Um modder transformou o seu console PS1 em um dispositivo portátil funcional. YveltalGriffin revelou sua inovação no BitBuilt, uma comunidade online para entusiastas que se dedicam a reinventar consoles antigos.
O dispositivo portátil, batizado por YveltalGriffin de PS Hanami, é construído com componentes originais do PlayStation, abandonando a emulação.
Descrevendo-o como “um gadget retrô com muita cola quente“, YveltalGriffin indica que o portátil mede aproximadamente 18 centímetros de comprimento e possui uma bateria embutida com autonomia de cerca de 2,5 horas com uma única carga.
The inside of the unit is jam-packed with stuff. This is an old-school portable (and a 1-month speedrun build!) so many components are secured with hot glue. Sometimes you gotta embrace the jank! pic.twitter.com/5vgwfqp1H3
— YveltalGriffin (@YveltalGriffin) April 14, 2024
Para alojar os componentes do PS1 em um formato tão compacto, eles optaram por cortar ao meio uma placa-mãe original do PS1, dobrando-a “como um livro” e então a reconectando.
Uma vez que naturalmente não seria capaz de ler CDs, também foi substituída a unidade de disco por um emulador de unidade óptica (ODE) conhecido como Xstation, permitindo a execução de imagens de disco do PlayStation através de um cartão SD.
O dispositivo portátil também incorpora um controle DualShock, mas apenas com funcionalidade de ruído – sem controles analógicos, o que implica na incompatibilidade com alguns jogos como Ape Escape.
Apesar do notável feito técnico, YveltalGriffin ressalta que sua criação apresenta diversas questões.
O PS Hanami carece de controles de volume, seu botão liga/desliga é “delicado” e pode desligar o dispositivo se pressionado inadvertidamente, além de não possuir dissipadores de calor, resultando em um aquecimento considerável após um período de uso.
0 Comentários