Modder transformou o seu PS1 em um portátil


PS Hanami

Um modder transformou o seu console PS1 em um dispositivo portátil funcional. YveltalGriffin revelou sua inovação no BitBuilt, uma comunidade online para entusiastas que se dedicam a reinventar consoles antigos.

O dispositivo portátil, batizado por YveltalGriffin de PS Hanami, é construído com componentes originais do PlayStation, abandonando a emulação.

Descrevendo-o como “um gadget retrô com muita cola quente“, YveltalGriffin indica que o portátil mede aproximadamente 18 centímetros de comprimento e possui uma bateria embutida com autonomia de cerca de 2,5 horas com uma única carga.

Para alojar os componentes do PS1 em um formato tão compacto, eles optaram por cortar ao meio uma placa-mãe original do PS1, dobrando-a “como um livro” e então a reconectando.

Uma vez que naturalmente não seria capaz de ler CDs, também foi substituída a unidade de disco por um emulador de unidade óptica (ODE) conhecido como Xstation, permitindo a execução de imagens de disco do PlayStation através de um cartão SD.

O dispositivo portátil também incorpora um controle DualShock, mas apenas com funcionalidade de ruído – sem controles analógicos, o que implica na incompatibilidade com alguns jogos como Ape Escape.

Apesar do notável feito técnico, YveltalGriffin ressalta que sua criação apresenta diversas questões.

O PS Hanami carece de controles de volume, seu botão liga/desliga é “delicado” e pode desligar o dispositivo se pressionado inadvertidamente, além de não possuir dissipadores de calor, resultando em um aquecimento considerável após um período de uso.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *