Um relatório no Wololo.net revelou que usar o PS5 na posição vertical causará sérios danos ao longo do tempo devido a uma grande falha de design da parte da Sony.
Embora funcionários da Sony e vários sites de tecnologia tenham dito que não importa de que maneira o PS5 é usado, vários especialistas em hardware e lojas de varejo de console dois anos após o lançamento descobriram que usá-lo verticalmente pode danificar o sistema permanentemente.
O problema reside no fato de que o metal líquido usado para resfriar a APU é propenso a derramar e ficar desigual, o que afeta o resfriamento. O proprietário da ILoveMyConsole, uma loja de varejo na França, vem tentando levantar esse problema para um público mais amplo há meses, alegando que esse problema não é um problema isolado.
Do not put your Ps5 upright, here is the result the liquid moves and the freezes are there pic.twitter.com/A4Do3TkcXk
— Consoles System (@68Logic) January 4, 2023
Ele afirma que há um alto risco para os PS5s que estão sendo usados verticalmente por um longo período de tempo e não se limita apenas a um modelo, com as edições Standard e Digital-Only impactadas. O problema está na vedação do PS5 entre a APU e seu cooler, que às vezes pode se mover ou ser danificado.
No entanto, se o PS5 for posicionado horizontalmente, o metal líquido permanecerá plano e a maioria de suas propriedades térmicas serão usadas para ajudar a resfriar o console. Se “algo” ruim acontecer com o selo quando colocado na vertical, há um alto risco de que o metal líquido caia progressivamente, afetando a capacidade de resfriamento e até atingindo componentes que de outra forma não deveriam.
Mais detalhes sobre o tema podem ser lidos aqui.