A CD Projekt lançou mais luz sobre a aparente decisão de voltar à prancheta com o “Project Sirius“, uma nova versão da série The Witcher anunciada pela primeira vez em outubro passado.
Em um anúncio regulatório na semana passada, a empresa disse aos investidores que havia estabelecido uma provisão para deterioração relacionada às despesas incorridas no desenvolvimento do jogo.
Ele disse que o valor das despesas incorridas totalizou 33,4 milhões de PLN (US$ 7,6 milhões) em 2022 e 9,5 milhões de PLN (US$ 2,2 milhões) nos primeiros dois meses de 2023, e que essas quantias “irão sobrecarregar os resultados financeiros [da empresa]”.
Embora não estivesse claro na época exatamente o que isso significava em termos de desenvolvimento do jogo, hoje o CFO Piotr Nielubowicz esclareceu a situação durante uma apresentação sobre os ganhos da empresa em 2022.
“Sei que não é bom ouvir de uma empresa que o projeto está sendo reavaliado”, explicou Nielubowicz.
“Mas, ao mesmo tempo, para nos mantermos inovadores temos de experimentar e ser corajosos ao tentar novos caminhos, manter o controle e manter o rumo certo, especialmente com um projeto que é novo para nós em termos de design, desenvolvido por um novo estúdio em nossa família.
“Precisamos continuar avaliando a situação à medida que avançamos. É melhor cortar custos cedo – e até recomeçar, se necessário – do que continuar.
“Como resultado dessa abordagem, tivemos resultados negativos em nossa outra atividade operacional vinculada ao prejuízo relacionado ao Project Sirius, que relatamos há 10 dias.”
A empresa anunciou em outubro passado que estava trabalhando em uma sequência de Cyberpunk 2077, uma nova trilogia de jogos Witcher, spin-offs de Witcher e uma IP original.
Esses projetos incluíam o Project Sirius, uma “visão inovadora do universo de The Witcher” em desenvolvimento no The Molasses Flood, o estúdio americano por trás de Flame in the Flood, que a CD Projekt adquiriu em 2021.
Na época, o CEO da CD Projekt, Adam Kiciński, disse:
“O jogo será ambientado no universo de The Witcher, mas difere de nossos lançamentos anteriores porque visa um público muito mais amplo. Sirius fornecerá jogabilidade single-player e multiplayer.”