Confirmando os rumores das últimas horas, a FTC americana anunciou sua intenção de recorrer da sentença proferida pela juíza Jacqueline Scott Corley, que negou a liminar para bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
A FTC entrou com uma notificação de apelação, mas não saberemos os argumentos antitruste até que ela seja apresentada ao Tribunal de Apelações.
Brad Smith , presidente da Microsoft, comentou a decisão antitruste dos EUA com um comunicado enviado à redação do The Verge, que relatamos a seguir:
“A decisão do Tribunal Distrital torna inequívoco que esta aquisição é boa tanto para os concorrentes quanto para os consumidores”, disse Smith. “Estamos desapontados com o fato de a FTC continuar perseguindo o que se tornou um caso patentemente fraco e nos oporemos a novas tentativas de adiar o avanço”.
A FTC ainda pode bloquear a aquisição da Activision Blizzard?
De qualquer forma, o objetivo da FTC deve ser obter o mais rápido possível uma prorrogação da ordem de restrição atualmente em vigor sobre a aquisição, que terminará às 08h59 italianas de 15 de julho. Dessa forma, teoricamente, poderia impedir que a manobra fosse finalizada até 18 de julho, prazo acordado entre a Microsoft e a Activision Blizzard.
O problema, em primeiro lugar, é que a decisão do Tribunal da Relação pode não chegar neste prazo. Em segundo lugar, resta saber se o pedido da FTC será acatado, considerando que até agora as motivações e temas avançados pelo antitruste norte-americano se mostraram incompletos e pouco persuasivos.
Em suma, apesar deste último movimento para bloquear a aquisição, é improvável que a FTC consiga obter resultados significativos , dado que a Microsoft parece estar em processo de finalização da aquisição da Activision Blizzard nos próximos dias.
Nesse sentido, há algumas horas chegou a notícia de que a Activision Blizzard provavelmente deixará a NASDAQ em 17 de julho, um sinal de que a conclusão da manobra é iminente.