The Elder Scrolls 6 não será lançado no PS5, segundo documento da Microsoft


The Elder Scrolls VI será jogado por uma década

A questão da exclusividade de The Elder Scrolls 6 tem sido um tópico muito discutido desde a aquisição da Bethesda pela Microsoft por US$ 7,5 bilhões em 2021. Phil Spencer, o líder da divisão Xbox, evitou tomar uma posição definitiva, recentemente afirmando que ainda não havia uma decisão definitiva. No entanto, um documento interno da Microsoft agora encerra o debate: The Elder Scrolls 6 está programado para ser lançado exclusivamente no Xbox e PC, deixando de lado o PlayStation 5.

Um documento divulgado durante o julgamento da Federal Trade Commission (FTC) contra a Microsoft, relacionado à compra da Activision Blizzard, lista os jogos anunciados pela Bethesda, juntamente com as plataformas de lançamento e as previsões de janela de lançamento.

Um destaque importante é a seção dedicada a The Elder Scrolls 6, que, de acordo com o documento, não será disponibilizado no PS5, estando restrito ao Xbox e ao PC. A data de lançamento ainda é marcada como “a ser confirmada”, mas a expectativa é que o jogo seja lançado em 2026 ou posteriormente. É importante observar que a Microsoft ainda não fez um anúncio oficial sobre as plataformas de lançamento ou a janela de lançamento de The Elder Scrolls 6, e o IGN procurou comentários da empresa.

A citação do documento que menciona a declaração de Phil Spencer sobre exclusividade é proveniente de uma entrevista concedida à revista GQ em 2021, na qual ele afirmou: “Para estar no Xbox, quero que possamos oferecer a experiência completa do que temos. Isso se aplica quando penso em Elder Scrolls 6.”

Não é totalmente surpreendente ver The Elder Scrolls 6 seguir o mesmo caminho que lançamentos anteriores da Bethesda, como Redfall da Arkane e Starfield da Bethesda Game Studios, que foram disponibilizados exclusivamente no Xbox e PC. O próximo jogo da MachineGames baseado em Indiana Jones também está programado para ser lançado como exclusivo para Xbox e PC.

Com base na janela de lançamento mencionada, The Elder Scrolls 6 pode até mesmo ultrapassar a atual geração de consoles. O Xbox Series X e S completarão seis anos até o final de 2026, e é possível que a próxima geração de consoles da Microsoft já esteja disponível ou esteja nos planos para esse momento.

É notável que The Elder Scrolls 6 tenha sido anunciado há cinco anos na E3 2018. Todd Howard, diretor da Bethesda, sugeriu recentemente que, olhando para trás, teria adotado uma abordagem de anúncio mais casual para o jogo. Ele afirmou: “Eu provavelmente teria anunciado isso de forma mais descontraída“.

No mês passado, Pete Hines, chefe de publicação da Bethesda, confirmou que The Elder Scrolls 6 estava em estágios iniciais de desenvolvimento e alertou os fãs para não esperarem ouvir notícias sobre o jogo tão cedo.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.