas orquestradas e eletrônicas, Ratchet & Clank: Rift Apart contem uma quantidade grande de instrumentos que tornam diversos momentos épicos e ajudam a evocar a atmosfera divertida e aventureira da franquia.

Mas não só a trilha sonora é o ponto do jogo, mas sua dublagem em português do Brasil é impressionante. Com vozes muito engraçadas, o jogo possui diversos personagens que se tornam ainda mais carismáticos, ajudando no pacote inteiro do game e o tornando um legítimo produto com foco principal de divertir o jogador.

Vale a Pena?

Review Ratchet and Clank Em Uma Outra Dimensão vale a pena
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é uma aventura divertida e cativante que irá encantar diversos jogadores. Sua jogabilidade simples e descomplicada é enriquecida por novos elementos que trazem uma experiência satisfatória e frenética, mas alguns problemas pontuais como inimigos repetitivos e uma IA limitada possa interferir na diversão.
Graficamente, o jogo atinge momentos de pura beleza, revelando o poder do PS5 de forma impressionante.Ratchet & Clank: Rift Apart é um jogo que não inova, mas cumpre sua proposta de gameplay de forma invejável, unindo elementos gráficos deslumbrantes e uma jogabilidade competente. Seja você fã da série ou um novo jogador, esta é uma experiência de jogo que certamente vale a pena.
Notas do Jogo
Review Ratchet and Clank Em Uma Outra Dimensão capa ps5

Título: Ratchet and Clank: Em Uma Outra Dimensão

Descrição do jogo: Ratchet e Clank estão de volta! Ajude-os a deter um imperador robótico que quer conquistar mundos multidimensionais e que tem como próximo alvo exatamente o universo deles. Acompanhe a evolução do time dos sonhos com a chegada de Rivet – uma Lombax que luta pela Resistência em outra dimensão.

- Abra caminho com um arsenal de armamentos eletrizantes.

- Experimente a mistura de fendas dimensionais e jogabilidade dinâmica.

- Explore planetas inéditos e e versões de universo paralelo dos seus lugares preferidos.

Gênero: Ação e Aventura

Lançamento: 11/06/2021

Produtora: Insomniac Games

Distribuidora: Sony Interactive Entertainment

COMPRAR

Nota
8.3/10
8.3/10
  • História - 7/10
    7/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Trilha Sonora e Som - 8/10
    8/10

Veredito

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é uma aventura divertida e cativante que irá encantar diversos jogadores. Sua jogabilidade simples e descomplicada é enriquecida por novos elementos que trazem uma experiência satisfatória e frenética, mas alguns problemas pontuais como inimigos repetitivos e uma IA limitada possa interferir na diversão.
Graficamente, o jogo atinge momentos de pura beleza, revelando o poder do PS5 de forma impressionante.Ratchet & Clank: Rift Apart é um jogo que não inova, mas cumpre sua proposta de gameplay de forma invejável, unindo elementos gráficos deslumbrantes e uma jogabilidade competente. Seja você fã da série ou um novo jogador, esta é uma experiência de jogo que certamente vale a pena.

Vantagens

  • Jogabilidade fluida e divertida;
  • Ótima variação e funcionamento das armas;
  • Tempos de carregamento rápidos;
  • Bom uso do DualSense;
  • Gráficos impressionantes;
  • Ótimo trabalho de dublagem.

Desvantagens

  • Campanha meio boba;
  • Falta inovações no gameplay;
  • Inimigos e chefes repetitivos e IA ruim;

Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
13
Gostei
HAHAHA HAHAHA
40
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
66
Não Gostei
Bravo Bravo
33
Bravo
Legal Legal
46
Legal
Chorando Chorando
53
Chorando
Surpreso Surpreso
60
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.