E-mails internos da Microsoft apareceram online após sua batalha judicial com a FTC, revelando como o fabricante do Xbox reagiu ao anúncio do PS5 em março de 2020 e ao aumento de preço aplicado pela Sony alguns anos depois.
A ex-chefe de engenharia de plataforma e hardware do Xbox, Liz Hamren, discutiu os pontos fortes e fracos do console da Sony durante o e-mail em comparação com o Xbox Series X/S, onde destacam uma clara vantagem do SSD do PS5.
[Mark]Cerny falou longamente sobre a mudança para SSDs e as vantagens para desenvolvedores de jogos e consumidores. Eles foram otimizados para um rendimento bruto mais alto (2x o nosso com compactação de hardware um pouco melhor e melhorias de desempenho associadas) em oposição a uma arquitetura de streaming mais integrada habilitada pelo Sampler Feedback Streaming.
Hamren observou que Cerny “gastou o que parecia ser uma quantidade desproporcional de tempo em inovações de áudio” e que os planos de armazenamento expansível do PS5 são “semelhantes aos nossos na realidade devido aos requisitos mínimos de tamanho e velocidade”.
Em outros lugares, os e-mails também revelaram a reação da Microsoft ao aumento de preços do PS5 em 2022, com Tim Stuart, CFO do Xbox, entrando em contato com os executivos Phil Spencer e Amy Hood após o anúncio. Aqui, eles observaram que a Microsoft “antecipou isso e está avançando rapidamente em direção a um plano, agora que vimos a confirmação”.
O PS5 foi lançado em novembro de 2020 e já vendeu mais de 40 milhões de unidades em todo o mundo.