PS5 não permite backup de arquivos de save para HD Externo, somente pela PlayStation Plus


ps5 backup hd externo playstation plus

No momento, o PlayStation 5 não suporta a cópia de dados de save em dispositivos de armazenamento externos. Em vez disso, a única opção do console para mover arquivos de save de um PS5 para outro, ou fazer backup dos dados, é usar o armazenamento em nuvem da Sony – que está disponível exclusivamente para assinantes do PlayStation Plus.

Isso é diferente de como funciona no PlayStation 4, que permite aos usuários fazer backup dos dados de save em uma unidade USB, bem como no armazenamento em nuvem. Sem essa opção, os proprietários de PS5 correm o risco de perder seus arquivos salvos se alguma catástrofe se abater sobre eles – como seu console sendo roubado em um assalto, ou destruído em uma inundação, ou bloqueado por uma atualização de firmware – a menos que paguem por uma PlayStation Plus.

A diferença do PS4 para o PS5 fica clara nas configurações do sistema do PS5. Na página “Dados salvos e configurações de jogos / aplicativos” do menu, há uma seção chamada “Dados salvos (PS4)”. Lá, os jogadores podem escolher copiar os arquivos salvos do PS4 para uma unidade USB ou armazenamento em nuvem da Sony, ou excluir esses arquivos do console. A outra opção é mudar a maneira como o PS5 lida com o upload automático dos dados salvos do PS4 para o armazenamento em nuvem.

ps5 backup hd externo playstation plus 1

No entanto, o menu “Dados salvos (PS5)” não possui a opção “Unidade USB”. Em vez disso, as únicas coisas a fazer com os arquivos salvos do PS5 são copiá-los manualmente do armazenamento interno do console para o armazenamento em nuvem da Sony ou excluí-los.

Se você clicar em “Armazenamento de console” nesta página, você chegará a uma tela que oferece apenas duas opções: “Carregar para armazenamento em nuvem” e “Excluir”. O primeiro tem um logotipo do PlayStation Plus ao lado – o que significa que é restrito a assinantes.

Embora o armazenamento em nuvem seja certamente bom, e provavelmente seja a forma como a maioria dos usuários do PS5 faz backup de seus dados salvos, algumas coisas o tornam inconveniente. Além do fato de que o backup de save do PS5 está bloqueado atrás do paywall do PlayStation Plus, o salvamento na nuvem requer conexões de rede para acesso. Isso deixa os jogadores sem sorte se sua internet cair, ao passo que eles seriam capazes de restaurar arquivos salvos do armazenamento local se pudessem fazer o backup nele. Perguntamos à Sony por que isso acontece no PS5 e atualizaremos este artigo com todas as informações que recebermos.

Claro, esta é a maneira como a Nintendo lida com os arquivos salvos no Nintendo Switch – os usuários podem fazer backup deles no armazenamento em nuvem apenas se pagarem por uma assinatura Nintendo Switch Online. (Quando o console foi lançado no início de 2017, ele nem tinha esse recurso.) Enquanto isso, a Microsoft oferece salvamentos em nuvem gratuitos no Xbox One (e em breve serão gratuitos no Xbox 360 também).

É importante notar que salvar dados não é a única coisa que o PS5 não permite a transferência para um dispositivo USB. O console também impede que os jogadores movam jogos inteiros para armazenamento externo. Embora não seja nenhuma surpresa que os jogadores não possam jogar jogos de PS5 de armazenamento externo, dada a velocidade do SSD interno do PS5, é um pouco surpreendente que a Sony não permita que jogadores usem drives USB externos como armazenamento para liberar espaço no SSD sem ter que baixar os jogos novamente.

Agora, devemos também observar que o PS5 oferece funcionalidade de backup e restauração do sistema, como o PS4. Mas esta simplesmente não é uma opção viável para fazer backups regulares dos dados salvos do PS5 – ela foi projetada para funcionar como um software de recuperação em um computador, semelhante à Restauração do sistema no Windows ou Time Machine no Mac OS.

ps5 backup hd externo playstation plus 3

Acessível na seção “Software do sistema” da página do sistema de configurações do PS5, a função “Backup e restauração” do console diz que permite “fazer backup de jogos, aplicativos e dados no armazenamento do console para uma unidade USB”. Isso é tecnicamente verdade, mas este método não simplesmente copia arquivos salvos (ou jogos PS5 instalados, ou quaisquer outros dados) em seus formatos originais utilizáveis ​​para armazenamento externo. O que ele faz é criar um arquivo compactado contendo os dados em questão para exportar para uma unidade USB. Apenas um PS5 pode ler este arquivo de backup – que é dividido em tantos pedaços de 3,99 GB quanto o tamanho do backup requer – e a única maneira de acessar os dados bloqueados nele é usar a opção “Restaurar PS5” do console.

Caso a descrição desse recurso não o desiludisse da idéia de que você poderia usá-lo no lugar do armazenamento em nuvem da Sony, provavelmente o fará.

“Quando você iniciar a restauração, seu PS5 será redefinido para os padrões de fábrica e todos os usuários e todos os dados serão excluídos”, avisa a Sony antes do início do processo de restauração. “Depois disso, seu PS5 será restaurado usando os dados de backup.”

Restaurar seu PS5 do backup não é um simples ato de, digamos, copiar arquivos salvos do arquivo de volta para o SSD interno do console. Sempre que você realizar esse processo, estará começando do zero. Então, sim, ter um arquivo de backup da ferramenta de backup integrada do PS5 seria preferível a não ter nenhum backup. Mas o processo é tão trabalhoso que não é uma solução realista para um problema que a Sony criou ao proibir os proprietários do PS5 de simplesmente copiar os dados salvos do PS5 para um pendrive.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
40
Gostei
HAHAHA HAHAHA
66
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
26
Não Gostei
Bravo Bravo
60
Bravo
Legal Legal
6
Legal
Chorando Chorando
13
Chorando
Surpreso Surpreso
20
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *