JRPG: melhores franquias de todos os tempos


jogos jrpg

Os JRPGs são uma parte importante da indústria de jogos japonesa. O gênero está crescendo em popularidade no Ocidente, particularmente com Final Fantasy XVI correndo lado a lado com World of Warcraft. Vejamos o tamanho do gênero com uma lista das 15 melhores franquias de JRPG de todos os tempos.

Observe que esta lista possui alguns critérios. Primeiro, a maioria dos jogos de uma franquia precisa ser lançada oficialmente em todo o mundo de alguma forma. Em segundo lugar, a série de jogos deve ter a maioria dos seus títulos como JRPGs. Isso significa que Yakuza , um beat-em-up que só recentemente teve um título JRPG com Like A Dragon , não será elegível. Com isso resolvido, vamos começar.

22. Valkyrie (1999)

valkyrie jogos jrpg

Explorando os ricos reinos da mitologia nórdica, a saga Valkyrie solidificou sua posição ao conquistar uma devota legião de fãs. Este triunfo não é mero acaso; evidenciado pelo recente lançamento de um novo título pela Square Enix, que mesmo com suas alterações em relação à estrutura do jogo original – que continua sendo reverenciado -, logrou alcançar impressionantes níveis de sucesso.

O que torna a franquia notável é a sua disposição em abraçar a mudança, especialmente evidente na evolução dos sistemas de batalha que caracterizam cada iteração. Essas metamorfoses, embora frequentes, nunca eclipsam a substância subjacente das narrativas – um ponto inegociável. Entre as mutações de jogabilidade, emerge invariavelmente uma constante: contos que transcendem o trivial. Central nesse cenário está a imponente figura da Valquíria, que desempenha um papel crucial.

Nos confins desse universo mítico, onde deuses e mortais se entrelaçam em uma dança complexa, a franquia Valkyrie floresce como um testemunho do poder das histórias bem contadas. Ela nos lembra que, independentemente das adaptações pelas quais possa passar, é o âmago narrativo que mantém os jogadores cativados. A Valquíria, com sua aura de guerreira celeste, permanece como um farol, iluminando tramas dignas de serem eternizadas nas páginas da história dos jogos.

21. Suikoden (1995)

Suikoden jogos jrpg

Suikoden, uma série de jogos amplamente reverenciada, encontrou seu auge de popularidade durante a era do PlayStation 2, cativando os corações dos jogadores. No entanto, seu legado estende-se além das telas dos videogames e mergulha nas profundezas de uma das jóias literárias da China clássica: o “Water Margin”, um dos quatro grandes romances. Uma conexão intrigante se estabelece entre Suikoden e outra série notável, Dynasty Warriors, que tem suas raízes no épico “Romance dos Três Reinos”, um dos mencionados quatro romances clássicos.

Mas há muito mais a desvendar nesta narrativa. Cada um dos cinco títulos principais na série Suikoden é um mundo em si mesmo, transbordando com grandiosidade e impacto. Em cada título, mergulhamos em tramas que se desenrolam em proporções monumentais, tecidas com uma tapeçaria de personagens que ultrapassa a imaginação. Conspiracões intrincadas se misturam com drama emocional, criando uma experiência que transcende a simples diversão virtual.

Contudo, podemos apenas vislumbrar as possibilidades que emergiriam se esse tesouro de material narrativo fosse reimaginado com as capacidades tecnológicas de consoles contemporâneos. A ascensão do poder de processamento dos consoles modernos abre portas para a criação de mundos mais vívidos, personagens mais detalhados e histórias ainda mais envolventes. O cenário de Suikoden, já rico em sua complexidade, poderia florescer em uma verdadeira obra-prima interativa, transportando os jogadores para um universo onde a magia dos romances clássicos chineses se funde com a tecnologia de ponta.

Portanto, enquanto admiramos os capítulos passados da série Suikoden e imaginamos o que poderia ter sido, somos também inspirados pela esperança de que, um dia, essa rica herança literária e a paixão pelos jogos se entrelacem novamente em uma experiência que transcenda as fronteiras da imaginação e da tecnologia.

20. The Legend of Heroes (1989)

The Legend of Heroes jogos jrpg

The Legend of Heroes é a série JRPG com mais história nesta lista, oferecendo provavelmente uma das histórias mais expansivas em vários arcos e um combate desafiador por turnos. É uma franquia difícil de entrar ao mesmo tempo, devido ao seu histórico de localização difícil e mecânica de jogo exigente.

Você provavelmente já ouviu muitos elogios sobre a profundidade insana da história, e nada disso cai por terra. Eu pessoalmente não encontrei outra franquia onde até mesmo NPCs aleatórios possam ter tanta história de fundo, bem como impactar o grande esquema das coisas, então se você quiser se “perder” no mundo de um JRPG, não acho que haja melhor. franquia para isso!

Os fãs de JRPG da velha escola definitivamente deveriam começar com as origens (pelo menos em termos de localizações ocidentais) e a trilogia Trails in the Sky. Se você está começando com TLOH agora você está realmente com sorte, já que o segundo grande arco acaba de ser localizado (zero / azul / devaneio), portanto você pode seguir uma ordem mais adequada e terminar com as Trilhas de Frio Quadrilogia de aço.

19. Atelier

Atelier jogos jrpg

Atelier é a franquia JRPG perfeita para jogadoras , já que cada entrada se concentra em uma jovem protagonista, que se esforça para se tornar a melhor alquimista da cidade, enquanto forma relacionamentos profundos ao longo do caminho, colocando ênfase em emoções fortes e situações realistas – coisas que os caras geralmente conseguem entediado com.? Com toda a seriedade, se você gosta de uma ótima narrativa , de uma progressão sem estresse e de desafios suficientes quando necessário, você simplesmente não pode errar com nenhum dos jogos do Atelier.

Cada jogo segue sua história particular, sempre girando em torno de um personagem diferente. Embora também existam arcos específicos (como as trilogias Dusk ou Mysterious) que compartilham o mesmo mundo e NPCs, você pode facilmente escolher qualquer jogo para começar , sem se preocupar em perder conexões ou referências profundas entre eles. Naturalmente, os lançamentos mais recentes, como Ryza, oferecerão uma experiência muito mais sofisticada e moderna aos novatos, então não se sinta culpado por pular direto para eles (como eu?)!

Embora estejamos perdendo uma grande quantidade de jogos Atelier no Ocidente (Salburg, Gramnad, Iris, bem como os jogos Mana Khemia – os únicos jogos Atelier sem… Atelier no título!), a Koei Tecmo tem remasterizado e localizado a franquia como um louco devido à sua popularidade, então esperamos receber versões remasterizadas com legendas em inglês para essas joias em algum momento!

18. Ys (1987)

Ys jogos jrpg

É notável que, apesar de algumas experiências singulares presentes em alguns títulos da icônica franquia Ys, a série geralmente inclina-se em direção ao gênero dos jogos de ação e aventura. Essa característica não somente empresta à série uma identidade singular, mas também a insere no vasto território do JRPG, solidificando sua posição como uma influência a ser reconhecida.

É igualmente crucial ressaltar que o âmago da franquia Ys repousa nas intrépidas jornadas do herói Adol Christin (exceto pelo notável desvio de regra que é Ys: Origin). Essa continuidade na protagonia de Adol desperta constantes expectativas sobre os futuros capítulos de sua epopeia. E, sem dúvida, é impossível ignorar o desafio imenso que a série apresenta através de seus imponentes chefões.

Na encruzilhada entre a ação, a aventura e a narrativa de um JRPG, Ys molda um universo peculiar que atrai uma legião de seguidores leais. A sua reputação é solidificada pela habilidade em amalgamar mecânicas de jogabilidade dinâmicas e uma trama profunda, transformando a experiência em uma busca épica que abraça jogadores de várias preferências. À medida que continuamos a seguir as pisadas de Adol Christin, a inquietude pelo próximo capítulo é um testemunho da habilidade da série em deixar-nos ansiando por mais, enquanto enfrentamos cada chefe desafiador que a ela se apresenta.

17. Star Ocean (1996)

Star Ocean jogos jrpg

Tomando emprestado um mosaico de inspirações da aclamada franquia “Tales of”, a saga Star Ocean tem consistentemente capturado a atenção dos fervorosos fãs do subgênero JRPG, distinguindo-se pela ousada incursão nas vertentes sci-fi. Desde sua estreia inaugural, estas sagas estelares e suas tramas apaixonantes têm conseguido envolver uma vasta audiência.

O ano de 2009 marcou o lançamento do memorável “Star Ocean: The Last Hope”, solidificando-se como a derradeira adição à franquia naquele período. Contudo, uma nova aurora se avizinha para Star Ocean, com o surgimento de um título promissor que, ao que tudo indica, respeitará a rica herança da série ao mesmo tempo que a impulsionará para uma nova era.

As explorações intergalácticas e as narrativas cativantes da franquia Star Ocean sempre se assemelharam a uma constelação única no vasto céu dos JRPGs. A ressonância de temáticas sci-fi com o brilho dos elementos clássicos do gênero criou uma fórmula que transcendeu o tempo. À medida que nos aproximamos de um novo capítulo, a comunidade de jogadores espera ansiosamente para embarcar mais uma vez nas aventuras cósmicas, nutrindo a esperança de que este lançamento rejuvenesça a franquia, mantendo a tradição enquanto abraça novas possibilidades.

16. Breath of Fire (1993)

Breath of Fire jogos jrpg

Continuando na senda das franquias que descansam como gigantes adormecidos, nos deparamos com a marcante saga Breath of Fire. Esta série emergiu nos dias do Super Nintendo e rapidamente arrebatou a atenção, principalmente graças ao seu protagonista com a habilidade de metamorfosear-se em um poderoso dragão, e às suas mecânicas singularmente arrojadas.

Contudo, o brilho dessa joia foi ofuscado pelo desempenho do último título da série principal, lançado em 2002, que não alcançou os patamares de sucesso esperados, deixando os fãs ansiando por mais sem perspectivas. Em 2016, um novo capítulo de Breath of Fire foi lançado no solo japonês, porém, as trombetas do entusiasmo foram substituídas por uma recepção gelada. Isso levanta a questão: a lendária série algum dia ressurgirá das cinzas?

