Street Fighter II: The World Warrior completa 30 anos


A Capcom celebrou o 30º aniversário de Street Fighter II: The World Warrior neste sábado, 6 de fevereiro. O arcade do influente jogo de luta foi lançado em fevereiro de 1991, tornando-se um fenômeno nos fliperamas da Espanha, Japão, Brasil, Estados Unidos e demais países do mundo e estabelecendo as bases que dariam origem ao gênero de luta jogos como e como o conhecemos.

A comemoração, por enquanto, não foi acompanhada do anúncio de novos jogos da saga ou de reedições dos já existentes. A divisão americana da Capcom postou um tweet relembrando o evento, perguntando aos jogadores qual é seu personagem favorito entre o elenco inicial : Ryu, Ken, Honda, Chun Li, Blanka, Zangief, Guile e Dhalsim.

Um jogo com inúmeras versões e adaptações

Após o lançamento inicial, Street Fighter 2 foi adaptado para uma infinidade de plataformas e, posteriormente, numerosas versões adicionais foram lançadas que adicionaram personagens e ajustaram a jogabilidade. Ao longo de 1992 chegou ao Super Nintendo no Japão, Estados Unidos, Austrália e Europa, tornando-se um dos jogos mais populares da Nintendo de 16 bits.

As demais versões do jogo produzidas por Yoshiki Okamoto não são tão valorizadas pelo público: em 1992 acabou aparecendo em computadores da Europa MS-DOS (neste caso também nos Estados Unidos), Amiga , Atari ST , Amstrad CPC , Commodore 64 e ZX Spectrum ; dois anos depois, apenas no Japão, foi republicado para o CPS Changer.

Apenas um mês após a estreia do arcade original, Street Fighter II: Champion Edition foi publicado (permitia controlar Balrog, Vega, Sagat e M. Bison), também em máquinas de arcade, e em dezembro de 1992 foi atualizado novamente com Street Fighter II ‘Turbo: Hyper Fighting . Quatro outros personagens (T-Hawk, Fei Long, Dee Jay e Cammy) e melhorias técnicas foram introduzidos em Street Fighter II: The New Challengers , lançado em setembro de 1993. Por último, em jogos de arcade, em 1994 foi lançado o estande Super Street . II Turbo , que acrescentou ao Akuma, a possibilidade de combos aéreos e Super.

A versão mais recente data de 2017

Todas as versões foram adaptadas para um ou outro console, desde Game Boy até PlayStation , passando por Master System e Saturn. Além de inúmeras compilações, em 2008 a Capcom lançou Super Street Fighter II Turbo HD Remix PSN para as lojas digitais Xbox 360 e PlayStation 3, tornando-se um dos jogos de maior sucesso da época no Xbox Live Arcade e na PlayStation Store com a introdução dos jogos online. . O relançamento mais recente é Ultra Street Fighter II: The Final Challengers para Nintendo Switch, lançado em maio de 2017.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *