O PlayStation 3 é o terceiro console doméstico da Sony para a indústria de videogames. Como sucessor do amplamente bem-sucedido e aclamado PlayStation 2, que acabou se tornando o videogame mais vendido de todos os tempos, as expectativas para o PlayStation 3 eram altas. Infelizmente para o console, o PlayStation 3 recebeu recepções muito ruins no início, principalmente devido ao seu alto preço, com o modelo de 60 gigabytes avaliado em $599 e o modelo de 20 gigabytes em $499.
Também foi criticado por sua falta de jogos de boa qualidade no início de seu ciclo de vida. Felizmente, a recepção do console se tornou mais positiva mais tarde, e as vendas realmente começaram a disparar após o lançamento da versão Slim. O desenvolvimento deste console foi repleto de ideias inovadoras e esperança que valeu a pena muito mais tarde.
10. O Processador Cell
O desenvolvimento para o console começou em 2001, um ano após o lançamento do PlayStation 2. Ken Kutaragi, conhecido como o “Pai do PlayStation” e presidente da Sony Computer Entertainment na época, anunciou que a Sony estaria colaborando com a Toshiba e IBM para o microprocessador Cell para o PlayStation 3.
Esse processador acabou sendo extremamente avançado e complicado. Além disso, era muito caro. Na esperança de reduzir os custos do processador, a Sony queria colocá-lo em outros produtos Sony, como laptops, desktops e telefones celulares. Infelizmente para eles, nenhum aceitou essa oferta. Isso contribui para o preço eventualmente massivo do PlayStation 3 .
9. O Design Inicial
O primeiro design anunciado para o PlayStation 3 era ligeiramente diferente do que todo mundo recebeu no lançamento. O PlayStation 3 que foi mostrado ao público em maio de 2005 tinha duas portas HDMI, três portas Ethernet e seis portas USB. No entanto, durante o showcase na E3 um ano depois, o console tinha uma porta HDMI, uma porta Ethernet e quatro portas USB.
O motivo desta redimensionamento nunca foi oficialmente esclarecido pela Sony, mas especula-se que isso foi feito a fim de reduzir o custo geral do console. Com o preço que o console acabou ficando, só se pode especular o quão mais caro o console seria se fosse com seu design original.
8. O Custo De Fabricação
O custo de fabricação de um único console estava muito acima do preço no lançamento. Enquanto uma unidade foi vendida por $ 599 para a unidade de 60 GB e $ 499 para a unidade de 20 GB, os custos de fabricação para eles foram respectivamente $ 840,35 e $ 805,85. Isso significa que o console foi vendido com prejuízo de mais de $ 306 ou $ 241.
Antes do lançamento do PlayStation 3, a Sony sempre venceu as guerras de consoles de todas as gerações. Tanto o PS1 quanto o PS2 foram incrivelmente bem-sucedidos. No entanto, o mesmo não pode ser dito para o PS3. A empresa havia perdido US $ 1,97 bilhão em seu ano fiscal de 2007. A empresa não veria cortes em suas perdas até o lançamento do PS3 Slim redesenhado.
7. O Lançamento Nos EUA Foi Muito Caótico
Apesar de suas vendas iniciais instáveis, a expectativa pelo console estava às alturas. Devido a isso, o caos se seguiu em todo os Estados Unidos em novembro de 2006. As lojas de jogos em todo o país foram recebidas com longas filas e campistas às centenas consistindo de fãs que esperavam pegar um console no dia do lançamento.
Uma loja Gamestop em Burlington informou ter recebido mais de 300 pré-encomendas, apenas para receber oito unidades da Sony. Em San Francisco, a polícia realmente teve que se envolver, pois havia muitas pessoas fazendo fila na frente de uma loja Gamestop. Muitos correram para as portas, causando uma debandada e feridos. Também houve roubos envolvidos em que bandidos armados mantiveram os clientes enfileirados sob a mira de armas. Tragicamente, uma pessoa acabou levando um tiro após resistir a um assalto.
