A equipe de desenvolvimento de Final Fantasy 16 fez uma escolha precisa quanto à estrutura do jogo, deixando de lado o mundo aberto para administrar o ritmo da aventura através da história.
A afirmação é do diretor Hiroshi Takai em entrevista concedida ao jornal japonês Dangeki Online. no qual também foi discutido o sistema de batalha inspirado no sistema de tarefas de Final Fantasy V.
Não é apenas uma escolha legítima, mas também que certamente será apreciada por todos aqueles jogadores que não apreciaram o mundo aberto de Final Fantasy XV, considerado muito vazio e dispersivo justamente para a narrativa.
De resto, lembramos que Final Fantasy XVI está atualmente em desenvolvimento para PS5. Ele será lançado em 22 de junho de 2023 em um horário exclusivo para o console da Sony. Posteriormente também deve ser lançado no PC, mas ainda não se sabe quando. A chegada ao Xbox é decididamente mais duvidosa, especialmente na presença de acordos específicos entre a Sony e a Square Enix, como o que impediu a chegada de Final Fantasy VII Remake ao console da Microsoft.