Guerrilla Games fala mais sobre a DLC de Horizon Forbidden West, “Burning Shores”


Estávamos começando a pensar que a expansão antecipada de Horizon Forbidden WestBurning Shores, pode ser adiada – afinal, ela será lançada em 19 de abril, daqui a pouco mais de um mês. Mas uma nova entrevista do PS Blog com o diretor do jogo, Mathijs de Jonge, confirma que a aventura de Aloy em Los Angeles ainda está no caminho certo – mesmo que seja leve em novos detalhes.

A entrevista gira em torno de como o desenvolvedor Guerrilla Games está utilizando o poder do sistema de nova geração da Sony para o complemento. Vale repetir, é claro, que apesar do lançamento do jogo principal tanto no PS5 quanto no PS4, o DLC estará disponível apenas no formato anterior. De Jonge observa que isso está permitindo que a equipe holandesa force o hardware ainda mais do que na campanha principal.

“As ruínas da paisagem urbana de LA e seus arredores são altamente detalhadas e exigem muito poder de processamento, bem como tecnologia de streaming rápido para funcionar corretamente – especialmente quando o jogador está voando sobre as terras e pode ver muito de uma vez”, explicou. “Um dos assentamentos está situado dentro e ao redor dessas ruínas detalhadas, e conseguimos espremer muita atividade lá.”

De Jonge parou de compartilhar qualquer spoiler, mas aludiu a uma luta de chefe em particular que está realmente sobrecarregando a plataforma da Sony:

“Outra notável é uma cena de batalha específica que requer muita memória e poder de processamento ! Para alcançar essa grande visão técnica e criativamente, definitivamente agradecemos as muitas vantagens que o hardware do PS5 traz.”

Apesar de ser um jogo cross-gen, duvidamos que muitos argumentariam contra Horizon Forbidden West ser um dos jogos mais bonitos do PS5, então estamos muito animados para ver o que a Guerrilla Games pode alcançar com o DLC. Neste ponto, estamos empolgados em saber que a expansão ainda está no caminho certo – esperamos que haja uma grande explosão de mídia nas próximas semanas.

Confira o texto publicado no PS Blog:

A Guerrilla detalha como está tirando proveito dos recursos do console para proporcionar uma nova aventura singular

No mês que vem, Aloy vai encarar novas ameaças em uma terra cheia de perigos ao embarcar em uma nova aventura. A expansão Burning Shores de Horizon Forbidden West utiliza a potência do PS5 para tornar essa jornada possível. Entramos em contato com a Guerrilla para entender como eles fizeram isso e descobrir mais detalhes sobre o combate e o mundo da expansão, que será lançada no dia 19 de abril. O Diretor do Jogo, Mathijs de Jonge, traz sua perspectiva como desenvolvedor.

Da perspectiva de um desenvolvedor, quais foram as primeiras impressões ao descobrir mais sobre a potência e capacidades do PS5?

Mathijs de Jonge: Horizon Forbidden West é um jogo cheio de visuais impressionantes, então mais memória e uma CPU mais potente permitiu que adicionássemos ainda mais qualidade à imagem; e, em relação à jogabilidade, não via a hora de poder jogar com 60 FPS. Isso estava no topo da minha lista de desejos, pois combina muito bem com o nosso combate frenético contra as máquinas.

Quando fiquei sabendo do SSD super-rápido, foi difícil de acreditar na capacidade dele, mas parece mesmo que os tempos de carregamento são coisas do passado. Isso ajuda muito um jogo como Horizon Forbidden West, onde longas telas de carregamento prejudicam bastante a imersão. De um ponto de vista de desenvolvedor, o carregamento mais rápido também me ajudou a reavaliar o jogo, já que podia acessar qualquer sessão dele sem precisar esperar.

Como vocês tiraram vantagem da potência do PS5 para criar Horizon Forbidden West: Burning Shores? 

Uma de nossas prioridades com a série Horizon é adicionar muitos detalhes e riqueza aos ambientes. Em Horizon Forbidden West, toda vez que adicionávamos ou aumentávamos algo, era necessário um plano para otimizar a versão do PS4. Em Burning Shores, já que pudemos nos concentrar no PS5, foi possível seguir em frente, e estamos muito empolgados com os resultados. Nós criamos uma versão pós-pós-apocalíptica muito impressionante de Los Angeles.

As ruínas urbanas de LA e seus arredores são muito detalhados e exigem muito poder de processamento, além de tecnologia de streaming veloz, para rodar de forma correta; especialmente quando o jogador está voando sobre a região e pode ver muita coisa de uma vez. Um dos assentamentos fica situado dentro e ao redor dessas ruínas detalhadas, e conseguimos adicionar bastante atividade nele.

Outro destaque é uma cena de batalha em particular que exige MUITA memória e poder de processamento! Para realizar essa grande visão, tanto técnica quanto criativamente, ficamos muito gratos às muitas vantagens trazidas pelo hardware do PS5.

Horizon Forbidden West proporciona efeitos visuais fantásticos, animações e áudio imersivo durante o combate, especialmente quando enfrenta algumas das máquinas maiores. Como tirou vantagem do PS5 para proporcionar esses visuais riquíssimos e o que podemos esperar de Burning Shores? 

Com o poder de processamento do PS5, podemos rodar certas simulações em velocidades maiores, criando resultados mais naturais e uma melhor experiência de jogo. No PS5, a versão base de Horizon Forbidden West roda com resolução e taxa de quadros maiores do que no PS4, e recursos são mais detalhados, o que resulta em uma qualidade maior no geral. Há também uma iluminação especial para a Aloy que normalmente só usamos durante cenas cinematográficas, mas que fica ativa no PS5 o tempo todo. No PS5, podemos exibir mais detalhes a distâncias maiores, proporcionando vistas estonteantes para nossos jogadores encontrarem por todo o mapa. Também oferecemos Modo de 40 Hz e Taxa de Atualização Variável (VRR) para TVs com suporte, proporcionando uma jogabilidade ainda mais fluída.

Qual é o seu jogo favorito para PS5 lançado até o momento? E, da perspectiva de um desenvolvedor, como você acha que é a melhor forma de tirar vantagem do hardware?

Passei muitas horas jogando Elden Ring no meu PS5 e fiquei muito impressionado com tudo que o jogo tinha a oferecer, mas acho que, para mim, God of War Ragnarök sai ganhando em termos de design de personagem e esplendor visual.

Horizon Forbidden West já está disponível para consoles PlayStation 5 [Link para a loja]. A expansão Burning Shores ficará disponível no dia 19 de abril.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.