É um dilema que ecoa nas mentes dos apreciadores, uma vez que Breath of Fire deixou uma marca indelével no cenário dos RPGs. Com suas mecânicas distintas, transformações deslumbrantes e enredos envolventes, a série não apenas encontrou um lugar nos corações dos jogadores, mas também deixou um legado na história dos videogames. Embora o futuro permaneça obscurecido, a esperança de testemunhar o renascimento desta saga lendária continua aceso, aguardando ansiosamente o momento em que a brasa do dragão volte a se inflamar.

15. Série Chrono (1995)

Chrono jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 5.500.000

Depois do um tanto sombrio Final Fantasy VI , muita gente na Squaresoft queria fazer algo um pouco menos deprimente do que o final agridoce, onde o mundo teve que ser reconstruído após ser destruído e uma espécie inteira foi vítima de genocídio. Então, o que eles fizeram? Ligue para Akira Toriyama, junto com muitos dos principais players da indústria de JRPG. Isso incluiu Hironobu Sakaguchi (criador de Final Fantasy ), Yūji Horii (criador de Dragon Quest ), Nobuo Uematsu (compositor de Final Fantasy ) e Kazuhiko Aoki ( designer de Final Fantasy IV ). O que se seguiu foi um dos maiores jogos a serem colocados em um cartucho SNES de 32 MB.

A história se sustenta. Em uma feira, a máquina de teletransporte de alguém acidentalmente se torna uma máquina do tempo, o que é melhor do que a máquina de invocação de demônios em Doom , e no caminho para casa depois de uma aventura de viagem no tempo, o grupo mergulha impulsivamente em outro portal do tempo, caindo em um futuro apocalíptico causado por um parasita devorador de planetas. Determinados que sua vocação é matar o parasita, eles reúnem um grupo de todas as épocas para eliminá-lo.

Uma das coisas que o diferenciam são os múltiplos finais. Dependendo de quando você derrota o chefe, você pode obter um final diferente. Eles variam de sérios a engraçados e simplesmente estranhos. O mais difícil de conseguir é quando você tem que lutar contra Lavos sozinho. Mas se você fizer isso, você terá uma surpresa.

O próximo jogo da série, Crono Cross , trata das consequências não intencionais da viagem no tempo. Ele ainda mantém e melhora muito do original, e há um amplo elenco de personagens. Obteve uma pontuação perfeita em muitos meios de comunicação, mas gerou um pouco de divisão entre os fãs. Experimente esses jogos você mesmo, pois as portas estão disponíveis para uma variedade de plataformas.

14. Mana (1991)

Mana jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 8.000.000

A série Mana sempre foi única. Desde que foi lançado como Final Fantasy Adventure para capitalizar a popularidade das outras séries, a série teve um caminho difícil. Secret of Mana , que era destinado ao PlayStation quando o PlayStation era um complemento para o SNES, teve que deletar 30% de seu jogo quando a Nintendo rompeu seu relacionamento com a Sony. Os testes nunca foram localizados e, embora Legend fosse bom, ninguém sabia ao certo o que fazer com suas mudanças drásticas na jogabilidade e no design da história. Mas apesar desses contratempos e estranhezas, a série ainda tem sucesso suficiente? Por que?

Os gráficos e a música são dois dos aspectos mais atraentes. A jogabilidade é boa. Mas seja Secret of Mana, Trials ou Legend , sempre há algo novo para ver ou ouvir. Embora alguns dos remakes recentes tenham tido problemas nesses departamentos, eles ainda podem atrair uma multidão.

Além dos gráficos maravilhosos, as histórias, embora simples, são executadas com maestria. Os chefes são épicos. Em Trials of Mana você luta contra um dragão enquanto monta em seu próprio dragão. Ao contrário de muitos RPGs, seus ataques físicos são tão épicos quanto seus ataques mágicos. Procure vídeos do especial de Legend of Mana ; técnicas.

Os relançamentos da série Mana mostraram que a série tem muito potencial e você pode se divertir muito nisso. Basta obter o remake original de 16 bits de Secret of Mana . A versão 3D tem dubladores horríveis.

13. Xeno (1998)

Xeno jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 9.709.843 

Os jogos Xeno consistem em  Xenogears, Xenosaga e Xenoblade . Xenogears era um jogo independente, Xenosaga era uma série de três jogos e Xenoblade está em andamento. Cada uma dessas séries conta sua própria história e, como muitos de seus contemporâneos, tem referências vagas a jogos anteriores, principalmente como forma de fanservice e às vezes como forma de provocar discussão entre os fãs. Houve muitas postagens ao longo das décadas discutindo como cada jogo se conecta aos jogos anteriores. Xenogears foi originalmente concebido como a história de Final Fantasy VII , e mais tarde como uma sequência de Chrono Trigger. Xenogearsoriginalmente tinha uma sequência planejada, mas foi cancelada em parte porque a Square investiu muito dinheiro em Final Fantasy: The Spirits Within . Spoiler: Xenogears teria sido o melhor investimento.

