A Sony continua firme em sua decisão de trazer os jogos próprios da PlayStation para seu serviço de assinatura, PS Plus Extra, 1 a 2 anos após seu lançamento.
Falando durante uma entrevista, o vice-presidente da PlayStation e chefe global de assinaturas, Nick Maguire, revelou que a empresa permanece firme em sua decisão de trazer os jogos originais do PlayStation para o PS Plus Extra 1 a 2 anos após seu lançamento.
Maguire afirmou que a empresa está satisfeita com sua estratégia em andamento. Segundo ele, colocar os jogos um pouco mais tarde no ciclo de vida significa que eles podem alcançar mais clientes 12, 18, 24 meses após o lançamento. Ele acrescentou que os clientes ainda ficam entusiasmados com esses jogos e estão entrando, portanto, a estratégia está funcionando para a Sony.
O Global Head of Subscriptions mencionou que, ocasionalmente, haverá uma oportunidade de investir em um título de dia e data, como Stray, e a empresa aproveitará essas oportunidades quando elas surgirem. No entanto, no que diz respeito aos jogos first-party, a empresa continua firme em permitir que sejam lançados exclusivamente no varejo e na loja digital, fora do serviço. Ele acrescentou que essa estratégia está funcionando e, portanto, continuará a ser a estratégia da empresa no futuro.
A Sony faz um investimento significativo em seus títulos AAA e, portanto, prefere vê-los atingir seu potencial de vendas antes de colocá-los no serviço de assinatura. Embora alguns possam considerá-lo anticonsumidor, faz sentido do ponto de vista da empresa. Foi recentemente revelado que a Sony almeja uma pontuação Metacritic de 90% para seus jogos originais. Isso foi afirmado pelo ex-diretor de arte do Santa Monica Studio, Rafael Grassetti, durante um episódio recente de Flow Games LA Grassetti revelou que a Sony estabelece um alto padrão para seus grandes estúdios como Santa Monica e Naughty Dog. Para garantir a obtenção de tais pontuações, o fabricante do console estabeleceu uma divisão dedicada que se concentra neste assunto.