O Embracer Group anunciou um programa de reestruturação em grande escala focado em economia de custos, alocação de capital, eficiência e consolidação, que incluirá demissões de funcionários, fechamento ou desinvestimentos de estúdios e cancelamentos ou suspensões de projetos de jogos.
O programa de reestruturação está dividido em diferentes fases até março de 2024. A fase inicial, que já começou, visa principalmente a economia de custos em todo o grupo. A próxima fase, também iniciada, ainda carece de análises mais aprofundadas para determinar ações específicas. A fase final se concentrará na consolidação interna, maior utilização de recursos e maior sinergia dentro do Grupo Embracer.
As ações abrangerão, mas não se limitarão a:
- Matthew Karch nomeado diretor de operações interino e Phil Rogers nomeado diretor de estratégia interino , para co-liderar o planejamento e a implementação do programa.
- Redução de despesas gerais gerais, corporativas, editoriais e de vendas, gerais e administrativas.
- Fechamento de estúdios e rescisão de projetos, ainda não anunciados e com baixo retorno projetado.
- Criação de um processo mais abrangente e centralizado para investimento em jogos e revisão de progresso, mantendo a liberdade criativa.
- Consolidação de empresas e negócios, incluindo revisão das estruturas dos grupos operativos.
- Redução de investimentos em desenvolvimento externo com maior foco no desenvolvimento interno baseado em propriedade intelectual própria ou controlada.
- Aumento do financiamento externo de jogos de grande orçamento desenvolvidos internamente.
- Renovado enfoque nas principais áreas de negócio do Grupo.
- Implementando uma abordagem centralizada e padronizada, mais baseada em dados e precisa para previsão de jogos.
Aqui está a carta aberta completa do CEO do Grupo Embracer, Lars Wingefors:
“Todos,
Anunciamos hoje pela manhã um programa de reestruturação em todo o Grupo Embracer que nos tornará uma empresa mais enxuta, forte, focada e autossuficiente. Quero compartilhar alguns antecedentes e contexto dessa decisão – e o que isso significa para nós daqui para frente.
Nos últimos anos, a Embracer investiu significativamente tanto em aquisições quanto em uma estratégia de crescimento orgânico acelerado. Adquirimos algumas das principais IP de entretenimento do mundo e investimos em um dos maiores pipelines de jogos da indústria. O programa apresentado hoje nos transformará de nosso atual modo de investimento pesado em um negócio altamente gerador de fluxo de caixa este ano. Isso nos permitirá enfrentar a piora da economia e da realidade do mercado como uma empresa forte e mudará fundamentalmente nossa priorização de crescimento com aumento de capital para otimização e crescimento com base em nossos próprios fluxos de caixa. O programa reduzirá significativamente nossa dívida líquida. Após a conclusão deste programa, geraremos crescimento em lucratividade com menor risco de negócios e com maiores margens no PC/ Segmento de consoles nos próximos anos. Isso, por sua vez, nos dará a liberdade de continuar a crescer e oferecer as experiências de alta qualidade que nossos jogadores realmente valorizam.
O programa está dividido em diferentes fases até março de 2024 com foco em redução de custos, alocação de capital, eficiência e consolidação. A fase inicial, iniciada imediatamente, visa principalmente a economia de custos em todo o grupo. A próxima fase, que também começa imediatamente, exigirá uma análise mais aprofundada para determinar ações específicas. A última fase se concentrará na consolidação interna, maior utilização de recursos e mais sinergias em todo o Grupo. As ações para cada empresa afetada serão implementadas pelo novo COO e CSO interino em colaboração com cada CEO do grupo operativo e equipes de gerenciamento . Atualmente, a Embracer envolve cerca de 17.000 pessoas e, embora esse número seja menor até o final do ano, é muito cedo para dar uma previsão exata sobre isso.
É doloroso ver membros talentosos da equipe partirem. Nosso pessoal é o que compõe a própria estrutura da Embracer. Entendo e respeito que muitos de vocês ficarão preocupados com sua própria posição e não tenho todas as respostas para todas as perguntas. Quero deixar claro que as decisões sobre este programa não foram tomadas de ânimo leve.
Peço a todos os nossos gerentes que liderem e ajam com compaixão, respeito e integridade. Ao longo de cada fase e sempre que possível, trabalharemos para garantir que os membros afetados da equipe recebam as informações primeiro. Onde pudermos, tentaremos oferecer oportunidades para que nossos colegas façam a transição para outros projetos. É importante observar que enquanto removemos cargos em algumas empresas, continuaremos contratando em outras. Sabemos, entendemos e respeitamos que este é um momento desafiador para todas as pessoas afetadas. Para mim a comunicação e a transparência são fundamentais, mas também é um desafio cada vez mais difícil em assuntos como este programa
A realidade é que quanto mais rápido agirmos, mais cedo emergiremos como uma empresa mais forte.
As ações incluirão, mas não se limitarão a, fechamento ou desinvestimentos de alguns estúdios e o encerramento ou pausa de alguns projetos de desenvolvimento de jogos em andamento. Também incluirá gastos reduzidos com custos não relacionados ao desenvolvimento, como despesas gerais e outras despesas operacionais. Vamos reduzir a publicação de terceiros e colocar maior foco na propriedade intelectual interna e aumentar o financiamento externo de jogos de grande orçamento.
Nossos novos membros da equipe de gerenciamento executivo, Matthew Karch e Phil Rogers, trabalharão para implementar um processo de revisão completo e revisado para investimentos em nossos projetos de desenvolvimento de novos jogos em andamento e em potencial. Eles também assumirão a liderança na consolidação adicional das operações, incluindo a revisão da estrutura do grupo operacional. Teremos um foco maior na responsabilidade em todo o grupo, garantindo que o desempenho esteja alinhado ou superando as metas atuais.
O impacto potencial do programa de futuros lançamentos de jogos será quase inteiramente em torno de projetos não anunciados. Todos os lançamentos significativos anunciados ainda serão lançados conforme planejado.
Quero agradecer a todos os nossos parceiros da indústria que nos procuraram nas últimas semanas e expressaram seu respeito pela Embracer e seu desejo de fazer mais negócios conosco, sejam grandes, pequenos ou transformadores, em nossa jornada. Como um dos maiores provedores de conteúdo do setor, esse é o negócio diário que devemos continuar a aumentar. Vejo isso como um reconhecimento da importância de nosso pessoal, jogos e IPs para o ecossistema de jogos mais amplo.
Existe um potencial inexplorado significativo no Embracer, que trabalharemos juntos para liberar. Precisamos alavancar melhor nossa escala, a qualidade de nosso portfólio e nossas capacidades. Nosso compromisso com nossa estratégia transmídia permanece intacto. Essa estratégia por si só tem grande potencial para agregar valor substancial a todo o grupo nos próximos anos. Por fim, isso capacitará nossos empreendedores e criadores a continuar oferecendo experiências marcantes e memoráveis para jogadores e fãs em todo o mundo. Estou confiante na capacidade de nossa equipe de alcançar resultados e manter nossa posição como líder mundial na indústria de jogos.
Tenho orgulho do que construímos nos últimos anos e devemos reconhecer que estamos entrando em um ano sólido com muitos lançamentos incríveis, como Remnant II , Warhammer 40.000: Space Marine II , PAYDAY 3 , Hot Wheels Unleashed 2: Turbocharged , Arizona Sunshine II , Alone in the Dark , Homeworld 3 e muitos outros. Nosso ano financeiro começou com um de nossos maiores sucessos até agora, Dead Island 2 , que superou as já altas expectativas de nossa administração.
A Embracer foi fundada nos valores de confiança, uma mentalidade de longo prazo e um desejo de abraçar diferentes perspectivas. Por mais difíceis que sejam algumas das decisões que tomaremos nas próximas semanas e meses, estamos fazendo isso porque estamos confiantes de que emergiremos como uma empresa mais forte e eficiente, partindo para um futuro estável para construir um valor ainda maior em nossos muitos estúdios e um portfólio fantástico de IPs.
Obrigado a todos,
Lars Wingefors
Group CEO Embracer Group”