Poucas semanas antes do lançamento de Rise of the Ronin, a Sony Interactive Entertainment Korea anunciou que o jogo de ação da Team Ninja não será publicado na Coreia do Sul.
As razões para essa decisão não foram especificadas, mas vários jornais locais sugeriram que a controvérsia online em torno das recentes declarações de Fumihiko Yasuda da Team Ninja pode estar relacionada.
Especificamente, em um vídeo dos bastidores de Rise of the Ronin, o diretor do jogo elogiou a figura de Yoshida Shōin, afirmando que a equipe de desenvolvimento queria “representar seus ensinamentos e sua vida” no jogo, chegando até a compará-lo com Sócrates.
Shoin foi um estudioso japonês do século 19 que desempenhou um papel importante na fundação do Japão moderno. Ele defendeu a abertura do país ao Ocidente e apoiou a expansão das fronteiras japonesas através da ocupação forçada de países vizinhos, incluindo a Coreia (conhecida como “teoria Jeonghan”), o que gerou críticas de alguns jogadores sul-coreanos.
De acordo com o portal coreano Daum, essas declarações provocaram muitas críticas, com alguns jogadores da Coreia do Sul comentando: “A Sony Coreia tomou a decisão certa“, “Não entendo por que estão tentando inserir ideologia no jogo“, “Team Ninja odeia a Coreia“.
0 Comentários