Existem algumas coisas que diferenciam esta série. Enquanto muitos JRPGs seguiam o cenário de fantasia ou incorporavam elementos steampunk, a série Xeno era pura ficção científica com um punhado de elementos de fantasia. A outra coisa que torna a série Xeno única é a quantidade de tempo gasto em cenas com muita história que tratam de coisas como religião, filosofia e política.

Para muitos jogadores, isso pode ser um argumento de venda. Você não vende 9 milhões de cópias se não fisgar alguém. No entanto, teve um caminho difícil. A série foi para duas editoras diferentes, e ambas consideraram as vendas abaixo do esperado. Como resultado, muitos aspectos de Xenogears e Xenosaga tiveram que ser cortados e apressados. Agora que Xenoblade , sob a gestão do próprio estúdio de seus criadores, está se tornando um sucesso, podemos ver que tipo de história esta série pode contar sem pressa.

Xenogears e suas sequências inovaram em termos de histórias que os jogos poderiam contar. Outros seguiriam o caminho que ele traçou. Por isso merece o seu sucesso.

 12. SaGa (1989)

SaGa jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 10.000.000 

Com o Game Boy se tornando popular, a Squaresoft queria um RPG no Game Boy. Mas eles precisavam de algo diferente de Final Fantasy . O que foi criado foi SaGa . Curiosamente, apesar de querer tornar a série distinta de Final Fantasy , o primeiro jogo SaGa lançado nos EUA foi chamado de Final Fantasy Legend . Por vários motivos, a série raramente foi lançada nos Estados Unidos depois disso. Primeiro, os desenvolvedores não tinham certeza se o público ocidental estava pronto para um jogo tão difícil. Os poucos que o fizeram tiveram dificuldade em encontrar público. Em segundo lugar, muitos dos SaGaos jogos foram lançados no portátil WonderSwan, exclusivo para o Japão, anos antes de serem portados para várias lojas de aplicativos de telefone. Com as remasterizações e novos títulos, parece ter encontrado o seu nicho.

Existem algumas coisas que diferenciam o SaGa de outros RPGs. Para começar, é muito mais aberto. Você pode escolher quais missões completar e em que ordem. No entanto, em alguns jogos, a dificuldade pode aumentar com base em quantos encontros aleatórios você participa. Isso desencoraja a retificação nivelada. A outra coisa que torna o jogo diferente é o seu sistema de nivelamento. Em vez de pontos de experiência, você aumenta as estatísticas individuais com base no que faz na batalha. É muito parecido com Final Fantasy II ou RuneScape. Outros jogos da série usam diferentes mecânicas de nivelamento para personagens diferentes. Na SaGa originaljogos, os humanos aumentaram suas estatísticas com itens. Os mutantes sobem de nível com base em suas ações em batalha. Um personagem monstro mudaria com base na carne de monstro que eles comiam. Várias iterações da franquia têm mecânicas diferentes, mas uma coisa permanece a mesma: Desafio.

Milhões de pessoas gostam desta série. Ter mais liberdade para decidir como a história se desenrola foi um conceito inovador que seria adotado em muitos jogos de RPG, tanto no Oriente como no Ocidente. Alguns dos jogos têm a história contada sob a perspectiva de diferentes personagens. Outros, como os jogos Romancing SaGa , acontecem através de gerações, então você não pode liderar o mesmo grupo (embora os níveis de habilidade sejam transferidos). São conceitos inovadores. No entanto, a SaGaos jogos são difíceis. Leva algum tempo e uma reinicialização para compreender completamente o que está acontecendo. Mesmo que alguns dos lançamentos ocidentais façam algumas coisas para mitigar a dificuldade, como ter uma área onde a moagem de nível não conta contra você, ainda é difícil. Às vezes, a ponto de quebrar suas próprias regras. Alguns dos chefes podem perfurar itens que concedem imunidade a certos ataques, por exemplo. Se você gosta de desafios, esta série pode ser sua escolha.

11. Yo-Kai Watch (2013)

Yo Kai Watch jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 17.000.000 

Yo-Kai Watch é um pouco mais realista do que muitas outras séries de Mons que surgiram e desapareceram ao longo dos anos. Em vez de embarcar em uma jornada mundial, os protagonistas de Yo-Kai Watch mal saem de sua vizinhança enquanto procuram espíritos travessos chamados Yokai. Alguns são amigáveis ​​e geralmente exigem realizar uma tarefa específica ou dar-lhes um alimento específico para conquistar sua amizade. Outros não são amigáveis, e você precisa do seu Yokai para lidar com eles e impedi-los de fazer travessuras.

A franquia foi originalmente concebida como um jogo Doraemon antes do Nível 5 seguir uma direção diferente. O CEO da Level 5 fez uma extensa pesquisa sobre como fazer uma franquia durar. Inclui mangá, um anime que está atualmente em streaming na Netflix e brinquedos. Muitos e muitos brinquedos.

A Level-5 despejou muito amor nesta série, e muitas das ideias que eles tiveram em seus outros jogos chegaram aqui. Recrutar alguns Yokai ajudando-os com problemas lembra o sistema de recrutamento de  Dark Cloud 2 .

Em vez de lutar contra organizações criminosas ou ser o melhor treinador de monstros, você está principalmente preocupado em resolver problemas cotidianos e impedir pequenas travessuras. Ele fez uso magistral do sistema 3DS. Foi um jogo perfeito para crianças curiosas sobre JRPGs.

 10. Persona (1996)

Persona jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 16.800.000

Originalmente lançada como um spinoff dos jogos Shin Megami Tensei , a série Persona fez a pergunta: “E se os jogos Shin Megami Tensei acontecessem em uma escola secundária japonesa comum?” Não mesmo. No primeiro jogo da série, Shin Megami Tensei if… essa pergunta é feita na abertura.

Embora o jogo em si tivesse seus problemas, a ideia de pegar o cenário muitas vezes apocalíptico de Shin Megami Tensei e colocá-lo em uma escola e usá-lo para ser mais identificável com os problemas menos importantes enfrentados pelos adolescentes, como as expectativas da família, notas e lutas românticas levaram ao sucesso do spin-off. A partir daí, a ideia foi usar Persona como uma forma mais acessível de atrair as pessoas para a franquia Megami Tensei . Com o tempo, tornou-se algo mais. Tornou-se tão popular que a Atlus começou a focar mais em Persona do que em Shin Megami Tensei.

Seu primeiro jogo, Shin Megami Tensei if … tinha a mesma jogabilidade áspera, mas ainda assim divertida, que os primeiros jogos principais da série tinham. Os primeiros jogos Persona foram bons, mas foi só em Persona 3 que a Atlus aperfeiçoou a fórmula pela qual Persona se tornou conhecido.

Durante o dia, você é um estudante normal do ensino médio, tirando boas notas, construindo suas estatísticas sociais e popularidade e construindo relacionamentos com seus diversos colegas de classe e moradores peculiares da cidade. À noite, você entra em um mundo paralelo, lutando contra monstros usando seus próprios monstros, chamados Personas, para resolver um mistério e expor a corrupção. Seus relacionamentos com as pessoas em sua vida cotidiana ajudam a construir suas personas, e suas aventuras no outro mundo podem ajudá-lo em sua vida cotidiana. O truque é que você só tem um ano para fazer tudo.

Mesmo que algumas das referências culturais possam ser difíceis de entender, os jogos Persona ainda são divertidos. Fundir monstros para criar deuses é gratificante. Aprender mais sobre seus colegas de classe e moradores da cidade é gratificante e muitas vezes divertido. A série é gratificante e recomendo dar uma olhada.

9. RPGs do Mario (1996)

Mario jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 19.200.500

Um dia, Shigeru Miyamoto teve uma ideia: fazer um JRPG com o encanador favorito de todos, incorporando a mecânica do Mario em forma de RPG. Os martelos substituiriam as espadas. Saltos e bolas de fogo substituiriam a magia tradicional, e sua habilidade de cronometrar seus golpes para causar dano extra ou contra-atacar o ataque do inimigo seria um elemento integrante do jogo. Isso se tornaria Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars.

Foi o último lançamento da Squaresoft no SNES na América. E teve um desempenho além das expectativas. Originalmente, esperava-se que vendesse apenas algumas centenas de milhares de unidades. Em vez disso, tornou-se um dos jogos mais vendidos da época.

Devido a problemas com direitos autorais resultantes do desentendimento entre Nintendo e Square, Stars nunca teve uma sequência verdadeira, mas houve muitas sequências espirituais usando mecânica semelhante, incluindo Paper Mario e Mario e Luigi. Os desdobramentos resultantes fizeram de Mario uma força no mundo JRPG.

Os RPGs do Mario focam na acessibilidade. Você pode não saber tudo sobre JRPGs, mas pode escolher um RPG do Mario e entender rapidamente. Enquanto outros RPGs são taciturnos e sombrios, os RPGs de Mario se concentram no humor. E há muitos minijogos interessantes. Os RPGs do Mario são um JRPG para todos os jogadores, jovens e velhos.

8. Shin Megami Tensei (1987)

Shin Megami Tensei jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas 25.351.800

Precisa de um pouco mais de maturidade em seus jogos Mons? Experimente Shin Megami Tensei . Embora muitos jogos Mons queiram que você seja um mestre ou use seu Mons para resolver problemas menores, em Shin Megami Tensei você está tentando prevenir, decidir o resultado ou sobreviver às consequências de um apocalipse. Geralmente decidindo ficar do lado de deuses ou demônios e muitas vezes ruminando sobre a condição humana.

Foi um dos primeiros RPGs a utilizar um cenário moderno, baseado em um romance de ficção científica escrito pelo criador. Os jogos e seus vários spin-offs compartilham temas semelhantes. Esses temas, juntamente com muitas imagens religiosas, são uma das razões pelas quais os títulos SNES nunca foram localizados. Provavelmente é melhor assim, já que os primeiros jogos foram difíceis.

Essa maturidade de temas é um dos motivos da popularidade da série. A grande variedade de Mons é outra. Você pode contratar ou criar qualquer coisa, desde o alegre mascote do boneco de neve Jack Frost até o próprio Deus. O sistema de fusão permite que você construa monstros a partir de monstros menores que você pode recrutar nas masmorras.

Se você gosta de um jogo Mons com um pouco mais de vantagem, você pode gostar desta série. Várias encarnações de jogos anteriores estão disponíveis no Steam. O mais novo está disponível em várias plataformas. Experimente e veja se é certo para você.

7. Tales of (1994)

Tales of jogos jrpg

Para quem quer um pouco mais de ação em seus JRPGs, experimente a série Tales . A série começou no Super Famicom nos anos 90. Muitas das coisas que tornam a série diferente, como as “esquetes” dos personagens, foram criadas por necessidade. O SNES e o PS1 não suportavam mais de dois personagens conversando ao mesmo tempo. O sistema de esquetes resultante foi criado por necessidade e é uma das razões pelas quais as pessoas continuam voltando à série.

A outra razão é o combate. As batalhas acontecem em tempo real, semelhante a um lutador, e você controla um personagem que pode alternar livremente enquanto dá ordens aos outros personagens. Assim como em Secret of Mana , há um elemento multiplayer onde um segundo jogador pode assumir o controle de um dos personagens. Caso contrário, eles serão tratados pela IA. Caso contrário, você pode dar-lhes ordens. Normalmente são bons em segui-los, mas isso pode depender de seu relacionamento com o partido.

Muitos RPGs possuem um sistema partidário, mas poucos o utilizam também Tales . Em vez de serem widgets de fundo que você usa para ajudar seu personagem principal, investir seu tempo para conhecê-los é uma mecânica de jogo necessária. Se você quer um JRPG com um pouco mais de desenvolvimento de personagem, dê uma olhada no jogo Tales.

6. Souls

Souls jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 33.400.000

A morte é um fato da vida. Principalmente nos jogos Souls . Se você quer um verdadeiro desafio, este jogo é para você. E sua aparição nesta lista prova que muita gente gosta do desafio. Ou gosto de morrer muito. O júri ainda não decidiu.

Após os decepcionantes números de vendas do Armored Core ao longo dos anos, a From Software decidiu seguir uma nova direção. Em vez de jogos mecânicos onde você esfaqueia e explode coisas, eles criaram jogos de fantasia onde coisas esfaqueiam e explodem você. Eles foram encorajados pelo desempenho de Demon Souls , mas não puderam usar o nome porque o IP pertencia à Sony. Assim, eles criaram Dark Souls.

Os jogos são um pouco diferentes da maioria desta lista, pois não há festa. Não há fada tutorial para segurar sua mão. E nenhuma bolsa para esconder 99 Max Potions. Você tem que lutar contra os monstros com suas habilidades, o pouco que pode carregar e quaisquer dicas que outros jogadores deixem para trás.

Isso significa muita tentativa e erro e ter que descobrir os padrões dos monstros enquanto eles desmembram você. Repetidamente.

Esses jogos são testes de resistência. Essa série é para quem gosta de um bom desafio. Para quem, como eu, tem poucos reflexos e nenhuma paciência, talvez algumas outras franquias desta lista sejam melhores. Porque os desenvolvedores não mudarão as coisas tão cedo.

5. Kingdom Hearts

Kingdom Hearts jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 36.000.000

O que você ganha quando combina uma das maiores séries de RPG de todos os tempos, Final Fantasy , com a Disney, um dos maiores estúdios de cinema do mundo? Você obtém Kingdom Hearts. E tudo começou com uma conversa no elevador.

Square e Disney Japan compartilhavam um prédio. Os responsáveis ​​por ambas as empresas subiam juntos nos elevadores e se perguntavam em voz alta como seria trabalhar juntos. Com o tempo, o entusiasmo construiu e criou a quinta franquia JRPG mais vendida de todos os tempos.

As façanhas de Sora, Pateta e Donald contra os Heartless e Nobodies cruzaram quase todas as franquias da Disney e trouxeram muito poder de estrela ao longo do caminho. Atores renomados, estrelas de boy bands e pessoas que estão em Hollywood há gerações emprestaram suas vozes à franquia.

O fato de a história continuar de jogo para jogo é ao mesmo tempo um ponto forte e um ponto fraco. É bom que você possa acompanhar os mesmos personagens e sua jornada. Mas a história é difícil de acompanhar se você não possui todos os consoles de jogos lançados nos últimos 20 anos. Apesar disso, a jogabilidade é rápida, frenética e divertida. Ele combina a magia da Disney e do Final Fantasy (tanto a magia do jogo quanto a magia metafórica). A capacidade de usar os passeios nos parques temáticos da Disney como ataques especiais na última edição é excelente. As histórias de Kingdom Hearts ocasionalmente continuarão as histórias dos filmes.

Quer você seja um fã de JRPG ou da Disney, esta série pode ser divertida. A curva de aprendizado não é grande, mas entender a história requer alguma leitura. Felizmente, está frequentemente disponível no jogo.

