A lendária editora japonesa Sega anunciou que está procurando adquirir a desenvolvedora de Angry Birds, Rovio, em um novo acordo no valor de US$ 776 milhões. O acordo foi aprovado por ambas as partes e deve ser fechado no segundo trimestre do ano fiscal que termina em março de 2024.
A Sega espera que a Rovio trabalhe com a Sega para fortalecer o mercado mobile deste último, projetando e desenvolvendo novos softwares em torno da gama de IPs icônicas da editora e aumentando sua comunidade fora do Japão, seu país natal. Espera-se que a popular marca Angry Birds da Rovio continue sob a bandeira da Sega, enquanto sua plataforma de serviço ao vivo Beacon será usada para ajudar a expandir a comunidade de fãs da Sega.
“Entre o mercado global de jogos em rápido crescimento, o mercado de jogos móveis tem um potencial especialmente alto, e tem sido o objetivo de longo prazo da SEGA acelerar sua expansão neste campo”, disse o CEO do Sega Sammy Group, Haruki Satomi. “Sinto-me abençoado por poder anunciar tal transação com a Rovio, uma empresa proprietária do Angry Birds , que é amado em todo o mundo e lar de muitos funcionários qualificados que oferecem suporte ao desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis e capacidades operacionais da empresa.”
O CEO da Rovio, Alexandre Pelletier-Normand, também falou sobre sua empolgação com a fusão.
“Entrar na Rovio foi uma honra e estou orgulhoso de ver o Angry Birds continuar a crescer, pois lançamos novos jogos, séries e filmes”, disse Pelletier-Normand. “Menos conhecida, mas igualmente impressionante, é nossa plataforma de tecnologia proprietária líder do setor, Beacon, com 20 anos de experiência, permitindo que equipes unidas desenvolvam produtos [jogos como serviço] de classe mundial.”
“Estamos entusiasmados com a ideia de usar nossa experiência e ferramentas para trazer ainda mais alegria aos nossos jogadores, aprimorando e expandindo os vibrantes IPs da Rovio e da Sega. Combinar os pontos fortes da Rovio e da Sega apresenta um futuro incrivelmente empolgante.”
Com o acordo aprovado por ambas as partes, a Sega deverá comprar todas as ações em circulação da Rovio em um futuro previsível, com a compra prevista para ser concluída no segundo trimestre do ano fiscal que termina em março de 2024.