A próxima geração do PlayStation 5 Pro promete uma GPU poderosa, capaz de entregar até 36 teraflops de potência, e algumas de suas alterações visam melhorar o desempenho do ray tracing.
Em um novo vídeo e postagem compartilhados online hoje, o Digital Foundry explora os últimos rumores sobre a atualização de meio de geração da Sony, analisando detalhes da GPU. Segundo informações do portal de desenvolvedores da Sony, o próximo console contará com 30 processadores de grupo de trabalho, oferecendo 33,5 teraflops de desempenho, em comparação com os 18 WGP do modelo básico, que fornece 10,23 teraflops. Embora isso sugira um aumento de desempenho de 227%, a Sony indica em seus documentos que o novo console terá apenas um aumento de 45% no desempenho da GPU em relação ao modelo base.
Ao comparar os números do modelo básico e do modelo Pro, a Digital Foundry estima que os 33,5 teraflops do PlayStation 5 Pro provavelmente correspondem a um clock de 2,18 GHz de suas 60 unidades de computação, inferior ao modelo básico. No entanto, isso será compensado pelo modo ultra boost, que aumentará os clocks da GPU para 2,35 GHz e fornecerá 36 teraflops de desempenho, embora apenas alguns jogos possam aproveitar totalmente isso devido ao limite de energia do sistema.
Além das diferenças de velocidade de clock, a GPU do PlayStation 5 Pro terá outras mudanças em relação ao modelo básico. Sua nova estrutura de cache, com cache L1 duplicado e aumento de tamanho L0 de 16 KB para 32 KB, permitirá um maior número de unidades de computação por mecanismo de shader e um desempenho do ray tracing mais rápido. Além disso, a GPU do novo sistema suportará recursos DirectX12 Ultimate não disponíveis no modelo básico, como suporte de hardware para sombreamento de taxa variável, suporte para sombreamento de malha e recursos extras para MSAA híbrido.
O PlayStation 5 Pro ainda não foi oficialmente revelado, mas os rumores sugerem que será lançado antes do final do ano.
0 Comentários