Hideo Kojima não é mencionado nos novos créditos de Metal Gear Solid: Master Collection Volume 1.
Kojima – cujo relacionamento com a Konami azedou durante o desenvolvimento de Metal Gear Solid 5 e o levou a cortar relações com a editora – não é mencionado nos créditos da nova coleção.
Em vez disso, os novos créditos da coleção simplesmente agradecem a “todos os funcionários e fãs originais da série Metal Gear”.
Isso foi confirmado por vários jogadores que receberam cópias iniciais do jogo e estão transmitindo-o no Twitch.
O nome de Kojima ainda aparece nos próprios jogos, pois são simplesmente versões dos jogos originais com poucas alterações, mas os invólucros de cada jogo, que contêm suas próprias telas de créditos, não mencionam Kojima, nem mencionam David Hayter ou o resto do elenco.
Conforme relatado anteriormente, o jogo faz referência a Kojima, sem nomeá-lo diretamente, em uma mensagem de aviso que aparece quando a compilação é carregada.
“Este jogo contém expressões e temas que podem ser considerados desatualizados”, diz o aviso.
“No entanto, estes elementos foram incluídos sem alterações para preservar o contexto histórico em que o jogo foi feito e a visão original do criador. A discrição do jogador é aconselhada.”
Metal Gear Solid: Master Collection Volume 1 será lançado em 24 de outubro para Nintendo Switch, Xbox Series X/S, PS5, PS4 e PC via Steam.
A coleção inclui os três primeiros jogos Metal Gear Solid, bem como as versões originais para MSX2 de Metal Gear e Metal Gear 2, e os jogos NES Metal Gear e Snake’s Revenge.
Também incluirá mais conteúdo adicional, incluindo histórias em quadrinhos digitais, livros de roteiros e livros mestres com informações sobre histórias e personagens, guias de estratégia para cada jogo e uma trilha sonora digital.