Após uma espera de mais de uma década, os fãs do gênero de jogos de terror devem se emocionar com o lançamento de Alan Wake 2, um dos jogos mais aguardados do ano. A sequência do popular Alan Wake, desenvolvida pela Remedy Entertainment e publicada pela Epic Games Publishing, tem lançamento previsto para 17 de outubro de 2023.
Recentemente, uma breve demonstração de jogabilidade de Alan Wake 2 foi exibida durante o Summer Games Fest. No entanto, uma demonstração mais extensa, inicialmente compartilhada em particular com a imprensa, agora vazou online. Embora a filmagem vazada tenha menos de 30 minutos de duração, ela fornece uma visão tentadora da nova jogabilidade.
Em Alan Wake 2, os jogadores estarão imersos em uma experiência de horror de sobrevivência de uma perspectiva de terceira pessoa. A narrativa do jogo segue o romancista de suspense best-seller Alan Wake, preso em uma dimensão alternativa por 13 anos, enquanto ele tenta escapar escrevendo uma história de terror sobre um agente do FBI chamado Saga Anderson. Os jogadores podem escolher jogar como Alan Wake ou Saga Anderson em duas histórias separadas para um jogador, na ordem que preferirem.
A jornada de desenvolvimento do jogo foi longa. Após o lançamento de Alan Wake em 2010, a Remedy Entertainment começou a discutir ideias de sequência, com um protótipo criado para mostrar novas mecânicas de jogo e inimigos. No entanto, o projeto foi suspenso devido a restrições financeiras e ao desenvolvimento de outros jogos, incluindo Quantum Break e Control.
Apesar desses desafios, uma equipe da Remedy continuou a debater ideias para Alan Wake II, codinome “Project Big Fish” internamente, refletindo sua importância para o estúdio. O jogo será alimentado pelo próprio Northlight Engine da Remedy, que anteriormente alimentava o Quantum Break and Control.
O jogo, que estará disponível para PS5, Xbox Series e PC, foi confirmado como um lançamento apenas digital, sem nenhuma versão física planejada no momento. Embora a ausência de uma versão de varejo seja decepcionante para os fãs, a Remedy pode lançar uma versão física posteriormente em colaboração com alguns editores de tiragem limitada.