O diretor de The Last of Us está interessado na abordagem narrativa usada pela FromSoftware para Elden Ring, que não depende da narrativa tradicional.
Falando durante uma entrevista, o diretor de The Last of Us, Neil Druckmann, afirmou que está mais recentemente intrigado com jogos como Elden Ring e Inside, onde a história não depende tanto da narrativa tradicional para transmitir seu enredo ao público.
De acordo com Druckmann, algumas das melhores narrativas de The Last of Us estão nas cinemáticas, mas muitas delas também estão na jogabilidade. Ele explicou que os jogadores são capazes de descobrir as coisas por conta própria movendo-se pelo espaço e entendendo a história de um espaço apenas olhando para ele e examinando-o. Para ele, agora, essa é uma das maiores alegrias que ele tem nos jogos. No futuro, ele está mais intrigado com a narrativa em jogos que não seguram as mãos do público e confiam neles para descobrir as coisas por conta própria.
Apesar dessas opiniões, Druckmann disse que não quis insinuar que os jogos da Naughty Dog nunca terão diálogos ou cenas. Ele ainda acredita que essas são ferramentas viáveis na caixa de ferramentas de um contador de histórias para levar a trama adiante, pelo menos para o tipo de jogo que o estúdio faz. No entanto, ele está realmente intrigado e, portanto, procurando tentar algo um pouco novo e diferente que nem todo mundo vai gostar, mas ele sente que está tudo bem.
Druckmann acrescentou que ele e as equipes de desenvolvimento da Naughty Dog estão entusiasmados com os diferentes projetos que têm reservado para seus fãs. Até que ponto esses títulos não anunciados se inspirarão na abordagem mais sutil e retraída da narrativa vista em jogos como Elden Ring e Inside, no entanto, ainda não se sabe.
Anteriormente, Druckmann havia compartilhado seus pensamentos sobre por que a Naughty Dog ainda não havia anunciado um novo jogo para PS5.