Hoje, em 19 de dezembro, os hackers que comprometeram a Insomniac e exigiram a divulgação de dados confidenciais sob ameaça de vazamento, caso não recebessem 50 BTC, o equivalente a cerca de US$ 2 milhões em sete dias, cumpriram sua ameaça.
Conforme relatado pelo Cyber Daily, o grupo de ransomware liberou 1,67 terabytes de dados, incluindo mais de 1,3 milhão de arquivos, revelando informações sobre o futuro jogo Wolverine, o planejamento de lançamentos da Insomniac até 2030 e até mesmo contratos corporativos. Contudo, mais preocupante ainda, os dados também abrangem informações pessoais, como digitalizações de passaportes. Até o momento, nem a Sony nem a Insomniac comentaram sobre esses desenvolvimentos recentes.
Em um tweet, a desenvolvedora de Alan Wake 2, Remedy Entertainment, denunciou o vazamento das informações pessoais dos funcionários como “verdadeiramente vergonhoso e inaceitável“.
Our sympathies to @insomniacgames and all the affected team members. After all the effort and dedication they have poured into their games, they didn't deserve this. No one does. The hackers also leaked employee's personal information, which is truly disgraceful and shameful.
— Remedy Entertainment (@remedygames) December 19, 2023
Vários outros desenvolvedores individuais expressaram solidariedade, um deles classificando o vazamento de dados dos funcionários como “absolutamente inaceitável“. Cory Barlog, diretor criativo da Sony Santa Monica, estúdio proprietário do jogo God of War, também propriedade da Sony, enviou a seguinte mensagem de apoio:
💙insomniac✊
— golrab of the frost (@corybarlog) December 19, 2023
Ataques cibernéticos têm se tornado uma preocupação cada vez maior para empresas de tecnologia, e a indústria de videogames tem enfrentado uma série de violações nos últimos anos. Em 2020, a Capcom sofreu uma violação de dados devastadora que revelou uma lista de jogos ainda não anunciados, incluindo Dragon’s Dogma 2 e Street Fighter 6. As autoridades internacionais conseguiram prender o grupo de ransomware responsável por isso em outubro.
No ano passado, dezenas de arquivos de vídeo relacionados ao GTA 6 foram roubados e vazados online. Um dos hackers acusados, Arion Kurtaj, do grupo Lapsus$, foi condenado por 12 crimes diferentes após um julgamento de sete semanas em agosto.”
0 Comentários