O “Project Leonardo”, o kit de controle de acessibilidade para PlayStation 5 anunciado em janeiro, é oficialmente nomeado de Access Controller, anunciou a Sony Interactive Entertainment em comemoração ao Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade.
Em uma longa postagem no PlayStation Blog, a Sony Interactive Entertainment compartilhou novas imagens e informações sobre o controle. Produtos adicionais e datas de lançamento serão compartilhados nos próximos meses.
Obtenha os detalhes abaixo.
Nome oficial do Projeto Leonardo revelado junto com novos detalhes do produto
Revelado pela primeira vez na CES deste ano como “Projeto Leonardo”, o controle Access para PS5 é um kit de controle de acessibilidade totalmente novo e altamente personalizável, projetado para ajudar muitos jogadores com deficiências a jogar com mais facilidade, conforto e por períodos mais longos.
Desenvolvido em colaboração com especialistas em acessibilidade, o Access Controller incluirá uma ampla variedade de botões trocáveis e tampas de bastão para que os jogadores possam criar livremente diferentes layouts que funcionem para sua força única, amplitude de movimento e necessidades físicas. Cada Access Controller incluirá:
- Tampas de stick analógico (padrão, cúpula e tampa de stick de bola)
- Tampas de botão em diferentes formas e tamanhos, incluindo:
- Tampas de botão de travesseiro
- Tampas planas de botão
- Tampa de botão plana larga (que cobre dois soquetes de botão)
- Botões salientes (que beneficiam jogadores com mãos menores, pois estão posicionados mais perto do centro)
- Tampas de botão de curva (que podem ser empurradas se colocadas na parte superior ou puxadas se colocadas na parte inferior do controle)
- Tags de tampa de botão trocáveis para que os jogadores marquem facilmente quais entradas mapeiam para cada botão
Além disso, os jogadores podem usar o controle Access em superfícies planas, orientá-lo em 360 graus ou prendê-lo facilmente a um suporte AMPS* ou tripé. Eles também podem ajustar a distância do stick analógico do controle.
Através das quatro portas AUX de 3,5 mm do Access Controller, os jogadores podem integrar seus próprios interruptores especiais, botões ou sticks analógicos.
Você pode ler mais sobre os recursos de hardware do Access Controller em nossa postagem de blog original. Você também pode visitar na página da Web aqui, onde pode se inscrever para receber atualizações por e-mail e ser informado quando as encomendas forem lançadas, para que você possa proteger seu controle o mais rápido possível.
Primeiro, observe a interface do usuário do Access Controller
Além da ampla gama de opções de personalização de hardware, o Access Controller apresenta uma infinidade de maneiras para os jogadores criarem configurações de interface do usuário personalizadas e configurações que desbloqueiam novas maneiras de jogar.
Mapeamento de botões e perfis de controle. No console PS5, os jogadores podem selecionar sua orientação preferida para o Access Controller, mapear diferentes entradas para os vários botões, ativar ou desativar botões ou até mesmo mapear duas entradas diferentes no mesmo botão. Eles também podem criar e armazenar seus perfis de controle favoritos para diferentes jogos ou gêneros (como “combate” ou “dirigir”).
Emparelhamento do controle e ajustes analógicos. Até dois Access Controllers e um controle sem fio DualSense (ou DualSense Edge) podem ser usados juntos como um único controle virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos ou joguem em colaboração com outros. Semelhante ao controle sem fio DualSense Edge, os jogadores também podem ajustar a posição inicial e a sensibilidade da entrada. A capacidade de ajustar as zonas mortas (a distância que o stick analógico se move antes de ser reconhecido em um jogo) e a sensibilidade do stick são particularmente úteis para os jogadores melhorarem seu controle motor fino durante o jogo.
Alternar modo. O controle de acesso também possui um modo de alternância, que permite aos jogadores ajustar o comportamento de qualquer botão para funcionar como uma tecla caps lock em um teclado. Por exemplo, se você ativar o modo de alternância para a entrada de aceleração em um jogo de corrida, o controle de acesso acelerará o carro sem que você precise manter o botão pressionado.
Os jogadores podem ativar o modo de alternância para qualquer entrada programável. Por exemplo, se um jogo permite que você corra apenas pressionando “L3” (o stick analógico esquerdo), o que pode ser fisicamente desafiador, você pode alterar essa entrada para se comportar como “clique em L3 para alternar o sprint” ativando o modo de alternância para o botão que você atribuiu a L3.
Nossa jornada de acessibilidade no PS5
Juntamente com novos detalhes sobre o Access Controller, temos o prazer de compartilhar um vídeo hoje que destaca os esforços contínuos de nossas equipes de desenvolvimento de produtos e PlayStation Studios para tornar os jogos acessíveis para mais jogadores no PS5. Ouça os membros da equipe em todo o mundo sobre o trabalho que estão fazendo para expandir a acessibilidade de jogos no PS5 por meio de nosso próximo controle de acesso, interface do usuário do console e jogos:
Teremos mais a compartilhar sobre o Access Controller para PS5, incluindo mais detalhes do produto e lançamento, nos próximos meses. Obrigado a todos os jogadores que compartilharam feedback valioso e nos inspiram todos os dias a levar a alegria dos jogos a mais pessoas por meio da inovação e colaboração com você – nossa comunidade.
*AMPS é um padrão de parafuso de montagem padrão da indústria para conectar dispositivos a equipamentos, incluindo equipamentos de acessibilidade.