10 curiosidades sobre a CD Projekt Red


curiosidades CD Projekt Red

CD Projekt Red é uma desenvolvedora de videogames que costumava ter uma reputação estelar. Isto é, até, Cyberpunk 2077 saiu . Acontece que a empresa de jogos que todos acreditavam ser diferente dos outros estúdios AAA está longe de ser perfeita.

Seja como for, uma empresa de jogos tão grande e popular como a CD Projekt Red teve que começar em algum lugar. Com a ascensão ou extinção da respeitável empresa de videogames, é interessante relembrar a história da CD Projekt Red. Como o estúdio conseguiu chegar onde está hoje?

10. Começou como uma Varejista De Videogame

A CD Projekt (sem o “Vermelho” na época) foi fundada por Marcin Iwiński e Michał Kiciński. Antes mesmo de a empresa pensar em desenvolver jogos, a CD Projekt era varejista, atuando como distribuidora de jogos estrangeiros na Polônia.

Antes de se tornar um negócio legítimo, Iwiński vendia cópias quebradas de jogos. Kiciński estava fazendo a mesma coisa também. Eles queriam legitimar seu empreendimento, então começaram a CD Projekt em maio de 1994, com apenas US $ 2.000 como capital, com o apartamento do amigo como escritório.

9. CD Projekt Vs Pirataria

CD Projekt já é a segunda maior empresa de jogos da Europa

Antes que a CD Projekt fosse um negócio legítimo, Marcin Iwiński e Michał Kiciński vendiam cópias quebradas de videogames. Ironicamente, seu maior desafio ao fundar sua empresa foi superar a pirataria de videogame.

No início, a maioria dos produtos da dupla era vendida com a ajuda de lojas familiares, que eram famosas na Polônia na época. Tanto Iwiński quanto Kiciński sabiam que, se quisessem superar a pirataria de videogame, teriam de localizar os jogos e tornar seus produtos mais atraentes do que as cópias piratas.

8. Ace Ventura Ajudou A CD Projekt A Se Tornar Um Sucesso

A empresa planejava localizar jogos para finalmente se livrar da pirataria de videogames na Polônia. Eles implementaram esse plano em 1996, quando começaram a trabalhar com desenvolvedores de sucesso na época , como Seven Stars e Leryx-LongSoft. No entanto, as coisas não teriam muito sucesso para eles até um ano depois.

Um dos títulos de localização de maior sucesso da CD Projekt no início foi Ace Ventura .: The CD-Rom Game , um jogo Ace Ventura baseado na série de animação. Os títulos localizados anteriores da CD Projekt venderam apenas às centenas, mas o Ace Venture vendeu milhares.

7. Baldur’s Gate

Com a CD Projekt tendo sucesso na localização de jogos, eles queriam expandir seus horizontes e seguir em frente. Eles entraram em contato com a BioWare e a Interplay Entertainment, grandes nomes da indústria de videogames.

Os estúdios estavam trabalhando em um jogo chamado Baldur’s Gate na época e CD Projekt acreditava que o RPG faria sucesso na Polônia. Eles adicionaram itens à embalagem para tornar o jogo mais atraente para os jogadores locais e até contrataram atores poloneses famosos para dar voz aos personagens.

6. O Primeiro Jogo Deles

A CD Projekt deveria desenvolver a versão PC para a sequência de Baldur’s Gate. Infelizmente, o jogo foi cancelado seis meses após o início do desenvolvimento. Nessa época, a CD Projekt já havia começado a trabalhar nos códigos do jogo. Eles acabaram usando esse código para criar seu primeiro título.

A empresa queria desenvolver um jogo baseado nos livros The Witcher, que eram incrivelmente populares na Polônia na época. Eles adquiriram os direitos da franquia em 2002, apesar de não terem ideia de como desenvolver um jogo. The Witcher acabou tendo sucesso comercial e crítico.

5. Perto Da Falência

Olhando para trás, para a história do CD Projekt Red antes do lançamento do Cyberpunk 2077 , parecia que a empresa não podia fazer nada errado e tudo o que fazia sempre teve sucesso. No entanto, este não foi o caso quando eles optaram por portar o primeiro jogo Witcher para consoles.

A versão de console do jogo teria se chamado The Witcher: The White Wolf e seria desenvolvida pelo estúdio francês Widescreen Games. O relacionamento e a comunicação entre os dois estúdios não foram tão fáceis, no entanto, e o projeto foi cancelado. Esse retrocesso custou tanto à CD Projekt Red que quase os levou à falência . O sucesso de The Witcher 2 foi a razão pela qual a empresa conseguiu se manter à tona.

4. Projeto Da CD Iniciado em GOG.Com

GOG, ou Good Old Games, foi fundado pela CD Projekt em 2008. A empresa esperava fornecer aos jogadores versões de jogos sem DRM, o que significa que esses jogos seriam retirados de todos os direitos digitais e o jogador teria a liberdade de controlar e modificar o jogo em seu lazer.

GOG foi feito principalmente para jogos clássicos, que se tornaram difíceis de pesquisar antes da era digital. A plataforma ganhou mais tração depois que a CD Projekt conseguiu obter o apoio do famoso e bem-sucedido estúdio de videogame Ubisoft.

3. Desenvolvendo o Wild Hunt

O desenvolvimento de The Witcher 3 foi o esforço mais hercúleo do CD Projekt Red até então. Como os jogadores agora sabem, as escalas das duas entradas anteriores na série não são nem de longe tão grandes quanto The Witcher 3 , que era o plano do estúdio desde o início.

O jogo levou menos de quatro anos para ser desenvolvido, o que é bastante impressionante para jogos desse tamanho. No entanto, durante esse tempo, a equipe por trás de The Witcher 3 supostamente teve que trabalhar por mais de um ano apenas para cumprir os prazos. O Witcher 3 supostamente tinha um total de mais de um milhão de linhas de código.

2. Rumor De Compra Da EA

Electronic Arts que adquirir mais estúdios

Alguns anos atrás, circulou um boato pela web de que a Electronic Arts estava em processo de compra da CD Projekt Red. Aqueles familiarizados com as aquisições da EA acharam esta notícia altamente alarmante, já que a empresa tinha o hábito de adquirir estúdios emergentes e bem-sucedidos apenas para fechá-los alguns anos depois.

Felizmente, tudo isso nada mais foi do que o que foi relatado: um boato. A CD Projekt Red foi mais longe ao dizer que um acordo com uma editora tão grande como a EA iria contra a filosofia do estúdio.

1. Cyberpunk 2077

cyberpunk 2077 guia

Após o sucesso da franquia The Witcher , o estúdio queria se afastar da história de Geralt e fazer outra coisa. O estúdio era um grande fã de mídia cyberpunk, como os filmes Blade Runner e os jogos de mesa cyberpunk , então eles criaram um jogo em ode ao gênero: o jogo que agora conhecemos como Cyberpunk 2077.

Eles adquiriram os direitos do RPG de mesa. O desenvolvimento do conceito do jogo começou em 2012, antes mesmo de The Witcher 3 ser concluído. O estúdio, no entanto, decidiu terminar The Witcher 3 primeiro antes de finalmente avançar para Cyberpunk 2077, então a pré-produção do jogo começou em 2016. Desde o início do desenvolvimento até o lançamento, Cyberpunk 2077 esteve em desenvolvimento cerca de nove anos.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *