A atualização do estúdio BioWare de ontem deixou os fãs do estúdio muito ansiosos com Dragon Age: Dreadwolf. O gerente geral da BioWare, Gary McKay, tentou assegurar ao público que as demissões de 50 funcionários não afetariam significativamente o trecho final de desenvolvimento do quarto jogo principal da série Dragon Age, mas suas palavras soaram um pouco vazias entre a comunidade.
Apenas alguns minutos atrás, durante sua transmissão ao vivo do Game Mess Morning, Jeff Grubb, do Giant Bomb, compartilhou informações adicionais de suas fontes na BioWare/EA sobre as perspectivas de Dragon Age: Dreadwolf. Resumindo, o jogo agora tem como meta uma janela de lançamento no verão de 2024, embora Grubb acredite
“Por um tempo, Dragon Age: Dreadwolf poderia ter sido lançado este ano. Na verdade, internamente, a data que eles estavam olhando era no próximo mês, setembro de 2023. Mas internamente, Dragon Age: Dreadwolf continua sendo adiado. Eles mudaram as expectativas internas para março de 2024 há algum tempo. Adivinha? Também não vai sair então. Foi adiado novamente. Neste momento, não será lançado antes do verão de 2024.
Não são eles falando publicamente, isso é da minha reportagem. Mas se ele se mover novamente, não se surpreenda de forma alguma. Acho que é muito provável que seja recuado ainda mais. Espero que este jogo seja lançado provavelmente no final do próximo ano. Mas por que lançá-lo no final do próximo ano quando você poderia movê-lo para o último trimestre fiscal do EA, que termina em março de 2025? Essa coisa poderia continuar se movendo. Mais uma vez, o verão de 2024 é o que eles esperam, no mínimo.
Como eles estão terminando Dragon Age: Dreadwolf? Adivinhe, eles estão trazendo pessoas da equipe Mass Effect, que está sendo drenada um pouco para que mais pessoas possam trabalhar em Dreadwolf. Isso naturalmente significa que Mass Effect está sendo empurrado ainda mais, então não espere isso tão cedo. A maioria das pessoas não esperava por isso, mas empurre isso ainda mais para trás em suas cabeças.”
Se Dragon Age: Dreadwolf fosse lançado no final de 2024, seria uma década inteira depois de Dragon Age: Inquisition, lançado na segunda metade de novembro de 2014. A esperança da BioWare é certamente repetir o sucesso daquele jogo, que foi o lançamento de maior sucesso do estúdio. em unidades vendidas e ganhou vários prêmios, incluindo Jogo do Ano na primeira iteração do The Game Awards.
Pode ser ainda mais importante agora do que era então, considerando que os dois últimos jogos, Mass Effect: Andromeda e Anthem, reduziram a reputação outrora imaculada da BioWare. O último jogo, especialmente, foi amplamente criticado, e seu desenvolvimento pós-lançamento (que deveria durar dez anos) foi imediatamente cancelado.
Muitos acreditam que Dragon Age: Dreadwolf determinará o futuro do estúdio. Se tiver sucesso, poderá virar uma nova página para a BioWare, mas o resultado oposto pode significar o fim do desenvolvedor.
Para esse fim, talvez seja encorajador que eles tenham muito tempo para aperfeiçoá-lo. Dragon Age: Dreadwolf atingiu seu estágio Alpha no final de outubro de 2022, sendo jogável do início ao fim. Se Jeff Grubb estiver certo e o jogo for lançado por volta de novembro de 2024, seriam necessários dois anos para aprimorar o produto final.