4. Dragon Quest (1986)

Dragon Quest jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 85.000.000

Enquanto a Nintendo e a Sega travavam sua própria guerra de consoles nos anos 80 e 90, havia uma guerra na indústria de JRPG. Square, com sua principal série Final Fantasy , e Enix, com sua principal série Dragon Quest , eram os dois titãs. O primeiro é mais popular no Ocidente, enquanto o segundo é mais popular no Oriente. Os dias de lançamento do Dragon Quest são aos domingos porque todas as crianças faltavam à escola nos dias de lançamento, fazendo com que a polícia considerasse isso um problema.

O que contribui para a sua popularidade é que os jogadores sabem o que estão recebendo. Você e um grupo de amigos decidem impedir que um monstro ou demônio exploda o mundo. Tarifa típica, mas o que atrai as pessoas é o elenco de personagens. Seu protagonista silencioso interpreta o homem hétero para todos os tipos de cavaleiros tensos, magos com falta de habilidades sociais e malucos em geral. Todos foram desenhados por Akira Toriyama.

O sistema de batalha é fácil de entender e não mudou muito ao longo dos anos, exceto pela adição de ataques especiais e um sistema de avanço de personagem. E muitos dos monstros parecem engraçados e adoráveis. Se não está quebrado, não conserte, como diz o ditado. E se a polícia tiver que lhe dizer para não lançar seu jogo em dia de aula, você pode estar fazendo algo certo.

3. Monster Hunter

Monster Hunter jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 88.000.000

Algumas pessoas gostam de capturar e fazer amizade com monstros. Algumas pessoas gostam de cortá-los e fazer roupas e armas com eles para aumentar sua capacidade de cortar mais monstros. Se você é do último tipo, existe Monster Hunter .

Concebido como uma forma de tirar partido das capacidades da PS2, nomeadamente os gráficos melhorados e a capacidade online, tornou-se um grande sucesso. Tão grande que ganhou brevemente sua própria atração de parque temático na Universal Japan. Mas o que o torna ótimo?

Para começar, há personalização. Você pode fazer seu personagem parecer normal ou ridículo. Você pode pegar as carcaças dos monstros e transformá-las em armas e armaduras poderosas para aumentar seu poder e atualizar seu personagem. Como não existe um sistema de nivelamento, você terá que dominar o sistema de elaboração.

Em segundo lugar, há a escala. Os monstros nesses jogos são enormes. Em um dos mais recentes, você ganha uma arma para te ajudar a escalar os monstros e atacar seus pontos fracos, como em Shadow of the Colossus.

Finalmente, existe a cooperativa online. Para derrotar essas grandes feras, pode ajudar ter amigos (embora o modo para um jogador seja robusto). Seu grupo será composto por pessoas que desempenham papéis diferentes. Existem atacantes de longo alcance, tanques e alguém louco o suficiente para pular na cabeça de um dinossauro e cortá-lo até que ele caia e exponha um ponto fraco.

Junte tudo, acrescente algumas histórias com muitas reviravoltas e alguns gráficos excelentes, e você verá por que as pessoas adoram participar dessas caçadas.

2. Final Fantasy (1987)

Final Fantasy jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 173 milhões

Pessoas que não estão mergulhadas na história do JRPG costumam perguntar por que Final Fantasy contém a palavra “Final”. Afinal, são 15. Isso sem contar os jogos paralelos, as sequências e os relançamentos.

Resumindo, era para ser o jogo final da Square. A empresa teve sucessivos fracassos comerciais em todos os outros gêneros e estava passando por uma crise de identidade. Só havia dinheiro suficiente para lançar mais um jogo. Um jovem programador chamado Hironobu Sakaguchi sempre quis fazer um jogo de fantasia, mas a Square achou que não venderia. Então Dragon Quest explodiu em popularidade. Decidindo que era melhor tentar, já que não tinham ideias melhores, eles decidiram que o projeto de Sakaguchi era louco o suficiente para funcionar.

E funcionou, e a sequência começou a ser feita. O jogo não venceu Dragon Quest no Japão, mas ainda assim vendeu bem. E explodiu na América graças a Dungeons & Dragons , que preparou o público para tal jogo. Muitas das mecânicas, como monstros com fraquezas elementais e tendo que gerenciar seus feitiços, foram copiadas do jogo de mesa. Junto com grande parte do bestiário, os nomes dos monstros tiveram que ser alterados para evitar um processo judicial.

A jogabilidade foi refinada ao longo das décadas. Embora o segundo jogo não tenha sido tão bem recebido, outros se seguiram e começaram a se desenvolver. A narrativa também é mais variada. Embora existam histórias sobre como impedir que demônios megalomaníacos dominem o mundo, também existem histórias de amor e histórias de intriga política à la Game of Thrones.

A grande variedade de histórias e o jogo online ajudaram-no a permanecer popular na América. Isso tornou a Square uma empresa autônoma viável até que o desastroso filme Final Fantasy quase levou a empresa à falência e levou à fusão da Square e da Enix.

