A Sega divulgou recentemente que três das suas subsidiárias estão passando por um processo de demissões, além de anunciar a venda da Relic Entertainment, renomada desenvolvedora por trás de diversas franquias de sucesso. Desde sua inauguração em 1997, a Relic Entertainment emplacou vários títulos populares, entre eles quatro jogos da série Warhammer 40.000, Company of Heroes e suas duas sequências, os dois primeiros da saga Homeworld, e o tão aguardado Age of Empires 4. A empresa conquistou um lugar de destaque na indústria, especialmente reconhecida por sua habilidade no desenvolvimento de jogos de estratégia em tempo real, embora também tenha explorado outros gêneros.
O marco de sua aquisição pela Sega remonta a 2013, quando, durante o processo de falência da extinta THQ, a Relic Entertainment foi adquirida pela Sega por US$ 26,6 milhões. Nesse processo, a franquia Homeworld foi vendida para a Gearbox Software, enquanto a THQ Nordic, sob o guarda-chuva da Embracer, assegurou os direitos de Impossible Creatures, um dos primeiros jogos da desenvolvedora.
Important Update from Relic Entertainment pic.twitter.com/nCcF8olDaC
— Relic Entertainment (@relicgames) March 28, 2024
Os primeiros indícios de problemas surgiram em maio de 2023, quando a Relic anunciou a demissão de 121 funcionários como parte de uma reestruturação. Este movimento aconteceu em meio a uma época de turbulências no setor, afetando diversos estúdios de jogos com demissões em larga escala, uma realidade que ainda persiste até os dias atuais. Agora, a Relic revelou que foi vendida pela Sega a um investidor externo não identificado, passando a operar como um estúdio independente.
As consequências dessa mudança para a Relic no longo prazo ainda são incertas, e resta saber se representará um avanço positivo para a empresa. No entanto, no comunicado oficial, o estúdio assegurou aos fãs que continuará dando suporte aos seus títulos, incluindo o recém-lançado Company of Heroes 3, considerado por muitos como um dos melhores jogos de estratégia atualmente disponíveis. Além disso, não está claro se a Relic já iniciou trabalhos em um novo projeto após o lançamento de Company of Heroes 3.
Outros estúdios também viram alvos de demissões da Sega
Paralelamente ao anúncio da venda da Relic, a Sega também confirmou que algumas de suas outras subsidiárias estão passando por demissões. Especificamente, serão cortados 240 empregos na Sega HARDLight, Sega Europe e Creative Assembly, esta última reconhecida pelo desenvolvimento da série de jogos Total War, aclamada e de longa data. Não está claro se os cortes na Creative Assembly estão relacionados a possíveis insatisfações entre os fãs com os seus jogos Total War mais recentes, mas é importante notar que a Sega já havia cancelado o jogo de tiro multiplayer em desenvolvimento pela mesma empresa, intitulado Hienas, em setembro de 2023.
Na época, em 2023, a Sega atribuiu as demissões e cancelamentos de jogos a um ano financeiramente desafiador. Da mesma forma, Jurgen Post, chefe da Sega Europe, mencionou em um e-mail datado de 28 de março de 2024, que a venda da Relic, a reestruturação de outros estúdios e os subsequentes cortes de empregos são uma resposta às “mudanças no cenário econômico e aos desafios que enfrentamos na forma como desenvolvemos nossos produtos e os colocamos no mercado”.
0 Comentários