O CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, teria se encontrado com a chefe antitruste da União Européia, Margrethe Vestager, na quarta-feira para discutir a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
Isso é de acordo com uma fonte da Reuters que se recusou a fornecer detalhes da discussão entre o chefe do PlayStation e Vestager.
A Microsoft está tentando concluir a aquisição da Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, mas o que seria de longe o maior negócio da indústria de jogos já enfrentou forte oposição da Sony e preocupações dos reguladores europeus, americanos e britânicos.
No que seria o mais recente revés no caminho para a conclusão do acordo, a UE deve emitir esta semana para a Microsoft uma folha de acusação expondo suas preocupações sobre a aquisição, informou a Reuters.
Ele disse recentemente que a Microsoft esperava oferecer remédios aos reguladores da UE em uma tentativa de evitar uma declaração de objeções e encurtar o processo regulatório. No entanto, alega-se que a UE não está aberta a soluções sem primeiro enviar sua folha de acusações.
A Comissão Federal de Comércio dos EUA processou recentemente a Microsoft em uma tentativa de bloquear a aquisição, que o regulador argumenta que permitiria à empresa “suprimir concorrentes” em seu console Xbox , conteúdo de assinatura e negócios de jogos em nuvem.
Entre outras preocupações, os reguladores expressaram preocupação de que o acordo pudesse reduzir significativamente a capacidade do PlayStation de competir, uma vez que veria a Microsoft ganhar a propriedade da série Call of Duty, que a Sony chamou de “insubstituível”.
Em uma tentativa de resolver essas preocupações, a Microsoft disse recentemente que ofereceu à Sony um contrato de 10 anos legalmente aplicável para disponibilizar cada novo jogo Call of Duty no PlayStation no mesmo dia em que chega ao Xbox.
A FTC entrou com seu processo tentando bloquear a aquisição em uma tentativa de dissuadir os reguladores da UE de aceitar um acordo que permita o negócio, afirmaram fontes da Bloomberg esta semana.
A aquisição também daria à Microsoft a propriedade exclusiva de franquias, incluindo Warcraft, Overwatch , Crash Bandicoot e Guitar Hero. A Comissão Europeia deve se pronunciar sobre o acordo até 11 de abril.
A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido adiou recentemente os planos de publicar seu relatório final sobre a aquisição em até oito semanas. Agora será publicado até 26 de abril.