Novas informações sobre o PS5 Pro surgiram, trazendo à tona a promessa de uma tecnologia de upscaling própria. Batizada de Dubbed Spectral Super Resolution (Super Resolução Espectral), essa ferramenta pretende rivalizar com DLSS e FSR, mas a Sony acredita que produzirá resultados superiores aos da AMD.
Para quem tem acompanhado os rumores do PS5 Pro, a notícia de que o console renovado já está nas mãos dos editores não é novidade. Tudo indica que o novo PlayStation está a caminho ainda este ano, e os últimos vazamentos oferecem uma visão mais clara de seu desempenho. Embora os detalhes técnicos sejam descritos em números, é o potencial equiparável aos melhores concorrentes de placas gráficas que mais chama a atenção.
Em um novo vídeo, o respeitável vazador Moore’s Law is Dead revela detalhes do PS5 Pro através de um documento de apresentação. Segundo o slide, a GPU do sistema deve possuir impressionantes 33,5 teraflops de potência, quase três vezes mais que o atual chip do PS5. Sob o codinome Trinity, o modelo Pro é descrito como sendo 45% mais rápido que o PS5 padrão, com desempenho de ray tracing duas a quatro vezes mais rápido.
Além disso, a Sony descreve como as capacidades de IA de 300 TOPs serão usadas para alimentar sua solução de upscaling/antialiasing, a Super Resolução Espectral. Esse vazamento sugere que o kit de ferramentas de upscaling será utilizado para proporcionar 4K inicialmente, melhorando a qualidade visual de jogos em 1440p e até mesmo vislumbrando o suporte para 8K no futuro.
A apresentação também menciona recursos de resolução dinâmica, semelhantes ao Nvidia DLSS 3.5. O diferencial é que os desenvolvedores não precisarão treinar cada jogo para habilitar o recurso, facilitando sua implementação em toda a biblioteca do console. Segundo a Sony, os resultados prometem superar o AMD FSR 2 e as técnicas tradicionais de TAAU.
Relacionados:
- Rumor: PS5 Pro terá upscaling de IA sendo executado na GPU
- Rumor: PS5 Pro poderá rodar jogos a 120fps em 4K
- Rumor: PS5 Pro pode ter novo upscaling AI do tipo DLSS
Apesar de Moore’s Law is Dead ter borrado as imagens comparativas entre a PSSR da Sony e o FSR da AMD para proteger suas fontes, isso não impede que se vislumbre a possibilidade do PS5 Pro superar o FSR 2 em termos de upscaling baseado em IA. As especificações e a confiança da empresa sugerem que algo realmente impressionante está por vir, talvez mais próximo de um salto geracional do que de uma atualização de meio ciclo.
0 Comentários