1. Pokémon

Pokémon jogos jrpg

  • Total de unidades vendidas: 440.000.000

O que posso dizer sobre Pokémon que ainda não tenha sido dito em um milhão de outros artigos como este? Eu poderia dizer que é a franquia de mídia de maior bilheteria existente, com US$ 100 bilhões. Eu poderia dizer que ganha mais dinheiro para a Nintendo do que o encanador favorito de todos. Mas já sabemos disso. Deixe-me dizer uma coisa que você não sabe. Originalmente, este artigo seria sobre os 15 melhores JRPGs individuais de todos os tempos. Tivemos que mudar isso para franquia porque 11 desses jogos eram Pokémon .

O sonho de Satoshi Tajiri de pegar seu hobby de colecionar insetos e combiná-lo com o Game Boy Link Cable explodiu o mundo dos jogos. Acrescentou vida ao Game Boy. Pode ter salvado a própria Nintendo. Quando Pokémon foi lançado, a Nintendo estava passando por momentos difíceis. Os consoles da Nintendo estavam tendo problemas devido a decisões de negócios extremamente ruins, como alienar a Sony e criar um rival. O N64 estava se debatendo graças à falta de suporte de terceiros e ao seu terrível controlador. O GameCube teve o mesmo problema. Mas o domínio portátil do Pokémon deu à Nintendo espaço para sobreviver até criar o Wii.

Mas como o Pokémon se tornou tão popular? O fato de atender jogadores de todos os níveis de habilidade, sejam eles o jogador casual que quer apenas vencer a Elite Four ou o jogador competitivo que vence os torneios nas lojas de jogos, é apenas parte disso. A verdadeira razão é que ele sabe o que é um JRPG: uma fantasia de poder. E para as crianças, Pokémon é a fantasia de poder infantil definitiva.

Na América e especialmente no Japão, a vida das crianças é programada e regulamentada. Na América, você não pode ir a lugar nenhum a menos que um de seus pais o leve. No Japão, você pode ter que olhar por cima do ombro porque se algum adulto não gostar de algo que você fez fora da escola e ligar para ele, você ouvirá isso do professor no dia seguinte em uma palestra sobre como seus alunos fora da escola o comportamento escolar trouxe desonra à escola.

O mundo de Pokémon é um mundo onde as crianças têm um grau de liberdade com o qual as crianças na vida real só poderiam sonhar. Você pode ir a algum lugar caminhando ou andando de bicicleta. Você não precisa gastar horas fazendo grandes quantidades de lição de casa. Você pode ter os animais de estimação mais legais sem os problemas tradicionais dos animais de estimação. E você pode derrotar adultos que o desprezam.

Ao dar às crianças a fantasia de poder definitiva, Pokémon se tornou o JRPG (e quase todo o resto) de maior sucesso de todos os tempos. Apesar dos problemas recentes, Pokémon continuará no topo dessas listas enquanto a empresa corrigir seu curso e se concentrar em seu núcleo demográfico.

O que é JRPG?

Antes de nos aprofundarmos nos melhores JRPGs de todos os tempos, vamos dar uma olhada no que realmente significa JRPG. Para começar, JRPG significa RPG japonês. Pode parecer simples, mas os JRPGs são mais do que apenas jogos de RPG criados no Japão. Na verdade, nem todos os RPGs fabricados no Japão são considerados JRPGs.

Por exemplo, jogos do tipo Souls, como Elden Ring , são desenvolvidos pela FromSoftware – uma empresa com sede no Japão. No entanto, esses jogos não são considerados JRPGs devido ao design. Esses jogos compartilham muitas semelhanças com RPGs de ação de estilo ocidental, que é a principal razão pela qual a comunidade não os considera parte do espectro JRPG.

Se o design do jogo define o que é um JRPG, os desenvolvedores americanos podem criar JRPGs? Tecnicamente, eles podem. No entanto, os puristas do JRPG provavelmente não aceitariam isso muito bem – nem por um segundo!

O design do JRPG consiste em folhas de estatísticas, combate por turnos, níveis de personagens, troca de equipamentos, números de danos, coleções de personagens, construção de grupos e um enredo incrível que o deixará viciado por inúmeras horas. JRPGs são basicamente jogos offline para um jogador que você deve desfrutar na solidão – e não estamos reclamando.

Alguns exemplos de jogos que se enquadram melhor na categoria JRPG são os jogos Pokémon e as séries Final Fantasy. Eles são feitos no Japão e se enquadram na definição de design do JRPG.

Definir um JRPG pode ser fácil se você ficar do lado de pessoas que acreditam na definição simples de que “JRPGs são RPGs feitos no Japão”. No entanto, existem outros membros da comunidade que acreditam que “os JRPGs têm um design e uma mecânica de jogo distintos”. Quer você opte pelo lado A ou pelo lado B, isso não o torna certo ou errado.

Veja mais em:


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
53
Gostei
HAHAHA HAHAHA
13
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
40
Não Gostei
Bravo Bravo
6
Bravo
Legal Legal
20
Legal
Chorando Chorando
26
Chorando
Surpreso Surpreso
33
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.