A presidente da Federal Trade Commission (FTC) dos Estados Unidos, Lina Khan, foi interrogada por legisladores por supostamente se aliar à Sony no acordo com a Microsoft Activision. Khan apareceu em uma audiência do Congresso na terça-feira, discutindo uma série de tópicos entre os quais a questão da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft surgiu algumas vezes.
Resposta da FTC aos legisladores sobre o acordo com a Microsoft Activision
Vários vídeos circulando no Twitter mostram vários legisladores questionando Khan sobre ficar do lado da Sony, apesar de sua posição dominante, em resposta ao qual Khan disse que, por uma questão de política, a FTC obtém feedback de participantes do mercado que provavelmente serão afetados por fusões e aquisições, independentemente do tamanho deles.
Khan disse que não está em posição de entrar em detalhes sobre o acordo porque uma decisão ainda não foi tomada, mas argumentou que a FTC faz seus próprios julgamentos independentes com base na lei e nos fatos.
With all the FTC news today I'm surprised I hadn't seen anyone share that the rep. from Tennessee asked Khan directly about why they were siding with Sony as opposed to Microsoft in the Xbox vs PlayStation case. pic.twitter.com/PtGJ78Ku0p
— Destin (@DestinLegarie) April 19, 2023
Seems like the Microsoft Activision merger was spoke about quite frequently at this Subcommittee hearing Rep. Armstrong also question Lina Khan about the merger and her siding with Sony.👀 pic.twitter.com/EwEr4DJ7hi
— Post Up (@PostUp_SOG) April 19, 2023
Em uma ocasião, Khan foi questionado sobre a coordenação da FTC com reguladores estrangeiros para impedir fusões e aquisições de empresas americanas, ao que Khan disse que a FTC faz a ligação com contrapartes em outros países, mas negou que seja em detrimento das empresas americanas.
A Autoridade de Concorrência e Mercados reguladora do Reino Unido será a primeira a chegar a uma decisão sobre a compra da Activision Blizzard pela Microsoft em 26 de abril.