6. Ken Kutaragi Se Aposenta
O console PlayStation 3 acabou sendo o último em que Ken Kutaragi trabalhou. Seu anúncio de se aposentar foi feito após a publicação de que a Sony estava realmente perdendo dinheiro devido ao fraco desempenho do console. No entanto, foi posteriormente revelado que este não era o caso.
Acontece que Ken Kutaragi já havia planejado se aposentar muito antes. Ele aparentemente pensou em se aposentar seis meses antes do anúncio. Antes do lançamento do PS3, Ken Kutaragi foi entrevistado sobre seus planos para o PS4 . Sua resposta foi “o PlayStation 4 não é minha responsabilidade”, sugerindo sua eventual aposentadoria.
5. O Controle PlayStation 3
O controle original para o PlayStation 3 era o controle Sixaxis. Um dos primeiros designs para o controle deste console apresentava um Sixaxis em forma de bumerangue. Os planos iniciais também revelaram que o controle teria recursos Rumble, mas devido a questões legais com uma empresa diferente, a Sony decidiu abandonar o recurso. O controle Sixaxis no lançamento era muito semelhante ao controle do PS2, só que desta vez seria sem fio e tinha um acelerômetro embutido.
Eventualmente, a Sony lançou o controle Dualshock 3 para o PlayStation 3. Este console teria então a funcionalidade básica de feedback tátil.
4. O Incrível Potencial Do Console Fora Dos Jogos
O console PlayStation 3 foi considerado tão poderoso que foi usado por várias organizações em várias outras funções fora dos jogos. No início, o laboratório de pesquisa da Força Aérea utilizou mais de 1.760 PlayStation 3 para construir um supercomputador que era capaz de realizar até 500 trilhões de teraflops. Na época, esse era o computador interativo mais rápido que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos tinha em seu arsenal.
A Universidade de Stanford também utilizou o poder de computação do PlayStation 3 para seu programa Folding @ Home, um programa de pesquisa médica em que os jogadores também contribuíram com mais de 100 milhões de horas de computação.
3. O Drive de Blu-Ray do PS3
Um dos elogios que o PlayStation 3 recebeu amplamente foi a inclusão de um disco Blu-Ray como meio de armazenamento primário. Durante esse tempo, os players Blu-Ray dedicados eram incrivelmente caros, com alguns chegando a US $ 1000 por unidade. Considerando isso, comprar um PlayStation 3, apesar de ser muito caro para um console, foi um grande roubo devido às suas capacidades Blu-Ray.
Nessa época, os HD DVDs eram o principal concorrente do Blu-Ray. A inclusão de recursos de Blu-Ray no PlayStation 3 foi, na verdade, um dos maiores contribuintes para a queda do HD DVD. Em 2008, a Toshiba e Phillip descontinuaram a fabricação de unidades de HD DVD.
2. Reprovado Por Desenvolvedores
Devido à natureza complicada e extremamente complexa da arquitetura de microprocessador do PlayStation 3, muitos desenvolvedores de videogames abominam o desenvolvimento de jogos para este console. Gabe Newell, da Valve, odiou tanto que fez alguns comentários bastante duros sobre isso.
Quando questionado em uma entrevista sobre o console, Newell disse “O PS3 é um desastre total em muitos níveis. Acho que está realmente claro que a Sony perdeu a noção do que os clientes e desenvolvedores queriam.” Somando a isso, ele também disse que o console foi uma “perda de tempo de todos”.
1. Slim E Super Slim
Durante a conferência de imprensa da Sony Gamescom que foi realizada em 18 de agosto de 2009, a Sony anunciou o modelo PS3 CECH-2000, ou o que agora conhecemos como PS3 Slim. Curiosamente, a Sony nunca chamou esse modelo de PS3 Slim. Foi algo que todos cunharam para a estrutura mais fina do console. Este modelo tinha recursos mais novos, como menor consumo de energia e um sistema de refrigeração mais silencioso.
Em 2012, a Sony anunciou uma versão ainda mais nova e mais fina desse modelo, chamada CECH-4000 ou Super Slim. Este modelo veio em três versões: uma com disco rígido de 500 GB, outra com disco rígido de 250 GB e uma terceira com armazenamento flash de 12 GB.
0 Comentários