Após o lançamento de Ratchet & Clank: Rift Apart no PC, o pessoal da Digital Foundry realizou um teste técnico para confirmar que o jogo não funcionaria no PS4. Desde que o Rift Apart foi anunciado para PC, a Insomniac Games foi acusada de fazer falsas alegações de que o jogo só pode rodar no SSD do PS5, levando alguns a lamentar a falta de uma versão do PS4. Acontece que os especialistas em mídia social estavam elegantemente errados mais uma vez.
Vídeo mostra resultados de Ratchet & Clank: Rift Apart rodando no HDD do PS4
Após toda a comoção em torno das declarações anteriores da Insomniac, John Linneman, da Digital Foundry, postou no Twitter um clipe de Rift Apart rodando em um PS4 HDD real com um PC acima das especificações mínimas. Veja você mesmo os resultados abaixo:
Our first look at Ratchet on PC! It has a few issues but it's overall in good shape! Infinitely better than TLOUP1 and Jedi Survivor at launch. The funniest bit is when Rich tried running the game off an actual PS4 hard drive on a machine just above min spec! https://t.co/Qt0qkYwzeu pic.twitter.com/hgFrXKVGSG
— John Linneman @dark1x.bsky.social (@dark1x) July 26, 2023
Linneman observou que há diferenças visíveis de desempenho ao executar o Rift Apart em um HDD em vez de um SSD. Embora conseguisse rodar o jogo com um HDD de 7200 RPM em um PC de 12900K, ele ainda experimentava longas pausas. Ele acrescentou que o Rift Apart é “bastante jogável” em comparação ao usar um SSD em um PC de especificação mínima, afirmando que “o pobre HDD simplesmente não aguenta”.
Em resposta ao tweet de Linneman, o gerente de comunidade da Insomniac, James Stevenson, desfrutou de um momento de “te avisei”.
As we said https://t.co/un1Nku4q3o
— James Stevenson (@JamesStevenson) July 26, 2023